Módulo: Contratos e Serviços > Ordem de Serviço
|
O módulo de Contratos e Serviços é uma solução para auxiliar a equipe de prestação de serviço que necessita de uma eficiente ferramenta de comunicação, gestão de atendimento e suporte.
Sua principal característica é a de dinamizar o processo de atendimento, com distribuição inteligente de carga das diferentes solicitações e, consequentemente, com expressivo ganho de escala.
A Ordem de Serviço (OS) é o principal recurso deste módulo. É por meio dela que se obtém indicadores para a análise de resultados. Os indicadores oferecidos pelo lançamento de uma OS, variam de acordo com a necessidade das empresas e, é justamente por isso, que o sistema tem flexibilidade na forma de lançamento.
Utilize a OS para descrever os problemas e soluções referentes a diversos assuntos, por exemplo, uma customização a ser criada.
Importante: o sistema fará uma validação no momento de salvar um item da OS, considerando o Executante, a Data/Hora Inicial e Final e o Parceiro iguais. Então, se já existir uma OS lançada nesse mesmo horário, será barrado e não permitirá salvar o item dessa OS.
Abaixo, trataremos sobre as funcionalidades desta rotina:
Componentes da tela
Conheça os componentes da tela, no video abaixo:
Informações adicionais
Para que seja encaminhada a Ordem de Serviço por e-mail, realize as seguintes configurações:
1. Configure o Servidor SMTP no Cadastro de Usuários, aba SMTP, ou;
2. Na tela Contas SMTP deverá existir um Servidor SMTP configurado, ou ainda;
Nota: poderá ser apresentado alguns erros caso seja realizado o cadastro de um Servidor Gmail, visto que, em algumas ocasiões o serviço ou porta é bloqueado.
3. Na tela Preferências, em relação ao parâmetro "Servidor (SMTP): - EMAILSERVSMTP", ao inserir um servidor no campo "Texto", existirá um problema onde, ao informar um Servidor SMTP válido, o mesmo entrará em uma parte do código que não passará usuário e senha do servidor.
Assim, para utilizar este parâmetro, é necessário que o servidor aceite a requisição sem autenticação.
Dica: Para saber mais informações sobre o botão "Opções para Assinatura Digital da Sub-OS" |
Modos de Visualização
Algumas telas apresentam dois estados de visualização, o primeiro chamado de "Modo de Edição" e o segundo "Modo Planilha", que podem ser alternados através do botão "Alternar Layout".
Nota: tendo em vista que as informações de valores financeiros em mensagens de atraso deverão ser vistas apenas pela equipe do financeiro, utilize o parâmetro "Mostra valor em atraso na Ordem de Serviço? - MOSTRAVLRATRASO" para ocultar esta informação.
Configurando o Modo Planilha
Ao alternar a tela para o Modo grid, será apresentado o botão "Configura a Visualização do Grid" , ao acioná-lo, fará com que pop-up "Configurações da tela" seja aberto para configurar a apresentação dos campos na tela.
Os "Disponíveis" são todos os campos que existem na tela de agenda no Modo Planilha. Para efetuar a configuração dos campos, selecione o campo desejado e clique no botão "Adiciona o campo" para que o sistema carregue o campo na parte dos "Escolhidos", em seguida, clique no botão "Salvar".
Além disto, é possível redimensionar o tamanho dos campos que foram escolhidos. Para isso, selecione o campo a ser redimensionado e, no campo "Nova Largura", informe o valor desejado. Este valor não pode ser inferior ao campo "Largura Mínima". Após fazer todos os redimensionamentos dos campos, clique no botão Salvar ou Salvar e aplicar.
Observação: caso você clique no botão Salvar, ao fechar a tela, será necessário clicar no botão Aplicar da tela para que as alterações sejam feitas.
Ordenação dos campos no modo planilha
Em todas as telas onde há o modo planilha, podemos fazer a ordenação crescente e decrescente. Para isto, basta clicar no título da coluna que deseja fazer a ordenação. Para saber qual coluna está ordenada, o sistema marca a coluna com uma seta, informando se é crescente ou decrescente:
Serviços por Executante
Para inserir um "Produto" e um "Serviço" a um "Executante" acesse a tela "Serviços por Executante".
Dica: Acesse o artigo Serviços por Executante, para conhecer as funcionalidades desta |
Acesse também:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.