Através desta tela configura-se algumas preferências para que o sistema execute os serviços da Manifestação do Destinatário de forma automática. Todas as alterações feitas na tela deverão ser gravadas por meio do botão "Salvar".
Importante: Esta tela somente estará disponível no Sankhya OM, caso a empresa possua também os seguintes produtos:
- COMERCIAL /W
- PORTAL DE IMPORTAÇÃO DOC. ELETRÔNICOS/W
- MANIFESTO DO DESTINATÁRIO/W
Importante: No Jiva, esta tela só estará disponível se a empresa possuir os produtos:
- JIVA /W
- JIVA-MDe /W
Além disso, deve-se atentar para as informações passadas no link MD-e - Manifestação do Destinatário.
A tela possui a opção "Baixar o XML ao dar ciência da operação" que é utilizada para efetuar o download do XML da NF-e quando realizar-se o evento de Ciência de Operação na tela do Portal de Importação de XML.
Através da marcação "Realizar ciência automatizada", sempre que for feita uma consulta de notas, automaticamente também será realizada a ciência do documento. Realizando-se esta marcação, a opção Baixar o XML ao dar ciência da operação será automaticamente assinalada.
No processo de consulta das notas fiscais emitidas para a empresa, as marcações Realizar ciência automatizada e Baixar o XML ao dar ciência da operação, caracterizam a automação existente no sistema que realiza a ciência da operação juntamente com o download do XML. Este procedimento, tem por objetivo agilizar o processo de conferência das notas de compra, sem a necessidade da empresa dar ciência e depois fazer o download do XML em momentos distintos; o download será realizado sempre ao final do processo de consulta da ciência automatizada.
Por meio do campo "Versão de consulta", define-se a versão de consulta do MD-e que deseja-se utilizar. Tem-se duas alternativas:
- Consulta de NF-e (NT 2012);
- Distribuição de DF-e (NT 2014).
Atenção Implantadores: Optando-se pela opção Distribuição de DF-e (NT 2014), a Consulta é feita via webservice NFeDistribuicaoDFe, que visa disponibilizar os documentos para os autores interessados da NF-e, como emitentes, destinatários e transportadoras. Além da consulta dos documentos, a correspondente Baixa do XML da NF-e, será realizada por este webservice.
Informa-se no campo "Qtd. dias para consulta de NSU faltantes", a quantidade de dias em que será possível proceder com a busca dos NSU's (Número Sequencial Único) faltantes, ou seja, números que não não foram retornados pela SEFAZ até o momento que foram realizadas as buscas de dados sobre notas fiscais emitidas para a empresa.
Observação: Na realização da consulta dos documentos, a SEFAZ retorna uma resposta que possui o campo maxNSU, que se refere ao último e maior NSU existente para o destinatário. Esta informação é gravada internamente pelo sistema, e será utilizada na próxima consulta de modo a evitar-se o consumo indevido do serviço de consulta de documentos.
Os campos "Horário das consultas NF-e" e "Intervalo consulta NF-E em minutos" são utilizados para que o sistema automaticamente busque as Notas Fiscais Eletrônicas emitidas para o destinatário em um intervalo de tempo determinado. Informa-se no campo Horário das consultas NF-e o horário do dia em que as notas deverão ser buscadas. No campo Intervalo consulta em minutos, determina-se o intervalo em minutos para que o sistema busque as notas no dia. O valor do campo deverá ser entre 1 e 1439 (23 horas e 59 minutos), caso contrário será apresentada a seguinte mensagem:
"O intervalo do download deve ser maior ou igual a 1 e menor ou igual a 1439."
Não sendo inserida nenhuma informação sobre o intervalo de consulta em minutos, o sistema irá determinar o próximo horário de consulta de acordo com as informações presentes na última consulta realizada, utilizando o campo Horário das consultas por novas notas somando a este uma hora. Suponhamos por exemplo, uma última consulta realizada em 07/11/2017 às 10:58hs; se for feita a tentativa de uma nova consulta, logo após esta última, será apresentada a seguinte mensagem:
"Serviço de consulta não executado. Próxima execução permitida 07/11/2017 às 12:00hs."
Os campos "Horário de Download do XML" e "Intervalo de Download em minutos" possuem a mesma função dos campos "Horário das consultas por novas notas" e "Intervalo consulta em minutos" mencionados acima, só que ao invés do serviço de consulta, fazem o serviço de download do XML automaticamente.
Importante: Vale ressaltar que, o download do XML somente ocorrerá caso a Nota Fiscal Eletrônica já possua o evento de Ciência de Operação registrado.
Os campos "Horário das consultas CT-e" e "Intervalo consulta CT-E em minutos" são utilizados para que o sistema automaticamente busque os Conhecimentos de Transporte Eletrônicos emitidos para o destinatário em um intervalo de tempo determinado. Informa-se no campo Horário das consultas CT-e o horário do dia em que ocorreram as buscas. No campo Intervalo consulta CT-e em minutos, determina-se o intervalo em minutos da busca no dia. O valor deste campo deverá ser entre 60 e 1439 (23 horas e 59 minutos), caso contrário será apresentada a seguinte mensagem:
"O intervalo da consulta CT-e em minutos deve ser maior ou igual a 60 e menor ou igual a 1439."
O campo "Gravar log de consultas" tem a finalidade que o sistema grave todos os serviços que o usuário executar manualmente ou, serviços executados automaticamente que estão relacionados com a manifestação do destinatário.
Quando o campo está sinalizado, todos os serviços feitos relacionados a manifestação do destinatário serão gravadas; quando desmarcado, somente serviços que retornarem rejeição serão gravados.
O campo "Modelo de relatório Danfe" é utilizado para determinar-se qual modelo de impressão (relatório formatado) o sistema irá se basear para que o DANFE da Nota Fiscal importada seja visualizado.
Utiliza-se o campo "Modelo de relatório Dacte" para definir qual modelo de impressão (relatório formatado) o sistema irá se fundamentar para que o DACTE da Nota Fiscal importada seja visualizado.
O botão "Consultar Documentos" quando acionado, será aberto o pop-up denominado Selecione a empresa para consulta; informando-se a empresa desejada, será realizada a consulta junto a SEFAZ dos documentos fiscais emitidos pela mesma.
Observação: No parâmetro "Intervalo de consulta de notas MDe - INTCONSULTAMDE" informa-se o tempo (em milissegundos)* que o sistema irá aguardar para consultar as notas MD-e junto a SEFAZ; é o intervalo de tempo respeitado pelo sistema para uma nova tentativa de obtenção de resposta (retorno das notas emitidas) junto a SEFAZ a respeito das notas MD-e emitidas por um mesmo CNPJ.
* 1000 (mil) milissegundos é equivalente a 1 (um) segundo.
Na parte inferior da tela, tem-se a sessão "Mensagens MD-e" que tem a finalidade de visualização de todos os serviços realizados relacionados à manifestação do destinatário (pode-se visualizar a sessão em modo grade ou modo formulário), conforme marcação do campo Gravar log de consultas citado anteriormente. É válido informar que o campo Motivo Resposta também será alimentado com dados correspondentes às notas ou conhecimentos, no tocante à autorizações de documentos posteriores ou mesmo, resumo de eventos. Por exemplo, no caso de uma NF-e, se houver uma carta de correção, CT-e autorizado ou MDF-e autorizado, este campo irá registrar essa informação para o documento em questão.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.