Módulo: Contratos e Serviços > Ordem de Serviço
Nesta tela, você tem a possibilidade de registrar o atendimento inicial ao seu cliente de forma mais ágil, permitindo uma visualização mais rápida ao histórico de atendimentos para aquele Parceiro.
Aba Consulta | Aba Lançamento | |
Parâmetros que influenciam esta rotina |
Aba Consulta
Na aba "Consulta", informe no campo "Parceiro" o nome ou razão social do Parceiro que você deseja buscar. Pode-se buscar o Parceiro através do ícone em formato de "lupa" localizado à frente do campo, ou ainda, digitando o início do nome do Parceiro, onde o sistema efetua uma busca rápida e apresenta na grade todos os Parceiros que possuem o nome ou razão social que contém o texto informado.
Aba Lançamento
Ao serem apresentados os registros na grade, você pode dar um duplo clique sobre o registro desejado, ou selecioná-lo e, pressionando o botão "Selecionar", a aba "Lançamento" será habilitada e aberta.
No cabeçalho desta aba, visualizamos o nome do Parceiro, sua Cidade, a UF e seu Telefone. No canto superior direito da tela, são apresentados os botões "Salvar", que realiza o salvamento do registro de atendimento, criando uma nova Ordem de Serviço, e o botão "Limpar", que efetua a limpeza dos valores inseridos, redirecionando o foco da tela para a aba Consulta, desabilitando novamente a aba Lançamento.
A aba Lançamento, é composta por outras três sub-abas. São elas: Geral, Anexos e Histórico.
Nesta aba, são apresentados os campos onde serão informados os dados padrão para o lançamento de uma OS. Além disto, alguns campos são carregados automaticamente, considerando os valores mais utilizados para o Parceiro selecionado, são eles, "Contrato", "Produto" e "Contato".
Para que o Contrato seja apresentado na aba Geral, este deverá conter "Natureza" informada (Cadastro de Contratos, aba Propriedades); nesta mesma tela, na aba Produtos/Seviços, inclua ao menos um produto Ativo; este não poderá estar configurado como Serviço. Porém, podem ser cadastrados serviços no contrato mas, para apresentação do contrato na tela de Registro de Atendimento, você deve cadastrar pelo menos um Produto.
Importante: logo após informar o Contrato do Parceiro, o sistema efetua a validação se seu cliente possui alguma pendência financeira junto à Empresa; caso afirmativo, será apresentada a mensagem:
"Parceiro em atraso desde o dia XX/XX/XXXX. Total atrasado: R$X,XX"
O campo "Serviço" é alimentado da seguinte maneira: acesse a tela Contratos, informe o Código da Natureza na aba Propriedades; em seguida, acesse a tela Natureza de Receitas e Despesas, selecione a natureza informada anteriormente, acesse a aba "Serviços Autorizados" e cadastre então os serviços que deverão ser apresentados no campo Serviço da rotina de Registro de Atendimento. Caso nenhum serviço esteja cadastrado, o sistema não permitirá que o atendimento seja registrado.
Se algum valor não puder ser utilizado em algum campo, o ícone "Não encontramos valores para este campo" será apresentado logo à frente. Ao posicionar o mouse sobre o ícone, será exibida uma mensagem informando o motivo pelo qual aquele campo não pode ser utilizado. Se algum campo estiver com o ícone de inválido à frente e for feita a tentativa de salvamento do registro clicando no botão Salvar, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
"Existem campos com valores inválidos. Por favor, verifique-os antes de salvar."
Para escolha dos "Executantes", serão apresentados apenas aqueles que tiverem sido cadastrados na tela Serviços por Executante para o Produto e o Serviço informados. Quando algum destes for modificado, a lista de Executantes será recarregada para os executantes que possuem permissão para execução do Serviço e Produto em questão. Caso não exista executante configurado, o campo será bloqueado e será exibida a mensagem:
"Não é possível utilizar este executante para o produto e serviço selecionados"
Localizado à frente do campo "Problema", você identificará o ícone que, ao ser acionado, apresentará a descrição padrão para os problemas de OS, que é configurado através do parâmetro "Texto padrão para problema da OS - SERVTEXTPROB".
O campo "Origem" é alimentado da seguinte maneira: se o parâmetro "Códigos das Origens padrões da OS - ORIGEMPADOS" estiver preenchido com os códigos das origens de atendimento padrão (Por exemplo: 300000,600000), o campo será preenchido com as descrições dos atendimentos padrão de código 300000 e 600000.
Nesta aba, você realiza a inclusão de anexos referentes ao atendimento. Estes arquivos serão anexados à OS que será criada quando clicar no botão Salvar.
Na parte superior da aba, são exibidos três botões:
Adicionar um novo anexo;
Excluir um anexo;
Editar um anexo já adicionado.
Ao clicar no botão para Adicionar um Arquivo, será aberta a seguinte tela:
Ao informar os dados básicos do anexo e clicar em Salvar, o registro será adicionado à grade.
Na aba Histórico, podem ser consultadas as Ordens de Serviço lançadas para o Parceiro selecionado na aba Consulta. A Ordens de Serviço serão carregadas na grade e ordenadas pelo seu número de forma decrescente, ou seja, da mais recente, para a mais antiga. Você pode ainda, filtrar as Ordens de Serviço dentro de um determinado período, somente as que encontram-se pendentes, ou pelo problema da OS.
O filtro inicial é alimentado considerando 30 (trinta) dias anteriores até o dia atual.
Caso sejam apresentadas nesta grade diversas Ordens de Serviço que contenham mais de um item, a marcação "Agrupar por Ordem de Serviço", quando realizada, unirá estas OS's de numeração equivalente.
Clicando em uma das linhas da grade, será aberta a tela Ordem de Serviço, apresentando a Ordem de Serviço selecionada.
O botão "Exibir histórico" , quando acionado, permite a visualização do histórico da Ordem de Serviço selecionada na grade.
Ao clicar no botão "Salvar", caso nenhum campo possua algum valor inválido, será gerada uma Ordem de Serviço para o atendimento, sendo apresentada a seguinte mensagem:
"O atendimento foi registrado com sucesso. OS: X".
Clicando no botão "Abrir OS", a tela Ordem de Serviço será aberta apresentando a Ordem de Serviço gerada. Ao clicar no botão "Fechar", a mensagem será fechada e será feito um reposicionamento para a aba Consulta, permitindo o registro de um novo atendimento.
Parâmetros que influenciam esta rotina
No parâmetro "Lista de grupos de serviços para lançamento no registro de atendimento - GRUSERVREGATEND", informe os grupos cujos serviços poderão ser apresentados na tela Registro de Atendimento. Estes grupos devem ser informados separando-os por vírgula (200100, 200200, 200300); caso nenhum grupo seja informado, todos os serviços que estão ligados à natureza do contrato serão apresentados, ou seja, o comportamento normal se mantém.
Informe no parâmetro "Período para consulta de OS's - PERIOCONSULOS" a quantidade de dias que serão respeitados pelo sistema para que este analise as ocorrências registradas e, assim, selecione o valor mais utilizado.
Preencha o parâmetro "Serviço padrão para registro de atendimento - SERVICOPADRAO" com o serviço padrão a ser utilizado nos Registros de Atendimento. Quando o serviço padrão informado não está disponível para o Parceiro da OS, será apresentado o primeiro serviço da lista.
Especifique no parâmetro "Status padrão OS - STATUSPADOS" o código do status da OS que será considerado como padrão para o Registro de Atendimento. Deverá ser preenchido com o código de um "Status" cadastrado na tela Status OS.
Informe no parâmetro "Status padrão Sub-OS - STATUSPADSUBOS" o código de um Status Sub-OS cadastrado na tela Status Sub-OS.
Em relação ao parâmetro "Códigos das Origens padrões da OS - ORIGEMPADOS", este deverá ser preenchido com os códigos das origens que foram cadastrados previamente na tela Origem de Atendimento.
Observações:
- Se nenhum código de origem for informado no parâmetro, o sistema retornará todas as origens no campo "Origem" da tela Registro de Atendimento.
- Se for informado algum código, serão apresentadas apenas as origens cujos códigos foram informados no parâmetro.
- Caso seja informado algum código que não esteja cadastrado, o sistema não apresentará o código errado.
Habilitando o parâmetro "Prioridade automática no Registro de Atendimento - REGATENDPRIAUTO" e preenchendo os campos "Impacto" e "Urgência", fará com que estes preencham, de maneira automática, o campo "Prioridade".
Os campos adicionais inseridos no parâmetro "Campos adicionais p/ Registro de Atendimento - REGATENDCAMPAD" serão exibidos na grade do painel "Campos disponíveis" do pop-up "Configuração do Formulário" localizado no botão da aba Lançamento desta tela.
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