Algumas empresas tem a obrigatoriedade de emitir um laudo técnico ao comercializar seus produtos como forma de comprovar a qualidade dos mesmos. Essa pode ser uma exigência de seus clientes, ou mesmo de algum órgão fiscalizador do segmento.
O laudo técnico é um processo de qualidade onde se coleta uma amostra do produto que está sendo comercializado e verificam-se diversas características obtendo o resultado de cada uma delas.
Tem-se o uso deste processo, em empresas que comercializam produtos químicos que serão utilizados por outras empresas na fabricação de outros produtos e precisam da comprovação de que algumas características do produto estão dentro dos limites aceitáveis, como as características de um teste físico-químico, onde são avaliadas densidade, odor, cor etc, e/ou microbiológico, onde efetua-se contagem de fungos e leveduras, contagem de coliformes etc.
Configurações
O processo de Controle de Qualidade na Saída é iniciado com a geração das amostras que serão utilizadas para analisar as características do produto em um laudo. Assim, para o funcionamento deste processo é necessário realizar as configurações a seguir:
1 - Efetue a ativação dos parâmetros "Utiliza Status do Lote? - UTILSTATUSLOTE" e "Controle de Laudo de Amostras? - CONTRLAUDOAMOST";
2 - No Cadastro de Produtos você deve realizar os procedimentos abaixo:
- Na aba Medidas e estoque, sub-aba Controle Adicional, no campo "Controlar por" selecione a opção "Número de lote". (É necessário ativar o parâmetro "Utiliza a coluna Controle para controlar o estoque - UTILIZACONTROLE");
- Também deverá ser realizada a marcação "Usa Status de Lote", aba Medidas e estoque, sub-aba Estoque;
- Na aba Tipos de Amostra, devem estar definidos quais os Tipos de Amostra serão utilizados para a geração dos respectivos registros de amostra;
3 - Com o produto configurado para a geração de amostras, é preciso ajustar o Tipo de Operação - TOP, para gerar os registros de amostras que serão utilizados nos testes. Neste caso, assinale a opção "Gerar amostras para laudo" localizada na aba Geral.
Importante: para o processo de Controle de Qualidade na Saída, o registro de amostra não poderá ser gerado manualmente; o que torna a configuração anterior obrigatória.
4 - Como o laudo técnico com as características do produto é um elemento obrigatório para sua comercialização, é necessário também no Tipo de Operação - TOP restringir a confirmação do documento sem que exista o laudo para cada item e que este esteja aprovado. Esta configuração é feita assinalando a opção "Exige Laudo de análise" presente na aba Estoque.
5 - Por fim, é necessário configurar um padrão de classificação para representar o teste que será realizado no produto. Para isso, na tela Padrões de Classificação deve-se inserir um padrão para o Produto ou Grupo de Produto de acordo com a necessidade e em seguida incluir as características analisáveis que você deseja analisar, bem como o intervalo de aceitação (mínimo e máximo).
Operação
O processo de Controle de Qualidade na Saída é iniciado no documento que de fato dará saída do produto em estoque. Com isso, ao confirmar o documento cujo Tipo de Operação - TOP esteja configurado para gerar amostra, o sistema gera o registro de amostra para os itens que sejam controlados por Status do lote.
Ainda na confirmação do documento, caso a TOP esteja configurada para Exigir Laudo de análise, o sistema irá verificar se já existe laudo aprovado (ou aprovado com ressalva) para todos os itens do documento. Caso não exista laudo para um dos produtos, o evento de liberação 45 - Liberação para Laudo de matéria prima será solicitado. O motivo da geração do evento, é que podem existir exceções que permitam o documento ser confirmado sem a existência do laudo, como, por exemplo, um laudo antigo para o mesmo produto/lote.
Uma vez que o registro de amostra foi gerado pelo sistema, os usuários responsáveis pela qualidade podem executar suas tarefas. Dessa forma, é necessário acessar a tela Registro de Amostras e coletar, verificar e aprovar a amostra.
Com a amostra aprovada e protocolada (usuário analista e hora da analise informados), será possível lançar um laudo para a amostra onde será apontado o resultado de cada uma das características analisáveis. Desse modo, acesse a tela Controle de Laudo de Amostras, filtre a amostra em questão para inserção de um novo laudo. Depois de incluir o laudo, as características estarão aguardando que o usuário aponte o resultado para posteriormente "Concluir o Laudo".
Uma vez que o laudo está lançado e aprovado (ou aprovado com ressalva), o sistema permitirá confirmar o documento.
Importante: para realizar a impressão do laudo técnico, é necessária criação de um relatório personalizado.
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