No Sankhya-W devemos entender um Local, como uma maneira de classificação e organização dos produtos no Estoque da empresa; o destino dos itens a medida que as operações de compra, venda e movimentação interna são realizadas. O cadastro destes locais é feito por meio desta tela.
Considerações Iniciais
Antes de dar início ao cadastro de um Local, deve-se definir a Máscara a ser utilizada, ou seja, o embasamento hierárquico numérico a ser considerado para geração dos locais. A definição da máscara é realizada através da tela Preferências, por meio do parâmetro "Máscara para o Cadastro de Locais - MASCLOCAL". Uma vez realizada esta configuração e sendo efetuado o primeiro cadastro, a referida máscara não poderá ser modificada.
Com base na hierarquia da máscara cadastrada, informa-se inicialmente o "Cód. Local", ou seja, o número de referencia do local que está sendo criado.
Em seguida, preenche-se a "Descrição" do local; aconselha-se inserir uma nomenclatura de fácil entendimento para todos os usuários desta rotina.
Aba Geral
A marcação "Ativo" deve estar realizada para indicar que o Local em questão pode ser utilizado nas diversas rotinas do sistema.
A opção "Analítico" quando assinalada, tem-se que não serão aceitos cadastros de locais "filhos" para o registro em questão, ou seja, na hierarquia, um cadastro analítico não permite novos registros provenientes dele.
Caso a empresa trabalhe com Tabelas de Preço tomando por base o local dos seus produtos, a "Tabela de preço" deve ser preenchida. Para que este campo seja habilitado, o parâmetro "Tabela de Preços por - TIPTABPRECOS" deve estar definido com a opção por "Local", ou seja, a os preços dos produtos serão diferenciados de acordo com a tabela informada em cada local de estocagem.
A marcação "Val. Est. Independente" (Validar Estoque Independente) atuará em conjunto com a marcação "Pedir confirmação de liberação" presente na aba Estoque do cadastro de Grupos de Produtos/Serviços, com o objetivo de impedir que sejam lançadas vendas de produtos sem condições de comercialização.
Estas duas marcações irão se comportar da seguinte forma:
Quando um Grupo de Produtos estiver com a marcação Pedir confirmação de liberação realizada, a validação de estoque deste mesmo Grupo de Produtos for Pela Soma de Todas as Empresas, o cadastro de "Locais" estiver com a opção Val. Est. Independente assinalada, sendo efetuado um Pedido de Venda contendo um produto pertencente a este grupo e que tenha estoque neste local, o sistema não irá considerar o estoque deste local no somatório geral dos estoques; neste caso, se a quantidade requerida para o Pedido de Venda for superior à existente no estoque, o sistema solicitará a liberação de limites para o evento 10 - Estoque. Vejamos um exemplo:
Suponhamos que o local descrito como "Defeito", esteja marcado para "Val. Est. Independente", e que a Loja 1 possua no local "Defeito" 3 unidades do produto Metal A e a Loja 2 possua neste mesmo local, mais 3 unidades para o produto Metal A.
O estoque total, pela soma de todas as empresas para este produto, será de 16 unidades, porém, o sistema só irá considerar 10 unidades, pois 6 delas pertencem ao local "Defeito" que está assinalado para "Val. Est. Independente".
Logo, se a quantidade requerida para o Pedido de Venda for superior a 10, o sistema solicitará a liberação de limites para o evento 10 -Estoque.
Aceita Novas Produções?: (MGE Produção) - Esta marcação quando realizada, o local aceitará novas produções mesmo que o local em questão esteja ocupado com outra produção, viabilizando assim, os processos produtivos nos quais os locais recebem produção a todo o momento. Esta marcação atua diretamente na rotina "Transferência e Acompanhamento de Etapas e Locais" do sistema MGE.
No momento do faturamento dos pedidos, o sistema irá validar se existem Produtos pendentes de envio para a Expedição WMS. A marcação "Controlado pelo WMS" irá distinguir produtos com baixa em Locais controlados pelo WMS e não controlados pelo WMS. Sendo assim, caso tenha-se produtos no Pedido que sejam controlados pelo WMS e que serão faturados por um Local que não seja controlado pelo WMS, será realizado o faturamento normalmente, baixando o estoque do local escolhido no Pedido. Serão enviados para a expedição, apenas Produtos pertencentes aos locais Controlados pelo WMS; os itens que não foram enviados, ficarão como "Pendentes" de envio para expedição.
Aba Planejamento Produção Est. Min
A aba Planejamento Produção Est. Min será habilitada, caso o parâmetro "Utiliza planejamento Produção por Estoque mínimo? - USAPLAPROESTMIN" esteja ativado. As configurações realizadas nesta aba, trabalham diretamente com a rotina "Planejamento pelo Estoque Mínimo/Demanda" presente no sistema MGE.
No campo "Prazo de entrega (em dias)" informa-se o prazo de entrega do local de produção, em dias. O Prazo de entrega não coincide com o ciclo de produção, pois deve-se considerar por exemplo, além do tempo de produção, o tempo gasto na entrega dessa produção (gasto no transporte).
Em "Capacidade de Produção" deve-se indicar a capacidade máxima de produção do Local em minutos.
Quando a produção é configurada para gerar notas no momento da transferência de etapas, no campo "Cód. Parceiro" indica-se o parceiro para o qual serão geradas as notas.
Seção Utilização permitida
Nesta seção, indica-se em quais dias da semana haverá produção no local em questão, selecionando-se os dias desejados:
- Domingo;
- Segunda;
- Terça;
- Quarta;
- Quinta;
- Sexta;
- Sábado.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.