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Nesta tela, você pode realizar o cadastro de tabelas de preço que serão utilizadas em diversas rotinas do sistema. Assim, confira por meio dos links abaixo sobre as particularidades dessa tela:
Painel Principal Aba Histórico de Atualizações
Aba Regras/Exceções Botão Copiar Tabela
Campos Adicionais Tabelas de Preços Alternativos
Como vincular a Tabela de Preço a um cadastro
Painel Principal
Primeiramente, realize as configurações dos campos abaixo:
No campo "Código Tabela" você deverá informar o número da nova tabela de preço manualmente. Considera-se que o preenchimento deste campo é obrigatório.
A marcação "Ativo" determinará se a Tabela de Preço encontra-se ativa ou inativa.
Importante: atente-se para o ato de "Desativar" uma tabela de preços, pois não será possível inativar apenas uma versão da tabela. Quando uma tabela de preços é inativada, a empresa que utilizava da mesma, ficará sem tabela.
Nota: caso você deseje inativar uma Tabela de Preço que não é mais válida e está sendo utilizada como origem para uma outra tabela, basta desabilitar a marcação Ativo. Assim, o sistema questionará:
"A tabela de preço: X está sendo referenciada pela tabela Y, Deseja realmente inativá-la?". Caso você escolha "Sim", a tabela atual será inativada; optando por "Não", nenhuma ação será realizada.
Informe no campo "Nome Tabela de Preço" a descrição da tabela.
Quando se trabalha com operações envolvendo moedas estrangeiras, informa-se no campo "Moeda (Tabela de Preço)" a moeda estrangeira da tabela em questão. As moedas apresentadas para escolha neste campo, deverão ser previamente cadastradas na tela Valores de Moedas e serão as do tipo "Valor".
Quando a marcação "Integrar com EConect:" for realizada, implica que a tabela de preços em questão realizará integração com o EConect.
Nota: ao realizar a marcação anterior, o campo "Observação" poderá ser preenchido com um máximo de 20 caracteres.
Além disto, a marcação Integrar com EConect não poderá ser realizada quando a tabela em questão for a "Tabela 0".
Na Configuração dos Produtos da Tabela de Preços (aba "Exceções"), o único registro aceito pela integração no campo "Tipo" será a opção "Valor".
Observação: este campo está destinado à digitação de informações adicionais pertinentes a tabela de preços em questão.
O campo "Casas decimais", será habilitado através do parâmetro "Utiliza Decimais na tabela de Preço? - USADECPREC". Neste campo, você deverá indicar a quantidade de casas decimais, utilizadas pela tabela de preço, sendo que, os valores aceitáveis são 0, 1, 2, 3 ou 4.
Nota: na grade de produtos desta tela o preço será arredondado conforme a quantidade de casas decimais informada neste campo.
Observação: o Fast Service validará o preço, utilizando o menor número de casas decimais que encontrar, seja no Cadastro de Produtos, ou nas Tabelas de Preços, como exemplo:
- O produto tem 4 casas decimais e na tabela está informado para usar 3 casas; assim,o Fast Service apresentará o preço com 3 casas;
- O produto possui 2 casas decimais e na tabela está informado para usar 2 casas; desta forma, o Fast Service apresentará o preço do produto com 2 casas;
Importante: para trabalhar com Fast Service, a Tabela de Preço utilizada deverá ter no máximo 3 casas decimais.
Nota: a Central validará a Tabela de Preço usada na negociação e a quantidade de casas decimais da tabela não será afetada.
O campo "Região" poderá ser utilizado para indicar uma região para a tabela de preço.
Informe no campo "Perfil" um perfil, se esta tabela for utilizada por um perfil em específico.
Referente ao campo "Tabela p/ Flex", deverá conter o código da tabela a ser utilizada como tabela do "Preço Base do Flex". Se não houver tabela informada neste campo, o sistema utilizará a "Tabela da Negociação", conforme o parâmetro "Tabela de Preços por - TIPTABPRECOS"; caso não haja a informação no parâmetro, o processo Saldo Flex não funcionará.
Importante: para criar filtros por tabela no layout HTML5 é necessário buscar a partir da instância NomeTabelasPreco ao invés de TabelaPreco.
Aba Histórico de Atualizações
No campo obrigatório "Dt. Vigor" dessa aba, informe a data de início da operação da tabela.
Referente ao campo "Dt. alteração", insira a data da última alteração da tabela de preços. Uma vez que, ao adicionar um novo registro nessa aba, o sistema preencherá esse campo automaticamente com a data em que o registro for inserido, porém você pode mudá-lo, caso assim desejar.
O percentual informado no campo "Percentual %" será aplicado no preço dos produtos, caso seja criada uma tabela derivada da tabela selecionada. Este percentual poderá ser negativo, caso você deseje diminuir o valor dos produtos na nova tabela em relação à tabela principal. Abaixo, temos o seguinte exemplo:
Uma determinada tabela X, cuja tabela de origem é a zero, e sobre esta incide o percentual de -6%, e outra tabela Y, cuja tabela de origem é a 1, e sobre esta incide o percentual de 4, o sistema SOMA todos os percentuais e aplica no primeiro preço, para calcular o preço da tabela 2. No exemplo dado, o percentual seria (-6) + 4, resultando -2 %.
Em "Tabela de Origem", indique a tabela que originará a tabela atual.
A marcação "Utiliza decimais do custo para preço:" quando realizada, fará com que o arredondamento seja obtido através do parâmetro "Decimais para custo - CUSTODEC", ou seja, caso exista um valor diferente de "0" (zero) no parâmetro de chave CUSTODEC, o arredondamento das casas decimais tanto no Cadastro de Exceção da Tabela de Preços, quanto na obtenção de preço da tabela será arredondado de acordo com o que foi configurado no referido parâmetro. Caso o valor seja "0", o arredondamento será feito para "2" (duas) casas decimais por padrão.
Aba Regras/Exceções
Abaixo dos campos acima tratados, temos a aba "Regras" (no caso de tabelas 0 (zero)) ou a aba "Exceções" (no caso de outras tabelas):
Nesta parte, além do campo "Digite o produto e tecle ENTER" por onde você poderá pesquisar produtos da grade temos os campos:
Em "Produto" deverá ser informado o produto que fará parte da Regra ou Exceção.
O campo "Tipo" é um campo de lista em que será informado se será utilizado Percentual ou Valor.
Referente ao campo "Preço", informe o preço para o produto na Regra ou Exceção. Quando o "Tipo" está como "Valor" o preenchimento deste campo é obrigatório.
Importante: qualquer alteração de preço terá efeito apenas sobre as novas movimentações de vendas, não impactando os documentos que já haviam sido lançados.
Importante: para produtos que possuem produtos controlados por grade, esse campo ficará desabilitado para que você o informe no campo "Preço" do pop-up "Grade".
Informe no campo "Local" o local padrão nessa Regra ou Exceção para esse produto. Esse campo aparecerá na tela caso o parâmetro "Controla Preços por Local? - PRECOPORLOC" esteja habilitado.
O campo "Controle" estará visível na tela quando o parâmetro "Controla Preços por Controle? - PRECOPORCONT" estiver ligado. Caso o produto possua controle adicional de estoque será exibido neste campo.
Referente ao campo "Referência do Fornecedor", este será preenchido pelo sistema, que utilizará a informação do Cadastro do Produto.
O "Cód. de Barra" será preenchido pelo sistema com informação do Cadastro de Produto.
Importante: no carregamento das regras/exceções da tabela de preço, o sistema irá trazer os registros de forma paginada, ou seja, os dados não irão ser carregados todos de uma vez só. O sistema irá trazer aos poucos os registros para que você possa ir utilizando a tela enquanto as informações não são totalmente carregadas. Além disso, é possível que seja editado um registro (somente no modo formulário) enquanto os demais registros são carregados na tela. Quando estiver sendo feita a edição de um registro e o carregamento de todos os registros for concluído, o sistema irá emitir uma mensagem para confirmação da edição.
Observação: o parâmetro "Desconto acima do Flex vai para pé da nota? - DESCFLEXPENOTA" será utilizado apenas no momento do faturamento, se estiver ativo, distribuirá o desconto dos itens que ficaram abaixo do flex do pedido.
Pode ser que ao incluir um determinado produto, este esteja cadastrado com o Controle Adicional por "Grade". Caso este seja o caso, ao selecionar esse produto, o sistema exibir o botão "Grade", em que ao clicar neste você poderá selecionar produtos para que estes sejam controlados por grade.
Importante: para este comportamento, habilite o parâmetro "PRECOPORCONT - Controla Preços por Controle?".
Quando o pop-up for aberto, você deve informar o preço dos produtos no campo "Preço", sendo que no campo "Tipo", selecione se este será por "Preço" ou "Percentual".
O botão "Replicar", irá realizar a replicação do valor inserido no campo Preço para todos os itens disponíveis na grade.
Nota: caso já houver uma tabela de preço para o produto que estiver sendo cadastrado, o sistema exibirá uma mensagem o informando sobre este.
Botão Copiar Tabela
Através do botão "Copiar tabela", localizado no alto da tela, será possível copiar os dados de uma tabela para outra.
Ao clicar neste botão, será exibido o pop-up "Copiando tabela de preços".
Assim, é solicitada a cópia dos dados de uma tabela 0 (zero) de origem para uma tabela 0 de destino, o sistema somente realizará a cópia do cabeçalho da mesma.
Seção Origem
Nesta seção, será possível visualizar os dados da tabela que terá os registros copiados.
Nota: o sistema copiará os dados da tabela de origem com a data de vigor mais recente.
Se você desejar copiar apenas produtos de um local específico, realize o preenchimento do campo "Local". Por outro lado, caso este campo não estiver preenchido, serão copiados todos os produtos, independentemente do local.
Seção Destino
No campo "Tabela", informe qual tabela receberá a atualização.
Em "Dt. vigor" insira a data de vigor da nova tabela.
O campo "% aplicar nos produtos" deverá ser preenchido com o valor em porcentagem a ser aplicado sobre os preços dos produtos da tabela de destino em relação à tabela de origem.
Campos Adicionais
A tela Tabelas de Preços possui suporte para campos adicionais e os mesmos poderão ser criados na tela Dicionário de Dados:
Abaixo temos um exemplo:
Para a tabela TGFTAB - Tabela de Preço, cria-se um campo adicional na tela Dicionário de Dados:
Para incluir o campo adicional, clique no botão "Novo" e realize o cadastro.
Os campos adicionais que não receberem nome de aba no botão "Atributos" serão adicionados na aba "Campos Adicionais" (que será exibida na tela Tabela de Preços); caso o campo adicional receber o nome de aba no botão atributos, será criada uma aba com o nome informado.
Observação: esta aba somente será apresentada se houver campo adicional cadastrado e a mesma sempre será exibida ao final do controle de abas.
Tabelas de Preços Alternativos
Através das configurações listadas abaixo, realize o lançamento de um Pedido ou Nota de Compra, utilizando Tabelas de Preços específicas para a própria empresa.
Nota: a utilização desta configuração é propicia para empresas de uma mesma rede de franquias.
Inicialmente, realize a configuração do parâmetro "Usar tabela de preço alternativa por empresa? - USATABALTEMP" que, quando ativado, serão apresentados alguns campos nas telas que seguem:
Nas Preferências da Empresa, aba Estoque/Preço, teremos o campo "Tabela de preço alternativa" e neste, informe a tabela de preço referente à empresa que será utilizada.
Nos Cadastros de Tipos de Operação - TOP, aba Validações temos a marcação "Usar tabela de preço alternativa da empresa?" que, para utilização desta funcionalidade, deverá ser selecionada.
Realizadas estas configurações, ao efetuar o lançamento de um Pedido ou Nota de Compra, informe um produto cadastrado na Tabela de Preços, seu respectivo valor será considerado, para cada empresa diferente, onde cada uma poderá utilizar uma tabela de preços diferente, se assim desejado e necessário.
Como vincular a Tabela de Preço a um cadastro
Por meio do parâmetro "Tabela de Preços por-TIPTABPRECOS", você pode vincular de forma mais rápida a Tabela de Preço aos seguintes cadastros:
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Desse modo, de acordo com a opção selecionada no parâmetro acima, será exibida na tela Tabela de Preços, uma aba onde você deve efetuar a configuração da tabela com o respectivo cadastro. Para melhor compreensão, considere o seguinte exemplo:
Suponhamos que você deseja vincular a Tabela de Preço ao cadastro de Parceiros. Para isso, acesse primeiramente a tela de Preferências e configure o parâmetro "Tabela de Preços por - TIPTABPRECOS", campo "Valor", com a opção "Parceiro".
Em seguida, acesse novamente a tela Tabela de Preços. Desse modo, será apresentada a aba "Parceiros", nela informe o "Cód. Parceiro" e "Salve" o registro.
Realizadas as configurações acima, a Tabela de Preço estará vinculada ao cadastro do Parceiro.
Dica: Para remover o registro, basta acionar o botão "Excluir".
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