Coletor
Para executar as tarefas no coletor, é necessário utilizar a função Contagem de Estoque e clicar no botão tarefa. No coletor, ao executar a tarefa de contagem para inventário rotativo ou global, caso a contagem seja diferente do lógico o sistema alerta ao usuário e solicita que faça uma segunda contagem. Para maiores informações sobre os coletores, acesse o link "Coletor".
Importante: quando o parâmetro "Validar prod. no end. na cont. de estoque do WMS - VALENDCONTWMS" estiver ligado, ao fazer a contagem de inventário e existir um produto fisicamente diferente do que foi configurado no sistema, será emitida uma mensagem imediatamente, solicitando ao usuário chamar o gerente do WMS. Neste caso, não será registrada a contagem e o gerente deverá rever o cadastro de endereços ou alocar fisicamente o produto no endereço correto.
Controle de Validade
O controle de validade é uma ferramenta fundamental para um software de gerenciamento de estoques. Com esta ferramenta é possível controlar desde a entrada até a saída dos produtos, que exigem este controle, disponibilizando informações quanto ao "Shelf Life" do Produto em toda a cadeia de abastecimento.
Para que este controle seja feito de forma eficiente, é necessário que as informações e configurações tenham exatidão, caso existam informações divergentes, produtos poderão ter seu controle comprometido e por consequência vencerem no estoque. As informações quanto ao Shelf Life dos produtos, devem ser solicitadas aos fornecedores, pois são estes que detêm os dados corretos e confiáveis.
Cadastro de Produtos/Aba WMS
Shelf Life: Neste campo é informado em dias, o prazo de validade dos produtos. É a partir deste número que o sistema fará todas as validações e criticas, no momento e que for informada a data de fabricação e/ou validade do produto.
Ex.: Produto 123 SABÃO EM PÓ 500G
Validade de dois anos è campo Shelf Life deve ser preenchido com o valor 730.
Shelf Life mínimo: Neste campo é informada a quantidade de dias para o vencimento que não será permitido receber a mercadoria. Com o preenchimento deste campo a empresa restringe a entrada de mercadoria muito próxima ao vencimento.
Ex.: Produto 123 SABÃO EM PÓ 500G
Shelf Life mínimo para recebimento = 60 dias
Data atual = 01/03/2013
Validade = 01/04/2013 è NÃO PODE RECEBER
Validade = 01/06/2013 è PODE RECEBER
Dias para expedição: Neste campo é informada a quantidade de dias para o vencimento que não será permitido expedir a mercadoria. Com o preenchimento deste campo a empresa restringe a expedição de mercadoria muito próxima ao vencimento.
Ex.: Produto 123 SABÃO EM PÓ 500G
Dias para expedição = 30 dias
Data atual = 01/03/2013
Validade = 29/03/2013 è NÃO PODE EXPEDIR
Validade = 02/04/2013 è PODE EXPEDIR
Política p/ dt.val.na estocagem: (Datas de validade diferentes na armazenagem) a empresa pode definir se o produto poderá misturar data de validade nos endereços de armazenagem, de acordo com as opções abaixo:
-
Aceitar datas diferentes;
-
Apenas datas dentro da mesma quinzena;
-
Apenas datas dentro da mesma semana;
-
Apenas datas dentro do mesmo mês;
-
Nunca aceitar datas diferentes.
Importante:
- As datas de validade são controladas apenas nos endereços de armazenagem (Pulmão), portanto, sempre que o produto der entrada nos endereços de apanha (Picking) sua validade será nula, uma vez que, estes produtos serão, automaticamente, expedidos primeiro.
- É extremamente recomendado que as informações de Shelf Life sejam provenientes do fornecedor fabricante.
- As configurações são realizadas por Produto, não sendo possível configurar, por exemplo, um determinado grupo de produtos.
Para o produto não gerar divergência e ser aceito pelo sistema o é aplicando o seguinte formula ((Data Fabricação + Shelf life) ou Data de Validade) > (Data de Hoje +Shelf life mín. em recebimentos)), segue o comportamento do sistema nos cenários abaixo sendo Shelf life = 30, Shelf life mín. em recebimentos = 10 e Data de Hoje = 09/01/2012.
O sistema ignora os (Data Fabricação + Shelf life) caso a Data de Validade seja informada.
Ex.1:
Data Validade - Não informado
Data Fabricação - 01/01/2013
(((01/01/2013 + 30 dias) = 30/01/2013 > ((10 dias + 09/01/2013) = 19/01/2012))) = true
30/01/2013 > 09/01/2012 Produto Aceito
---------------------------------------------------------------------------
Ex.2:
Data Validade - Não informado
Data Fabricação - 05/12/2012
(((05/12/2012 + 30) = 04/01/2013) > ((10 dias + 09/01/2013) = 19/01/2012))) = false
30/01/2012 < 19/01/2012 Produto não Aceito
-----------------------------------------------------------------------------
EX.3:
Data Validade – 01/02/2013
Data Fabricação – Não informado
(((0 + 01/02/2013) = 01/02/2013 > ((10 dias + 09/01/2013) = 19/01/2012))) = true
01/02/2013 > 19/01/2012 Produto Aceito
---------------------------------------------------------------------------
EX4:
Data Validade – 16/01/2013
Data Fabricação – Não informado
(((0 + 16/01/2013) = 16/01/2013 > ((10 dias + 09/01/2013) = 19/01/2012))) = false
16/01/2013 < 19/01/2012 Produto Não Aceito
---------------------------------------------------------------------------
EX5:
Data Validade – 30/01/2013
Data Fabricação – 09/01/2013
(30/01/2013 > ((10 dias + 09/01/2013) = 19/01/2012))) = true
30/01/2013 > 19/01/2012 Produto Aceito
-----------------------------------------------------------------------------
EX6:
Data Validade – 13/01/2013
Data Fabricação – 09/01/2013
(13/01/2013 > ((10 dias + 09/01/2013) = 19/01/2012))) = false
13/01/2013 < 19/01/2012 Produto Não Aceito
WMS\Inventário
Caso o endereço NÃO SEJA PICKING, a tela de 'Inventário' obrigará o contador a informação a data de validade ou a data de fabricação.
Se o usuário entrar com uma data de validade ou data de fabricação que resulte em um produto vencido (data de validade menor que a data de fabricação ou a data de fabricação ser maior que data atual), uma mensagem será emitida, de tal forma que o usuário possa conferir se a data digitada condiz com a realidade e possivelmente corrigir esta data. Se o usuário informar a mesma data, então o sistema aceitará.
Geração de tarefas para armazenagem
Os algoritmos de armazenagem tratarão a data de validade dos produtos, como segue:
Picking - Se a 'Data de Validade' que está chegando for menor que a menor 'Data de Validade' em estoque, executa-se o Picking, caso contrário, o Picking será ignorado para a armazenagem.
Completar endereços - É respeitada a política definida no 'Cadastro de Produtos\aba WMS', campo "Política p/ dt.val.na estocagem", descartando os endereços cuja data de validade atual não seja 'misturável' com a nova data de validade.
Movimentação entre endereços
Caso o endereço de origem 'NÃO' possua informação de Dt.Validade (como é o caso dos Pickings), então ao soltar o produto no destino, se o destino for um endereço de armazenamento (Pulmão, etc) e o Produto tiver 'Data de Validade', o sistema solicitará a 'Dt.Validade' e executará as validações, conforme campo "Política p/ dt.val.na estocagem" na aba WMS do Cadastro de Produtos.
Observação: quando houver movimentações entre endereços que não sejam picking, através de transferências ou movimentação pró-ativa, deve-se sempre informar a data de validade. Já para os endereços de picking, o sistema não validará as datas, de modo que, pode-se armazenar produtos de diferentes datas de validade até sua capacidade máxima permitida.
Movimentação pró ativa
A movimentação pró-ativa deve ser utilizada com atenção. Uma vez que o objetivo desta função é organizar o manual do depósito, a pessoa responsável deve definir de onde retirar e inserir o produto, além de reorganizar endereços de pulmão, maximizando endereços vazios.
Desse modo, deve-se informar o endereço definitivo e a quantidade que será armazenada nesse endereço, não sendo permitido mover produtos para docas e nem para endereços onde o produto não possa ser armazenado.
Observação: o peso e volume do endereço não serão validados na movimentação, pois se foi definido colocar nesse endereço, é porque fisicamente coube o produto, sendo de responsabilidade do usuário esta ação.
Redefinição de Data Validade
Há no coletor uma função que permitirá o usuário redefinir a 'Dt.Validade' de um determinado 'Endereço/Produto'. Trata-se da função "Redefinição Dt.Validade", cujo código é 20.
O usuário logado no coletor deve ter permissão para executar essa função.
O botão "Alterar" tem a finalidade de modificar as datas de validade já existentes, de modo que quando utilizado, será substituída apenas a linha selecionada no coletor de dados. Já o botão "Incluir" registrará uma nova data de validade que ainda não consta na lista.
Observação: quando for informada uma "Nova Qtd." com o valor zero, a linha selecionada com a data atual será excluída, pois entende-se que não há mais estoque daquele produto.
Nota: as novas quantidades informadas não poderão exceder a quantidade em estoque, logo, a rotina impedirá estas alterações.
Observação: quando o botão "Alterar Dt. Val" for acionado, todas as informações e alterações realizadas na grade serão salvas.
Importante: ao realizar um retorno de mercadoria após o cancelamento de um processo de expedição, a rotina de armazenagem solicitará apenas uma data de validade, sendo necessário que o usuário acesse a tela de "Redef. de Dt. Validade" do coletor de dados, para possíveis alterações e inserções de datas de validade relacionadas àquele produto.
Detalhes do Produto
Nas tarefas de ‘Armazenagem’, ‘Reabastecimento’, ‘Transferência’, ‘Contagem de Estoque’, ‘Separação’, ‘Recontagem de conferências’, será exibido o botão “Detalhes produto...” através do qual será possível ver os seguintes campos do produto:
Produto, Descrição, Complemento, Grupo, Marca, Unidade Padrão e Unidades Alternativas.
Nota: na ‘Recontagem’, a tela ‘Detalhes do Produto’ só será aberta caso já tenha sido informado um 'Endereço'. Na ‘Contagem de Estoque’, o botão ‘Detalhes do Produto’ só terá efeito se tratar-se de uma ‘Contagem por Produto’.
No coletor, ao executar as rotinas de verificação dos "Detalhes do Produto" e "Consulta de Produtos", as informações sobre os itens são apresentadas em três abas, "Detalhes", "Unidades" e "Estoque".
O campo "Produto" só é apresentado quando a visualização da tela parte de uma outra tarefa, como Armazenagem, Armazenagem Expressa ou Recontagem.
Na Consulta de Produtos, em sua aba Detalhes, você pode verificar os dados referente ao produto por empresa. Para isso, informe o "Cód. Empresa" ou clique na "Lupa" para buscar a empresa desejada. Optando por acionar a Lupa, serão apresentadas as empresas que foram cadastradas na tela Preferências da Empresa que possuam a marcação "Controlado pelo WMS" da aba Geral, habilitada; assim, para visualizar os dados basta selecionar uma delas e clicar em "OK".
A aba "Unidades", exibe as mesmas informações em ambas as rotinas (Consulta de Produtos X Detalhes de Produtos). A coluna "Un." apresenta as unidades alternativas e seu equivalente em na unidade padrão; a coluna "L x C" traz o "Lastro e Camada" da unidade alternativa, caso esteja configurado.
A aba Estoque exibe informações apenas na "Consulta de Produtos" se as permissões por empresa estiverem de acordo. Na grade desta aba tem-se as seguintes colunas:
TP = Tipo > Tipos dos endereços informados pode ser PK(Picking), DC(Doca), PL(Pulmão) ou OT(Outros).
Endereço > Descrição do endereço.
Qtd. > Quantidade no estoque.
UN > Qual unidade está armazenada no estoque.
Nota: na aba Estoque tem-se ainda o botão "Data de Validade" que possibilitará que sejam verificadas quais datas de validade encontram-se disponíveis para determinado estoque do produto selecionado.
Nota: por meio do parâmetro "Campos para informações adicionais da tarefa - WMSINFOADTAREFA" é possível configurar uma expressão que contenha os campos que serão apresentados na tela Detalhes do Produto durante a execução das Tarefas, ao clicar no botão "Adicional".
Na expressão pode-se utilizar os campos da tabela TGFCAB e TGFITE separados por vírgula e também os campos das tabelas interligadas a elas.
A tabela padrão de busca é a TGFCAB e para selecionar os campos da TGFITE deve-se utilizar o prefixo ITE#. Considere o seguinte exemplo:
NUMNOTA,CAB#Parceiro.NOMEPARC,ITE#Produto.DESCRPROD
A expressão acima exibe na tela de informações adicionais dos detalhes do produto os seguintes campos:
- Nro. Nota da TGFCAB;
- Nome do Parceiro da TGFPAR;
- Descrição da TGFPRO.
O prefixo CAB# é opcional para os campos da TGFCAB, pois o mesmo é padrão, mas para os campos que partem da TGFITE é obrigatório o uso do prefixo ITE#.
Detalhes de Volumes na Conferência p/pedido
Em empresas onde os pedidos possuem diversos itens de tamanhos variados, é comum que um mesmo volume contenha diversos produtos diferentes. Se os pedidos possuírem diversos itens, e com isto forem gerados diversos volumes, pode haver a necessidade de se identificar o conteúdo de uma determinada caixa.
Para facilitar esta conferência do conteúdo, o WMS oferece a possibilidade de se imprimir nas etiquetas informações sobre o conteúdo de um determinado volume, listando os itens que compõe uma determinada caixa.
Para isto, é necessário ligar o parâmetro "Detalhar volumes em conferências p/pedido no WMS? - DETALHAVOLWMS".
O parâmetro modifica a tela de “Conferência por pedido”, possibilitando que a formação de volumes aconteça ao longo do processo de conferência. Este processo é necessário para que seja possível a impressão posterior de etiquetas listando os produtos do volume.
Neste processo, após bipar os produtos o sistema atualiza a informação do volume atual. Inicialmente é gerado o volume 1, até que o usuário aponte que deseja iniciar um novo volume, quando o primeiro ficar cheio, por exemplo.
Para iniciar um novo volume, basta acionar o botão “Fechar Volume” ou o botão “Volumes”... e a opção “Novo”. Assim os próximos produtos serão associados ao próximo número de volume.
No botão “Volumes...” também são listadas opções para controle dos volumes já criados durante o processo de conferência.
A opção “Lista de Volumes” abre uma tela com a lista dos volumes já criados e a quantidade total de todos os produtos contidos naquele volume. A tela de lista de volumes possui um botão “Opções” que abre um pop-up com as seguintes opções:
1.Novo: cria um novo volume e atualiza a informação do volume atual na tela de conferência por pedidos. Os próximos produtos conferidos ficarão embalados nesse volume.
2.Lista de Volumes: abre uma tela com a lista dos volumes já criados e a quantidade total de todos os produtos contidos naquele volume. A tela de lista de volumes possui um botão “Opções” que abre um popup com as seguintes opções:
2.1.Excluir Volume: Exclui o volume atual e todos os produtos que estavam conferidos nele ficam como não embalados.
2.2.Lista de Itens: abre uma tela com a lista de produtos no volume selecionado. Nesta tela é possível remover o produto do volume correspondente.
2.3.Usar como Atual: utiliza o volume selecionado como volume a embalar os próximos itens a serem conferidos.
Produtos não Embalados: abre uma tela com a lista dos produtos que possuem quantidades a serem abaladas. Nesta tela há a informação da quantidade embalada e da quantidade não embalada. Também há um botão “Embalar Selecionado” que abre uma tela para informar a quantidade do produto atual que se deseja embalar. Nesta tela o usuário bipa o produto com a finalidade de definir a unidade da quantidade que será informada em seguida e então informa a quantidade e clica em “Embalar”.
Volumes por Produto: abre uma tela com opção para bipar um produto. Ao bipar o produto, são exibidos na grade todos os volumes que possuem o produto e a quantidade do mesmo.
Com as opções descritas, é possível alterar o volume dos produtos de qualquer forma necessária até que se cheque aos volumes finais. Após o processo de embalar cada produto no seu volume, basta enviar a conferência para serem geradas as etiquetas de volume. Nesse ponto as etiquetas podem ser impressas e os produtos enviados para a Doca.
A impressão poderá acontecer na tela de "Impressão de Etiquetas de Volume" no MGE.
Nas Preferências da Empresa, aba WMS, ao acionar a marcação "Informa peso no detalhamento de volume", pode-se informar o peso do volume no momento do fechamento no processo de Packlist. Sendo que, sua funcionalidade estará disponível somente quando o parâmetro "Detalhar volumes em conferências p/pedido no WMS? - DETALHAVOLWMS" estiver ligado.
Nota: na impressão devem ser usadas etiquetas contínuas, pois não é possível prever com exatidão o tamanho da etiqueta, uma vez que a lista de produtos a ser impressa possuirá tamanhos variáveis. Com este tipo de etiqueta o usuário simplesmente realiza o corte na bobina ao final da impressão.
Caso haja divergência, após bipar o produto divergente e sua respectiva quantidade e enviar, o sistema abre uma lista com os volumes da conferência e as respectivas quantidades do produto sendo recontado em cada volume. Se for necessário, o usuário pode “Definir” ou “Zerar” a quantidade do produto em um determinado volume, ou adicionar Novos volumes.
A grade possui os campos de quantidade e nova quantidade. Se o usuário alterar a quantidade, a nova quantidade será considerada no volume selecionado, caso contrário a quantidade já existente será mantida.
Ao clicar em “Definir Qtd.” o usuário é levado a uma tela onde deve bipar o produto e informar a quantidade na unidade do código de barras bipado. Ao confirmar, voltará para a tela da lista de volumes da recontagem com a nova quantidade informada. A nova quantidade sempre fica na unidade padrão do produto, que é a cadastrada pelo produto.
Ao realizar uma eventual recontagem, se não houver divergência as etiquetas de volume serão geradas e poderão ser impressas.
Nota: se o parâmetro 'Tratar espaço em branco no coletor do WMS? TRATAESPACOWMS, estiver ligado quando houver um espaço no código de barras o sistema desconsidera o espaço, ex.:
Referencia (Cód. Barras): S5D4F6 S5A4 -> S5D4F6S5A4
Caso tenha mais de um espaço o sistema corta, ex.:
Referencia (Cód. Barras): S5D4F6S5A4 DF6 -> S5D4F6S5A4
Pode ter casos que tenha as duas situações, caso tenha o sistema faz as duas validações ex.:
Referencia (Cód. Barras): S5D4F6 S5A4 DF6 -> S5D4F6S5A4
Parâmetros que influenciam na rotina de Conferência por pedidos:
O parâmetro "Imprime informação de sucesso ao conferir produto? - WMSINFOCONFPROD" quando habilitado, imprime as informações de sucesso ou insucesso de leitura na própria tela referente ao último produto conferido. Estando este parâmetro ativado, o popup de confirmação de leitura de produto não é exibido, uma vez que não é mais necessário, pois a informação é apresentada na própria tela.
Com o parâmetro "Emite sinal sonoro de aviso?- EMITBEEPCODBAR" ligado, será emitido um alerta sonoro ao registrar um código de barras inexistente no sistema durante a conferência por pedido.
Se o parâmetro "Habilita opção V.C. na Conferência por Pedido? - HABVCCONFPED" estiver ligado, quando você acessar a Conferência por Pedido no coletor a marcação "V.C" (volume contínuo) será apresentada assinalada.
Coletor TotalCross
Para logar no coletor, acesse o menu "Configurações" e insira o "Domínio" e a "Porta" a que você deseja se conectar:
Posteriormente insira seu "Usuário" e "Senha".
Para realizar a "Conferência do Recebimento" vá até o menu "Conferência" e digite o "Código de Barras" da doca onde será realizada a conferência, em seguida você poderá informar os dados da conferência. Pode-se também validar a conferência sem divergências.
Para realizar a "Recontagem", vá ate o menu de mesmo nome e adicione o "Endereço de Recontagem" no campo que será exibido. Em seguida, digite o Código de Barras e retifique os dados.
Repare que, quando a Recontagem é realizada, o ícone "Reconte" exibido em vermelho mudará para "Recontado", assim como a cor deste que será verde.
Você também poderá realizar a edição da recontagem já feita, basta clicar no ícone exibido no menu Recontagem. Após finalizar a ação, clique na opção "Salvar".
Para executar Tarefas de Armazenamento e selecione o menu "Armazenagem", em seguida digite o "Endereço de Origem" e o "Código de Barras" do produto. Posteriormente insira o "Endereço de Destino" no campo exibido.
Para realizar a configuração de um determinado equipamento, vá até a opção no canto direito superior do coletor e selecione o equipamento desejado.
Caso seja necessário, pode-se realizar a configuração do equipamento, basta você ir até a opção no canto superior direito do coletor.
Formação de Volumes
É necessário que haja uma “Área de Conferência” para cada “Área de Separação” por pedido.
Então, se o sistema for configurado para realizar a impressão de etiquetas conforme descrito no tópico acima Detalhes Volumes na Conferência p/pedido, serão gerados diferentes volumes, em cada área de conferência, mesmo que sejam produtos de um mesmo pedido.
Caso a empresa queira minimizar a quantidade de volumes a serem gerados, o momento de se gerar os volumes pode ser transferido para a Doca de Saída, reunindo “conferências” de diferentes áreas correspondentes ao mesmo pedido.
Para isto, é necessário ligar o parâmetro "Formação de Volumes após a conferência por pedido - FORMVOLPOSCONF". Esta configuração é conflitante com a impressão de etiquetas mostrada no tópico acima. Portanto, os parâmetros "Imprimir etiquetas de volume na conferência? - IMPETIQVOLCONF" e "Detalhar volumes em conferências p/pedido no WMS? - DETALHAVOLWMS" devem estar desligados.
Caso um destes ou ambos estejam ligados em conjunto com o parâmetro FORMVOLPOSCONF, o sistema irá barrar o login no coletor e emitirá uma mensagem de erro:
"Os parâmetros 'FORMVOLPOSCONF' e 'IMPETIQVOLCONF' não podem estar ligados ao mesmo tempo. Informe ao gerente do WMS para fazer a configuração antes de continuar."
Quando este último parâmetro estiver desligado o sistema irá verificar se a marcação "Imprimir etiquetas de volume na conferência" nas preferências da Empresa está marcada. Sendo assim, é necessário desmarcar também esta opção para uso da Formação de Volumes após a Conferência.
Após realizar a conferência por pedido, a situação das separações do pedido ficará como "Aguardando Formação por Volumes". Quando todas as separações de um mesmo pedido estiverem com esta situação, o operador pode iniciar a Função “Formação de Volumes” no coletor.
Essa função "Formação de Volumes" só aparece quando o parâmetro FORMVOLPOSCONF estiver ligado e o usuário tiver permissão para executar essa tarefa.
Ao escolher a função, o botão "Volumes" ficará habilitado na tela de identificação de funções do coletor. Ao clicá-lo, o sistema irá direcionar para uma tela onde deverá ser bipada a doca que receberá o pedido, em seguida, será necessário bipar cada um dos checkouts relacionados ao pedido.
O sistema obrigará o usuário a digitar todos os checkouts, que serão exibidos na lista de Checkouts já bipados. O sistema permite bipar o mesmo mais de uma vez, mas no final, todos deverão estar bipados.
Após ter bipado todos os Checkouts com a lista completa, é só clicar em "Próximo". Então o usuário chegará na etapa em que informará a quantidade de volumes que serão geradas. Depois de informada a quantidade, o sistema envia os itens do checkout para a DOCA, ficando a separação na situação "Conferência Validada" e libera a impressão da etiqueta.
Sequência do processo
Cadastro da Ordem de Carga;
Lançamento de pedido com dois produtos de áreas diferentes por separação por pedido informando a Ordem de Carga;
Realização da Formação de Carga;
Realização da Separação e conferência por pedido;
No SuperWaba:
Seleção da tarefa “Formação de Volumes”;
Indicação da Doca onde será realizada a formação dos volumes;
Indicação dos Checkouts onde estão os produtos do pedido;
Indicação da quantidade de volumes;
Ao clicar na tecla “Enter” o sistema exibe a seguinte mensagem:
"Volumes formados com sucesso!"
Após clicar no botão “Confirmar” o sistema finaliza o processo e atualiza o status do pedido para “Conferencia Validada”.
Em MGE >> Relatórios >> Etiqueta de Volumes realiza-se a impressão da etiqueta.
Hoje o sistema conta com um recurso, que possibilita que aos usuários que formam as embalagens, tenham a capacidade de registrar no próprio coletor o peso de volumes, realizem a impressão de relatórios adicionais e visualizem informações sobre o parceiro, de modo a auxiliar na tomada de decisão sobre como serão realizadas as embalagens.
Para utilizar esta rotina, será necessário a instalação da aplicação "Server Print Service - SPS".
Para que este comportamento ocorra, são necessárias as configurações de alguns parâmetros:
- "Solicitar peso na formação de volumes do wms - PESOFORVOLWMS"
- "Informações sobre o parceiro na formação de volumes do wms - INFOPARCVOLWMS"
- "Código relatório impressão após formação de volumes no wms - CODRELFORMVOWMS"
- "Nome da impressora para relatório de formação de volumes - NOMIMPWMSRELFOR"
- "Aceita iniciar formação de volumes pelo checkout - ACEITACHKFVOWMS"
Na utilização da função de formação de volumes no coletor, caso o parâmetro Aceita iniciar formação de volumes pelo checkout - ACEITACHKFVOWMS esteja habilitado, na tela onde informa-se a doca, será apresentada também a opção de "checkout":
Também será possível iniciar a formação tanto com uma doca, quanto com um endereço de checkout; a partir do checkout, haverá uma validação e será feita a busca pela doca correspondente. Com o parâmetro mencionado acima habilitado, ao iniciar a formação com um endereço de checkout, não ocorrendo nenhum erro durante a busca e verificação do endereço, o usuário será redirecionado para a próxima tela com o checkout informado no grid. Na imagem abaixo, pode-se visualizar como ficará esta etapa com o parâmetro Informações sobre o parceiro na formação de volumes do wms - INFOPARCVOLWMS habilitado, onde tem-se o nome do parceiro, o estado e o tipo de transporte.
Com o parâmetro Solicitar peso na formação de volumes do wms - PESOFORVOLWMS habilitado, na próxima etapa de formação de volumes, ao invés de ser informada apenas a quantidade de volumes, será possível informar também o peso de cada volume:
Ao confirmar-se os dados informados nesta tela, a quantidade de volumes será a quantidade de linhas que foram incluídas no grid, e o peso total será gravado no campo "Peso Bruto" e a quantidade de volumes no campo "Quantidade de Volumes", ambos da tabela TGFCAB.
Os dados destes campos, serão utilizados para impressão do relatório, que é feito na confirmação da formação de volumes caso o "Print Service" esteja ativo e os parâmetros Código relatório impressão após formação de volumes no wms - CODRELFORMVOWMS e Nome da impressora para relatório de formação de volumes - NOMIMPWMSRELFOR estejam configurados (no primeiro parâmetro, informa-se o código do relatório formatado e configurado para impressão, onde o modelo de relatório deve receber como parâmetro "NUNOTA"; e no segundo parâmetro, informa-se o nome da impressora configurada no "Server Print Service - SPS").
Observação: esta implementação depende do parâmetro "USASERVIMP - Usar o PrintService para impressão?" que ativa a funcionalidade do servidor de impressão Sankhya.
Registro de Volumes
Para utilizar a referida rotina é necessário que a opção "Utiliza registro de volumes no faturamento" no cadastro da Empresa aba WMS esteja marcada.
Esta rotina será chamada automaticamente após a "Conferência por Pedido". Para ser executada manualmente é necessário vincular ao usuário a tarefa "Registro de Volumes".
Ao realizar a formação de volumes só serão exibidos na lista os volumes que tiverem com a opção "Utiliza no Registro de Volumes WMS" do cadastro de "Unidades" marcada.
Após a Conferência por Pedido o sistema chama automaticamente a tela de Registro de volumes.
Para que seja incluído o volume informe, a quantidade no campo "Qtd." e selecione o volume desejado ao clicar no botão "Incluir", o sistema irá registrar a quantidade informada no volume selecionado.
Para alterar, informe a nova quantidade no campo Qtd. e selecione o volume desejado o sistema irá alterar a quantidade, caso a quantidade informada seja diferente do volume selecionado.
Ao incluir um volume o sistema irá exibir na parte inferior da tela a quantidade total dos volumes informados.
Após a conferência por pedido caso seja necessário cancelar o Registro de Volumes é só clicar no botão "Cancelar".
Para "Registrar os Volumes" caso não seja imediatamente após a conferência por pedido, selecione a função Registro de Volumes e clique em "Volumes".
Após bipar o CHECKOUT, o sistema irá exibir a tela onde registra os volumes.
Após inserir a quantidade desejada para os volumes desejados e clicar no botão "Enviar" o sistema exibe a mensagem:
"Confirmar o registro dos Volumes?"
Após clicar em "Sim" da mensagem o sistema exibe a mensagem "Volumes inseridos com sucesso."
O sistema registra os volumes e exibe a mensagem:
"Aguardando a impressão das etiquetas e clique em OK para continuar."
Ao clicar em "Ok" a mensagem e exibida a mensagem:
"Deseja enviar os produtos conferidos para a doca [NOME DA DOCA] agora?"
Antes que o usuário envie para a DOCA é necessário imprimir as etiquetas pelo MGE, caso o usuário não imprima as etiquetas e tente enviar para a DOCA o sistema exibirá a seguinte mensagem:
"É necessário que seja feita a impressão das etiquetas de volume para enviar o(s) pedido(s) para DOCA."
Caso realize o Registro de Volumes logo após a "Conferência por Pedido" o sistema exibe a mensagem:
"Aguardando a impressão das etiquetas e clique em OK para continuar."
Neste momento o usuário deve realizar a impressão das etiquetas pela tela "Etiquetas Registro de Volumes" no MGE.
Após clicar no "OK" da mensagem o sistema exibe a mensagem:
"Deseja enviar os produtos conferidos para a doca [NOME DA DOCA] agora?"
Caso clicar no "Sim" da mensagem o sistema já envia para a DOCA finalizando o processo de expedição.
Caso o usuário não realizar a impressão de etiquetas e tentar enviar para a DOCA, o sistema exibe a mensagem :
"É necessário que seja feita a impressão das etiquetas de volume para enviar o(s) pedido(s) para DOCA."
Importante: o Sankhya Om conta com a funcionalidade de no faturamento, ser permitida a geração de informações referentes aos volumes das áreas; ao faturar, tem-se a atualização do registro de volume para a nota. Este comportamento se dá quando o tipo de separação for por Ordem de Carga.
Este recurso consiste em realizar uma separação que contenha produtos pertencentes a área de separação por pedido e outros à área de separação por produto; na conferência por pedido, informa-se os volumes gerados. Ao realizar o faturamento, para cada produto da área de separação por produto será gerada uma etiqueta, com isso, o total de volumes gerados será a somatória da quantidade de itens da área de separação por produto somados aos volumes gerados na separação por pedido.
Referente ao Registro de Volumes na "Armazenagem", primeiramente, deve-se habilitar a marcação "Registra Volume na Conferência de Entrada" da aba WMS das Preferências da Empresa. Dessa forma, serão apresentadas as informações dos volumes onde o produto encontra-se alocado por meio do botão "Volumes" no momento da conferência.
Recontagem
O processo de recontagem deriva-se de uma divergência ocorrida na contagem dos produtos no momento da conferência. A divergência será apresentada na tela de Expedição de Mercadorias com o status "Conferência com divergência":
Deste modo, aciona-se o botão "Divergência" localizado no topo da tela para indicar qual será a ação será executada mediante a divergência.
Ao aciona-lo, tem-se a exibição do pop-up "Divergências na Separação de Mercadorias" contendo as respectivas ações:
Através da ação Cortar Divergência, efetua-se a retirada dos produtos que se encontram em falta. Já a ação Recontar quando selecionada, iniciará o processo de recontagem dos produtos.
Na recontagem, é possível ainda informar que o endereço se encontra vazio para o produto recontado. Ao habilitar o parâmetro "Permite informar endereço vazio na recontagem? - INFENDVAZREC" tem-se a exibição do botão "End. Vazio":
Ao acionar o referido botão é apresentada a seguinte mensagem:
Optando por confirmar, efetua-se o registro do produto com quantidade zerada. Do contrário, o foco retornara para a tela de recontagem.
Observação: o parâmetro descrito anteriormente, não pode ser habilitado simultaneamente com os parâmetros "Detalhar volumes em conferências p/pedido no WMS? - DETALHAVOLWMS" e "Utiliza recontagem agrupada na separação? - USARECAGRUPADA".
Caso ocorram divergências no processo de recontagem, a seguinte mensagem será apresentada:
Não ocorrendo divergências na recontagem, o sistema irá solicitar que sejam criados/informados os volumes.
Registro de Volumes na Recontagem
Após realizar a recontagem o sistema abre a tela de "Registro de Volumes" automaticamente.
Ao enviar o Registro de Volumes o sistema exibe a mensagem:
"Aguardando a impressão das etiquetas e clique em OK para continuar."
Neste momento o usuário deve realizar a impressão das etiquetas pela tela "Etiquetas Registro de Volumes" no MGE.
Após a impressão das etiquetas ao clicar no "OK" da mensagem o sistema exibe a mensagem:
"Deseja enviar os produtos conferidos para a doca [DESCRICAO DA DOCA] agora?"
Ao clicar no "SIM" da mensagem liberado o envio para a DOCA finalizando assim a expedição.
Caso o usuário não imprima as etiquetas e clique no OK da mensagem Aguardando a impressão das etiquetas e clicar em OK para continuar será exibido a mensagem Deseja enviar os produtos conferidos para a doca [DESCRICAO DA DOCA] agora?, contudo ao usuário tentar enviar para a DOCA o sistema exibe a mensagem:
"É necessário que seja feita a impressão das etiquetas de volume para enviar o(s) pedido(s) para Doca."
É necessário que seja feita a impressão das etiquetas de volume para enviar o(s) pedido(s) para DOCA.
Observação: na conferencia por pedido, na recontagem ou manualmente pela função Registro de Volumes após o registro de volumes caso o usuário não imprimir as etiquetas o sistema não permite o envio para a DOCA.
Faturamento
No término da conferência dos pedidos, ao habilitar o parâmetro "Permite faturar antes da conferência de volumes? - FATANTESCONFVOL" é possível realizar o processo de faturamento da nota antes da conferência de volumes do WMS. Com o parâmetro desligado haverá o bloqueio do faturamento logo após a conferência por pedido na expedição de mercadorias.
Referência no Coletor
Quando o parâmetro "Mostrar a ref. do produto em telas do coletor WMS? - MOSTRAREFWMS" for ligado, serão exibidos os dados dos campos "Referência", "Descrição" e "Complemento" do Cadastro de Produtos no coletor.
Nota: caso queira, pode-se também ligar o parâmetro "Apresentar complemento do produto? - APRCOMPLPROD" que irá exibir a informação dos campos "Complemento" e "Descrição" também do Cadastro de Produtos.
Veja o help MGE/WMS ou Manual disponível na área restrita do site.
Consulta de Produtos
Na tela Consulta de Produtos, grade "Detalhes de estoque", caso o cliente possua em sua licença o opcional 80084 (WMS/W), será disponibilizada para uso a coluna "Estoque disponível WMS", onde serão apresentados os dados do estoque disponível no WMS do produto selecionado. Além disso, são respeitadas para apresentação dos dados, as configurações realizadas através do botão "Configurar consulta de produtos", na aba Detalhes de estoque verificando a marcação da opção "Apresentar estoque por empresa"; se marcado, mostra o estoque disponível WMS para cada empresa.
Entende-se por estoque disponível a quantidade que cada endereço, que não esteja bloqueado (TGWEND.BLOQUEADO = 'N'), possui do produto em questão (ESTOQUEVOLPAD) - a quantidade pendente para saída (SAIDPENDVOLPAD). Como esse valor está no volume padrão, é feita a conversão para o volume que o produto esteja preparado, conforme o usuário solicita nos botões a direita da grade Detalhes de estoque.
Importante: na Consulta de Produtos no coletor do WMS, é apresentado também o endereço de picking do produto, mesmo que ele não tenha estoque.
Coleta de Série na Separação
Na Conferência por Pedido, ao informar o checkout, a quantidade, o produto e pressionar TAB, será aberta uma tela para preenchimento da série. Caso você tente informar uma série já utilizada, será exibida a seguinte mensagem:
"A série 'X' já foi informada em outro processo de expedição".
Nota: informando as séries corretas e, ao bipar a última, depois de sua leitura será exibida a mensagem de que o item foi lido com sucesso.
Importante: o último bipe não poderá ser alterado, visto que, quando o total de séries bipadas atingir a quantidade de produtos informados, a conferência será finalizada automaticamente.
Reabastecimento Seletivo
A função Reabastecimento Seletivo, permite que seja realizado o reabastecimento no modo seletivo, de forma que a segunda fase da tarefa com origem no endereço de conexão seja definida com um produto de sua escolha (pertencente a uma tarefa existente para este endereço), obtendo como destino final o endereço de picking.
Primeiramente, para habilitar esta funcionalidade no Sankhya Om você deve adicionar na tela Configurações por Usuário, aba "Tarefas Permitidas" a "Tarefa" Reabastecimento Seletivo.
Feito isso, no coletor selecione a função "Reab. Seletivo", informe o "Cód. Equip." e clique em "Tarefa".
Observação: a informação do campo Cód. Equip. no coletor influencia diretamente no controle de acesso aos níveis do endereço, tanto End. de Armazenagem x End. Conexão, tanto End. Conexão x Pickings.
Depois, preencha o "End. Conexão". Lembrando que, apenas endereços de movimento vertical podem ser utilizados em reabastecimento seletivo.
Informe agora o código do "Produto", dessa forma, se existir item de tarefa, ao clicar em "Avançar" será apresentada o campo "Destino".
Se não existir item de tarefa no endereço selecionado, será exibida a mensagem:
Além disso, quando houver um usuário e um equipamento que não esteja disponível nas configurações da tarefa, no momento de informar o item será alertado que não existe reabastecimento disponível para o usuário ou equipamento:
Caso o endereço indicado no campo Destino esteja correto, será exibida a mensagem:
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