Módulo: Comercial > Rotinas
Através desta tela, configure algumas preferências para que o sistema execute os serviços da Manifestação do Destinatário de forma automática. Todas as alterações feitas na tela deverão ser gravadas por meio do botão "Salvar".
Observação: Esta tela somente estará disponível no Sankhya OM, caso a empresa possua também os seguintes produtos:
- COMERCIAL /W
- PORTAL DE IMPORTAÇÃO DOC. ELETRÔNICOS/W
- MANIFESTO DO DESTINATÁRIO/W
Importante: No Jiva, esta tela só estará disponível se a empresa possuir os produtos:
- JIVA /W
- JIVA-MDe /W
Além disso, deve-se atentar para as informações passadas no link MD-e - Manifestação do Destinatário.
A marcação "Baixar o XML ao dar ciência da operação", é utilizada para efetuar o download do XML da NF-e quando for realizado o evento de Ciência de Operação na tela Portal de Importação de XML.
Através da marcação "Realizar ciência automatizada", sempre que for feita uma consulta de notas, automaticamente também será realizada a ciência do documento. Ao habilitar essa marcação, a opção Baixar o XML ao dar ciência da operação será automaticamente assinalada.
No processo de consulta das notas fiscais emitidas para a empresa, as marcações Realizar ciência automatizada e Baixar o XML ao dar ciência da operação, caracterizam a automação existente no sistema que realiza a ciência da operação juntamente com o download do XML. Este procedimento, tem por objetivo agilizar o processo de conferência das notas de compra, sem a necessidade da empresa dar ciência e depois fazer o download do XML em momentos distintos; o download será realizado sempre ao final do processo de consulta da ciência automatizada.
Por meio do campo "Versão de consulta", defina a versão de consulta do MD-e que deseja-se utilizar. Temos duas alternativas:
- Consulta de NF-e (NT 2012);
- Distribuição de DF-e (NT 2014).
Atenção Implantadores: Selecionando a opção Distribuição de DF-e (NT 2014), a Consulta é feita via webservice NFeDistribuicaoDFe, que visa disponibilizar os documentos para os autores interessados da NF-e, como emitentes, destinatários e transportadoras. Além da consulta dos documentos, a correspondente Baixa do XML da NF-e, será realizada por este webservice.
Informe no campo "Qtd. dias para consulta de NSU faltantes", a quantidade de dias em que será possível proceder com a busca dos NSU's (Número Sequencial Único) faltantes, ou seja, números que não foram retornados pela SEFAZ até o momento que foram realizadas as buscas de dados sobre notas fiscais emitidas para a empresa.
Observação: Na realização da consulta dos documentos, a SEFAZ retorna uma resposta que possui o campo "maxNSU", que se refere ao último e maior NSU existente para o destinatário. Esta informação é gravada internamente pelo sistema, e será utilizada na próxima consulta de modo a evitar o consumo indevido do serviço de consulta de documentos.
Os campos "Horário das consultas NF-e" e "Intervalo consulta NF-E em minutos" são utilizados para que o sistema automaticamente busque as Notas Fiscais Eletrônicas emitidas para o destinatário em um intervalo de tempo determinado. Indique no campo Horário das consultas NF-e, o horário do dia em que as notas deverão ser buscadas. No campo Intervalo consulta em minutos, determine o intervalo em minutos para que o sistema busque as notas no dia. O valor do campo deverá ser entre 1 e 1439 (23 horas e 59 minutos), caso contrário será apresentada a seguinte mensagem:
"O intervalo do download deve ser maior ou igual a 1 e menor ou igual a 1439."
Não sendo inserida nenhuma informação sobre o intervalo de consulta em minutos, o sistema determinará o próximo horário de consulta de acordo com as informações presentes na última consulta realizada, utilizando o campo Horário das consultas por novas notas somando a este uma hora. Suponhamos, por exemplo, uma última consulta realizada em 07/11/2017 às 10:58hs; se for feita a tentativa de uma nova consulta, logo após esta última, será apresentada a seguinte mensagem:
"Serviço de consulta não executado. Próxima execução permitida 07/11/2017 às 12:00hs."
Os campos "Horário de Download do XML" e "Intervalo de Download em minutos", possuem a mesma função dos campos Horário das consultas por novas notas e Intervalo consulta em minutos mencionados acima, porém ao invés do serviço de consulta, elas efetuam o serviço de download do XML automaticamente.
Importante: Vale ressaltar que, o download do XML somente ocorrerá caso a Nota Fiscal Eletrônica já possua o evento de Ciência de Operação registrado.
Os campos "Horário das consultas CT-e" e "Intervalo consulta CT-E em minutos" são utilizados para que o sistema automaticamente busque os Conhecimentos de Transporte Eletrônicos emitidos para o destinatário em um determinado intervalo de tempo. Informe no campo Horário das consultas CT-e o horário do dia em que ocorreram as buscas. No campo Intervalo consulta CT-e em minutos, determine o intervalo em minutos da busca no dia. O valor deste campo deverá ser entre 60 e 1439 (23 horas e 59 minutos), caso contrário será apresentada a seguinte mensagem:
"O intervalo da consulta CT-e em minutos deve ser maior ou igual a 60 e menor ou igual a 1439."
A marcação "Gravar log de consultas", tem a finalidade que o sistema grave todos os serviços que o usuário executar manualmente ou, serviços executados automaticamente que estão relacionados com a manifestação do destinatário.
Quando a marcação for habilitada, todos os serviços feitos relacionados a manifestação do destinatário serão gravadas; quando desmarcada, somente serviços que retornarem rejeição serão gravados.
O campo "Modelo de relatório Danfe", é utilizado para determinar qual modelo de impressão (relatório formatado) o sistema irá se basear para que o DANFE da Nota Fiscal importada seja visualizado.
Utilize o campo "Modelo de relatório Dacte", para definir qual modelo de impressão (relatório formatado) o sistema irá se fundamentar para que o DACTE da Nota Fiscal importada seja visualizado.
O botão "Consultar Documentos" quando acionado, abrirá o pop-up denominado "Selecione a empresa para consulta". Ao informar a empresa desejada, será realizada a consulta junto a SEFAZ dos documentos fiscais emitidos pela mesma.
Observação: No parâmetro "Intervalo de consulta de notas MDe - INTCONSULTAMDE", informe o tempo (em milissegundos- 1000 (mil) milissegundos é equivalente a 1 (um) segundo.) que o sistema irá aguardar para consultar as notas MD-e junto a SEFAZ; é o intervalo de tempo respeitado pelo sistema para uma nova tentativa de obtenção de resposta (retorno das notas emitidas) junto a SEFAZ a respeito das notas MD-e emitidas por um mesmo CNPJ.
Nota: Ao ligar o parâmetro "Imprimir processos DFE no log? - DFEMODODEBUG", as etapas do processo do DF-e serão gravadas no log do sistema.
Seção Mensagens MD-e
Na parte inferior da tela, temos a seção Mensagens MD-e que possibilita a verificação de todos os serviços realizados relacionados à manifestação do destinatário, conforme marcação do campo Gravar log de consultas citado anteriormente. Você pode visualizar a seção, em "Modo grade" ou "Modo formulário".
É válido informar que o campo "Motivo Resposta", também será alimentado com dados correspondentes às notas ou conhecimentos, no tocante à autorizações de documentos posteriores ou mesmo, resumo de eventos. Por exemplo, no caso de uma NF-e, se houver uma carta de correção, CT-e autorizado ou MDF-e autorizado, este campo irá registrar essa informação para o documento em questão.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.