Módulo: Comercial > Rotinas
Versão disponível: A partir da 4.17
Confira neste artigo, as principais funcionalidades do PDV Web.
Configurações Prévias
O PDV Web é acessado por meio da tela Portal de Caixa. Sendo que, para utilizar essa ferramenta é necessário que as configurações abaixo estejam previamente configuradas:
Na rotina Acessos deve ser liberado o acesso à tela "Comercial >Rotinas >PDV Web".
A partir da versão 4.23, o PDV Web estará disponível somente no layout HTML5, dessa forma, o parâmetro "Utiliza telas em HTML5- UTILIZAHTML5" deve estar ligado.
Na tela Configurador de Layout da Nota, os layouts dos Tipos de Movimento "Pedido de Venda" e "Venda", devem estar com a marcação Usar PDV Web acionada.
No botão
"Configurar layout do PDV Web", aba "Preferências PDV Web", um "Tipo de Recebimento" deve estar definido.
Para personalizar o layout do PDV Web, com a imagem da logo da sua empresa, por exemplo, acione o botão "Logomarca da Empresa". Feito isso, na tela PDV Web, será apresentada a imagem como plano de fundo das telas de Itens da Nota e Recebimento por Tipo de Título e Tipo de Negociação.
Ainda por meio do botão Configurar layout do PDV Web, acesse a aba "Detalhes da Identificação" para definir os dados do Cabeçalho do documento (campos apresentados no pop-up "Nota/Pedido", ao clicar no botão [F2] Identificar), antes de iniciar a inclusão dos itens.
Também é possível configurar para que esses campos no pop-up Nota/Pedido sejam preenchidos automaticamente. Os dados a serem exibidos em cada campo devem ser pré-definidos na configuração do layout, dentro da rotina mencionada anteriormente, Configurador de Layout da Nota.
Além disso, há campos e configurações essenciais para o Cabeçalho no uso do PDV Web. Muitos desses campos, quando configurados, possuem particularidades específicas. A seguir, alguns exemplos:
- Valor de Frete: quando este campo estiver listado será possível informar o valor do frete/entrega/delivery da venda e para apresentação do valor no rodapé deve ter o campo "Tipo de Frete".
- Tipo de Frete: este campo possui duas opções para seleção. "Incluso Nota" quando deve apresentar no rodapé do PDV Web a coluna Frete e o "Extra Nota" quando o frete informado não compõe o total da venda sendo pago a terceiro.
- Nome Adquirente e CPF/CNPJ Adquirente: quando as Preferências da Empresa estiver configurada, e ainda o Consumidor Padrão e esses campos forem preenchidos no cabeçalho do PDV Web, esses dados serão inseridos na tag correspondente no XML e na impressão do documento fiscal.
Novo documento no Portal
Cabeçalho
Para incluir um novo documento, acesse o Portal de Caixa e realize o lançamento da nota da seguinte maneira:
Feito isso, clique no botão "[F2] Identificar" para abrir o pop-up "Nota/Pedido" e preencher os dados do Cabeçalho da nota.
É possível navegar pelo pop-up utilizando a tecla "Tab" de seu teclado, lembrando que a seleção ficará somente dentro do pop-up.
Algumas informações são essenciais para inclusão dos itens no documento, como Parceiro, Empresa, Tipo de Operação - TOP e Tipo de Negociação.
É importante ressaltar que ao informar o Tipo de Operação - TOP que será utilizado, é necessário verificar se em sua aba Geral, o campo "TOP p/ Faturamento" se encontra configurado.
Além disso, pode-se realizar um "Cadastro Simplificado de Parceiros" por meio da tecla "Alt + F2" do seu teclado. Para saber mais sobre essa funcionalidade, acesse o artigo Cadastro Simplificado de Parceiros.
Antes de realizar um Cadastro Simplificado de Parceiros é necessário acionar o botão [F2] Identificar, que abrirá um pop-up para preenchimento do cabeçalho de vendas. Só após isso, deverá ser acionada a tecla Alt + F2.
A respeito dos demais campos desse pop-up, tem-se que:
Se o campo "Vend. Preferencial" do Cadastro de Parceiros (aba Identificação) estiver preenchido, ao inserir esse Parceiro no pop-up Nota/Pedido o campo "Vendedor" será preenchido automaticamente conforme o cadastro.
Observação: se a marcação "Ignorar vendedor preferencial do parceiro" da opção Configurações presente no botão Outras Opções (tela Central de Vendas) estiver acionada e for configurado na tela Configurador de Layout da Nota um vendedor padrão, o sistema irá exibir na nota o vendedor definido anteriormente no layout. Se a marcação não estiver realizada, o sistema exibirá o vendedor preferencial do cadastro do Parceiro.
Caso deseje que o campo "Dt. Neg." seja preenchido de forma automática, basta configurar esse campo na tela Configurador de Layout da Nota, uma vez que, o sistema exige essa informação no PDV Web.
Para emitir o Cupom Fiscal para o cliente com identificação de CPF/CNPJ nos equipamentos Fiscais SAT/MFE, preencha o campo "CPF/CNPJ Adquirente".
Essas informações também são necessárias para identificação do preço, desconto por quantidade, entre outros. O próprio layout pode conter valores padrões para esses campos.
Com o parâmetro "Gateway de recebimento com cartão (TEF) - TEFGATEWAY" configurado com Sitef, será exibido o botão "[CTRL+F2] Usar PinPad" ao lado do campo CPF/CNPJ Adquirente. Ao clicar nesse botão, o sistema redireciona para o "Cliente Modular", que solicita a digitação do CPF no PinPad. Após inserir essa informação, o campo CPF/CNPJ Adquirente será preenchido automaticamente.
Para acessar este botão de forma mais ágil, utilize o atalho CTRL+F2 de seu teclado.
Inserindo Produtos
Para inserir produtos no documento, primeiro verifique se o campo "Referência" (localizado na aba Geral do Cadastro de Produtos) está preenchido com o código de barras ou o código do produto. Com essa informação configurada, preencha no PDV Web o campo "[F8] Inserir produto" com o código de barras e pressione "Enter":
Lembre-se de ter um Cabeçalho preenchido com as informações obrigatórias ao realizar a inserção de um produto no documento, pois caso um dos dados do cabeçalho do documento não esteja preenchido tem-se novamente a exibição do pop-up "Nota/Pedido" para inserção dos dados.
No campo [F8] Inserir produto, é possível incluir os produtos na tela de forma rápida. Para isso, siga as orientações a seguir:
2*12345678910
Quantidade de vezes que o código de barras deverá ser adicionado para mais de uma unidade do produto.
Observação: quando mais de uma unidade de um mesmo produto for bipada, a quantidade e seu código de barras deverá ser informado manualmente no campo [F8] Inserir produto conforme o exemplo acima, pois desse modo, o sistema irá criar somente uma linha para o referido produto.
Ao informar um Código de Barras não existente, a seguinte mensagem será apresentada:
"Produto não encontrado com a referência: XXXXXXXXXXXXX"
Caso o produto inserido seja vinculado a um Grupos de Produtos e este configurado com a opção "Pela Empresa, mas aceita" do campo "Valida Estoque" (tela Grupos de Produtos/Serviços, aba Estoque), porém não possua estoque disponível o sistema exibirá a mensagem:
"Não há estoque suficiente para "xx". Deseja efetivá-lo?"
Ao clicar em "Sim", o produto será adicionado aos itens, porém se selecionado "Não", não será adicionado.
Caso um produto pertença a um kit, ao efetivar a inserção deste nos itens, apenas o produto principal do kit será adicionado, de modo que os seus componentes serão invalidados.
Dado que um produto kit seja inserido no PDV Web, o sistema irá utilizar as definições das marcações que podem ser realizadas na tela Configuração de Kit para o cálculo do referido item, sendo estas:
- Soma custo do componente ao kit;
- Soma preço do componente ao kit;
- Distribuir preço do kit nos componentes;
- Distribuir desconto do kit nos componentes.
Além disso, sendo essa mudança um desconto, ao alterar uma venda que contenha um item kit a quantidade de itens e/ou valor unitário do kit, ou outro produto da venda, o cálculo deve ser realizado conforme essa mudança.
Nota: ao inserir o produto kit na venda, pode-se visualizar apenas o item pai deste, ou seja, os componentes não ficarão visíveis.
Informações adicionais:
- No layout HTML5 serão apresentados na grade somente os itens configurados com a opção "Revenda" ou "Venda (Fabricação própria)" do campo "Usado como" localizado na aba Geral da tela Cadastro de Produtos, ou os serviços registrados na tela de Cadastro de Serviço. Caso contrário, a grade será exibida vazia.
- O parâmetro "Aceitar produto repetido - ACEITARPRODREP" quando habilitado, permite que seja inserida mais de uma linha do mesmo produto no documento. Assim, considerando que seja inserido o mesmo produto, porém com local de origem e/ou controles diferentes, a inclusão de forma repetida será permitida, independente do parâmetro mencionado.
Configuração de Código de Barras para Produtos Pesados em Balança
Existem produtos que possuem código de barras iniciando com o número "2" e com tamanho de 14 caracteres (inserido no campo "Referência" aba Geral do Cadastro de Produtos); nessa situação, a interpretação feita pelo sistema, é que esse item, se trata de um produto que é pesado em balança e vendido de acordo com seu peso, ou seja, todo o código de barras representa, "código de barras do produto (identificação) + preço + peso (quantidade)". Esse comportamento é ativado pelo parâmetro "Cód.barras = Cód.Prod./Preço/Qtd, qdo iniciado c/2 - CODBARDECOMP2".
Considere ainda que, na montagem do código de barras, a etiqueta deve ser preenchida com o código do produto.
Sabendo disso, a configuração do Código de Barras deve ser realizada segundo o parâmetro "Formatação código de barras - FORMABARRASQTD". Observe abaixo, um exemplo de como essa parametrização poderá ser realizada:
- Posição onde começa o código do produto - POSCODPROD=2;
- Número de campos do código do produto - TAMCODPROD=6;
- Posição onde começa a quantidade de produtos - POSQTD=8;
- Número de campos da quantidades de produtos - TAMQTD=5;
- Quantidade de decimais da quantidade de produtos - DECQTD=3.
Dado que o produto esteja configurado para o uso de balança no PDV Web, e sendo a configuração feita por pesagem "Manual", ao inserir o produto na balança, um pop-up surgirá na tela de lançamento:
"Peso
Digite o peso"
Nele, será possível inserir manualmente o peso do produto, sendo necessário confirmá-lo pressionando o botão "Ok", assim a informação do item e do peso calculado, serão apresentados na fila de produtos na tela do PDV Web.
Observação: caso um produto seja passado por peso de forma manual e esteja inserido na busca de produtos, o pop-up aparecerá com o campo "Digite o peso" zerado.
Identificação do Vendedor por Item
É possível identificar o vendedor para cada item lançado. Para isso, deve-se inicialmente adicionar o campo "Vendedor" no layout da nota, configuração realizada na tela Configurador de Layout da Nota, botão Configurar layout do PDV Web, aba "Itens".
Em seguida, ative a marcação "Exige vendedor nos itens" da aba Geral do Tipo de Operação a ser utilizado.
Com as devidas configurações feitas, antes de inserir o Código de Barras do produto é necessário identificar o vendedor do item, para isso digite no espaço [F8] Inserir produto a letra "V" seguida do código do vendedor e pressione Enter.
Posteriormente, insira o código do produto e pressione Enter novamente para que o vendedor seja identificado junto ao produto lançado.
Para alterar o vendedor basta selecionar o produto e clicar no botão [F4] Editar, assim será aberto o pop-up "Alterar item" com o campo Vendedor habilitado para edição.
Observação: caso sejam informados dois vendedores diferentes, um por meio do botão Identificar (associado ao cabeçalho da nota) e outro através do processo acima mencionado (relacionado ao produto), ambos serão identificados na nota.
Recebimento
Antes de iniciar a rotina de recebimento, verifique se as configurações abaixo foram efetuadas:
Confira se as formas de pagamento no PDV Web (Dinheiro, Cheque, Cartão de Crédito e Cartão de Débito) foram devidamente configuradas e associadas a um Tipo de Título. Esta associação é feita no cadastro de Tipos de Título, por meio dos campos "Tipo de pgto para NFC-e/NF-e/CF-e" (aba Geral) e "Operação CTF" (aba Preferências de Cartão).
Ainda na tela Tipos de Título, aba Fast Service, confirme se a marcação "Utiliza no Fast Service?" está acionada.
Na tela Configurador de Layout da Nota, acesse o botão
"Configurar layout do PDV Web", aba "Preferências PDV Web". No campo "Tipo Recebimento", verifique se foi definada a forma de recebimento que será utilizada: "Tipo de Título", "Tipo de Negociação", ou "Ambos".
Com as configurações acima efetuadas, para receber os valores das mercadorias no PDV Web, acione o botão "[F7] Receber".
Ao clicar neste botão, se o Tipo de Recebimento configurado for Ambos, um pop-up será apresentado para a seleção do tipo de recebimento. As opções disponíveis são:
- [1] - Tipo de Negociação;
- [2] - Tipo de Título;
- [3] - Cancelar.
Para selecionar uma das opções, clique no botão correspondente ou pressione a tecla do número no teclado. Por exemplo:
Caso queira selecionar a opção Tipo de Título, clique na própria opção [2] - Tipo de Título ou pressione a tecla 2 no teclado. Dessa forma será mais fácil realizar a seleção, sem o uso do mouse.
Ao clicar na opção [3] Cancelar, o pop-up será fechado.
Tipo de Negociação
Em relação ao tipo de recebimento Tipo de negociação, realize a seleção do Tipo de negociação que será utilizado de acordo com a preferência do cliente e, em seguida, a rotina de emissão e impressão de nota será executada.
Importante: quando definido o Tipo de Negociação como Recebimento o sistema irá utilizar a conta informada no campo "Tipo de Negociação" da aba Parcelas, tela Tipos de Negociação. Porém, quando não informada no referido campo, a seguinte hierarquia será considerada:
- A conta padrão informada no parâmetro "Conta padrão para financeiro - CONTAPADRAOFIN";
- Caso a conta acima não seja definida, o sistema irá procurar a conta definida no campo "Conta bancária parceiro";
- Se não, a conta dos campos "Banco" e "Conta Bancária" das Preferências da Empresa (aba Geral).
Dinheiro
A única forma de pagamento que possibilita a geração de troco é o dinheiro. Portanto, ao ser realizada uma venda por Tipo de Negociação que contenha troco, será exibido o pop-up "Recebimento em Dinheiro", sem a possibilidade de escolher outras opções de pagamento, como ocorre no recebimento por Tipo de Título. Observe o exemplo a seguir:
Importante: nas Preferências da Empresa, aba NF-e/NFC-e, "Seção NFC-e", habilite a marcação "Utiliza troco no PDV Web", para que essa rotina funcione de forma correta.
Cheque
O pagamento por cheque será tratado como equivalente ao pagamento em dinheiro.
O sistema não oferece suporte ao registro do CMC7 com coleta por Tipo de negociação do cheque; ele só é aceito por Tipo de Título.
Transferência Bancária e Carteira Digital
Para que essas formas de pagamento sejam exibidas na tela de recebimento, siga estas etapas:
- Acesse a tela Tipos de Título e, no campo "Subtipo", selecione a opção "A prazo".
- Na aba Geral, localize o campo "Tipo de pgto para NFC-e / NF-e / CF-e" e selecione a opção "18 - Transferência bancária, Carteira Digital".
Após configurar essas opções, retorne à tela do PDV Web e inclua um Novo Documento. Na etapa de recebimento, clique em "Receber", selecione o tipo de recebimento "Tipo de Negociação" e, em seguida, escolha a forma de pagamento. Desse modo, o valor a ser recebido será exibido na tela.
Para finalizar a operação, clique em "Concluir".
O botão "Receber" será apresentado somente se na tela Tipos de Título, o campo "Subtipo" for configurado com uma das opções abaixo:
- A vista;
- Cheque pré-datado;
- PIX;
- PIX POS;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito.
Observação: os subtipos "Financeira", "Crediário", "Parcelada" e "Voucher" não são suportados pelo PDV Web.
Quando selecionar uma linha de financeiro, clicando na tecla "Enter", a ação Receber ou Estornar será executada.
Se o subtipo "Cartão de crédito" for parcelado, haverá apenas uma linha com o valor total na fita de recebimento, no entanto, ao acionar o botão Receber, será exibido um pop-up do TEF ou POS que permitirá informar as parcelas. Conforme configurado no Tipo de Título, a regra de parcelas será aplicada e, após confirmar no pop-up, as parcelas estarão proporcionais e calculadas, apresentando na fita financeira cada linha referente à quantidade parcelada.
Caso o usuário tente "[F7] Concluir" a venda antes de Receber o valor da compra, será apresentado o seguinte aviso:
"O(s) tipo de títulos XXX não foi recebido. Favor, receber antes de confirmar a venda."
O botão "Ações" permitirá a execução de tarefas específicas de forma rápida e descomplicada. No entanto, para utilizá-lo é necessário existir uma nota ou pedido de venda com as configurações do PDV Web, um Tipo de Negociação configurada e uma ação configurada na tabela do PDV Web.
Nota: caso o Parceiro selecionado no Cabeçalho possua crédito a compensar, ao inserir a forma de pagamento Tipo de Negociação, a compensação será realizada e se o valor entregue não for suficiente para cobrir o valor completo da compra compensada, o resto do valor será cobrado por meio do Tipo de Negociação.
Importante: quando desejar realizar a baixa automática no recebimento, primeiramente, habilite o parâmetro "Baixar título na central sem perguntar? - BXARTITSEMPERG" e configure o Tipo de Título para permitir baixa automática, na aba Fast Service, marcações "Utiliza no Fas Service?" e "Baixa automática". Realizadas essas configurações, a baixa automática já será feita, assim, basta acessar o processo de venda dentro do PDV Web. Para validar a baixa do título, acesse a tela Movimentação Financeira.
Esse parâmetro não influencia a compensação no PDV Web.
Tipo de Título
Quando o tipo de recebimento escolhido for o Tipo de Título, ao concluir a venda, a tela de recebimento será exibida contendo na sua parte esquerda as formas de pagamento configuradas para esse título.
É possível focar e pré-selecionar o campo "Valor à Receber" sem utilizar o mouse, basta clicar na tecla "F8" do teclado.
Ao escolher a forma de pagamento e acionar o botão "[F7] Concluir", a venda será finalizada e as rotinas de emissão e impressão de nota serão executadas.
Considere o exemplo abaixo, utilizando a forma de pagamento Dinheiro:
Os pagamentos podem ser divididos em tipos de títulos diferentes, basta realizar o cadastro dos títulos desejados na quantidade de parcelas que preferir na tela Tipos de Negociação aba Parcelas e, assim, no momento da venda, ao selecionar o Tipo de Negociação, os títulos cadastrados poderão ser selecionados.
Caso cadastre mais de uma parcela na aba Parcelas do Tipo de Negociação, todas deverão ter o campo "Empresa" preechido, pois se uma das parcelas possuir o campo devidamente preenchido e as demais não, o sistema exibirá uma mensagem o informando que o valor simulado está divergente do valor da nota.
Se o parceiro selecionado possuir crédito a compensar, ao inserir a forma de pagamento Tipo de Título, o sistema permitirá a seleção da quantidade de parcelas onde os créditos para compensação estarão agrupados em apenas um item.
Quando uma compra for cancelada, pode-se escolher se deseja incluir uma nova compra ou cancelar a venda por meio dos botões "Incluir novo" ou "Fechar aba".
O botão "Ações" permitirá a execução de tarefas específicas de forma rápida e descomplicada. No entanto, para utilizá-lo é necessário existir uma nota ou pedido de venda com as configurações do PDV Web, um tipo de negociação configurada e uma ação configurada na tabela do PDV.
PIX
O pagamento realizado por "PIX" no PDV Web, não será registrado na tabela TGFPIX. De forma que, quando o financeiro da transação for aprovado, a marcação "Recebido" da aba Geral da Movimentação Financeira será automaticamente habilitada.
Ao gerar o Qr Code para pagamento via PIX, o sistema ficará validando de tempo em tempo, o retorno de confirmação de pagamento retornado pela API. Quando o pagamento for confirmado, a marcação Recebido do financeiro vinculado ao ID da transação será habilitada. Lembrando que, a baixa ocorrerá após a confirmação da nota, ao finalizar a venda no PDV Web. Para conferir, basta filtrar a Empresa vinculada à nota, o código do Usuário logado no sistema e a Conta selecionada no processo de baixa por tipo de título. Importante ressaltar, que essa conta deve estar parametrizada no campo "Número da conta padrão na baixa" das Configurações do Usuário na tela Usuários.
Observação: a impressão do comprovante PIX será no formato TXT. Sendo assim, para que o comprovante seja impresso, configure uma impressora térmica no sistema. A impressão do comprovante seguirá o mesmo padrão da impressão do relatório de Sangria.
Ao receber um título que não seja de cartão TEF ou POS e PIX, e tentar cancelar o recebimento, aparecerá o seguinte alerta na tela:
“Você deseja realmente cancelar o recebimento?“
Ao selecionar a opção "Sim", serão excluídos os recebimentos seja eles de Dinheiro ou Cheque, retornando para a área de itens. No entanto, selecionando a opção "Não", o sistema permanecerá na área de recebimento.
Observação: caso tenha financeiros como PIX, TEF ou POS a opção F6 Cancelar ficará inativa e, portanto, o usuário deverá excluir/estornar o recebimento para conseguir que o botão volte a ficar ativo podendo retornar para a etapa de itens.
Conforme a Nota Técnica 2023.004 - v.1.11, foram incluídas novas validações nos arquivos XML dos recebimentos via PIX. Para mais detalhes, consulte o artigo Nota Técnica 2023.004 - v.1.11.
Tipo de PIX POS
Para que a opção "PIX POS" seja apresentada na tela de recebimento, acesse a tela Tipos de Título e selecione no campo "Subtipo" a opção "PIX POS", em seguida, indique na aba Geral, campo "Tipo de pgto para NFC-e / NF-e / CF-e" a opção "17- Pagamento Instantâneo(PIX)”, por fim, verifique se a marcação "Utiliza POS" foi acionada.
Realizadas as configurações acima, ao acionar o botão "Receber" e selecionar a opção "PIX POS", será exibido um pop-up para que seja informado os seguintes dados da transação:
No campo "NSU" informe o número sequencial único. O preenchimento deste campo é importante para que o financeiro realize o processo de conciliação dos recebimentos junto a adquirente. Além disso, esse campo é utilizado para identificar o recebimento dos títulos durante o processo, o que permite uma maior agilidade e segurança no trabalho do departamento financeiro. Para que a configuração do campo se torne opcional, é preciso habilitar a marcação "Informar NSU opcional" da tela Tipos de Título, aba Geral respectivo registro do Tipo de Título utilizado na venda.
Indique a quantidade de parcelas no campo "Qtd. Parcelas". É possível definir antecipadamente o valor que será mostrado neste campo, configurando na tela Tipos de Título, aba Fast Service, o campo "Nro. Parcelas".
Em seguida, defina a data da transação no campo "Dt. Transação". Por fim, no campo "Vlr Transação" informe o valor da transação.
Feito isso, clique em "Confirmar".
Tipo de PIX TEF
Para receber um Tipo de Negociação ou um Tipo de Título com o PIX do tipo "TEF", realize previamente as configurações abaixo:
- Selecione no parâmetro "Gateway de recebimento com cartão (TEF)-TEFGATEWAY" a opção "SiTef";
- Ligue o parâmetro "Usa recebimento com carto (CTFClient)? - USARECEBCARTCTF" para que a comunicação entre o Sankhya Om e o TEF-SiTef seja realizada;
- Nas Preferências da Empresa, aba PIX, indique no campo "Tipo de PIX" a opção "TEF".
Importante ressaltar que, o Tipo de Título informado deve estar configurado da seguinte forma:
- Na tela Tipos de Título, no Painel Principal, o "Subtipo" deve ser igual à "PIX";
- Na aba Geral, o campo "Tipo de pgto para NFC-e / NF-e / CF-e" precisa estar selecionado com a opção "17-Pagamento Instantâneo(PIX)". Ainda nessa aba, a marcação "Utiliza POS" necessita estar desabilitada.
Com as configurações acima previamente realizadas, na tela PDV Web, inclua um Novo documento no Portal, assim, na tela de recebimento, ao acionar o botão "[F7] Concluir" será apresentado um pop-up para confirmar o recebimento com PIX.
Observação: o PDV Web irá considerar somente a Conta Bancária cadastrada para o Usuário Caixa para realizar a baixa de um Recebimento.
Informações adicionais do PIX TEF :
No Portal do TEF Nuvem, é necessário cadastrar as credenciais do banco (PSP Recebedor). Após o cadastro, entre em contato com o Suporte SKYTEF para que seja habilitado o PIX na licença do TEF do estabelecimento.
Canais de Atendimento Suporte SKYTEF:
- 11-2175-9501 /2175- 9500 / 11- 4550-1450 / 0800-9797-625;
- E-mail suporte.tef@skytef.com.br;
- Para obter o suporte pelo chat, acesse o site www.skytef.com.br.
Caso a comunicação seja realizada através do Clientmodular, será necessário incluir a configuração abaixo no arquivo "Clientetrn.ini.", localizado na pasta "c:/Client":
[BOTOES_HABILITADOS]
btCarteirasDigitais=1
Antes de realizar este procedimento, pause o "clientSitef" e, em seguida, reinicie-o para validar a configuração.
Recebimento com Cartão
A marcação "Tip. título cartão principal PDV Web" localizada na tela Tipos de Título, aba Preferências de Cartão, visa definir o título a ser apresentado nas opções de recebimento no PDV Web. Ela só poderá ser usada em um único Tipo de Título em cada subtipo.
Caso a marcação Tip. título cartão principal PDV Web esteja habilitada no momento do recebimento, serão disponibilizados somente os tipos de títulos com a marcação listada nas opções de recebimento na tela do PDV Web.
Será permitida somente uma marcação para cada Tipo de Título único TEF e POS, por exemplo:
- Cartão de Crédito TEF;
- Cartão de Crédito POS.
Caso esta marcação não seja configurada, todos os Tipos de Títulos serão listados no durante o recebimento no PDV Web.
Portanto, os Tipos de Títulos com a marcação Tip. título cartão principal PDV Web deverão ser informados nas seguintes opções.
- Limite máximo de parcelas: configurando o campo "Quantidade de parcela mínima para cartões" da tela Tipos de Título, aba Preferências de Cartão com qualquer número maior que 1, quando a quantidade de parcelas for superior ao valor máximo cadastrado, então uma mensagem de alerta aparecerá:
“Qde de parcela não permitida.
Verifique a Qtde de parcelas máximas configurada em Tipo de Títulos>>Preferências de Cartões>>Qtde Máxima de Parcelas”
- Valor de parcela mínima: configurando o campo "Valor de parcela mínima para cartões" da tela Tipos de Título, aba Preferências de Cartão com qualquer número maior que 1, e o valor da parcela for inferior ao valor mínimo cadastrado, então uma mensagem de alerta aparecerá:
“Valor da parcela mínima de parcelamento inferior ao valor permitido.”
Pode-se realizar o parcelamento quando o Tipo de Título for com "Cartão de Crédito - POS". Para isso, basta ligar a opção "Utiliza POS" (tela Tipos de Título, aba Geral). Após confirmar o recebimento, informe as parcelas e poderá notar que no rodapé da nota na Central de Vendas irá constar a quantidade de parcelas informadas anteriormente.
Observação: ao realizar uma venda CF-e no PDV Web, a tag <cProd> do XML da nota será impressa conforme a definição do campo Cód. Produto p/ NF-e/NFC-e/CF-e da tela Cadastro de Produtos (aba Impostos) , sendo as opções "Código do Produto", que se refere ao campo Código do painel principal do Cadastro Produtos, ou a opção "Referência", que corresponde à informação do campo "Referência" da aba Geral. Porém, se a opção Referência for selecionada, e o campo correspondente a este estiver vazio, o sistema irá utilizar do campo Código.
Nota: para realizar a exclusão de notas com recebimento no cartão POS, basta ligar o parâmetro "Permite excluir financeiros POS - PEREXCFINPOS".
A utilização da marcação Tip. título cartão principal PDV Web não é recomendada se a conciliação bancária de títulos POS não for realizada.
Cadastro de Bandeiras de Redes.
Ao receber uma venda em cartão por meio de TEF ou POS, criando o movimento financeiro referente a este recebimento, o sistema buscará o Tipo de Título cadastrado correspondente a este, no entanto, caso não encontre o Tipo de Título correspondente, ela será criada utilizando o Tipo de Título cuja marcação "Tip. título cartão principal PDV Web" estiver ativa.
Quando configurado na aba Geral os campos:
- Forma de Pagamento TEF ou Bandeiras: identificadores que representam as empresas emissoras de cartões e possuem o papel de facilitar as transações financeiras junto aos bancos;
- % taxa Administradora: taxa negociada junto a Administradora de cartões a serem descontadas em cada transação;
- Parc. Administradora: o cadastro do Parc. Administrador deverá ser informado a fim de identificar o Parceiro responsável por intermediar as transações realizadas em cartões entre as instituições financeiras.
Serão apresentadas automaticamente as informações de Rede e Bandeira, somente as opções que estiverem previamente cadastradas nos Tipos de Títulos, no entanto, caso não tenha cadastrado nenhuma, será possível realizar a inserção manual desses dados diretamente no movimento financeiro.
Dessa forma, uma observação no campo "Histórico", da aba Lançamento da tela Movimentação Financeira ficará visível contendo a seguinte descrição:
"Título com rede X e bandeira Y e quantidade de parcelas Z não encontrada, faça o cadastro para a identificação correta ao receber no PDV."
Nota: após a identificação do erro de bandeiras e taxas, a alteração pode ser realizada diretamente no movimento financeiro.
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Cancelamento de recebimento
Pix TEF
Ao realizar uma venda com recebimento via Pix TEF, é possível cancelar o pagamento, desde que o recebimento ainda não tenha sido concluído.
Para isso, acione o botão "Cancelar" e no pop-up "Estornar Recebimento PIX TEF" clique no botão "Estornar".
Ao clicar no botão Estornar, o sistema fará o chamado ao client Sitef. Nele, selecione a carteira digital "Pix" e clique em "Confirmar". Em seguida, informe a "Data da Transação" e o "Número do documento". Clique em "Confirmar", para que o cancelamento seja efetivado.
Observação: após a confirmação do cancelamento pela SITEF, na Movimentação Financeira será criado um movimento de Receita e outro de Despesa e o primeiro lançamento financeiro gerado no recebimento será excluído automaticamente.
Cartão de Crédito
Ao realizar o estorno TEF de um Tipo de Título ou Tipo de Negociação em uma venda parcelada via cartão de crédito, o pop-up "Cancelar recebimento com cartão" mostrará o valor total com a soma de cada parcela, assim, será possível selecionar qual delas será estornada.
Quando houver mais de um recebimento parcelado em uma mesma venda, será possível selecionar no pop-up Cancelar recebimento com cartão, o valor e o título que será estornado, não sendo possível a seleção de mais de um recebimento ou linha para estorno, logo, o estorno deverá ser feito parcela por parcela.
Nota: após o estorno do valor selecionado, os financeiros e as parcelas referente a este parcelamento serão excluídos da tela do PDV Web.
Botões da tela
Nessa tela tem-se os seguintes botões:
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Identificar
Como já mencionado no tópico Novo documento no Portal, esse botão apresentará o pop-up "Nota/Pedido" para inclusão dos dados do cabeçalho do documento, tais como Parceiro, Empresa, Tipo de Operação-TOP, Tipo de Negociação, Centro de Resultado e Natureza. Esses dados são necessários para dar início na jornada de vendas.
Consultar Produtos
Por meio deste botão, pode-se consultar os produtos pela descrição e códigos dos produtos.
Importante ressaltar que, para acessar essa rotina o Cabeçalho deve estar preenchido com os dados de uma venda, como "Empresa", "Tipo de Negociação", "Tipo de Operação" e "Parceiro", pois com esses dados o PDV Web informará o preço do produto conforme a configuração estabelecida no parâmetro "Tabela de Preços por-TIPTABPRECO", trazendo as informações do produto consultado.
Além disso, para o correto funcionamento do botão, é necessário que o campo "Referência" esteja preenchido na aba Geral da tela Cadastro de Produtos. Pois, se o mesmo estiver vazio será apresentada a seguinte mensagem:
"Informe o código de barras."
Com esses dados configurados, informe a descrição ou código do produto no campo de "Pesquisa". Depois, clique duas vezes no produto desejado ou clique no botão "OK" para que o produto seja inserido na tela.
Ao pressionar o botão [ALT + P] Consultar Produtos, será possível navegar pelo pop-up utilizando a tecla "Tab" de seu teclado, lembrando que a seleção ficará somente dentro do pop-up.
Editar
Ao acionar este botão, será exibido o pop-up "Alterar item", onde é possível modificar a "Unidade", "Quantidade", "Valor Unitário", "Valor de Desconto" e "Vendedor dos itens".
Neste mesmo pop-up, ao acionar o botão "Estoque disponível", será exibido o estoque correspondente ao produto, o que permite a escolha dos locais e controles associados aos itens, caso existam.
Na realização da edição de algum item, o modo PDV Web respeita a mesma configuração de digitação nos documentos definida no Cadastro de Produtos (aba Venda, campo "Digitação na nota").
Ainda na edição de itens, trabalhando com descontos, caso seja feita a inserção separadamente de um mesmo produto (uma linha distinta para cada item na tela de PDV Web), o desconto concedido será aplicado a todas as linhas deste mesmo produto.
Ao pressionar o botão [F4] Editar, será possível navegar pelo pop-up utilizando a tecla "Tab" de seu teclado, lembrando que a seleção ficará somente dentro do pop-up.
Excluir
Esse botão efetua a retirada do produto selecionado da listagem de produtos.
Observação: o modo PDV Web também pode ser utilizado com documentos em andamento, ou seja com cabeçalho e itens já inseridos. Dessa forma, quando é feita a edição e/ou exclusão de um item em modo PDV Web que já se encontrava na Central, ele será editado e/ou excluído do próprio PDV Web e também da Grade de Itens.
Nota: é possível validar a exclusão/cancelamento de itens do usuário. Para isso, é necessário que a marcação "Cancelamento de itens", localizada na aba Acessos PDV Web, da tela Usuários esteja marcada. Se estiver desmarcada, será apresentado um pop-up solicitando a autorização de um usuário que possua liberação para efetuar esse processo.
Receber
Quando esse botão é acionado, a inserção de itens é finalizada e o processo de recebimento dos valores é iniciado.
Nota: após a inclusão dos itens, qualquer inconsistência detectada será indicada na parte inferior esquerda da tela, com avisos detalhando o ocorrido.
Informações adicionais:
Quando um cliente for informado na venda, caso ele possua crédito, ao clicar no botão
"[F7] Receber" um pop-up informando que ele possui crédito será exibido. Assim, quando houver o recebimento por Tipo de Título, a soma dos créditos será abatida do saldo a receber da nota. Porém, ao receber o pagamento com Tipo de Negociação, a soma dos créditos será subtraída das parcelas que já se encontram no recebimento.
Excluir Nota
Por meio deste botão, será realizada a exclusão de toda a nota inserida, desse modo, a tela ficará em branco para uma nova venda.
Para utilizar esta opção, é necessário que a permissão seja atribuída ao seu usuário na tela Acessos.
Ações
Serão apresentadas neste botão, as ações que permitem a execução de tarefas específicas de forma rápida e descomplicada. Para cadastrá-las, acesse a tela Dicionário de Dados e busque o registro com os seguintes dados:
- Nome da tabela: TGFCAB
- Nome da Instância: CabecalhoNota
- Descrição da Instância: Nota/Pedido
Em seguida, na aba Ações registre a ação desejada.
Se nenhuma ação for cadastrada nesta aba, o botão Ações permanecerá desabilitado.
Botão Outras Opções
Neste botão tem-se as seguintes opções:
Importar Pedidos | Funções do Caixa |
Mapa de Atalhos | Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item |
Ver Financeiros Nota | Menu Fiscal |
Importar Pedidos
Por meio desta opção, realize a importação de pedidos para o PDV Web.
Para isso, acesse o botão "Outras Opções" e selecione a opção "Importar Pedidos". No pop-up que será exibido, busque o pedido por meio do nome ou CNPJ do parceiro, o nome do vendedor, ou o número da nota que foi criada anteriormente, e clique no botão "Buscar pedidos".
Na parte superior será apresentado os "Pedidos" pesquisados. Já na parte inferior, é exibido os "Itens" do pedido.
No campo "TOP p/ Faturamento", informe a TOP que possui o tipo de movimento igual à "Venda" e caso o campo TOP p/ Faturamento esteja preenchido, selecione uma "Série".
Realizadas as configurações acima, clique em "Importar" para que o pedido seja importado.
Também vale ressaltar que, ao importar um pedido no PDV Web, os recebimentos por Tipo de Negociação e suas respectivas parcelas, caso existam, serão gerados conforme o cabeçalho da nota. Porém, se utilizado o parcelamento pela Central de Vendas, o PDV Web não irá considerar essas parcelas no recebimento.
Além disso, caso o recebimento por Tipo de Negociação seja iniciado e depois cancelado, o sistema recalculará automaticamente o financeiro do pedido, desconsiderando o financeiro gerado antes do recebimento, inclusive os valores vindos do pedido original.
Referente aos recebimentos por Tipo de Título, o PDV Web não considera o Tipo de Negociação informado, pois nesta modalidade os recebimentos são informados no caixa.
Para configurar a grade Pedidos e Itens, clique no botão
"Configurar Grade", localizado no canto esquerdo, para apresentação das colunas.
Funções do Caixa
Ao acionar essa opção no botão Outras Opções, será exibido o pop-up "Funções do caixa":
Seção Informações do Caixa
Nesta seção são apresentadas as seguintes informações: "Caixa", "Usuário", "Dt. Abertura", "Saldo Abertura", e por último, o "Saldo atual", o qual será calculado da seguinte forma:
(Saldo de caixa anterior + Vendas + Suprimentos) - (Sangrias + Sangrias de
Despesa + Devoluções + Cancelamentos + Estornos)
Seção Ações de Caixa
Quando a marcação "Abrir gaveta?" estiver habilitada, o sistema acionará automaticamente a abertura da gaveta quando o usuário concluir alguma das operações disponíveis. Para isso, é necessário, previamente, configurar a impressora no Web Connection, acessando a aba Impressão e definindo-a como padrão do sistema operacional. Desssa forma, o PDV Web estará apto a abrir a gaveta.
A marcação "Imprimir 2ª via?" presente no pop-up Funções do Caixa, permite que o usuário com acesso às funções de caixa imprima a segunda via dos comprovantes de Suprimento, Sangria ou Fechar caixa.
Importante: não é possível reimprimir comprovantes de Sangria.
Por meio do botão "(-) Sangria", pode-se realizar uma sangria para o pagamento de despesas. Ao clicar nesse botão, será apresentado o pop-up "Sangria", onde é necessário especificar o "Tipo" como "Despesa" e preencher os campos "Parceiro", "Natureza", "Tipo de Título", "Centro de Resultado" e o "Valor" da baixa.
Feito isso, na tela Saldo Bancário será apresentado o novo "Saldo real em reais" e na tela Movimentação Financeira ao selecionar as marcações "Despesas" e "Baixados" será exibido o valor da baixa, conforme informado no pop-up Despesas.
Quando uma Sangria ou Suprimento for realizado no PDV Web, caso não preencha o campo "Histórico", ao verificar a conta em que essas ações foram realizadas, na Conciliação Bancária e/ou Movimentação Bancária o campo "Histórico" estará preenchido com o texto "Histórico Sangria" ou "Histórico Suprimento" conforme a ação realizada.
Seção Apuração de Caixa
Na coluna "Informado", preencha os campos com os seus respectivos valores, são eles:
- A vista;
- A prazo;
- Parcelada;
- Cheque pré-datado;
- Crediário;
- Financeira;
- Cartão de crédito;
- Cartão de debito;
- Voucher;
- PIX.
Realizadas as configurações dos campos acima, acione o botão "Voltar" ou "Fechar caixa" .
Ao clicar no botão Fechar caixa será realizado o fechamento do caixa e exibido o pop-up "Impressão comprovante e fechamento" com os valores preenchidos na coluna Informado ou Calculado (caso o usuário seja gerente de caixa e financeiro).
Acionando no botão "Imprimir", o cupom será impresso e o processo de fechamento será encerrado. É importante observar que a impressão de comprovantes de fechamento de caixa só pode ser realizada no modelo de impressão TXT.
Observação: no PDV Web, as impressões do fechamento de caixa são realizadas na impressora térmica, caso não tenha, poderá configurar uma impressora do Windows 'Generic / Text Only'.
Informações adicionais:
- Caso o usuário seja gerente de caixa e financeiro (tela Usuários, aba Segurança, seção "Controle", marcações "Gerente de caixa" e "Gerente do financeiro") os campos da coluna Informado não poderão ser editados e será apresentada a coluna Calculado.
- O fechamento do caixa só será realizado quando a empresa for informada no Cabeçalho da nota ou no cadastro de Usuários.
- As transações do Tipo de Título Pix TEF e/ou Pix API serão apresentadas para conferência na coluna "Calculado".
Influência do parâmetro USAABFCAIXAPDV no fechamento de caixa
O parâmetro "Utiliza abertura e fechamento de caixa do PDV Web - USAABFCAIXAPDV" provoca os seguintes comportamentos após o usuário realizar o login (entrar no sistema) e o logout (sair do sistema), observe:
Login:
Quando ligado: caso o Usuário Caixa tente abrir um novo caixa, enquanto possua outro em aberto de dias anteriores, uma mensagem de aviso será apresentada:
"O usuário logado possui caixa X aberto no dia DD-MM-YYYY. É recomendado o fechamento desse caixa e a abertura de um novo. Deseja seguir com a recomendação?"
- Clicando em "Sim", o pop-up "Funções de Caixa" será aberto.
- Clicando em "Não" a mensagem será fechada e a tela do PDV Web permanecerá aberta.
Quando desligado: se o parâmetro estiver desligado, por mais que existam caixas em aberto, a mensagem não aparecerá.
Logout:
Quando ligado: caso o Usuário Caixa feche o sistema sem encerrar o caixa, será apresentada a mensagem:
"Caixa aberto em DD/MM/AAAA com a conta: X-XXXX.
Deseja sair sem fechar o caixa?"
Clicando em "Sim", será efetuado o logout do sistema e o caixa não será encerrado. Quando este mesmo usuario realizar o login terá o caixa anterior ainda aberto.
Quando desligado: caso o Usuário Caixa feche o sistema sem encerrar o caixa, será apresentada a mensagem:
"Caixa aberto em DD/MM/AA com a conta: XXXX
Deseja fechar o caixa?"
Clicando em "Sim", o caixa será fechado e o sistema automaticamente irá abrir um novo.
Mapa de Atalhos
Através desse botão, será apresentado o pop-up de "Mapa de Atalhos" possíveis de serem utilizados na tela, de modo a facilitar o manuseio da tela.
Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item
Para consultar ou alterar os dados de imposto de um item específico, selecione um item e, em seguida, utilize a opção "[ALT + I] Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item".
Nota: caso as marcações "Somar ST no total da nota" e "Somar IPI no total da nota" na aba Impostos, da tela Tipo de Operações - TOP, estejam desabilitadas no momento do recebimento no PDV Web, o sistema calculará os impostos para os itens e enviará para a nota, no entanto, no campo "Restam" existirá um valor restante que será a somatória dos impostos que não fora considerada no valor total da nota.
Ao inserir itens onde os impostos de IPI, ISS ou ST sejam maiores que 0 (zero), o PDV Web exibirá no rodapé a soma dos impostos destacados, antecedendo o campo de valor "Total".
Dessa forma, o campo Total terá um resultado oriundo da seguinte fórmula:
Imposto IPI/ISS/ST + Total de produto - Desconto + Frete = Total
Para visualizar os campos de impostos no PDV Web, adicione-os por meio da tela Configurador de Layout da Nota, botão
"Configurar layout do PDV Web". Os campos disponivéis, são:
|
|
Observação: o IPI não será calculado ao realizar uma venda no PDV Web, desse modo, ele não será apresentado no valor total.
Ver Financeiros Nota
Nota: na versão 4.26, foi implementada a permissão para estornar o TEF. Na versão 4.27 do sistema, estará disponível a possibilidade de estornar qualquer transação financeira relacionada à venda.
Esta funcionalidade permite acessar os registros financeiros de uma nota confirmada. Para transações financeiras realizadas com recebimento via TEF, é possível acionar o menu administrativo para efetuar estornos financeiros.
Para realizar esta rotina, no Portal de Caixa, clique duas vezes na nota desejada para ser direcionado à tela do PDV Web. Nesta tela, selecione no botão Outras opções a opção Ver Financeiros, em seguida, escolha a opção "TEF" e clique no botão "Excluir".
Importante: quando o parâmetro "Solicitar senha do gerente para liberar estorno? - VALESTORNO" estiver ligado, o sistema irá apresentar o pop-up "Liberação de Acesso" para que seja informado o "Usuário" e "Senha" do Gerente antes de prosseguir com o estorno.
Menu Fiscal
Para que esse menu esteja disponível, a empresa deve ser do estado de Santa Catarina.
Essa opção permite aos Auditores Fiscais realizar consultas e gerar arquivos específicos relacionados ao PAF-NFC-e. Ao acessar essa funcionalidade, será exibido um pop-up com as seguintes informações:
Identificação do PAF-NFC-e
Essa seção, exibe as informações de identificação da empresa desenvolvedora e do PAF-NFC-e.
Registro do PAF-NFC-e
Essa seção, permite gerar um arquivo eletrônico com informações do estoque, conforme as opções configuradas:
Informe a "Data início" e a "Data fim".
Com a marcação "Estoque Total" ativada, o arquivo será gerado com todas as mercadorias cadastradas, considerando a quantidade atualizada até a abertura do dia. Quando desativada, será gerado um arquivo dos registros de mercadorias específicas, filtradas pelo código ou descrição, com a quantidade atualizada até a abertura do dia.
Após configurar as opções desejadas, clique em "OK" para gerar o arquivo.
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Tipos de Controle Adicional
Nesse tópico, conheça algumas variações que podem ocorrer no PDV Web.
Controle de Grade | Controle de Lista |
Controle por série | Controle por Lote |
Controle de Grade
Com o modelo de grade configurado para o produto na tela de Cadastro de Produtos, aba Medidas e estoque, sub-aba Controle adicional, controlar por "Grade". Ao inserir seu código de barras, será apresentado um pop-up, onde pode-se definir as "Variações da grade" estabelecidas para o produto.
Pode-se também adicionar o produto para venda por meio do botão [Alt + P] Consultar Produtos. Para isso, clique no botão mencionado, depois no campo "Busca por nome" pesquise pelo produto desejado, desse modo, ao selecionar o produto e realizar um duplo clique ou ir no botão "OK", será apresentado o pop-up "Variações Grade" para definição do modelo de Grade.
Por meio do botão "[F4] Editar", através do campo "Controle", também é possível alterar essa configuração de forma a mudar o controle da grade de acordo com sua preferência.
Navegue de forma rápida entre os campos dos pop-ups que surgirão nesta tela pressionando a tecla "Tab" do seu teclado.
Controle por Lista
Com o controle por lista configurado para o produto na tela de Cadastro de Produtos, aba Medidas e estoque, sub-aba Controle adicional, controlar por "Lista", será aberto o pop-up "Lista" no qual deve-se selecionar a opção desejada para que o produto seja adicionado.
Caso o produto inserido não possua item disponível no estoque e esteja com o campo "Valida Estoque" diferente de "Não valida" na tela Grupos de Produtos/Serviços (aba Estoque), será exibida uma mensagem informando a falta do produto e este não será incluído.
Para alterar a opção escolhida na lista, basta selecionar o produto, clicar no botão "[F4] Editar" e realizar a operação.
Controle por série
Para que essa rotina funcione corretamente os parâmetros abaixo devem estar ligados:
- Usa Número de Série Global? - USACBGLOBAL;
- Utiliza a coluna Controle para controlar o estoque - UTILIZACONTROLE.
Nota: estes são parâmetros comuns para o uso do controle de série, não é exclusivo do PDV Web.
Ao incluir produtos controlados por Série, conforme configurações realizadas na tela Cadastro de Produtos aba Medidas e estoque, sub-aba Controle Adicional, será apresentado no pop-up "Alterar Item" o botão "Número de Série". Através desse botão, é possível selecionar e incluir múltiplas séries de uma vez na nota. Para realizar essa seleção, mantenha pressionada a tecla "Ctrl" no teclado e clique nas séries desejadas.
Feito isso, ao concluir a venda será apresentada a tela de "Conferência de Série" onde pode-se conferir a série do produto. Para isso, basta inserir o "Número de série" e confirmar a conferência.
Controle por Lote
Quando adicionados os Produtos configurados por Controle de Lote na tela Cadastro de Produtos, aba Medidas e estoque, sub-aba Controle adicional, será aberto o pop-up "Controle de Lote" com todos os lotes disponíveis do Produto em questão, no qual deve-se selecionar a opção desejada.
Caso possua a necessidade de editar o lote que já foi adicionado na grade, é possível fazê-lo por meio do botão [F4] Editar que, abrirá o pop-up "Números de Lote", onde deve acionar o botão "Números de Lote" para realizar a alteração.
Além disso, o sistema irá validar o campo "Validar estoque" dos Grupos de Produtos/Serviços, aba Estoque, em que o Produto está, de forma que, quando a opção "Não valida" for configurada, a venda poderá prosseguir mesmo quando o Lote não for informado, do contrário, o sistema exigirá essa informação.
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Simular formas de pagamento
Para realizar a simulação das formas de pagamento no PDV Web, é necessário efetuar as seguintes configurações:
Ligue o parâmetro "Simula formas de pagamento na Central? - USASIMFORMAPGTO".
Depois, na tela Configurador de Layout da Nota, clique no botão
"Configurar layout do PDV Web", acesse a aba "Preferências PDV Web" e selecione no campo "Tipo Recebimento" a opção "Tipo de Negociação".
Feito isso, acesse a tela Tipos de Negociação, aba Simulações e assinale as marcações "Disponível para simulação?" e "Permite edição simulação pgto.?". Se desejar, pode-se inserir a taxa de juros que também serão calculadas na geração das parcelas. Depois, na aba Parcelas, campo "Opção de digitação" selecione a opção "Digitar Prazo e Valor", para que seja possível modificar o valor das parcelas no pop-up de simulação.
Agora, na tela Tipos de Título, aba Geral, marque a opção "Permite alteração no tipo de negociação".
Realizadas as configurações acima, acesse o Portal de Caixa e efetue o lançamento de uma nota. Depois, no PDV Web, realize a inclusão dos dados do documento por meio do botão [F2] Identificar, insira os produtos desejados e clique em [F7] Receber. Na tela de recebimento ao acionar o botão "Simular formas de pagamento", será apresentado um pop-up com os Tipos de Negociação que foram configurados:
Pode-se pesquisar pelo nome ou descrição do Tipo de Negociação desejado, por meio do campo de pesquisa, localizado na grade "Formas de Pagamento".
Clicando sobre a linha, serão listados à direita do painel todas as parcelas referente a negociação selecionada, tendo como última coluna o botão "Editar". Ao clicar neste botão, será aberto um novo pop-up; nele realize a alteração do "Tipo de Título" ou do "Vlr. Parcela", conforme as configurações anteriores.
Ao acionar o botão "Confirmar", as parcelas presentes no pop-up de simulação terão seus valores atualizados, bem como os totalizadores no rodapé.
Assim, ao pressionar o botão "Usar esta simulação" o pop-up será fechado e os financeiros serão gerados conforme a simulação efetuada.
Taxa de juros em simulações de pagamento
Quando houver juros, este deve ser informado no campo "Taxa de juros em simulações" da aba Simulações da tela Tipos de Negociação. Além disso, destaca-se que o valor para realizar a simulação deve ser um valor maior que R$ 10 reais.
Caso o Tipo de Negociação utilizado no inicio da venda contenha juros, o valor apresentado como base no simulador de parcelas será o mesmo com juros. Por exemplo:
Foi utilizado um Tipo de Negociação em uma venda que tinha um valor inicial de R$ 100,00, e determinava 10% de juros, terá seu valor apresentado na tela de Recebimento e no pop-up Editar Parcelas um valor total de R$ 110,00, mesmo que depois na simulação seja selecionado um Tipo de Negociação sem juros.
Descontos e promoções no PDV Web
Descontos especiais
Pode-se aplicar promoções especiais em determinados produtos, como por exemplo, uma promoção leve X e pague Y. Como essa promoção necessita de uma determinada quantidade para ser ativada, quando esta for atingida, seu preço será ajustado em escala conforme a quantidade Y de produtos ganhos.
Além disso, quando a quantidade X é atingida e mais produtos forem adicionados, os valores dos produtos fora da quantidade da promoção serão lançados normalmente, porém se esses produtos atingirem novamente a quantidade estipulada para a promoção, esta será ativada novamente.
Assim, para realizar o cadastro desses produtos, na tela Descontos Promocionais, acione a marcação "Usa desconto especial" para que a aba Desconto Especial seja habilitada.
Em seguida, cadastre a promoção "Leve x pague Y".
Os descontos dados nos itens ou em determinado grupo de produtos, poderão ser inseridos independente se os produtos forem lançados juntos, ou separados na venda ao atingirem o número necessário para que o desconto seja concedido.
Além disso, quando houver um desconto no menu Identificador, ele será validado e posteriormente somado de acordo com o comportamento atual de desconto, conforme as regras de limites configuradas no sistema.
Nota: o desconto configurado no campo "Grupo Desconto Produto/Serviço" da tela Descontos Promocionais será aplicado quando a sua respectiva regra for atendida independente do produto lançado, considerando que estes estão no mesmo grupo de desconto.
Observação: para haver o recálculo do valor unitário, é necessário que o campo "Desconto Promocional" da aba Características, da tela Tipos de Negociação esteja configurado com uma das opções a seguir: "Considerar por Qtde Somando" ou "Considerar por Qtde/Desconto".
O Desconto Especial no PDV Web será aplicado somente quando configurado por grupo de produto e o parâmetro "Usar o maior desconto promocional? - USAMAIDESCPROMO" estiver desligado.
Descontos por Local
Para atribuir a aplicação de descontos cadastrados para produtos no PDV Web, lembre-se de verificar no Cadastro de Produtos, aba Geral, se o campo "Grupo" está configurado com o grupo de produtos desejado. E, na tela Grupos de Produtos/Serviços, aba Estoque se o grupo está relacionado ao referido produto por meio do campo "Valida Estoque", que deve estar com a opção "Empresa/Local" selecionada.
Descontos no total da nota
Esse desconto poderá ser aplicado em vendas realizadas pelos usuários que possuírem a marcação "Desconto no Total" na aba PDV Web do cadastro de Usuários, caso contrário, ao realizar uma venda com esse desconto aplicado, o PDV Web irá solicitar a permissão do gerente. Assim, tem-se os atalhos abaixo:
Para descontos em Valor, utilize o atalho "D-" mais o valor que deseja aplicar, por exemplo:
D-0,19: desconto de R$ 0,19 no total da venda
Porém, caso o desconto que queira aplicar seja por Percentual, use o atalho "D/" mais o percentual requerido, observe o exemplo:
D/2,5: desconto de 2,5% no total da nota
Tem-se ainda que ao digitar o valor 0, o sistema irá zerar o desconto no total da nota. Ou seja, se D-0 ou D/0, o sistema irá considerar o desconto zerado na venda.
Observação: o desconto só poderá ser aplicado ao final da venda. Portanto, insira todos os produtos que serão vendidos e, posteriormente, informe o "D-" ou "D/".
Ao utilizar o preço dinâmico, os descontos do PDV Web não serão aplicados.
Configuração do desconto máximo
Para garantir que não ocorram transações com descontos acima do limite sem a devida aprovação de um liberador, realize as seguintes configurações:
Acesse o Cadastro de Produtos, aba Venda, e insira no campo "% Desconto máximo" o percentual máximo de desconto permitido para o produto durante a venda.
Em seguida, configure o parâmetro "Valida Desconto Máximo - VALDESCMAX", com a opção "Valida e Não Aceita".
Com essas configurações realizadas, durante a operação de venda, ao acionar o botão [F2] Identificar, o usuário deverá informar no campo "Desconto" o percentual desejado.
Caso o percentual de desconto informado exceda o valor estipulado no campo % Desconto Máximo, o sistema, ao clicar em Receber, exibirá um pop-up solicitando a liberação de limites.
Desse modo, a transação ficará pendente até que um usuário autorizado (liberador) realize a validação e aprovação do desconto.
Regra ao alterar manualmente o desconto
Quando um usuário altera manualmente o valor ou percentual de desconto em um item, essa alteração impacta diretamente no cálculo automático dos descontos. Exemplo:
Na tela Descontos Promocionais, foi cadastrada a seguinte regra de desconto:
- Até 5 unidades: 10% de desconto
Agora, considere um usuário no PDV Web, comprando um produto com preço unitário de R$ 40,00:
- Se ele comprar 3 unidades, o sistema aplicará automaticamente 10% de desconto, resultando em um valor de desconto de R$ 12,00 e um valor total de R$ 120,00.
- Se esse mesmo item tiver o percentual de desconto alterado manualmente para 13%, o desconto será R$ 15,60, e esse item não será mais recalculado pelo sistema.
Ou seja, se o usuário modificar manualmente o percentual ou o valor do desconto de um item, esse item não fará mais parte do cálculo automático. O sistema irá considerar apenas o valor informado manualmente para esse item.
Os demais itens que não tiveram alteração manual continuarão sendo recalculados conforme as regras automáticas do sistema. O item alterado manualmente permanecerá com o valor definido pelo usuário, independentemente de qualquer outra mudança na quantidade ou em outras regras de desconto.
Configurações para o uso da balança no PDV Web
Para utilizar a balança no PDV Web, será necessário configurar no Web Connection, a aba Integração balança para o uso da opção "Outra - Serial", da seguinte forma:
Feito isso, na tela Cadastro de Produtos, aba Medidas e Estoque, sub-aba Estoque, ative a marcação "Utiliza balança".
Com essa marcação ativada, será possível selecionar uma das opções do campo "Registrar peso" da sub-aba Medidas, na aba Medidas e Estoque, da tela Cadastro de Produtos. As opções disponíveis são:
- Pela balança: o peso será obtido por meio de balança (sem digitação do usuário);
- Balança/manual: o peso poderá ser obtido pela balança, mas o usuário também pode digitá-lo;
- Manualmente: o peso será digitado;
- Não Registrar: o produto não necessita de pesagem.
Ao selecionar a opção "Pela Balança", quando o produto for informado no campo de busca na tela do PDV Web, o pop-up "Peso" com o campo "Digite o peso" surgirá na tela, informando o valor de pesagem de forma automática diretamente da balança.
Caso seja selecionada a opção "Balança/Manual", será possível que, no pop-up Peso, o usuário preencha o campo "Digite o Peso" de forma manual, ou, então, pressione o botão "Obter Balança" que fará a chamada de conexão com a balança e calculará o peso automaticamente.
Ao optar por pressionar o botão Obter Balança, as informações dos itens e o peso calculado serão apresentados automaticamente, sem a necessidade de confirmação.
No entanto, caso não ocorra a conexão necessária para a pesagem, ou seja, as configurações acima não tenham sido preenchidas corretamente, um pop-up de alerta surgirá na tela, informando que:
"Erro de conexão com a balança. Clique em Obter Balança para realizar uma nova conexão"
Dessa forma, ao pressionar o hiperlink Obter balança, será realizada uma nova conexão com a balança.
Parâmetros que influenciam esta rotina
Utiliza telas em HTML5 - UTILIZAHTML5: quando ligado, este parâmetro permite que as telas desenvolvidas em HTML5 sejam apresentadas normalmente, assim que forem abertas.
Query complementar de busca Pedidos PDV WEB - BUSCPEDPDV: no campo"Texto" do parâmetro, pode-se criar uma query com determinados filtros para realizar buscas de pedidos no PDV Web, por meio da opção "Importar Pedidos", localizada no botão Outras Opções. Observe a seguir os filtros que poderão ser inseridos:
- TGFCAB CAB;
- TGFTOP TPO;
- TGFPAR PAR; e
- TGFVEN VEN.
Ativar corte após cupom impr. Bematech? - CUTBEMATECHENB: este parâmetro se aplica especificamente a impressora Bematech; com ele ligado, durante a impressão será feito um corte entre a via do cliente e do estabelecimento e outro antes da nota.
Usa precificação pela TOP no PDV Web - USAPRECTOPPDV: quando ativado, a configuração de precificação definida na aba Tabela por Empresa/Projeto do cadastro de Tipos de Operação - TOP será considerada no PDV Web, mesmo que o parâmetro "Usa precificação de produtos/serviços pela TOP - USAPRECPELATOP" esteja desligado. No entanto, para que a aba Tabela por Empresa/Projeto seja configurada, é necessário ativar temporariamente o parâmetro USAPRECPELATOP, pois a exibição dessa aba no cadastro depende deste parâmetro.
Após concluir a configuração, o parâmetro USAPRECPELATOP pode ser desligado, para que a precificação definida na aba seja utilizada exclusivamente no PDV Web por meio do parâmetro USAPRECTOPPDV.
Exigir CPF/CNPJ no Cupom acima de - EXIGECPFCNPJVLR: este parâmetro torna obrigatória a inclusão do Parceiro ou o CPF/CNPJ do adquirente no pop-up "Identificação" quando o valor total da nota ultrapassar o limite estabelecido no parâmetro em questão.
UFs que solicitam CPF na venda com cupom fiscal - UFCAPTURACPF: caso a UF da empresa emitente esteja especificada neste parâmetro, será questionado ao usuário se o mesmo deseja inserir o Parceiro ou o CPF/CNPJ do adquirente no pop-up Identificação.
Exigir conferência antes de fechar? - EXIGECONFCAIXA: quando este parâmetro estiver ligado, será obrigatório que a Apuração de Caixa seja efetuada no pop-up Funções de Caixa, por meio dos campos apresentados na coluna "Informado".
Valida TEF pendente no recebimento? - VALTEFPEND: com este parâmetro ligado será exibido um pop-up no Recebimento com o Sitef que permite o reprocessamento da operação.
Timeout(ms) p/ confirmar transação CTFClient - TIMEOUTCONFCTF: neste parâmetro deve ser definido o tempo máximo de resposta do Sitef sem que haja o erro de timeout.
Observação: o valor inserido neste parâmetro deve ser superior a 30000.
Gerar sangria do saldo de caixa? - GERSANGSALDOCX: com este parâmetro ligado, quando o caixa for fechado no pop-up Funções de Caixa, o saldo de caixa da conta do usuário logado será transferido para a conta de Sangria/Suprimento configurada na tela Usuários, botão Outras Opções, opção "Configurações do Usuário".
Exibir apenas vendedores da empresa? - VENDEMP: quando ligado, se um vendedor cadastrado na tela Vendedores/Compradores, na aba Geral, estiver associado a uma empresa, o sistema permitirá no PDV Web somente a inclusão de vendedores pertencentes a essa empresa no pop-up "Nota/Pedido", que é exibido ao acionar o botão [F2] Identificar.
Lista de tipos de títulos que abrem a gaveta - FSTTITABRGVT: quando este parâmetro é configurado com o código de registro de um Tipo de Título ou um Tipo de Negociação, a gaveta será automaticamente aberta após a conclusão do recebimento no sistema.
Exige senha do gerente para abrir gaveta? - EXIGSENHAGAVETA: quando ligado, a opção "Abrir Gaveta" localizada no botão Outras Opções, só poderá ser utilizada se for informado o usuário e a senha do Gerente Caixa ou financeiro no pop-up Liberação de Acesso.
Solicitar senha do gerente para liberar estorno? - VALESTORNO: quando este parâmetro estiver ligado, para efetuar o estorno de um financeiro será necessário informar o usuário e a senha do Gerente Caixa ou financeiro no pop-up "Liberação de Acesso".
Cód. lançto p/Suprimento - CODLANCSUPRIME: quando este parâmetro estiver configurado com o código do registro cadastrado na tela Histórico Lançamentos Bancários, após a execução da rotina de Suprimento, o campo "Lançamento Destino" da conta de Sangria/Suprimento, localizado na aba "Geral" da tela Movimentação Bancária, será preenchido com o código fornecido no parâmetro.
Qtd. máx. de reg. na consulta de produtos - MAXREGCONSPROD: nesse parâmetro, pode-se informar a quantidade máxima de registros retornados na Consulta de Produtos. E para limitar a consulta ainda mais, pode-se também adicionar detalhes como cor, tamanho, e/ou marca na descrição dos produtos para que haja uma filtragem mais efetiva. Após o preenchimento do parâmetro, efetuando a abertura da consulta de produtos, a mensagem abaixo será exibida ao lado do botão "Configuração da Grade":
"A quantidade de produtos encontrados foi limitada por um parâmetro do sistema. Existem mais registros."
Habilita desconto promocional por local? - DESCPROMOPORVOL: com esse parâmetro ligado e um desconto promocional por quantidade cadastrado na unidade alternativa, ao informar o código de barras os itens inseridos serão totalizados ao realizar a venda pelo PDV Web.
Tabela de preço c/base no desconto por quantidade - CONSTABDESCQTD: quando este parâmetro estiver ligado, a prioridade de desconto do produto é por grupo. Caso não tenha nenhum grupo cadastrado no produto, o desconto será por produto.
Considere ainda que, sempre será considerado o último desconto cadastrado relativo àquele produto (seja desconto por grupo ou produto).
Se o parâmetro estiver desligado, a prioridade é o desconto por produto, considerando também o último desconto cadastrado.
Avisar sobre Crédito Disponível ao Cliente? - AVISARCREDCLI: quando ligado, este parâmetro notifica que o cliente possui crédito disponível, oferecendo assim a opção de utilizá-lo ou não. Se a opção for escolhida, o crédito do cliente será consumido. O Tipo de Título a ser lançado será sempre aquele configurado no parâmetro TIPCREDCLI.
Compensar crédito do cliente automaticamente - COMPENSACREDCLI: com esse parâmetro ligado, o mesmo notificará automaticamente quando o cliente possuir crédito, fazendo assim o lançamento automático do crédito correspondente. O Tipo de Título lançado será sempre o configurado no parâmetro TIPCREDCLI.
Para os parâmetros COMPENSACREDCLI e AVISARCREDCLI na venda pelo PDV Web o crédito compensado sempre será lançado da seguinte forma:
- Valor da Nota Menor que o Crédito do Cliente: o crédito será compensado parcialmente. No PDV Web, nos recebimentos por Tipos de Título e Tipos de Negociação, será lançado o financeiro de pagamento no valor total da nota.
- Valor da Nota Igual ao Crédito do Cliente: o crédito será compensado integralmente. No PDV Web, nos recebimentos por Tipos de Título e Tipos de Negociação, será lançado o financeiro de pagamento no valor total da nota.
- Valor da Nota Maior que o Crédito do Cliente: o crédito será compensado integralmente. No PDV Web, no recebimento por Tipos de Título será lançado o financeiro de pagamento no valor consumido do crédito do cliente e o valor restante a ser definido pelo operador de caixa. Já para recebimento por Tipos de Negociação, será lançado um financeiro de pagamento no valor consumido do crédito do cliente e o valor restante será distribuído conforme a distribuição dos percentuais das parcelas configuradas no cadastro dos Tipos de Negociação usado ao acionar o botão [F2] Identificar. Todos os financeiros lançados com o Tipo de Título de crédito serão baixados automaticamente na Movimentação Financeira.
Funcionalidades do PDV Web
Conheça abaixo as funcionalidades que abrangem o PDV Web.
É | Não é |
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Faz | Não faz |
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