Comercial > Rotinas > Portal de importação de XML
Esta rotina tem por objetivo facilitar e agilizar o processo de lançamento de Notas de Compras no sistema, permitindo a importação do XML das "Notas Fiscais de Compras Eletrônicas".
Nota: Além de Notas de Compras, você pode realizar também, a importação de Notas de Devoluções de Vendas emitidas pelo Parceiro.
Observação: Para que esta tela seja disponibilizada para utilização, sua empresa deve possuir na licença de uso, o produto "IMPORTAÇÃO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS/W". Quaisquer dúvidas, entre em contato com o departamento Comercial Sankhya.
Configurações necessárias nesta rotina Filtros
Inclusão dos arquivos no Portal Processamento dos arquivos
Cancelando o processamento Tratando divergências
Divergência de Parceiro... Divergências de produtos
Divergências de Pedidos Divergências de financeiro
Divergências de impostos Divergências de Data do Vencimento
Outras validações Validação do valor unitário dos itens
Validação do IPI no XML dos itens Regras de Negócio na Importação de XML
Exclusão de documentos importados Abrir Documento
Local para inserção das notas... Botão MD-e
Botão Outras Opções... Particularidades do CT-e
Importação do XML do CT-e... Importação de cancelamento de terceiros...
CT-e importado com Pedido de Frete Rateio do Frete
Calcular vencimento do CT-e Cancelar CT-e importado
Importação de Notas... Importação dos dados do FCP e Impostos
Controle de Documentos Cancelados Parâmetros - Portal de importação de XML
Configurações necessárias nesta rotina
1) Modelo de Notas na tela "Comercial > Consulta > Modelo de Notas e Pedidos":
Será necessário cadastrar um modelo que será associado à empresa, que servirá de base para a Nota de Compra com as informações que não estão contidas no XML como: TOP (tipo de movimento compra), Natureza, Centro de Resultado etc. O Tipo de Negociação informado no modelo poderá ser utilizado na importação em algumas situações.
2) Modelo de importação de XML na tela Preferências da Empresa:
Inclua no cadastro da empresa um ou mais modelos de importação através da aba "Modelo de Importação de XML". Deve ser informada, além do modelo de notas e pedidos, a "Natureza da operação". Pode-se ter vários modelos cadastrados por empresa, mas é obrigatório que exista um modelo de importação padrão, não sendo possível ter mais de um modelo padrão cadastrado por empresa.
No momento da importação do XML nesta tela (Portal de importação de XML), quando o sistema for localizar o modelo de importação de XML, ele verificará o campo <natOp> do XML e o campo "Natureza da Operação". Ambos os valores dos campos deverão ficar com letras maiúsculas e sem acento ou cedilha.
Em seguida, o sistema verificará o valor do campo "Pesquisa da nat. de operação" também presente nas Preferências da Empresa, aba Modelo de Importação de XML e adotar o seguinte comportamento, de acordo com a definição do referido campo:
- Igual: Compara-se o texto do campo <natOp> com o campo "Natureza da Operação", de modo que somente será utilizado o modelo de importação, caso os valores sejam exatamente iguais;
- Contendo: É feita a comparação do texto do campo <natOp> com o campo "Natureza da Operação" onde, somente será utilizado o modelo de importação caso o valor do campo "Natureza da Operação" esteja contido no campo <natOp>;
- Começando com: Compara-se o texto do campo <natOp> com o campo "Natureza da Operação" de modo que somente será utilizado o modelo de importação caso o valor do campo <natOp> seja iniciado com o valor do campo "Natureza da Operação";
- Terminando com: É feita a comparação do texto do campo <natOp> com o campo "Natureza da Operação" onde, somente será utilizado o modelo de importação, caso o valor do campo <natOp> termine com o valor do campo "Natureza da Operação".
Nota: Na importação do XML, considerando notas de compras que possuam produtos configurados com rastro de estoque, deve-se analisar as seguintes informações:
- São considerados os produtos que utilizam a marcação "Tem Rastro do Lote" (Cadastro de Produtos, aba Geral);
- O sistema registra como quantidades negociadas os valores inseridos nas tags <qLote> e <qCom>, que compõem o grupo de rastreamento do produto (rastro);
- Quando o item lançado possuir a tag <qLote> com uma quantidade superior aos valores registrados na tag <qCom>, o sistema considerará como quantidade do item as informações existentes na tag <qCom>.
Observação: Para que o sistema preencha a TOP ao importar o XML de Devolução de Venda, é necessário que você informe na tela Preferências da Empresa, aba Modelo de Importação de XML, campo "Modelo de notas e pedido" o modelo de nota/ pedido cadastrado na tela Modelo de Notas e Pedidos e, na tela Tipo de Operação- TOP, aba NF-e/CT-e efetue a marcação "Desconsidera Nfe de orig. referenciada? (Importação de XML)".
Observação:
Para a importação do XML do CT-e, o sistema não considera o Tipo de Operação-TOP informado na aba Modelo de Importação de XML que foi vinculado nas Preferências da Empresa. Isto é, atualmente o sistema busca a TOP definida no campo "Tipo Operação" localizado no botão Outras Opções, opção Preferências de Importação do CT-e, seção "Movimentação Financeira".
No entanto, quando o parâmetro "Preferir TOP digitada na importao de CT-e?- TOPDIGIMPXMLCTE" estiver ligado, na Central de Compras o sistema informará a TOP definida na grade do Portal de Importação.
Já quando o parâmetro Preferir TOP digitada na importao de CT-e?- TOPDIGIMPXMLCTE estiver desligado e a marcação "Importar CT-e com Cabeçalho" da seção "Nota de Compra" estiver marcada, o sistema informará no XML do Portal de Importação o Tipo Operação informado na seção Movimentação Financeira. E na Central de Compras, será apresentada a TOP informada na seção Nota de Compra.
Nota: Você pode alterar a coluna "Tipo de Negociação" antes de processar o arquivo. Para isso, clique sobre a lupa e selecione o tipo de negociação desejado.
Filtros
Além do filtro personalizado, você poderá utilizar os campos de fácil acesso, disponibilizados no painel de filtros da tela. Logo abaixo, temos a seção de divergências, onde são apresentadas as divergências do arquivo selecionado. As divergências abrangidas dos itens apresentados serão exibidas na seção, assim, teremos como exemplo as divergências:
- Quando a quantidade do produto devolvido é maior que o total disponível para devolução das notas de venda;
- Uma vez que o produto da nota de devolução não está entre os produtos vinculados as notas de vendas referenciadas.
Nas opções de "Status" temos as seguintes opções:
- Todos: Exibe todos os arquivos;
- Pendentes: Exibe os que foram somente incluídos no portal de importação, e não processados;
- Importados: Exibe os que foram importados com sucesso, sem divergências;
- Cancelados: Exibe os que foram cancelados manualmente;
- Com divergências: Exibe os que foram processados e possuem divergências;
- Confirmados: Exibe os arquivos importados que foram confirmados.
Inclusão dos arquivos no Portal
A importação de arquivos pode ser feita individualmente, com um arquivo XML ou um arquivo compactado contendo vários arquivos XML (zip). Não é possível importar arquivos de outras extensões.
Para incluir o arquivo no portal, selecione a opção "Novo" no menu padrão do sistema, selecionar o arquivo e clicar em "Enviar". Ao fim deste processo o status na grade de resultados será "Pendente".
Observação: Quando um arquivo compactado é incluído, o sistema cria uma linha para cada arquivo na grade. O nome do arquivo exibido será o mesmo para todos, mas cada arquivo possuirá um código único.
Nota: Após realizar a importação do arquivo .zip, você terá a informação de quantos XML foram selecionados, quantos tiveram erros e quantos foram processados e quantos faltam para terminar. Em caso de falha, você poderá abrir a tela Repositório de Arquivos para consultar o arquivo que contém o log de erros filtrados.
Visando auxiliar na identificação dos documentos que tem seu XML importado, pode-se inserir na grade principal da tela a coluna "Tipo NF-e" que exibe a categoria da nota que está sendo trabalhada. Temos as seguintes opções:
- NF-e Normal Compra;
- NF-e Complementar;
- NF-e Ajuste;
- Devolução de mercadoria.
Nota: Quando se tratar de notas sem o devido lançamento/saída, não será possível digitar mais de uma chave de devolução. Sendo assim, é recomendado a utilização do Portal de Importação de XML para realizar os lançamentos de suas respectivas notas e a partir das mesmas executar o processo de devolução.
A coluna "Tipo" é apenas informativa e será alimentada com as opções NF-e ou CT-e.
Caso o parâmetro "Considerar CNPJ/CPF e IE na importação do XML? - CONCNPJIEIMPXML" esteja ativado, ao realizar a importação do XML, o sistema irá considerar o CPF/CNPJ e Inscrição Estadual do destinatário do XML para localizar a Empresa. Caso o XML não possua a informação pertinente à Inscrição Estadual, será considerado apenas o CNPJ/CPF para identificação da empresa. Um exemplo de utilização desta funcionalidade, é o caso em que um produtor rural possui diversas fazendas cadastradas.
Importante: A ativação do parâmetro citado, bem como seu comportamento consequente, irão acontecer apenas na rotina executada no Portal de Importação de XML.
Processamento dos arquivos
Para processar um arquivo, iniciando a importação, basta selecioná-lo na grade e clicar no botão , na parte superior da tela. Para processar vários arquivos, basta realizar uma seleção múltipla na grade, clicando sobre os arquivos desejados mantendo pressionada a tecla "Ctrl" do teclado, e repetir o processo.
Quando ocorrem divergências na importação do arquivo, o sistema exibe estas divergências por meio de mensagens. Caso mais de um arquivo seja processado simultaneamente e ocorram divergências, cada uma será tratada individualmente.
Sempre que um arquivo for processado, mesmo que ocorram divergências na importação, será gerada uma nota de compra no Portal de Compras, caso o sistema consiga identificar as informações básicas do cabeçalho da nota. É possível visualizar as informações da nota na grade do Portal de Importação de XML.
Quando as divergências forem solucionadas, as informações serão adicionadas na nota, até que a importação seja feita por completo.
Após a importação da Nota de Compra, o sistema irá enviar um e-mail para o Parceiro da nota autorizando a entrega da mercadoria, desde que as configurações para envio de e-mail estejam corretamente realizadas.
Notas:
- Caso o status do arquivo seja diferente de "Importado" e seja selecionada a opção de remoção do arquivo, a nota no Portal de Compras também será excluída;
- Tratando-se de arquivos com o status Importado, o botão "Processar Arquivo(s)" passará a se chamar "Liberar para reprocessamento" e, ao ser acionado, realizará a exclusão do documento e financeiro associados ao arquivo selecionado. Deste modo, o status do registro passará para Pendente e o mesmo poderá ser processado novamente.
Cancelando o processamento
Quando um arquivo possui o status "Pendente" ou "Com divergência", teremos a opção de cancelar a importação, clicando no botão "Cancelar" localizado na parte superior da tela. Neste momento, o status será alterado para "Cancelado" e, posteriormente, podemos processar o arquivo sem a necessidade de incluí-lo na portal outra vez.
Tratando divergências
Durante o processamento, podem ocorrer divergências entre o conteúdo do XML e o conteúdo do sistema; para essas divergências, decida qual será a informação correta, se a do sistema ou a informação do XML. Após o processamento do(s) arquivo(s), caso algum possua divergência de importação, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
"Divergências na importação. Arquivo: X - XML de Compra.xml"
Para solucionar a divergência, selecione o registro na grade e, com um duplo clique na linha, direcione-o para a seção onde podemos tratar as divergências. A visão de divergências contém as abas "Cabeçalho", "Produtos por parceiro", "Pedidos", "Impostos" e "Financeiro".
Importante: Tratando-se de arquivos com o status Importado, o botão "Validar importação" passará a se chamar "Liberar para reprocessamento" e, ao ser acionado, realizará a exclusão do documento e financeiro associados ao arquivo selecionado. Deste modo, o status do registro passará para Pendente e o mesmo poderá ser processado novamente.
Divergência de Parceiro, Empresa e Transportadora
Na aba "Cabeçalho", são apresentadas algumas informações sobre registro do Parceiro, Empresa e Transportadora encontrados no sistema e no XML; estes não são editáveis, e serão utilizados apenas para identificar a existência de alguma diferença entre estes cadastros.
O Parceiro da nota de compra é localizado no sistema pelo "CPF/CNPJ"; caso o sistema não encontre nenhum parceiro com o CNPJ, será registrada uma divergência na importação; se encontrado mais de um parceiro com o mesmo CNPJ, também será registrada uma divergência. A mesma validação é feita para "Empresa" e "Transportadora".
Observação: Quando o "Cód. Parceiro" não estiver preenchido corretamente mesmo que este já esteja cadastrado, realize a importação do XML novamente. Destacamos também, que esse campo só poderá ficar em branco caso a importação não tenha sido concluída.
Divergências de produtos
A aba "Produtos por Parceiro" apresenta os itens da nota do XML importado, com suas respectivas ligações com os produtos no sistema; caso existam divergências para produtos, você deverá informar a qual produto do sistema aquele item é equivalente. Com um duplo clique na linha correspondente às colunas Produto, Unidade e Controle fica habilitado o modo de edição. Caso o produto informado tenha controle adicional, a coluna terá sua descrição alterada automaticamente para o nome definido como título na configuração do controle adicional de cada produto.
Observação: Este registro é a base para a validação dos Pedidos, Financeiro e Impostos. Após a vinculação de todos os produtos, clique no botão "Validar importação", para que o sistema refaça a análise com base nos produtos informados. As regras para seleção do produto são:
Sem divergência:
- Produto localizado pelo código prod. equivalente e unidade (aba Produtos Equivalentes no Cadastro de Produtos).
Com divergência:
- Produto localizado apenas pelo código prod. equivalente (aba Produtos Equivalentes no Cadastro de Produtos);
- Produto localizado apenas pela referência (aba Geral);
- Produto localizado apenas pela referência do fornecedor (aba Geral);
- Produto localizado apenas pela descrição do produto (aba Produtos Equivalentes);
- Produto não localizado.
No segundo caso, onde o produto é localizado, uma divergência é lançada para que seja confirmada a relação dos produtos.
Após a importação com sucesso, caso o produto localizado esteja sinalizado com divergência, será incluído um item na aba Produtos Equivalentes do Cadastro de Produtos registrando a ligação.
Nota: Caso o parâmetro "Ligar pedidos considerando lote na importação/XML? - PEDLIGAPORLOTE" esteja ativado, será feita a busca no sistema por pedidos ligados, tomando-se por base o lote do produto informado na aba Produtos por Parceiro.
Observação: Caso o parâmetro "Recalcular custos na importação do CT-e? - CALCCUSIMPCTE" esteja ativado, ao concretizar a importação do XML, os custos pertinentes aos itens da nota serão automaticamente recalculados. Caso o parâmetro esteja desativado e seja necessário recalcular os custos dos produtos, você deverá localizar as notas no Portal de Compras, efetuar sua abertura e, na Central de Compras, proceder com o recálculo de forma manual (botão "Recalcular Custos").
Nota: Ao realizar a marcação da opção "Priorizar descrição para vinculação de produtos" ("Botão Outras Opções", Preferências para Importação de NF-e), quando o processamento de arquivos for realizado, uma das linhas do produto conterá o valor da tag <cProd> e a outra a descrição e o valor da tag <xProd>, Sendo assim, se houverem produtos com o mesmo Código, NCM e EAN, a descrição do produto será o critério que irá diferenciá-los. Se esta opção estiver desmarcada, o sistema não fará a divergência das informações referente às tags, e incluirá uma nova linha.
Ao realizar a importação de um XML por meio das funcionalidades desta tela ou por meio da Central de Compras, fará com que o sistema permita que sejam realizados registros considerando produtos que não estejam previamente cadastrados no sistema. Diante disso, serão validados os lançamentos e, em sequência, será apresentada na coluna "Divergência" a mensagem "Produto não localizado".
Assim, quando o sistema não localiza os mesmos produtos contidos no arquivo XML, será disponibilizado um pop-up denominado "Cadastre os produtos equivalentes" para que sejam inseridos neste, o produto e a unidade correspondentes aos dados do arquivo.
Para proceder com a equivalência dos produtos mencionados anteriormente, é necessário que você acesse a tela Cadastro de Produtos, aba Produtos Equivalentes, para que assim, o processo de importação de XML ocorra tanto na Central de Compras quanto no Portal de importação de XML.
Nota: Ao considerar o botão "Impressão do Grid" localizado no canto superior esquerdo da aba Produtos por Parceiro, você pode realizar a impressão da listagem que consta os produtos que não possuem equivalência registrada, para que assim, seja otimizado o processo. Assim, este procedimento de impressão poderá ser realizado também por meio da rotina Central de Compras.
Divergências de Pedidos
Quando a TOP da Nota de Compra estiver configurada com a opção "Exigir Pedido" (Cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba Geral) selecionada como "Não exigir", não será feita validação de Pedido de Compra ao importar o arquivo. Se estiver diferente de Não exigir, o sistema irá analisar para cada item da nota, se existe algum Pedido de Compra no sistema com o mesmo "Número da Nota", que pode ou não ter sido informado no arquivo XML. Serão considerados somente os Pedidos de Compra que estiverem confirmados.
O sistema fará a ligação automática do número do Pedido Compra com o XML da nota importada, quando no XML da Nota de compra a tag <xPed> estiver preenchida com o Nro. Nota (NUMNOTA) dos pedidos de compra e o pedido com essa numeração existir no sistema. Caso essa informação não venha preenchida no arquivo, ou o pedido não exista no sistema, serão apresentados na aba "Pedidos" todos os Pedidos de Compra que contenham o produto selecionado na grade de itens.
Se forem identificados os pedidos informados no XML, o sistema irá verificar os Tipos de Negociação dos pedidos. Se for encontrado apenas um tipo de negociação entre os pedidos, este será utilizado na validação do financeiro e na importação da nota, caso contrário será utilizado o tipo de negociação do modelo de notas e pedidos, do Cadastro da Empresa.
Observação: O parâmetro "Importa negociação divergente do xml da compra? - IMPNEGDIVXMLCMP" por padrão é apresentado ativado; sendo mantido com esse status, será possível realizar a importação de notas de compra mesmo que o Tipo de Negociação do XML esteja divergente. Para que as importações com divergência no Tipo de Negociação não sejam permitidas, desative o referido parâmetro.
Quando o número do Pedido de Compra não tiver sido informado no XML da nota importada ou não existir no sistema, os produtos poderão ser ligados aos pedidos de duas formas, "manualmente" (um a um), ou pelo botão "Ligar pedidos mais antigos".
Manual: Na grade superior são apresentados os produtos importados, e na grade inferior os pedidos que contêm os produtos apresentados da grade superior. A coluna "Vinculado" na grade "Pedidos disponíveis" é editável e sua modificação está relacionada à informação apresentada na coluna "Vinculado" da grade "Itens importados", ou seja, a soma total da coluna Vinculado da grade inferior é o valor apresentado na coluna Vinculado da grade superior.
Importante: A ordenação da grade Pedidos disponíveis seguirá a configuração realizada no campo "Opção para Data de Previsão de Entrega" localizado no botão "Outras opções...", opção "Preferências para importação de NF-e".
Ao acionar o botão "Ligar pedidos mais antigos", o sistema fica responsável por selecionar quais pedidos serão ligados, e exibe as ligações feitas utilizando este critério (data de entrega mais antiga); antes de executar este procedimento, é apresentado na tela um questionamento para confirmação da operação.
Na seleção, se o sistema identificar mais de um pedido para o produto, será verificado qual pedido tem a data de entrega mais antiga para ligá-lo ao produto. Caso a quantidade não seja suficiente, os pedidos mais recentes serão associados, respeitando sempre a ordem da grade.
Caso exista alguma divergência entre os campos "Valor Unitário" das grades inferior e superior, o sistema irá analisar as configurações realizadas no Cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba Validações, seção "Conf. Evento de Liberação 68" e, a partir disso, se for o caso, aciona-se o botão "Liberações" para que seja escolhido o usuário liberador, ou seja, aquele que possui o evento "68 - Variação do vlr. unit. orig./dest." para ele configurado.
Se a grade inferior não apresentar nenhum registro ao selecionar um item na grade superior, será porque o sistema não encontrou nenhum pedido que possa ser ligado, deve-se então fazer o lançamento do(s) pedido(s) e utilizar o botão "Buscar novos pedidos".
Nota: O botão Buscar novos pedidos refaz a busca de pedidos e descarta a distribuição já feita dos itens.
Divergências de impostos
Os impostos da nota serão considerados de acordo com a opção "Cálculo de ICMS, IPI e ISS" (Tipos de Operação - TOP, aba Impostos) da TOP de Compra, conforme abaixo:
- Calcula e digita: O sistema irá calcular os impostos dos itens e comparar com os impostos vindos do XML, caso possua alguma divergência o sistema irá apresentá-lo na grade, e pode-se escolher entre utilizar os impostos do sistema ou os impostos do XML;
- Não calcula e não digita: Os impostos não são considerados nem do sistema, nem do XML na nota; as informações ficam em branco;
- Não calcula e digita: São considerados os impostos vindos do XML;
- Calcula e Não digita: São considerados os impostos calculados pelo sistema.
Observação: Ao realizar a importação de um arquivo XML onde a TOP utilizada encontra-se com o campo acima mencionado configurado com uma das opções Calcula e Digita ou Calcula e Não Digita, fará com que o sistema verifique qual será a data de negociação da nota e buscar na tabela de preços o valor informado para o produto lançado nesta nota, se esta possui data igual ou anterior que esteja mais próxima à data de negociação.
Nota: Nesta aba serão exibidos apenas os produtos na qual o imposto do XML estiver divergente dos impostos do sistema. Deste modo, suas informações servirão somente para fins comparativos.
Observação: Quando a opção Não calcula e digita estiver selecionada, os impostos provenientes do XML serão considerados. Para que a importação dos valores constantes no XML do IPI sejam realizadas, é necessário que os seguintes campos estejam marcados:
- Campo "Tem IPI na compra" na tela Cadastro de Produtos, aba Impostos;
- "Tem IPI" tela Cadastro de Parceiros, aba Fiscal;
- e o campo "Tem IPI" na tela TOP, aba Impostos.
Ainda considerando o campo Não calcula e digita mencionado acima, para que no total do lançamento os valores do IPI e ICMS-ST sejam somados, é preciso que na TOP as opções somar ST no total da nota: e "Somar IPI no Total da Nota:" estejam marcados.
Existindo divergências de impostos, através do campo "Usar impostos" você pode definir como o sistema deverá tratar essas inconsistências. Essa configuração ficará disponível sempre que a importação alertar sobre alguma diferença de impostos. Temos as seguintes opções:
- Usar Impostos do Sistema: Os dados de tributação serão aqueles calculados pelo sistema.
- Usar Impostos do Arquivo: Temos a busca das informações diretamente do XML; posteriormente o sistema realiza algumas validações antes de definitivamente inseri-las na nota.
- Não informado: Esta opção corresponde à não existência de divergências de impostos entre o sistema e o XML, ou ainda, a inexistência de impostos no documento.
Importante: No Portal de importação de XML, quando a empresa for optante pelo Simples Nacional, ao inserir o item da nota na Central de Compras, o campo CST da importação será sempre preenchido com as informações correspondentes à CSOSN calculada pelo sistema. Esse comportamento leva em consideração apenas a empresa, portanto, independe do regime do fornecedor, ou se existem ou não divergências entre os impostos calculados pelo sistema e o XML importado.
Na validação das divergências de impostos, o sistema possui uma tolerância de R$ 0,01 (um centavo) para o valor do imposto; ao realizar a importação do XML, se existirem discrepâncias nos valores dos impostos ICMS, IPI e ST de até R$0,01, não será exibida a mensagem de divergência de impostos. Esta tolerância é válida apenas para o valor do imposto; as respectivas bases e alíquotas não se encaixam nessa flexibilização.
Nota: Ao realizar a importação de XML, o sistema está apto a importar o valor do imposto da nota de compra nos casos em que a empresa se enquadra no Regime Normal (Cadastro de Empresas, aba Naturezas, campo Cód. Regime Tribut. definido como Regime Normal) e seu fornecedor emitente da nota é Optante pelo Simples Nacional (Cadastro de Parceiros, aba Fiscal, marcação Optante pelo Simples Nacional realizada).
Observação: No processo de importação, além de importar o valor da substituição tributária do produto, o sistema irá considerar o valor da substituição tributária referente ao Fundo de Combate a Pobreza, ou seja, o valor da Subst. Tributária será a soma do vICMSST com o vFCPST.
Divergências de financeiro
Caso o sistema encontre apenas um Tipo de Negociação na análise dos pedidos, este será utilizado para realização da validação do financeiro. Caso seja encontrado mais de um Tipo de Negociação nos pedidos ligados a nota de compra, será utilizado o Tipo de Negociação do modelo de nota.
O sistema irá verificar se há diferença entre a(s) parcela(s) do financeiro como quantidade de parcelas, data do vencimento e valor. Se alguma diferença for encontrada, o sistema irá gerar uma divergência, onde pode-se escolher se será utilizado o financeiro calculado no sistema ou o financeiro do XML, além de poder escolher outros tipos de negociação para simular o financeiro.
Quando se utiliza a opção "Usar financeiro" igual a "Usar financeiro do arquivo", o sistema irá utilizar o tipo de negociação do modelo de importação do XML.
A data do vencimento do sistema utiliza como base a data da negociação informada no XML.
Nota: Existem dois parâmetros que determinam qual data será utilizada no cálculo da data de vencimento. São eles:
- "Data Base p/ Calculo do Vencimento no Faturamento - DTCALCVENC";
- "Força Dt. Fat. c/ Base p/ Cálculo Venc. na compra? - FORCDTFATCOMPRA".
Sendo que, temos as seguintes verificações:
- Se o parâmetro de chave DTCALCVENC estiver configurado com a opção "Data de Saída" e a data de entrada/saída existe, esta data será utilizada;
- Caso o parâmetro de chave FORCDTFATCOMPRA esteja ligado, teremos a data de faturamento e o tipo de movimento é uma Compra ou um Pedido de Compra, será aplicada a data de faturamento;
- Quando o parâmetro DTCALCVENC for diferente da opção "Negociação" e a data de faturamento estiver preenchida, emprega-se esta data;
- Se as condições acima não forem atendidas, utiliza-se a data de negociação.
Após selecionar qual financeiro será utilizado, clique em "Validar importação" novamente.
Divergências de Data do Vencimento
O sistema permite que você escolha qual o tipo de data a ser utilizada na importação do CT-e, através das preferências para importação do CT-e no campo "Usar Vencimento".
Quando se tratar de um processamento de CT-e de Terceiros, cujas preferências do CT-e o campo Usar Vencimento esteja definido com a opção "Data de Vencimento", caso o XML não possua data de vencimento, será apresentada a seguinte divergência "Preferências CT-e: Data de vencimento não informado". O sistema disponibiliza o preenchimento manual da referida data clicando no campo "Dt. Vencimento".
Após informar a data de vencimento, clique em "Validar importação" sanando a divergência.
Outras validações
- Modelo
Caso o sistema não encontre nenhum "Modelo de importação de XML" para a Empresa e Natureza de operação no sistema, ou o Modelo de Notas informado nas Preferências da Empresa não existir, o processamento será interrompido para o ajuste. Temos a exibição das seguintes mensagens:
"Modelo padrão não encontrado no sistema"
- Formação do XML
"XML mal formado ou inválido!"
Depois que todas as divergências forem resolvidas, ao clicar em "Validar importação", o processamento será concluído com sucesso.
- Configurações pra importação de NF-e de terceiros mista (Venda e Bonificação)
Com as devidas configurações para permitir o valor do financeiro menor que o total da nota, é necessário habilitar o parâmetro "Hab. opç. que perm. fin. menor que o vlr. da nota - HABOPCFINMENNOT" e acionar a marcação "Permite financeiro menor que o valor total da nota" localizada na aba Financeiro da tela Tipos de Operação - TOP.
Deste modo, ao importar uma nota fiscal mista será possível a correta conversão do CFOP referente aos produtos bonificados constantes no XML, sendo 5910/6910 para 1910/2910 respectivamente.
Validação do valor unitário dos itens
Através das configurações mencionadas abaixo, será possível realizar a validação do valor unitário dos itens entre o pedido de compra e o XML importado. A partir disso, você pode decidir sobre a aceitação ou não do XML da nota de compra negociada.
No Portal de Importação de XML, o sistema irá realizar as seguintes validações:
- O evento "68 - Variação do vlr. unit. orig./dest." deverá estar configurado para um usuário liberador; (tela Cadastro de Usuários, botão Outras Opções..., opção "Limites para Liberação").
- O Tipo de Operação utilizado deve estar com o campo "Exigir pedido" diferente de "Não exigir"; (tela Tipos de Operação - TOP, aba Validações).
- As configurações do evento 68 estiverem satisfeitas nesta mesma aba, seção "Conf. Evento de Liberação 68".
- O parâmetro "Usar liberação de limites por alçada? - USALIBLIM" deve estar ativado.
Caso o XML importado possua algum item com o valor unitário diferente do valor unitário do pedido de compra ligado à nota de compra importada, será acionada a divergência de importação do XML, ou seja, a Divergência de valor unitário entre pedido e nota sendo apresentada a seguinte mensagem:
"Aguardando liberação para variação do vlr.unitário acima do permitido. Divergência de valor unitário entre pedido e nota."
Somente será considerada como divergência, se a diferença entre os valores unitários (pedido e nota) for superior à tolerância configurada no Tipo de Operação, caso contrário, não haverá a divergência.
Para resolver a divergência, você pode alterar o valor unitário do pedido de compra tornando-o igual ao do arquivo XML, ou simplesmente solicitar a liberação de limites. Optando por solicitar a liberação, no pop-up onde determina-se o Usuário Liberador, no campo Observações serão exibidos os dados correspondentes ao pedido e a divergência em questão; será apresentada a seguinte mensagem:
"Houve divergência no valor unitário do produto: Ped. orig. XXX Prod. YYY - Descrição do Produto, Variação de R$ #,## (Nota: R$ #,## / Pedido: R$ #,##)"
onde,
XXX - Pedido de Origem
YYY - Produto que está apresentando a divergência
#,## - Diferença entre pedido e nota, valor presente na nota e valor apresentado no pedido, respectivamente.
Validação do IPI no XML dos itens
Atenção Consultor Sankhya!
O cálculo do imposto de IPI foi ajustado, de modo que, caso a empresa possua qualquer particularidade quanto ao cálculo de IPI de um produto, onde este possui mais de uma alíquota, o sistema atenderá essa particularidade, desde que seja criada uma função do banco de dados para atendê-la.
No momento em que o sistema realiza o cálculo do IPI em qualquer operação, ele atualmente verifica o produto da operação para identificar qual o código de alíquota de IPI do mesmo.
O sistema irá verificar se existe alguma função no banco de dados com o nome "OBTEM_ALIQ_IPI" e que retorne algum código de alíquota de IPI; se essa condição for satisfeita, será utilizado o código de alíquota de IPI obtido a partir da função em questão e utilizá-la no cálculo do imposto.
As informações que o sistema poderá utilizar para obter o código de alíquota de IPI serão as seguintes:
- CODEMP: Código da empresa da nota;
- CODPARC: Código do parceiro da nota;
- CODPROD: Código do produto da nota;
- NUNOTA: Número único da nota;
- SEQUENCIA: Sequência do produto na nota
Abaixo, temos um exemplo da função mencionada:
CREATE OR REPLACE FUNCTION OBTEM_ALIQ_IPI (P_CODEMP IN NUMBER, P_CODPARC IN NUMBER, P_CODPROD IN NUMBER, P_NUNOTA IN NUMBER, P_SEQUENCIA IN NUMBER)
RETURN NUMBER IS CODALIQ NUMBER;
BEGIN
SELECT CAB.AD_CODALIQ INTO CODALIQ
FROM TGFCAB CAB
WHERE CAB.CODEMP=P_CODEMP
AND CAB.CODPARC=P_CODPARC
AND CAB.NUNOTA=P_NUNOTA;
RETURN (CODALIQ);
END;
/
Regras de Negócio na Importação de XML
No processo de Importação de XML, realizado através do Portal de importação de XML ou por meio da Central de Compras, caso a empresa trabalhe com "Regras de Negócio", estas poderão ser aplicadas durante a inclusão/alteração do cabeçalho ou de itens da nota de compra.
As regras de negócio cadastradas e vinculadas ao Tipo de Operação - TOP utilizado na nota em questão, serão acionadas. Caso seja determinado um Usuário Liberador para algum evento oriundo de uma regra de negócio, a solicitação de liberação será realizada normalmente, tanto na importação do arquivo XML da NF-e pela Central de Compras, como pelo Portal de importação de XML.
Exclusão de documentos importados
Quanto à exclusão de documentos no Portal de importação de XML, ou de documentos ligados à esta rotina, teremos as seguintes considerações:
- Ao excluir uma nota ou algum título do financeiro, que possua ligação com algum registro do Portal de importação de XML, esse registro também será excluído independente de seu status.
- No Portal de importação de XML, ao tentar excluir um registro que tenha preenchido o Nro. Único da Nota (NF-e) ou Nro. Financeiro (CT-e), a seguinte mensagem será apresentada:
"Existe documento vinculado ao XML selecionado que também será excluído. Deseja continuar?"
- Ao proceder com a exclusão de um registro no Portal de importação de XML, se este registro possuir o Nro. Único da Nota informado, será apresentado o questionamento se deseja-se excluir a nota vinculada; optando-se por continuar e a nota não estiver confirmada, a mesma será excluída, caso contrário a seguinte mensagem será exibida:
"A nota de Nro. Único XXX está confirmada e não pode ser excluída pelo Portal de importação de XML."
- Na exclusão de um registro no Portal de importação de XML, se este possuir Nro. Financeiro informado, ou seja, for um CT-e, será apresentado o questionamento se deseja-se excluir o financeiro vinculado; continuando com a exclusão, caso o financeiro não esteja baixado o mesmo será excluído, caso contrário, será exibida a seguinte mensagem:
"O financeiro de Nro. Único XXX já foi baixado e não pode ser excluído pelo Portal de importação de XML."
Abrir Documento
O botão localizado no alto da tela, estará habilitado apenas quando o documento selecionado possuir o campo "Nro. Único da Nota" preenchido e se tratar de uma NF-e, ou ainda, se o registro posicionado se tratar de um CT-e e possuir o campo "Nro. Financeiro" alimentado.
Ao acionar o referido botão, quando posicionado em uma linha correspondente a uma NF-e, será aberta a Central de Compras apresentando a nota em questão; ao solicitar a abertura de um CT-e, será aberta a tela Movimentação Financeira com o financeiro posicionado.
Local para inserção das notas via importação do XML
No momento da inserção da nota fiscal de compra através do Portal de importação de XML, caso o produto utilize local, é preciso inserir o local adequado na nota. Para isso, no momento da inserção dos itens, serão analisadas seguintes prioridades:
- O sistema irá verificar se o parâmetro "USALOCALPEDIMP - Usa local Ped. compra c/menor Dt na importação XML" está ligado; se estiver, será feita a busca do local referente ao pedido de origem mais antigo;
- Se mesmo assim não for encontrado um local, o sistema utilizará a regra padrão para localização do local padrão, que consiste em se basear no parâmetro global, empresa, usuário e produto.
Botão MD-e
O botão localizado na parte superior direita da tela, possui para utilização as seguintes opções:
- Ciência da operação;
- Confirmo a operação;
- Desconheço a operação;
- Operação não realizada;
- Prestação Serviço Desacordo;
- Manifestar Docs. selecionados;
- Visualizar manifestos;
- Visualizar eventos DF-e;
- Documentos Referenciados
- Visualizar NF-e/CT-e;
- Download NF-e;
- Exportar Documentos Fiscais;
- Preferências DF-e.
Para utilização destas opções, temos na tela Controle de Acessos, acessos especiais para esta rotina.
Importante: A liberação destes acessos surtirá efeito no Portal de Importação XML, apenas quando o parâmetro "Controla acessos dos eventos do MD-e? - ACESSOEVENTOMDE" estiver ativado, ou seja, quando o referido parâmetro estiver ativado e os acessos especiais estiverem permitidos, esta opção correspondente será exibida no menu do botão "MD-e".
Informações mais detalhadas sobre MD-e, podem ser acessadas por meio do link MD-e - Manifestação do Destinatário.
Observação: Em relação à rotina de Compras, quando uma Nota de Compra estiver confirmada e a opção selecionada neste botão for "Ciência da operação", "Confirmo a operação", "Desconheço a operação", "Operação não realizada" ou "Prestação Serviço Desacordo", o sistema emitirá a seguinte mensagem:
"Esta operação de manifesto não pode ser realizada em uma nota confirmada".
Desta forma, o sistema impedirá a manifestação destes eventos. Por outro lado, caso a nota não encontre-se confirmada, o comportamento do sistema seguirá conforme descrito na Central de Compras, botão "MD-e".
Nota: Quando você manifestar o evento Prestação Serviço Desacordo, e o tomador for uma Pessoa Física, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
"Evento Manifestação Serviço Desacordo para CT-e não é previsto para Tomador do Serviço Pessoa Física (CPF)."
Assim, a manifestação não será concluída.
Observação: Em relação à recusa de notas, você poderá utilizar nesta tela, relatórios formatados para inserção e impressão da justificativa de recusa das mesmas. Para isto, realize as seguintes configurações:
- Primeiramente, selecione no Portal de importação de XML a nota que teve recusa da operação;
- Após isto, acione o botão MD-e, opção "Operação não realizada";
- Em seguida, será aberto o pop-up "Motivo operação não realizada" para que sejam inseridas as informações de recusa;
- Inserindo as informações no pop-up acima, logo após, selecione a opção "Visualizar eventos DF-e" localizada ainda no botão MD-e;
- No pop-up "Eventos DF-e" que se abre, será possível inserir no campo "Justificativa da manifestação" o motivo da recusa.
Nota: Após realizadas as configurações acima, você poderá exportar os registros que irão conter informações referentes ao número de protocolo, data e hora do mesmo, bem como a justificativa de manifestação, através do botão "Impressão do Grid" opção "Exportar Registros".
Observação: No arquivo XML a justificativa será exibida na tag <justificativamanifestacao>.
Particularidades do CT-e
Nota: O sistema está devidamente preparado para realizar a importação do CT-e nas versões de layout 2.00 e 3.00.
Verificou-se no tópico "Botão Outras Opções...", a necessidade de preenchimento do pop-up "Preferências para importação do CT-e", onde trata-se também do vínculo do CT-e com as notas.
O sistema fará algumas validações para realização do vínculo das notas. Existindo divergências, o processo não será finalizado e as respectivas mensagens serão apresentadas à você. Neste procedimento, podemos ter as seguintes divergências:
- Notas não encontradas: Acontecerá quando nenhuma chave NF-e do arquivo XML do CT-e for encontrada no sistema; para resolver este caso, é preciso verificar se todas as notas foram devidamente lançadas;
- Nota(s) faltante(s): Esta situação ocorre quando pelo menos uma chave NF-e foi encontrada, e outras não; para solucionar, é preciso verificar se todas as notas foram devidamente lançadas;
- Nota(s) de venda com modalidade de frete FOB: Quando forem encontradas notas de venda e que estejam com a modalidade de frete igual a FOB, essa divergência não poderá ser resolvida porque a NF-e não pode ser alterada depois de aprovada; o ideal é verificar se a nota foi emitida corretamente e se é preciso realizar seu cancelamento;
- Nota(s) com frete Incluso: Sendo encontradas notas de venda e que estejam com o tipo do frete igual a Incluso, essa divergência não poderá ser resolvida porque a NF-e não pode ser alterada depois de aprovada; o ideal é verificar se a nota foi emitida corretamente e se é preciso realizar seu cancelamento;
- Divergências de mais de uma nota encontrada: Este caso ocorre quando o sistema encontra mais de uma nota (compra e venda) para a chave NF-e encontrada no arquivo XML; nesta situação, a divergência é resolvida escolhendo qual nota deseja-se vincular ao CT-e.
Ao realizar a importação de um CT-e, assim como ocorre na importação de uma NF-e, temos para tratamento das divergências, a aba "Cabeçalho", que contém algumas informações sobre registro do Parceiro, Empresa e Transportadora encontrados no sistema e no XML; estas não são editáveis, e serão utilizados apenas para identificar-se a existência de alguma diferença entre estes cadastros.
O Parceiro da nota de compra é localizado no sistema pelo "CPF/CNPJ"; caso o sistema não encontre nenhum parceiro com o CNPJ, será registrada uma divergência na importação; se encontrado mais de um parceiro com o mesmo CNPJ, também será registrada uma divergência. A mesma validação é feita para Empresa e Transportadora.
Através da aba "Ligações", defina qual nota do sistema você deseja utilizar para realizar o vínculo com o CT-e:
Observação: A seção "Chave Referenciada" é populada quando no XML importado existe uma tag <ChaveNFeRef> que liga as notas de devolução com a sua origem (notas de compra/venda).
A grade superior traz as chaves NF-e e a inferior exibe as notas que possuem aquela chave. Selecione a nota na grade inferior e dê dois cliques na mesma ou então clique no botão "Selecionar nota"; deste modo, o campo Nota Selecionada na grade das chaves será preenchido. Escolha todas as notas para proceder com a validação; caso alguma chave não possua uma nota selecionada, não será possível continuar com a validação.
Pode-se também, limpar a nota selecionada caso tenha-se escolhido alguma nota errada; além disso, você poderá abrir a nota na Central de Vendas para visualizar alguma informação, a fim de tomar a decisão de qual nota escolher.
Nota: Na realização de uma consulta de CT-e, desde que a empresa solicitante do serviço seja também a tomadora do serviço, o documento será inserido no Portal de importação de XML. A situação e a participação da empresa em questão no documento, poderão ser visualizadas nas colunas Situação CT-e e Papel no CT-e, respectivamente, de modo que estes podem ser alimentados da seguinte forma:
Situação CT-e:
- Uso autorizado;
- CT-e cancelado;
- Uso EPEC.
Papel no CT-e:
- Remetente;
- Destinatário;
- Expedidor;
- Recebedor;
- Tomador;
- Indefinido.
Importação do XML do CT-e como emissão própria
Ainda tratando as peculiaridades acerca do CT-e, no processo de sua emissão própria feita por terceiros, podem ocorrer casos em que o tomador de serviço tem posse do certificado digital da transportadora, e além dele emitir o CT-e, pode-se ocorrer o cancelamento do documento. Visando suprir estas situações, a transportadora será capaz de importar o cancelamento feito pelo seu tomador de serviço. Diante destas situações, o sistema irá proceder com as seguintes validações:
Origem e Destino do CT-e de emissão própria a ser importado
No momento da importação do arquivo XML de um CT-e de emissão própria, o sistema irá validar sua origem e destino com o remetente e destinatário. Internamente, o sistema irá comparar o campo <cMunIni> com o campo <cMun> filho do campo <rem>, além de comparar o campo <cMunFim> com o campo <cMun> do campo <dest>. Além disso, os parceiros deverão ser informados antes do processamento da importação, tendo-se para tal, as colunas Parceiro Coleta CT-e e Parceiro Entrega CT-e, ou seja:
- Parceiro Coleta CT-e: Temos esse parceiro preenchido somente em casos que o CT-e a ser importado for classificado como emissão própria, e o campo <cMunIni> for diferente do campo <cMun> filho do campo <rem>; obrigatoriamente este parceiro precisa ter a mesma cidade com mesmo Cód. Município Dom. Fiscal do campo <cMunIni>;
- Parceiro Entrega CT-e: Esta informação será alimentada apenas em casos que o CT-e a ser importado seja classificado como emissão própria, e o campo <cMunFim> seja diferente do campo <cMun> filho do campo <dest>; obrigatoriamente este parceiro precisa ter a mesma cidade com mesmo Cód. Município Dom. Fiscal do campo <cMunFim>.
Informações de lacre do CT-e de emissão própria
Ao processar e inserir um CT-e de emissão própria, serão importados também informações pertinentes ao lacre do CT-e.
Dados de vale-pedágio do CT-e de emissão própria
Feito o processamento e inserção de um CT-e, serão importados dados referentes ao vale-pedágio, sendo apresentada a correspondente divergência de parceiro, caso o parceiro fornecedor de pedágio não seja encontrado.
Tributação 060 do CT-e de emissão própria
Quando houver, ao processar e inserir um CT-e de emissão própria, serão importados os dados correspondentes a Tributação 060 - ICMS cobrado anteriormente por substituição.
Importação de cancelamento feito por terceiros de um CT-e de emissão própria
Através do Portal de Importação de XML, você poderá proceder com importação de um XML correspondente à um Cancelamento de CT-e. Quando este tipo de arquivo for importado, a coluna "Tipo de Importação CT-e" será definida com a opção Cancelamento, não sendo possível sua modificação. O sistema irá validar se o XML de cancelamento importado é válido quanto a sua estrutura e sua autorização junto à SEFAZ.
CT-e importado com Pedido de Frete
O sistema realizará algumas validações para identificar o pedido de frete. Caso existam divergências, o processo não será finalizado e as respectivas mensagens serão apresentadas. Neste procedimento, podemos ter as seguintes divergências:
- Pedido de frete ausente para nota: Esta situação ocorrerá quando as configurações estiverem pra exigir pedido e as notas de venda encontradas não possuírem o pedido de frete vinculado à elas;
- Mais de um pedido de frete encontrado: Temos este caso quando as configurações estiverem pra exigir pedido e as notas de venda encontradas possuírem juntas mais de um pedido de frete vinculado à elas;
- Diferença entre o pedido de frete e o CT-e importado: Quando o valor do CT-e importado estiver diferente do valor do pedido de frete superando o percentual de tolerância configurado nas "Preferências para importação do CT-e".
Estas divergências são tratadas através da aba "Frete x Pedido Frete":
Nesta aba, podemos definir se as divergências serão ou não aceitas; divergências estas de valores entre frete e o pedido de frete (haverá divergência somente se a diferença entre pedido de frete e valor do CT-e for maior que a tolerância configurada).
Observação: Essa validação será feita apenas quando a marcação "Exige pedido de frete" estiver realizada.
O sistema traz nesta aba algumas informações para que você decida se aceita a divergência ou não:
Vlr. Pedido de Frete: Valor do campo "Valor da Nota" do pedido de frete;
Vlr. Desdobramento CT-e: Valor real do CT-e;
Vlr. Limite pela Tolerância: Esse é o valor limite que a diferença entre o pedido de frete e o valor do CT-e pode chegar, ou seja, é o resultado da multiplicação do percentual de tolerância pelo valor do pedido de frete;
Vlr. Diferença: Temos aqui o resultado do valor do CT-e subtraído do valor do pedido de frete.
Na grade "Sistema" serão apresentados os itens referentes ao pedido de frete (caso existam). Na grade "Arquivo" serão apresentados os componentes de serviço do CT-e (caso existam".
Assim, caso a divergência seja aceita, basta marcar o check "Aceitar Divergências" e acionar o botão "Validar importação" novamente para que o problema seja solucionado.
Rateio do Frete
Assim que todas as divergências forem resolvidas o sistema irá proceder com a inclusão do financeiro e fará o rateio do valor do frete para as notas encontradas.
Esse rateio será feito conforme a configuração da seção "Critério para rateio do valor do frete" presente nas "Preferências para importação do CT-e":
- Por valor: É somado o valor do campo Valor da Nota de todas as notas. Pega-se o valor de cada nota, divide-se pelo valor total das notas e o multiplica pelo valor do frete. O resultado será o valor do frete para cada nota. Atenção Implantadores! Este registro será salvo na tabela TGFFNF.
- Por peso: É somado o valor do campo "Peso Total" de todas as notas. Pega-se o peso de cada nota, divide-se pelo peso total das notas e o multiplica pelo valor do frete. O resultado será o valor do frete para cada nota. Atenção Implantadores! Este registro será salvo na tabela TGFFNF.
Nota: Se o valor total do peso for igual a zero, automaticamente o sistema fará o rateio pelo valor, mesmo que esteja configurado para realizar o rateio por peso.
Calcular vencimento do CT-e
Através do parâmetro "Procedure para cálculo da data vencimento do CT-e - NOMPROCCALDTVEN" informa-se o nome da procedure que será utilizada para fazer o cálculo da data de vencimento do CT-e.
Essa procedure pode possuir cinco parâmetros de entrada e um de saída:
- Entrada: Código da Transportadora, Data de Negociação do CT-e, Valor de Desdobramento do CT-e, Código do Parceiro Remetente e Código do Parceiro Destinatário;
- Saída: Data de vencimento calculada.
Considerando que o parâmetro tenha sido informado, o sistema buscará a data de vencimento na seguinte ordem:
- Irá buscar a data de vencimento no arquivo CT-e;
- Caso não encontre, buscará a data pela procedure;
- Se não encontrar, o sistema irá buscar conforme configurado nas preferências (como é feito normalmente).
Considerando que o parâmetro não tenha sido informado, o sistema buscará a data de vencimento com base no seguinte critério:
- Irá buscar conforme configurado nas preferências (como é feito normalmente);
Cancelar CT-e importado
No alto da tela Movimentação Financeira, temos o botão "Cancelar CT-e", que estará disponível para uso apenas se o financeiro possuir a Chave CT-e informada.
O botão Cancelar CT-e executará o mesmo procedimento de excluir o CT-e, ou seja, a ação executada será a mesma que o botão excluir financeiro realiza, contudo, para que o sistema realize tal procedimento pelo referido botão, o financeiro deve atender aos seguintes critérios:
- Não pode ter sido baixado;
- Chave CT-e informada;
- Deve ser uma despesa;
- A TOP deve possuir modelo de documento igual a "57 - Conhecimento Transporte Rodoviário Eletrônico";
- Deve existir registro no Portal de importação de XML para o financeiro a ser cancelado.
Esse cancelamento excluirá o financeiro atualizando os dados necessários (valores de frete das notas envolvidas e atualização de pedido de frete para Pendente/Não Pendente, se existir).
No cancelamento do CT-e os seguintes dados a respeito do frete são atualizados:
- O campo "Valor do Frete" das notas presentes na tabela TGFFNF terão seus valores atualizados (será feita uma soma na TGFFNF por nota);
- Se o pedido de frete das notas que estão vinculadas ao financeiro cancelado não estiver ligado a outras notas, o mesmo será atualizado para pendente, ou seja, o campo "Pendente" ficará igual a "Sim", caso contrário continuará como Pendente igual a "Não".
Pode-se também excluir financeiros pela Movimentação Financeira. Logo, o sistema verificará da mesma forma a questão da atualização dos dados de frete.
- Se as notas presentes na tabela TGFFNF para o financeiro excluído estiverem vinculadas também a outros financeiros, o campo "Valor do Frete" das notas será atualizado (será feita uma soma na TGFFNF por nota);
- Se o pedido de frete das notas que estão vinculadas ao financeiro excluído não estiver ligado a outras notas, o mesmo será atualizado para pendente, ou seja, o campo Pendente ficará igual a "Sim", caso contrário continuará como Pendente igual a "Não".
Importação de Notas contendo Medicamentos
Através do Portal de importação de XML é possível realizar a importação de uma nota que contenha medicamentos com Lote, Data de Fabricação e Validade, de modo que, os medicamentos contidos na nota, podem ser ligados aos pedidos de compra pendentes destes medicamentos.
As informações referentes a lote, data de validade e data de fabricação são identificadas através do campo <rastro>. Os campos identificados são:
- <nLote>
- <qLote>
- <dFab>
- <dVal>
Importante: Essas informações somente poderão ser importadas, caso o produto em questão possua o rastreamento ativo (Cadastro de Produtos, aba Geral ou aba Impostos / Informações por empresa, marcação "Tem Rastro do Lote").
Caso o produto tenha rastreamento ativo e o XML não possua as informações citadas acima (lote, data de validade e data de fabricação), o sistema irá exibir um aviso informando que o produto importado possui rastreamento de estoque e controle adicional por lote, e o XML não possui tais dados, de modo que será necessário digita-las na nota de compra. De maneira contrária, caso o produto não tenha o rastreamento ativo e o XML possua os campos citados acima informados (lote, data de validade e data de fabricação), o sistema também irá apresentar um aviso alertando sobre tal fato.
Os medicamentos são inseridos na nota de compra da mesma maneira que se a nota de compra fosse importada na Central de Compras pelo importador de XML convencional (Botão Outras Opções, opção "Importar Xml de nota fiscal eletrônica").
Os pedidos de compra podem ser ligados de forma automática ou manual. Isso dependerá do XML, pois, se ele possuir o campo <xPed> preenchido e tal pedido existir, será feita a ligação automaticamente, caso contrário precisará ser feito manualmente.
A importação de produtos que não são medicamentos na nota de compra, mas que possuem qualquer controle adicional de estoque no sistema, não sofre modificações, inclusive a respeito da ligação com os pedidos de compra.
Importante: A ligação dos medicamentos da nota com os pedidos de compra não exige que os pedidos de compra tenham a informação do Lote, Data de Fabricação ou Validade.
Ao trabalhar com um produto que possua controle adicional de estoque por número de lote, os parâmetros "Usar data de validade junto com Lote? - LOTEDTVAL" e "Usar data de Fabricação junto com Lote? - LOTEDTFAB" estiverem ativados e no XML existirem lote nos produtos, ao utilizar o Portal de importação do XML, o Lote será importado juntamente com sua respectiva Dt. Fabricação e Dt.Validade. Partindo deste comportamento, podemos ter as seguintes situações:
- O XML importado e o produto contém informações de Controle por lote - Neste caso, os produtos serão importados com sua correspondente numeração de lote, bem como suas datas de fabricação e validade;
- O XML não possui informações sobre o controle por lote, porém tem-se um produto que tem a configuração de Controle por lote - Nesta situação, o lote e os dados pertinentes à Data de Validade e Data de Fabricação podem ser incluídos através da Central de Compras, utilizando-se o "Botão Outras Opções..." presente na "Grade Itens", opção "Informações de Controle Adicional", onde será aberto um pop-up com esta mesma nomenclatura para inserção destes dados;
- O XML e o produto não possuem configurações de Controle por lote - Neste caso, não será possível utilizar o botão Outras Opções..., opção "Informações de Controle Adicional", pois este não estará habilitado.
De forma semelhante ao terceiro caso, ao realizar a importação de um XML composto por itens controlados por lote, caso tenha-se um mesmo produto que possua mais de um lote, os dados pertinentes a Data de Validade e Data de Fabricação também podem ser incluídos através da Central de Compras, utilizando-se do Botão Outras Opções..., opção Informações de Controle Adicional.
Observação: Vale salientar que para funcionamento deste processo de importação de produtos controlados por lote, é indispensável que os parâmetros "Usar data de validade junto com Lote? - LOTEDTVAL" e "Usar data de Fabricação junto com Lote? - LOTEDTFAB" estejam ativados. Além disso, para que as informações pertinentes ao lote dos produtos sejam importadas, é necessário que a marcação "Atualizar Estoq. a partir da Confirmação" presente no Cadastro de Tipos de Operação, aba Geral, esteja realizada.
Importação dos dados do FCP e Impostos
Na importação do XML, para que os dados referentes ao Fundo de Combate à Pobreza (FCP) sejam importados, é necessário que a marcação "Calcular FCP (ICMS/ST) Interno?" presente no Cadastro de Tipos de Operação, aba Impostos, esteja realizada. Além disso, tal importação irá ocorrer, de acordo com a definição realizada no campo "Cálculo de ICMS, IPI e ISS" também presente na aba Impostos do Cadastro de Tipos de Operação, ou seja:
- Não calcula e não digita: As informações citadas não são importadas, nem calculadas pelo sistema;
- Calcula e não digita: Os dados citados não são importados, porém são calculados pelo sistema;
- Calcula e digita: As informações citadas são importadoras e não são consideradas para comparação de impostos entre o XML e sistema;
- Não calcula e digita: Por esta opção, teremos o mesmo comportamento citado em relação a opção Calcula e digita;
- Calcular na confirmação: Os dados citados não são importados, porém calculados pelo sistema no momento da confirmação da nota de compra importada.
Nota: No momento em que o Portal de Notas estiver efetuando a leitura do XML para importação de seus valores, caso tenha alguma informação na tag <vFCP>, o valor será importado mesmo que as outras tags do arquivo não encontrem-se preenchidas.
Observação: Ao realizar a importação do XML, caso esteja faltando alguma informação referente ao cálculo do imposto, o sistema deverá complementá-lo; desta forma, teremos o seguinte exemplo: No XML tem-se os valores nas tags <pFCP> e <vFCP>; como o valor referente à <vBCFCP> é o mesmo que a Base ICMS, o sistema poderá utilizar a informação deste para preencher o campo "Base para Fundo Comb. Pobreza" da Central de Notas.
Controle de Documentos Cancelados
Para identificar os documentos que foram atualizados com status Cancelado, basta realizar os seguintes filtro no Portal de importação de XML:
Para CT-e:
ImportacaoXMLNotas.SITUACAOCTE = 'C' AND
ImportacaoXMLNotas.TIPO = 'C' AND
ImportacaoXMLNotas.STATUS = 2
Para NF-e:
ImportacaoXMLNotas.SITUACAONFE = 3 AND
ImportacaoXMLNotas.TIPO = 'N' AND
ImportacaoXMLNotas.STATUS = 2
Deste modo, após localizar os documentos que foram cancelados pelo emissor, o usuário deverá analisar e fazer as tratativas necessárias (verificar se deverá ser excluído no sistema, se o financeiro já foi baixado, se já foi escriturado no livro, entre outros).
Comentários
4 comentários
Essa rotina faz a importação do XML diretamente na base da Sefaz ou preciso importar man da NFe?
Bom Dia Alexandre.
Tudo bem?
Um dos recursos desta rotina tem esta finalidade, ou seja pode ser utilizado o XML fornecido pelo Fornecedor, ou configurando a rotina de Configuração MD-e/DF-e em (Comercial » Rotinas » Configuração MD-e/DF-e), é possível baixar o XML do fornecedor de forma automática, além de recursos como dar ciência automática.
Detalhes desta rotina, acesse:Configuração MD-e/DF-e
Além disso, dispomos de um outro recurso que consegue ler o XML fornecido pelo cliente por e-mail, ou seja receba seus XML de Compra por e-mail, que o sistema ira efetuar a leitura e importação deste xml de forma automática.
Detalhes desta rotina, acesse: Configuração p/ leitura de XML no e-mail
Duvidas acesse nossos canais de atendimento.
Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
Na importação do CT-e pelo portal de importação do xml o sistema importa o CT-e no financeiro com a Data de emissão do DACTE ao invés de ser a data de entrada e saída atual da importação. Existe algum parâmetro para utilizar a data de entrada e saída atual?
Bom Dia Fabiano Ladislau.
Tudo bem?
Através do botão 'Outras Opções...' da rotina Portal de importação de XML, temos a opção 'Preferências para importar CT-e', nesta temos diversas configurações, e uma delas é a opção 'Usar Vencimento', com as seguintes opções:
Verifique se uma dessas opções atendera ao seu processo de importação de CT-e.
Dúvidas estamos a disposição
Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
Por favor, entre para comentar.