Todo Produto/ Serviço obrigatoriamente deve pertencer a um grupo. Esta tela permite que você defina uma forma de classificação e agrupamento de produtos e serviços com características semelhantes, objetivando facilitar operações como:
- Atualização de preços;
- Análises de relatórios gerenciais;
- Impressão de listas de preços, inventários etc.
Benefícios:
- Atende às exigências de informação da gerencial;
- Apresenta os resultados de forma clara e inteligível;
- Dá sentido aos valores e percentuais apurados;
- É operacionalmente viável;
- Torna fácil a classificação dos lançamentos.
Orientações:
- Evite um grande número de níveis, pois isso torna os lançamentos muito complicados e os relatórios gerenciais apresentam muitas quebras, tornando-se difíceis de interpretar;
- Uma estrutura simplista, torna o resultado muito pobre podendo não atender às necessidades de informação dos gestores da empresa.
Aba Produtos/Serviços Aba Produtos sugeridos para venda
Aba % Metas Grupo Aba Impostos por Empresa
Aba Geral
Do lado esquerdo da tela, serão exibidos os grupos criados organizados de forma hierárquica. Já no lado direito, da tela tem-se os campos iniciais para configuração.
Importante: ao realizar a configuração da grade, o campo "Grupo pai" não poderá ser inserido como visível na tela.
No campo "Código" informe a chave pertinente ao grupo.
Através do campo "Descrição" você indicará um nome que represente o grupo.
O campo "Ativo" determina se o grupo está ativo ou não.
A opção "Analítico" é utilizada quando o grupo está no último nível na hierarquia, pois não poderá ter filhos.
Quando estiver desmarcada a opção "Apresenta produtos na venda consultiva",os produtos pertencentes aquele grupo não sejam apresentados na tela de pesquisa da negociação, mais precisamente na 3º etapa da tela de Negociação.
Utilize o campo "Grupo de ICMS" para agrupar os produtos que contenham características fiscais.
As tributações que o grupo estará sujeito são indicadas por meio dos campos "% Carga Média Trib. Nacional", "% Carga Média Trib. Federal", "% Carga Média Trib. Estadual", "% Carga Média Trib. Municipal" e "% Carga Média Trib. Importação".
Através do campo "Conta Contábil para EFD", defina a conta contábil será gerada no EFD - Contribuições. É necessário realizar previamente o cadastro das contas a serem utilizadas através da rotina Plano de Contas.
Referente a marcação "Considerar grupo de produto/serviço na geração da Cat 42" tem-se que, quando esta encontrar-se habilitada, o grupo de produto/serviço será considerado na Geração Arquivo CAT 42.
Esta é uma das telas do sistema composta por árvore hierárquica; algumas informações sobre esta particularidade, podem ser visualizadas acessando Telas com Hierarquia.
Aba Estoque
A validação de estoque em movimentos do tipo Compras, Transferências, entre outros que atualizam estoque (baixa ou reserva), é configurada nesta rotina através da aba Estoque. Tem-se as seguintes opções:
Pela Empresa, mas aceita: O estoque será consultado na hora da compra, mas se por acaso ele não for suficiente, tem-se a exibição de uma mensagem notificando. Contudo, permitirá a venda do produto deixando o estoque negativo. Nos casos em que se trabalhar com "Produto Principal" e "Componentes", a utilização desta marcação terá o efeito mencionado apenas em relação ao Produto Principal; não sendo considerado para os Componentes.
Não valida: Poderá ser vendida qualquer quantidade de produtos que o estoque não será consultado. Normalmente, grupos relativos a serviços usam essa marcação.
Nota: considerando especificamente o processo de Descontos Promocionais, tem-se que o Grupo de Produtos correspondente ao item que está ou estará em promoção não poderá estar vinculado a esta opção.
Observação: para que seja possível realizar o faturamento de um pedido de venda que contenha produtos cujo lote é gerado de forma automática considerando que o parâmetro "Ignorar validação estoque quando lote automático? - IGNORAVALESTLT" esteja desligado, esta marcação não deverá ser aplicada.
Empresa/Local: Esta opção estará visível se o parâmetro "Utiliza a coluna Local para controlar o estoque - UTILIZALOCAL" estiver habilitado. O sistema permite o local de acordo com a preferência, através do parâmetro "Descrição para Local - DESCRLOCAL", assim "Local" irá descrever uma área dentro da empresa que poderá ser, por exemplo depósito 1, depósito 2, gôndola 1, gôndola 2, sala 1, sala 2 etc.
Quando esta opção estiver habilitada, o sistema consultará o estoque do produto, por local dentro da empresa, se não houver estoque suficiente ele barra a venda.
Pela Empresa: Será consultado o estoque do produto/empresa no momento da digitação da nota, deixando vender o item apenas se o estoque for suficiente. Se a empresa utilizar um controle de estoque por Local, esta opção equivalerá a opção "Empresa/Local", pois o local de estoque também é considerado nesta opção de validação do estoque.
Pela soma de todas as Empresas: Será consultado o estoque somando as quantidades em todas as empresas cadastradas no sistema, validando a compra do item se este estoque for suficiente. Sendo que, esta opção não pode ser empregada caso a empresa utilize um controle de estoque por série.
Pelo Grupo de Empresas: Para configurar a validação Pelo Grupo de Empresas, é necessário configurar nas Preferências da Empresa, o campo "Empresa para agrupar estoque", localizado na aba Estoque/Preço. Neste campo informa-se o código da Empresa, onde agrupadas terão os estoques somados nos movimentos de saída. Para que isso ocorra deve-se selecionar a opção "Pelo Grupo de Empresas".
Exemplo de validação pelo grupo de empresas:
Tem-se quatro empresas, são elas empresa 1, empresa 2, empresa 3 e empresa 4. Ao vender um produto da Empresa 1, se a quantidade deste produto no seu estoque for insuficiente, o sistema verifica o estoque das empresas que fazem parte deste grupo e valida o estoque segundo a soma das quantidades em todas as empresas.
Segundo este exemplo, o cadastro deveria relacionar sempre uma empresa, 1-1, 1-2, 1-3, 1-4, desta forma o sistema irá agrupar os estoques considerando este grupo.
O estoque ficaria assim:
Observe que a Baixa no sistema, sempre será feita pelo "Código da Empresa" (CODEMP) informada na Central. O estoque não é alterado nas empresas pertencentes ao grupo de estoque. Contudo, quando se trabalha com este tipo de controle de estoque, é necessário fazer uma transferência de estoques para repor a quantidade "Física" nas outras empresas do grupo (2 e 3).
Nota: para que todas as empresas sejam consideradas, é necessário habilitar a marcação "Val.Est.Independente" presente na aba Geral da tela Locais de ambos os locais da transação.
A marcação "Pedir Confirmação de Liberação" executa a validação de estoque "Pela soma de todas as Empresas". Esta marcação faz com que caso não exista estoque suficiente, e o parâmetro "Libera estoque por empresa pelo F10? - ACEITACSENHA" estiver desabilitado, será solicitada uma confirmação ao usuário, onde ele dirá se irá ou não efetivá-lo no estoque.
Se o parâmetro "Libera estoque por empresa pelo F10? - ACEITACSENHA" estiver ligado, o sistema abrirá a tela de solicitação de limites, para liberação do evento "Estoque".
Quando acionada a opção "Participa da opção "Gerar Solicitação de Compra na Confirmação?" do cadastro da TOP?", caracteriza-se que o produto faz parte do processo de "Solicitação de Compra", que é feito pela configuração do "Tipo de Operação - TOP de Requisição".
Ao habilitar a opção "Agrupar local na validação de estoque", a validação se dará pela empresa e por todos os locais, que não são independentes (padrão do sistema), caso o local seja independente, então a validação se dará por este local.
Observação: a validação do local será feita somente quando o estoque for agrupado. Sendo assim, o local deve ser o mesmo para todas as empresas que farão parte deste agrupamento. Considere o exemplo abaixo:
- Empresa - 1/ local 500
- Empresa - 2/ local 500.
Nota: o agrupamento de locais funciona apenas na reserva. Na baixa, não pode-se analisar o estoque agrupando locais, pois dessa forma o estoque pode ficar negativo, caso o local utilizado na nota não tenha estoque suficiente. Para este caso, tem-se a possibilidade de antes de realizar-se o faturamento, efetua-se uma transferência entre locais, ou ainda, utiliza-se do parâmetro "Local curinga para lançamento de pedidos/notas - LOCALCURINGA", sendo que esta maneira é de uso específico de um parceiro, sendo necessário o acompanhamento de um consultor Sankhya, juntamente com departamento de software para sua implantação.
Importante: no lançamento de uma "devolução de compra", partindo-se de uma nota de compra, com a opção "Pela Empresa, mas aceita" marcada e o parâmetro "Devolve compra completa quando 'valida mas aceita' - DEVCOMPCOMPLETA" ativado, o sistema irá ignorar o corte que é feito na devolução de compra, devolvendo a quantidade negociada total que está na nota de compra. Isto é, QTDNEG = QTDNEG - QTDENTREGUE - QTDCONFERIDA, ao invés de QTDNEG = ESTOQUE, sendo assim, o estoque pode ficar negativo. Se o parâmetro mencionado estiver desligado, será apresentada a seguinte mensagem:
"Nota com valor igual a zero. Cancelando operação".
Vale ressaltar, que esta configuração é válida nas movimentações de "devolução de compra".
A marcação "Calcula Ruptura de Estoque?" permitirá que sejam selecionados todos os itens pertencentes a um grupo que se deseja realizar o acompanhamento de rupturas por meio da análise Ruptura de Estoque na tela Gerente Online, com isso, o sistema irá registrar diariamente se esses produtos terminaram o dia com o saldo zerado.
Aba Gerencial
Os campos "Natureza", "Projeto" e "Centro de Resultado" são utilizados no rateio automático de notas de Vendas, notas de Compras, Pedidos e Devoluções, de acordo com as definições.
Observação sobre Rateio Automático
O rateio automático de Notas de Vendas, Notas de Compras, Pedidos e Devoluções, acontece quando a Natureza e o Centro de Resultado (se a empresa trabalhar com o opcional "Sankhya-Centro de Resultados/W") são informados no Cadastro de Produtos ou no Cadastro de Grupo de Produtos.
Campo Digitado: Se for feita qualquer alteração manual nesta tela, este campo cujo padrão é o valor "N", passa para "S" e não é possível executar o rateio automático.
Cadastro de Produtos, aba "Venda", os campos "Natureza" e "Centro de Resultado".
Cadastro de Produtos, aba "Gerencial", os campos "Natureza" e "Centro de Resultado".
Quando estiver desmarcada a opção "Ratear automaticamente por produto", presente no Cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba Geral, o funcionamento do rateio continua com anteriormente. Para utilizar o rateio automático, deve-se habilitar esta opção e informar, no Cadastro de Produtos ou Grupo de Produtos, a Natureza e Centro de Resultado para os quais deseja ratear os valores nas movimentações de entrada, saída e devoluções efetuadas na empresa. A marcação deste campo, junto com ligação do parâmetro "Copiar Rateio no Faturamento/Devolução? - COPIARATCEN", determina como será efetuado o rateio. Quando o parâmetro estiver ligado, mantém-se o rateio do Pedido para faturamento individual.
Observação: em um faturamento de vários pedidos para uma única nota, caso algum destes pedidos contenha um rateio que não foi feito de forma automática, mesmo que a top de faturamento esteja configurada com rateio automático o sistema não irá respeita-lo; pois desta forma o rateio dos pedidos seria ignorado.
Nota: toda inclusão ou alteração efetuada na Tabela de Rateio (TGFRAT) registrará no banco de dados do sistema o campo "Código do Usuário" (CODUSU) e o campo "Data da Alteração" (DTALTER), para consultas posteriores. Desta forma o gestor terá como averiguar possíveis rateios indevidos.
Aba WMS
Nesta aba, informe a "Regra armazenagem" que será empregada para o grupo de produtos em questão. Este campo será alimentado, de acordo com a configuração efetuada na tela de Configuração de Armazenagem. O Cadastro de Produtos, na aba "WMS", também possui um campo com esta mesma nomenclatura e portanto, esta regra pode ser definida por Produto, Grupo de Produtos ou pela Regra Geral do sistema, através da seguinte regra de precedência:
- 1º - Cadastro de Produtos;
- 2º - Cadastro de Grupo de Produtos;
- 3º - Regra geral do sistema.
Aba Curva ABC
O campo "Limite em % para curva" permite calcular as curvas da matriz de análise de giro.
Indique no campo "Comissões" os percentuais de comissão nas negociações com os produtos de cada classe da curva, para serem utilizados nas análises gerenciais que utilizem curva ABC.
Aba Impostos
Informe nesta aba os impostos não convencionais e que devem ser calculados quando estiver utilizando algum produto do grupo. Esses impostos devem estar previamente cadastrados no Cadastro de Impostos.
O campo "Na Nota" pode ser configurado com as seguintes opções:
- Subtrair: ocorrerá a subtração no valor a pagar;
- Somar: por esta opção, será feita a soma no valor a pagar;
- Nenhum: não irá ocorrer destaque, soma ou retenção do imposto;
- Já incluso: por meio desta opção, será feito apenas o destaque do imposto, este não será retido. Trata-se apenas de um demonstrativo, e nenhuma subtração será feita a partir de qualquer valor.
Quando o campo acima estiver definido com a opção Já incluso, o campo "No Financeiro Origem Estoque" ficará disponível para edição. Nele selecione uma das opções abaixo:
- Nenhum: não haverá destaque, soma ou retenção do imposto;
- Subtrair: ocorrerá a subtração no valor a pagar.
Observação: quando o Cadastro do Imposto for por base mensal, não será exibida nesta aba a linha do imposto; caso você altere para o valor mínimo, a linha será apresentada na grade.
Aba Produtos/Serviços
Esta aba exibe os produtos/serviços pertencentes ao grupo selecionado. Ao dar um clique duplo sobre um item, o sistema abre a tela de Cadastro de Produtos ou Cadastro de Serviço.
Aba Produtos sugeridos para venda
Os produtos cadastrados nesta aba, serão sugeridos ao vendedor no momento da venda dos produtos que fazem parte deste grupo.
No campo "Produto/Serviço sugerido" cadastre o produto/serviço que será oferecido quando informado o produto que tem por grupo de serviços/produtos selecionado.
Informe no campo "Qtd. Sugerida" a quantidade sugerida para a venda do produto/serviço no momento da Venda.
Quando marcada a opção "Multiplica pela Qtd. Vendida", no momento da sugestão da venda do produto/serviço, trará como quantidade sugerida a quantidade negociada multiplicada pela Qtd. Sugerida.
Importante: a rotina de sugestão de produtos na venda, está apta a ser realizada nos seguintes formatos:
1.Inclusão de um único produto via Central de Vendas;
2.Inclusão de um único produto via Carrinho de Compras;
3.Inclusão de múltiplos produtos via Carrinho de Compras;
4.Inclusão de múltiplos produtos repetidos juntamente à produtos diferentes no Carrinho de Compras;
5.Inclusão de múltiplos produtos diferentes, onde é sugerido o mesmo produto, cada um com sua respectiva sugestão, mesmo que em cada produto a marcação Multiplicar pela Qtd. Vendida esteja ou não realizada.
A coluna Qtd. Sugerida presente no pop-up "Produtos sugeridos para venda" irá respeitar os decimais para quantidade definidos no Cadastro do Produto.
Aba % Metas Grupo
Esta aba é habilitada com a ativação do parâmetro "Usar percentual na meta? - USAPERCMETA". Aqui você indicará o percentual das metas pertinentes a cada produto que integra o grupo, sendo que a referida meta deve ser informada atendendo ao total de 100%. Estas informações são utilizadas no MGE, deste modo, não tendo sua aplicabilidade no Sankhya-W.
Aba Impostos por Empresa
Nesta aba vincule o Grupo de Produtos em questão, a uma determinada Empresa, bem como, às tributações que o grupo estará sujeito.
Através do campo "Conta Contábil para EFD", defina qual conta contábil será gerada no EFD - Contribuições. É necessário realizar previamente o cadastro das contas a serem utilizadas através da rotina Plano de Contas.
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