O álbum de fotos ou seleção de fotos é uma ferramenta criada integrada ao Sankhya Om. Com ela, as empresas do ramo de fotografias poderão agilizar e inovar no processo de escolha de fotos pelos seus clientes. De forma fácil e intuitiva, os clientes recebem acesso a um site de seleção de fotos e um site de votação, onde parentes e amigos poderão ajudar na escolha das fotos.
O processo consiste em lançar uma nota de venda para um determinado parceiro (cliente), e essa nota terá itens que serão os álbuns contratados pelo cliente. Com a nota lançada e confirmada, será possível entrar numa tela de autorização e envio das fotos para que o cliente receba em seu e-mail um link para que a seleção das fotos possa ser feita, e também receberá um link alternativo para enviar para familiares e amigos, esse link permitirá que as pessoas curtam as fotos que mais gostarem, facilitando assim a escolha das fotos pelo cliente. Assim teremos:
Configurações | Execução do Processo | |
Marca D'água e Redimensionamento... | Utilizando CSS com outros arquivos | |
Seleção de Fotos | Parâmetros utilizados pela ferramenta |
Configurações
Primeiramente, você deverá configurar o parâmetro "Endereço para acesso externo ao WGE - ENDACESSEXTWGE" com a URL externa ao Sankhya Om, onde a empresa terá acesso, assim essa URL deve ser informada no campo "Texto" do parâmetro, por exemplo, http://fotos.sankhya.com.br/mge.
Dessa forma, na tela Configuração de Envio de Fotos, serão realizadas as configurações de FTP, selecione o grupo de produtos para álbuns, arquivos de customização do site de seleção de fotos, modelo de e-mail e se a empresa utilizará o questionário ou não.
Na seção "FTP das Fotos" da tela, informe o "Usuário" do FTP e sua "Senha", além do "Endereço", sendo este, a porta do FTP que conterá as fotos dos clientes. É possível que as fotos fiquem em um FTP externo ou em um computador local que executa o Sankhya Om, uma vez que, para que permaneça no computador local é necessário instalar um servidor de FTP e criar uma pasta na sua máquina e para ser utilizada pelo FTP; então, após cadastrar as informações do FTP corretamente, clique no botão "Testar FTP" para verificar a veracidade dos dados cadastrados.
Já na seção "Aparência do site de fotos", você informará o endereço do repositório de arquivos para a "Logo do Site" e para a "CSS externo do site", assim, deve ser realizado o upload dos arquivos na tela Repositório de Arquivos e informar nos referidos campos dessa seção apenas o caminho do arquivo no repositório.
Além disso, lembre-se que, o arquivo de logomarca deve ser no formato .png, e o arquivo para CSS precisar possuir o formato .css, sendo assim, essa logo será apresentada no topo da tela de seleção de fotos.
No campo "Arquivo modelo de e-mail p/ envio das fotos", insira um modelo de e-mail personalizado, que será enviado para o cliente. Existe um botão para download do modelo padrão, esse modelo nada mais é que um arquivo em linguagem HTML, ele possui algumas variáveis que poderão ser utilizadas para customização, como, por exemplo, abaixo você poderá conferir algumas variáveis que trará diferentes chamados. Observe:
&codparc: código do parceiro que está enviando o e-mail. | ||
&nomeparc: nome do parceiro que está enviando o e-mail. | ||
&codprojeto: código do projeto (código do evento). | ||
&nomeprojeto: identificação do projeto (identificação do evento). | ||
&razsoc: razão social da empresa. | ||
&datasis: data do sistema (no momento do envio do e-mail). | ||
&horasis: hora do sistema (no momento do envio do e-mail). | ||
&codacesso: traz o código do acesso para o parceiro acessar o link de edição. | ||
&link_edicao: traz o link de edição das fotos. | ||
&link_votacao: traz o link de votação das fotos. |
Recomendamos que você utilize o modelo padrão como base para sua personalização.
Após realizar a configuração do grupo de produtos dos álbuns, você deve configurar na TOP de venda que será utilizada nos eventos, habilite a marcação "Integra Evento" da aba Geral para que, assim, o sistema estará apto para realizar o lançamento de notas de venda com álbuns de fotos.
Em seguida, você irá realizar o cadastro do questionário na tela Questionário Pesquisa, onde esse questionário consiste na definição de um nome para o mesmo e cadastrar as perguntas, sendo que, para cada uma delas terá um campo "Texto" para escrever o texto da pergunta. Já no campo "Tipo", será definido o tipo da resposta; além da marcação "Pergunta Obrigatória", onde será configurado se a pergunta a ser realizada será obrigatório ou não.
Depois de criar o questionário, você poderá configurar o projeto, para isso, na tela Projetos, preencha os campos com as informações corretas. É importante que no campo "Questionário" dessa tela, seja informado o questionário criado anteriormente para que assim, o cliente possa responder às perguntas para cada álbum quando estes forem confirmados por meio do link da seleção de fotos.
Nota: o campo Questionário será exibido quando o parâmetro "Permite cadastro de questionário no projeto - QUESTPROJETO" for habilitado.
Para realizar o cadastro dos álbuns, deve-se primeiramente, cadastrar um produto para cada tipo de álbum no Cadastro de Produtos, sendo que, a quantidade de fotos em cada álbum será escolhida no lançamento da nota. Deve-se ainda, configurar todos os produtos ábuns vinculados ao mesmo Grupo de Produto que representa os álbuns, grupo esse devidamente informado na tela Configuração de Envio de Fotos.
Processo
Inicialmente, você deve realizar o lançamento a nota de venda utilizando a TOP criada anteriormente com a marcação Integra Evento habilitada, o Parceiro, e o Projeto correspondente ao Evento onde as fotografias foram feitas.
Após o lançamento, insira os produtos na nota. Lembre-se ainda que, produtos que não são álbuns também poderão ser acrescidos junto à mesma nota, por exemplo, serviço de filmagens.
Para os produtos que são álbuns, é necessário que você informe o campo "Qtd. Peças", sendo este, o responsável pela definição da quantidade de fotos que formarão o álbum referente ao item.
Cada produto álbum representa apenas 1 álbum, ou seja, caso o cliente deseje dois álbuns do mesmo tipo e mesma quantidade de fotos, não será permitido colocar o valor "2" no campo "Quantidade", o correto seria inserir 2 produtos do mesmo código com o campo Quantidade igual a 1.
Depois, o fotográfo responsável deverá copiar as fotos do evento do Parceiro para uma pasta específica no FTP da empresa, por exemplo:
/fotos/eventos/formaturas/69contabeis/jose_da_silva
Após realizar a cópia das fotos, o caminho das fotos no FTP será utilizado na tela Autorização e Envio das Fotos.
Dessa forma, na tela Autorização e Envio das Fotos, utilize os filtros rápidos e/ou personalizados para encontrar as notas dos parceiros para os quais os e-mails serão enviados.
Quando você der um duplo clique sobre um Parceiro na grade e clicar no botão "Ver Pendências", o sistema abrirá a tela Movimentação Financeira posicionada no título da pendência financeira do referido parceiro.
Nota: o sistema deixará vermelha a linha dos parceiros que possuírem pendências financeiras, porém, você poderá enviar o e-mail para esses parceiros normalmente.
Quando os parceiros para o qual você deseja enviar o e-mail forem filtrados, o caminho do FTP deve ser informado no campo "Pasta no FTP".
Após salvar, clique no botão "Gerar Thumbs" para que o sistema verifique as fotos na pasta FTP e crie a pasta "thumb" no FTP para a geração de dos thumbnails, sendo estas, versões reduzidas das fotos usadas para agilizar e facilitar a escolha dos clientes no site.
Para gerar as thumbnails para múltiplos parceiros, você pode selecionar os parceiros e em seguida, clicar no botão "Gerar Thumbnails".
Após a geração, você poderá realizar uma visualização prévia do álbum antes de enviar o e-mail para o parceiro por meio do botão "Ver álbum".
Para efetivamente enviar o e-mail para os parceiros, selecione as linhas de sua preferência na grade acione o botão "Enviar Email", assim, o sistema irá realizar uma verificação para garantir que todos os thumbnails foram gerados e então, enviar os e-mails aos parceiros selecionados.
Marca D'água e Redimensionamento das fotos
A ferramenta permitirá que você insira a marca d'água automaticamente nas fotos, para isso, coloque o arquivo "marcadagua.png" no FTP. Sendo que, este pode ser colocado em qualquer pasta do FTP que esteja no caminho da pasta do parceiro. Observe o exemplo abaixo:
/fotos/eventos/formaturas/69contabeis/jose_da_silva
Bom base no exemplo acima, o arquivo poderá ser colocado na pasta "Fotos", "Eventos", "Formaturas", "69contabeis" ou "Jose da silva". Caso haja uma pasta diferente de marcadagua.png, o sistema dará prioridade ao arquivo mais a fundo no caminho, ou seja, uma marca d’água que esta na pasta 69contabeis, tem prioridade sobre uma marca d’água colocada na pasta formaturas, e assim por diante.
É importante que o arquivo da marca d’agua esteja nomeado marcadagua e tenha formato .png, ou seja, "marcadagua.png". Qualquer outro tipo de nomenclatura ou formato não será reconhecido pelo sistema.
O sistema fará o redimensionamento das fotos, dessa forma, você não precisará diminuir a resolução das fotos antes de inseri-las no FTP, e ainda, a resolução sempre será reduzida no visualizador, de forma que, você não conseguirá salvar nenhuma foto em alta resolução ou sem a marca d'água.
Utilizando CSS com outros arquivos
Como foi exibido no tópico Configurações desse artigo, você poderá vincular um arquivo .css para customização do site de seleção de fotos que será utilizado pelos clientes da empresa, porém, talvez você tenha que utilizar outras imagens além da logomarca para customizar o site. Assim, crie o arquivo .css utilizando como URL do caminho, apenas o nome do arquivo criado, depois, na tela Repositório de Arquivos, faça o upload desse arquivo para a mesma pasta onde está o arquivo .css. Dessa forma, considere o exemplo abaixo:
Para mudar o background de onde se encontra a logo do site, pode-se utilizar o .css com o seguinte conteúdo:
.topBar{
background-image: url('bgFotografando.png');
}
Dessa forma, precisaríamos colocar os arquivos .css e .png na mesma pasta do Repositório, observe:
Repo://Fotografando/FotografandoTheme.css e Repo://Fotografando/bgFotografando.png
Observações: |
- Após gerar os thumbnails para uma determinada pasta, se alguma foto for removida da pasta das fotos em resolução normal, é necessário que se apague o thumbnail da foto manualmente também, ou apagar a pasta de thumbnails completamente e usar o sistema para gerar os thumbnails novamente.
- Após o envio do e-mail para o parceiro, a pasta de fotos desse parceiro não poderá ser alterada, pois ele pode ter começado a selecionar as fotos para os álbuns, e se alguma foto que foi selecionada for removida ou renomeada, irá gerar inconsistência no banco de dados do sistema.
Seleção de fotos
Ao abrir o link de seleção de fotos enviado por email, o cliente visualizará uma tela onde terá o logotipo da empresa, em que, será o configurado na tela Configuração de Envio das Fotos.
O Código de Acesso será enviado para o cliente junto ao link e após inserí-lo, clique em Entrar, o cliente terá uma tela com as fotografias que foram compartilhadas neste.
As fotos do evento sempre virão ordenadas pela ordem de quantidade de pessoas que curtiram aquela foto. A esquerda será possível ver todos os álbuns negociados pelo cliente na Nota de Venda.
Ao clicar em alguma foto, o sistema irá redimensionar a foto original para uma resolução menor, irá aplicar a marca d’água caso o arquivo marcadagua.png exista, e mostrará a foto ao usuário, que poderá navegar entre as fotos usando as setas do teclado ou clicando na seta de "Anterior" e "Próximo".
Para fechar o visualizador poderá ser usado o (X) que fica no canto superior direito na imagem ou pressionando o botão "ESC".
É mostrado o nome da imagem, caso o cliente queira fazer alguma observação (cortar, clarear, escurecer e etc) sobre alguma foto ao final da seleção.
Para colocar as fotos no álbum é necessário, clique sobre a foto e arraste ela até o álbum desejado.
Também é possível selecionar a foto clicando na seta presente no canto inferior direito na miniatura, essa seta aparece ao posicionar o mouse sobre a miniatura.
Note que ao posicionar o mouse sobre a imagem no canto inferior esquerdo é possível visualizar a quantidade de pessoas que curtiram aquela foto, pelo link que foi enviado no email.
Ao clicar em algum álbum específico, o sistema mostrará as fotos que já foram selecionadas para aquele álbum, permitindo utilizar a seta de opções novamente, desta vez para definir alguma foto como Capa ou Contra-Capa.
As fotos definidas como Capa e Contra-Capa não contam como quantidade de fotos do álbum, por esse motivo o sistema permite que sejam inseridas mais fotos do que o álbum suporta, para que depois sejam movidas algumas fotos para capa, ou mesmo para que o usuário insira várias fotos e depois vá filtrando a partir daquelas pré-selecionadas.
Nota: o sistema permite que a mesma foto escolhida na capa ou na contra-capa seja também escolhida no corpo do álbum ou em álbuns diferentes.
Os álbuns do tipo poster não terão capa e contra-capa. O sistema fará a validação para garantir que o usuário não tenha esquecido de preencher completamente o corpo de algum álbum, ou esquecido de preencher a Capa ou Contra-capa, ou até mesmo ter escolhido mais fotos do que o álbum permite.
Na visualização do conteúdo dos álbuns, existem ainda as opções de cópia para outro lugar. Com isso, o cliente conseguirá selecionar uma mesma fotografia no corpo do álbum e na capa. A validação de não permitir fotos repetidas no corpo, capa e contra-capa, ou seja, você não conseguirá repetir uma mesma foto no corpo, na capa ou na contra-capa.
Após resolver as pendências e confirmar a seleção, caso a empresa tenha configurado um questionário, em seguida, ele aparecerá uma vez para cada álbum que o cliente negociou.Além diss, as perguntas marcadas como Obrigatórias ficam em negrito e com um asterisco vermelho * e após responder o questionário será apresentado um campo de texto para se digitar observações a serem feitas.
Após Finalizar o sistema mostrará uma mensagem que o deixa ciente da finalização da seleção e os álbuns não poderão mais ser modificados.
Quando houver a confirmação da seleção das fotos, todas as informações deverão ser extraídas da base através de componentes de BI e relatórios.
As Tabelas envolvidas são:
- TGFPEV (Pedido por Evento)
- TGFALB (Album)
- TGFIAL (Item de Álbum)
- TGFALV (Álbum Votação)
- TGFQUE (Questionário)
- TGFPQE (Perguntas do Questionário)
- TGFRQE (Respostas de Questionário)
- TGFQAL (Respostas por Álbum)
Parâmetros utilizados pela ferramenta
- CONFFTPALBUM - Configuração de conexão com FTP das fotos.
- GRUPOALBUM - Código do grupo de produto dos produtos álbuns.
- MODEMAILALBUM - Arquivo modelo de e-mail para o envio do email com links.
- QUESTPROJETO - Permite cadastro de questionário no projeto.
- FREPBASEFOLDER - Diretório base para o repositório de arquivos.
- ENDACESSEXTWGE - Endereço para acesso externo ao WGE.
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