Comercial > Arquivo > Cadastros
No Sankhya Om, devemos entender um Local como uma maneira de classificação e organização dos produtos no Estoque da empresa; o destino dos itens a medida que as operações de compra, venda e movimentação interna são realizadas. O cadastro desses locais é feito nessa tela.
Através dos links abaixo você poderá verificar sobre as funcionalidades dos campos dessa rotina.
Considerações Iniciais Aba Geral Aba Planejamento Produção Est. Min
Considerações Iniciais
Antes de dar início ao cadastro de um Local, devemos definir a Máscara a ser utilizada, ou seja, o embasamento hierárquico numérico a ser considerado para geração dos locais. A definição da máscara é realizada através da tela Preferências, por meio do parâmetro "Máscara para o Cadastro de Locais - MASCLOCAL". Uma vez realizada essa configuração e sendo efetuado o primeiro cadastro, a referida máscara não poderá ser modificada.
Com base na hierarquia da máscara cadastrada, informe inicialmente o "Cód. Local", ou seja, o número de referência do local que está sendo criado.
Em seguida, preencha a "Descrição" do local; aconselhamos você a inserir uma nomenclatura de fácil entendimento.
Aba Geral
A marcação "Ativo" deve estar realizada para indicar que o Local em questão pode ser utilizado nas diversas rotinas do sistema.
Quando a marcação "Analítico" for feita, não serão aceitos os cadastros de locais "filhos" para o registro em questão, ou seja, na hierarquia, um cadastro analítico não permite novos registros provenientes dele.
Caso a empresa trabalhe com Tabelas de Preço tomando por base o local dos seus produtos, a "Tabela de preço" deve ser preenchida. Para que esse campo seja habilitado, o parâmetro "Tabela de Preços por - TIPTABPRECOS" deve estar definido com a opção por "Local", ou seja, os preços dos produtos serão diferenciados de acordo com a tabela informada em cada local de estocagem.
A marcação "Val. Est. Independente" atuará em conjunto com a marcação "Pedir confirmação de liberação" presente na aba Estoque do cadastro de Grupos de Produtos/Serviços, com o objetivo de impedir que sejam lançadas vendas de produtos sem condições de comercialização.
Observação: As duas marcações acima terão os seguintes comportamentos:
Quando um Grupo de Produtos estiver com a marcação Pedir confirmação de liberação realizada, a validação de estoque desse mesmo Grupo de Produtos for Pela Soma de Todas as Empresas, o cadastro de "Locais" estiver com a opção Val. Est. Independente assinalada, sendo efetuado um Pedido de Venda contendo um produto pertencente a esse grupo e que tenha estoque nesse local, o sistema não irá considerar o estoque desse local no somatório geral dos estoques; nesse caso, se a quantidade requerida para o Pedido de Venda for superior à existente no estoque, será solicitada a liberação de limites para o evento 10 - Estoque. Abaixo trouxemos um exemplo:
Suponhamos que o local descrito como "Defeito" esteja marcado para "Val. Est. Independente" e que a Loja 1 possua no local "Defeito" 3 unidades do produto Metal A e a Loja 2 possua nesse mesmo local, mais 3 unidades para o produto Metal A.
O estoque total, pela soma de todas as empresas para esse produto, será de 16 unidades, porém, o sistema só irá considerar 10 unidades, pois 6 delas pertencem ao local "Defeito" que está assinalado para "Val. Est. Independente".
Logo, se a quantidade requerida para o Pedido de Venda for superior a 10, o sistema solicitará a liberação de limites para o evento 10 -Estoque.
Quando a marcação "Aceita Novas Produções?" for realizada, fará com que o local aceite novas produções, mesmo que o local em questão esteja ocupado com outra produção, viabilizando assim, os processos produtivos nos quais os locais recebem produção a todo o momento. Essa marcação atua diretamente na rotina "Transferência e Acompanhamento de Etapas e Locais" do sistema MGE.
No momento do faturamento dos pedidos, o sistema irá validar se existem Produtos pendentes de envio para a Expedição WMS. A marcação "Controlado pelo WMS" irá distinguir produtos com baixa em Locais controlados pelo WMS e não controlados pelo WMS. Sendo assim, caso existam produtos no Pedido que sejam controlados pelo WMS e que serão faturados por um Local que não seja controlado pelo WMS, será realizado o faturamento normalmente, baixando o estoque do local escolhido no Pedido. Serão enviados para a expedição, apenas Produtos pertencentes aos locais Controlados pelo WMS; os itens que não foram enviados, ficarão como "Pendentes" de envio para expedição.
Aba Planejamento Produção Est. Min
A aba Planejamento Produção Est. Min será habilitada caso o parâmetro "Utiliza planejamento Produção por Estoque mínimo? - USAPLAPROESTMIN" esteja ativado. As configurações realizadas nessa aba trabalham diretamente com a rotina "Planejamento pelo Estoque Mínimo/Demanda" presente no sistema MGE.
No campo "Prazo de entrega (em dias)" informe o prazo de entrega do local de produção, em dias. O Prazo de entrega não coincide com o ciclo de produção, pois deve-se considerar, por exemplo, além do tempo de produção, o tempo gasto na entrega dessa produção (gasto no transporte).
Em "Capacidade de Produção" indique a capacidade máxima de produção do Local em minutos.
Quando a produção for configurada para gerar notas no momento da transferência de etapas, no campo "Cód. Parceiro" você deve indicar o parceiro para o qual serão geradas as notas.
Seção Utilização permitida
Nessa seção, você deve indicar em quais dias da semana haverá produção no local em questão, selecionando os dias desejados:
- Domingo;
- Segunda;
- Terça;
- Quarta;
- Quinta;
- Sexta;
- Sábado.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.