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O Contrato é um recurso que permite o controle financeiro dos parceiros que mantém um vínculo com determinadas empresas. Assim, pode-se controlar neste contrato o valor cobrado por produtos e serviços, o tipo de atualização financeira (tipo de pagamento, tipo de financeiro, tipo de contrato, faturamento, provisões financeiras, entre outros) e o registro de ocorrências.
Tomando como exemplo, um contrato realizado com um parceiro que tem parte dos seus produtos e serviços bloqueados, outros bonificados e o restante ativo. Esse contrato gera receita antecipada no financeiro e tem uma frequência semanal de visitas controladas pelo gerente do contrato.
Ao abrir o menu de Contratos, encontramos algumas opções de filtro para buscar os contratos já cadastrados. É possível, além do botão de filtros, filtrar os contratos pelo "Parceiro", "Centro de Resultado", "Natureza", "Projeto", "Situação", "Número do Contrato". Como por exemplo, se informado um parceiro, ao solicitar para aplicar o filtro, trará todos os contratos cadastrados para este parceiro.
As regras da tela Central de Certificações serão aplicadas apenas para o Centro de Resultado, Empresa, Natureza, Parceiro e Projeto.
Aba Geral
No campo "Característica de Serviço de TeleComunicação" vincule a característica de serviço. Sendo esta cadastrada na tela Características de Serviço de Tele/Comunicação.
Observação: este campo será habilitado quando o parâmetro "Habilita de campos de Comunicação e Telecomunicação - UTILCAMPOCT" for ligado.
Informe no campo "Ambiente", qual é o ambiente (Gerenciador de Banco de Dados) que o parceiro possui. Tem-se como exemplo o ambiente ORACLE.
Por meio da marcação "Ativo", aponte que o contrato selecionado está ativado.
Informe no campo "Data do Contrato", a data que se deu início o contrato com o parceiro.
Será apontada no campo "Empresa" a instituição do contrato.
O responsável pela função de contato do parceiro deve ser informado no campo "Contato". Para tanto, o(s) contato(s) necessitam estar previamente configurados no Cadastro de Parceiros, aba Contatos;
Temos no campo "Equipamento" a descrição do código ou as informações provenientes do equipamento.
No campo "Aditivo de" é possível pesquisar todos os contratos pertinentes ao parceiro selecionado, caso existam outros.
O campo "Parceiro Atendido" será apresentado quando os parâmetros "Usa Parceiro Secundário - SERVPARCSEC" e "Usa Parceiro Atendido no Módulo da OS? - USAPARCATEND" estiverem ativados. Este campo permite o agrupamento de vários contratos em uma única nota para o parceiro em questão.
Aba Propriedades
Informe no campo "Moeda", o código da moeda/índice que será utilizado para o reajuste de contrato, sendo que, é necessário cadastrar previamente a moeda/índice na tela Valores de Moedas.
Caso o índice calculado para reajuste de contratos seja negativo (por exemplo, o IGPM) o sistema deverá pegar outro índice para reajuste (% de reajuste da convenção coletiva). Assim, configure o campo "Moeda alternativa para reajuste".
Nota: o parâmetro "Uso de moeda em reajuste de contrato - MOEREAJCON" tem como finalidade definir qual moeda (Moeda ou Moeda Alternativa) será aplicada para reajuste dos produtos/serviços do contrato, de acordo com as seguintes alternativas:
- Usar alternativa quando moeda principal negativa (esse é o valor padrão do parâmetro): Esta opção fará com que o reajuste utilize a moeda alternativa apenas quando a moeda principal for negativa;
- Usar a de maior índice: A moeda que tiver o maior índice será empregada;
- Usar a de menor índice: A moeda que tiver o menor índice será utilizada.
Os campos Natureza, Centro de Resultado e Projeto são fundamentais, pois é a partir deles que serão feitas a geração dos financeiros e todas as análises gerenciais posteriores.
O campo "Natureza" deve ser configurado, pois influencia no lançamento de OS referente ao contrato e também para vínculo de serviços autorizados. Tem influência também em relação a impostos, por exemplo, o IRF.
Identifique o "Centro de Resultado" responsável pelo contrato do parceiro.
Informe no campo "Projeto", o projeto que estiver vinculado ao contrato para o parceiro.
Indique no campo "Tipo de Título" o tipo de título do contrato. Este campo é somente informativo.
O critério informado no campo "Critério de Rateio" gerará o faturamento rateado, é um critério fixo. O critério deve ser previamente cadastrado no menu Critério de Rateioe o rateio irá para o financeiro da nota no faturamento de contratos.
A informação inserida no campo "Tipo negociação", será utilizada para a geração da nota fiscal, no Faturamento de Contrato, se a marcação "Usar Tipo de Negociação do Contrato" (botão "Configurações") estiver habilitada.
No campo "Data base reajuste" indique em que data começa a contagem para reajuste.
Em "Data de término" informe a data de término ou a validade do contrato.
Importante: a informação presente no campo Data de término não limita o número de provisões geradas quando o campo Qtd. Provisão é preenchido.
Preencha no campo "Frequência reajuste" a quantidade de meses que deverão ser considerados a partir da Data Base de Reajuste para indicar se o contrato deverá ou não ser reajustado.
Informe no campo "Dia do Pagamento" o dia que equivalerá ao vencimento do título.
Observação: o campo Dia do Pagamento não permite valor vazio. Assim, quando incluir um valor 0 nele e a marcação Dia Fixo para vencimento estiver habilitada, será exibida a seguinte mensagem:
"Atenção! O campo Dia do pagamento está zerado e o Dia fixo para vencimento está ativo. Favor verificar, pois esta combinação não é válida. Coloque um valor diferente de zero ou desmarque o campo Dia fixo para vencimento".
Observação: o parâmetro "Transfere vencimento quando fim de semana/feriado - TRANSFVENC" influenciará apenas o Faturamento de Pedidos. No Faturamento de Contratos o sistema sempre lançará o dia fixo de pagamento do cliente.
O Cadastro de Feriados permite que seja cobrado um valor diferente do convencional pela prestação do serviço, caso este seja executado em um feriado. O índice que calcula esta diferença entre o preço normal e o preço praticado quando o serviço é executado fora do horário comercial, é definido no Cadastro de Parceiros, aba Crédito, na opção "Multiplicador para hora extra".
O campo "Prazo de Vencimento" será utilizado para compor o vencimento do título no Faturamento de Contratos.
Para saber mais detalhes sobre como estas parametrizações influenciam no vencimento das notas geradas a partir da rotina de faturamento, consulte o artigo: Cálculo do Vencimento das Notas geradas a partir do Faturamento de Contratos.
O campo "Projeto Sintético" referencia o contrato a um projeto, podendo este ser sintético.
O campo "Imprime preço individualizado" é somente informativo, podendo ser usado para emissão de relatórios.
Se a marcação "Gerar NF" for habilitada, no Portal de Vendas será gerado nota fiscal.
A marcação "Imprime" é somente informativa.
Quando a marcação "Considera dia do pagamento como dia útil" estiver desabilitada, fará com que o vencimento da primeira parcela (do Tipo de Negociação) seja no dia informado no campo "Dia do pagamento" e no mês/ano da "Referência do contrato".
O campo "Visualizar histórico na consulta Web" aparecerá somente se o parâmetro "Visualizar sub-OS na OS WEB - VERSUBOSWEB" estiver habilitado e servirá para permitir visualizar o histórico das Sub-OS's das OS's lançadas com este contrato no OS Web.
A marcação "Tem medição" é utilizada para apontar se o contrato terá serviços faturados por medição (por horas executadas). Esta marcação é informativa.
O campo "Dia final p/ medição" serve para que, no faturamento, seja pegue tudo o que esteja faturado até o mês informado no campo "Dia Final p/Medição". No faturamento, utilizamos este campo para criar o período para buscar a bilhetagem. Pega tudo que esteja não faturado até o mês referencia do campo Dia final p/ Medição.
Em "Dia final p/ medição" informe uma data para que no faturamento seja utilizado apenas o que foi faturado até data definida. No faturamento, utilizamos este campo para criar o período para buscar a bilhetagem. Pega tudo que esteja não faturado até o mês referencia do campo Dia final p/ Medição.
O campo "Tipo de Pagamento" é informativo e será utilizado quando for efetuar o faturamento de contrato. Possui três opções:
- Antecipado: Se esta opção for marcada, ao efetuar o faturamento do contrato, irá para a nota, no campo observação, o mês anterior ao faturamento efetuado. Exemplo: Referência 01/02/2011 Observação: REFERENTE À MARÇO/11.
- Mês corrente: Se esta opção for marcada, ao efetuar o faturamento do contrato, irá para a nota, no campo observação, o mês corrente ao faturamento efetuado. Exemplo: Referência 01/02/2011 Observação: REFERENTE À FEVEREIRO/11.
- Vencido: Se esta opção for marcada, ao efetuar o faturamento do contrato, irá para a nota, no campo observação, o mês vencido.Exemplo: Referência 01/02/2011 Observação: REFERENTE À JANEIRO/11.
Selecione no campo "Tipo de Financeiro" o tipo de atualização do financeiro gerado pelo faturamento do contrato. Este campo é apenas informativo, pois a definição da atualização é realizada diretamente na TOP utilizada para o Faturamento do Contrato. Pode ser utilizado na definição de filtros e relatórios. A opção mais convencional é Receita.
O campo "Tipo do contrato" é informativo e pode ser utilizado para definição de filtros, montagens de relatórios e para apontar a exclusividade da prestação dos serviços previstos no Contrato.
Você pode determinar a "Periodicidade do Faturamento" de acordo com as opções:
- Livre;
- Anual;
- Bimestral;
- Mensal;
- Quadrimestral;
- Semestral;
- Trimestral.
Observação: vale ressaltar que, os Contratos definidos com a periodicidade Livre, só podem ser faturados por meio da tela Faturamento por Período Livre.
Por meio do campo "Referência Próximo Faturamento" depois de efetuado o faturamento do contrato, o sistema armazena a data que poderá ser faturado o contrato novamente. Considere o seguinte exemplo:
Efetuado o faturamento do contrato 1 no período 01/02/2011, então a data de Referência Próximo Faturamento será de 01/03/2011. Importante salientar que, uma vez este campo informado, a data não aparecerá no Faturamento de Contratos se o mês de referência for anterior à data do próximo faturamento.
O campo "Parcela Atual" acompanha os contratos que tenham provisão financeira permanente, e não variável. Exemplo: Um contrato de 24 parcelas gera 24 provisões em cada faturamento e fatura-se uma destas provisões.
Informe a quantidade de parcelas do contrato no campo "Qtd. parcelas". A informação aqui relatada não é utilizada para geração das provisões.
No campo " Data Envio Email" indique a data de envio do e-mail informando ao responsável (Gerente do Contrato) que o contrato perderá sua validade.
A marcação "Contrato de locação de bens" quando efetuada, implica que o contrato em questão participa do processo de Locação de Bens. Sendo que, caso o parâmetro "Usa faturamento de contrato de locação de bens? - FATCONTLOCBEM" esteja desabilitado, esta marcação será apresentada por padrão, desligada; caso o parâmetro esteja habilitado, a marcação será apresentada por padrão realizada.
Na Central - Compras | Vendas, no Cabeçalho da Nota, é apresentado o campo "Data de Remessa/Retorno" e, na parte dos itens, o campo "Vlr. Unit. Locação"; porém, estes campos serão apresentados apenas se o campo "Atualização do Bem" no Cadastro dos Tipos de Operação, estiver marcado como "Transf.Saída/Remessa" ou "Transf.Entrada/Retorno".
O processo de envio de notificação de término de contrato é feito da seguinte forma:
- O parâmetro "Ativar o envio de email para contratos a vencer - EMAILCONTVENC" deve estar habilitado.
- O sistema automaticamente considera os contratos que tem a "Data de término" maior que a data informada no parâmetro "Data de última notificação de Contratos a vencer - DTULTNOTIFICCON",(caso este parâmetro não exista, o sistema utilizará a data atual menos um mês (30 dias));
- Se a Data de término for menor que a data informada no parâmetro DTULTNOTIFICCON (caso o parâmetro não exista o sistema pega a data corrente menos um mês (30 dias)); mais a quantidade de dias informada no parâmetro "Dias para aviso de vencimento de contrato - AVISOTERMCON", sendo que o contrato deve estar ativo e o campo "Dt envio email" vazio.
- O sistema enviará uma notificação para o e-mail da pessoa registrado no campo "Gerente do Contrato".
- Ao receber o e-mail, será informado como Assunto e Mensagem:
Assunto: Contratos com data de término entre xx/xx/xxxx e xx/xx/xxxx.
Mensagem: Empresa: X
Nro.Contrato: X Dt. Término: xx/xx/xxxx
Equipamento: X
Informe no campo "Qtd. Provisão", a quantidade de provisões que serão geradas no faturamento do contrato. Esta definição também pode ser efetuada através do parâmetro "Qtd de meses p/provisionar faturamento do contrato - QTDMESPROVFATC". Porém, atente-se para ambas as configurações pois, quando o campo estiver informado, será utilizada a quantidade nele informada para gerar as provisões; quando não estiver informado, será utilizada a quantidade informada no parâmetro citado.
O campo "Gerar Financeiro da nota como" apresenta as seguintes opções:
- Real: No faturamento do contrato, gerando-se uma nota confirmada, o financeiro se tornará real;
- Provisão: Ao gerar uma nota não confirmada, o financeiro permanecerá como provisão até que a nota seja confirmada tornando o mesmo real. Vejamos abaixo um exemplo de aplicação da opção "Provisão":
Algumas empresas possuem contratos de medição (medição é feita via relatórios), tendo a necessidade de faturar o contrato e, em seguida, alterar a quantidade negociada. Sendo assim, essas notas deveram conter o financeiro real somente após a sua confirmação.
Habilitando a marcação "Aceita reajuste com índice negativo", será possível através da tela Reajuste de Contratos Ativos, corrigir o faturamento de contratos que possuem seus índices negativos e, consequentemente, diminuir o valor dos mesmos.
Quando a marcação "Dia Fixo para vencimento" estiver habilitada, estará determinando que o vencimento será sempre fixo. Por exemplo:
- Dia do Pagamento: 05 (sempre fixo)
- Prazo Mensal para Pagamento: 2
- Referência: 01/10/2020
- Na tela Faturamento de Contratos o campo "Data Vencimento" está com "05/12/2020".
Sendo assim, ao faturar a nota, o vencimento da nota será lançado como 05/12/2020, obedecendo a configuração do dia fixo de pagamento do contrato e dando o prazo para pagamento combinado com o contratante.
Importante: o dia fixo realmente será fixo, ou seja, caso aconteça no fim de semana ou feriado, o sistema não irá verificar a configuração feita no parâmetro "Transfere vencimento quando fim de semana/feriado - TRANSFVENC", mantendo então, o dia da parcela conforme definido em contrato.
O campo "Prazo Mensal para Pagamento" é aplicado para definir o prazo, em meses, para o início da data de vencimento a partir do mês de referência do contrato. O valor inserido nesse campo será utilizado em conjunto com o campo "Dia do Pagamento".
Observação: caso o campo Prazo Mensal para Pagamento seja preenchido com o valor "0", o faturamento ocorrerá dentro no mês vigente. Assim, informe a data que deseja para o vencimento no campo Dia do Pagamento.
Aba Execução
Através do campo "Responsável Técnico da Contratante", indique o técnico responsável pelo conhecimento e manutenção dos produtos ou serviços presentes no contrato do parceiro.
A pessoa que incluiu o contrato será apontada no campo "Usuário de inclusão".
As solicitações ou reclamações do contrato, serão encaminhadas para a pessoa informada no campo "Gerente do Contrato".
Observação: não poderá ser adotado o usuário 0 (ZERO) SUP.
O campo "Intervalo entre visitas" comportará o intervalo em "Dias" que o cliente será visitado. Esta é uma visita de monitoria, muito ligada à prestação de serviço e indicadores da satisfação do cliente.
Informe no campo "Duração da visita (horas e minutos)", quantas horas serão gastas na visita.
Aba Observações
Nesta aba você poderá descrever as considerações relativas ao contrato.
Aba Cláusulas
Esta aba comporta as cláusulas do contrato efetuado junto ao parceiro.
Aba SLA
O campo "SLA" é de pesquisa, onde você informa qual o tipo de SLA que será vinculado ao contrato, se este utilizar SLA.
No campo "Parceiro prest. serviço" informe o parceiro que prestará o serviço e que poderá ser utilizado em conjunto com os campos "Feriado municipal", "Feriado estadual" e "Feriado nacional".
Observação: caso não seja informado o campo Parceiro prest. serviço, o sistema utilizará a empresa do contrato.
Conforme configurados os campos dessa aba, as datas limite de SLA poderão ser calculadas de formas diferentes, tratando os feriados de forma adequada para cada caso. Por exemplo:
Uma empresa possui filial em outra cidade, com feriados municipais diferentes da cidade da matriz. Esta filial presta serviços aos clientes utilizando um SLA, onde considerará esses feriados municipais. Então, o SLA lidará adequadamente com os feriados da filial.
Os campos de feriado têm as opções:
- Considerar no contratado;
- Não considerar;
- Considerar em ambos;
- Considerar na contratante
Observações:
- Esta aba só será apresentada na tela de Contratos caso você possua o Módulo Controle de Projetos/W.
- A telaSLA só será apresentada caso você possua o módulo Controle de serviços OS /W e o opcional SLA/W liberado. Caso seja liberado somente o opcional na base de dados do cliente, esta tela não será apresentada.
Aba Impostos
Esta aba apresenta, por padrão, apenas o campo "Cidade de Execução do Serviço"; para que os demais campos citados abaixo sejam exibidos, é necessário que o parâmetro "Definir ISS e IRF no Contrato? - IMPOSTCONT" seja habilitado.
A marcação "Calcular ISS", quando acionada, fará com que seja efetuado o cálculo de ISS.
Nota: o parâmetro "Buscar retenção de ISS pelo contrato? - ISSRETCONTRATO", quando ativado, faz a retenção de ISS sempre de acordo com a definição indicada no campo Retém ISS do contrato e nunca de acordo com a configuração indicada no Cadastro do Parceiro.
Se efetuada a marcação "Retém ISS", o imposto ISS será retido na nota gerada pelo faturamento de contrato.
Informe no campo "% ISS" o percentual de ISS correspondente ao contrato.
Acionando a marcação "Calcular IRF", teremos o cálculo de IRF.
No campo "% IRF", determine o percentual de IRF a ser considerado no contrato.
Caso o parâmetro "Definir ISS e IRF no Contrato? - IMPOSTCONT" esteja desabilitado, o sistema buscará a alíquota do cadastro de Alíquota de ISS.
O campo "Cidade de Execução do Serviço" permite que, ao faturar um pedido, a cidade de execução configurada no contrato seja inserida na nota que é gerada pelo faturamento de contrato. Ao final do faturamento de contrato, deverá ser apresentada na aba "Impostos" do rodapé na Central de Vendas, a cidade que foi configurada no contrato.
Importante: para apresentação da Cidade de Execução do Serviço na nota, os seguintes pontos necessitam ser atendidos:
- O parâmetro "Buscar retenção de ISS pelo contrato? - ISSRETCONTRATO" deve estar desligado;
- No Contrato, a marcação Retém ISS mencionado acima, deve estar desmarcada; e
- No Cadastro do Parceiro, a marcação de mesma nomenclatura presente na aba Fiscal, também deve estar desmarcada.
Aba Locações
Nesta aba, você efetua as configurações necessárias para que o sistema realize, automaticamente, o cálculo de comissão em contratos de manutenção para Locação. Este recurso gerará as comissões para os vendedores a partir dos contratos. Por exemplo:
Um vendedor vende e, em seguida, a locação é lançada como pedido e no pedido é informado o percentual de comissão. No contrato, faz-se a ligação com o pedido, através da aba "Locações". A quantidade de parcelas é definida e informada no campo "Qtd parcelas p/ pagto de comissão".
Para isto, os parâmetros abaixo deverão estar previamente configurados:
- % Repasse referente à comissão sobre a Locação - PERCLOCAC;
- TOP p/identificar pedidos de Locação - TOPLOCAC;
- Quantidade de parcelas p/pagamento de comissão sobre Locação - QTDPARCPGCOM.
O "Número do Pedido" só poderá ser preenchido pelo Pedido que utilizou a TOP marcada no parâmetro TOPLOCAC. Depois de ter adicionado um Pedido ao Contrato, não será possível alterá-lo e o campo ficará protegido.
O campo "Quantidade de Parcelas p/ pagamento de comissão" deve ser igual ou maior que zero; ele é sugerido com o valor do parâmetro PERCLOCAC.
O preço do contrato deverá ser igual à porcentagem (%) do valor do "Pedido de Locação", que será cobrado mensalmente via faturamento, indicado no parâmetro PERCLOCAC. Exemplo:
- Pedido = 1000
- PERCLOCAC = 10
- QTDPARCPGCOM = 5
Tabela de Cálculo de Comissão para Vendedores com:
6% p/ Vendedor A,
3% p/ Vendedor B e
1% p/ Vendedor C
O que resultaria numa comissão total de:
60 p/ Vendedor A,
30 p/ Vendedor B e
10 p/ Vendedor C.
Isto dividido em 5 parcelas equivale a :
12 p/ Vendedor A,
6 p/ Vendedor B e
2 p/ Vendedor C por parcela.
Aba Comissões
Nesta aba, defina o "Parceiro" que receberá a comissão com base no faturamento, assim como o "Produto" pelo qual a comissão se aplica. Além disso, é necessário indicar o "Percentual de Comissão" associado a cada produto e o "Valor da Comissão".
Observação: os dados indicados nesta aba não são carregados automaticamente para as notas faturadas a partir da tela Faturamento de Contratos. Esses dados são informativos e podem ser utilizados como base para o desenvolvimento de personalizações a serem contempladas na tela Fórmulas de Comissão.
Aba Números dos Terminais Telefônicos
Importante: essa aba será habilitada quando o parâmetro "Habilita de campos de Comunicação e Telecomunicação - UTILCAMPOCT" for ligado.
Aqui, você pode inserir os números dos terminais telefônicos.
Adicione no campo "Código de Localidade" o DDD do número que será informado no campo "Número de identificação do Terminal Telefônico".
Destacamos ainda que, caso queira que algum dos número adicionados seja prioridade no vínculo do serviço, habilite a marcação "Principal" dessa aba.
Aba Gerencia de Negócios
Importante: esta aba será habilitada quando o parâmetro "Utiliza grupo de instalação no contrato? - UTIGRUPOINSTCON" estiver ligado.
Por meio desta aba, é possível que você configure grupos de entregas para uma nota de venda, ou seja, ao realizar uma venda, pode-se fracionar a entrega dos produtos de acordo com o que foi acordado no contrato.
Importante: esta aba é integrante de um processo específico de um Parceiro Sankhya.
Vejamos abaixo um exemplo:
Em uma venda de 100 computadores para a empresa X, foi negociada a entrega de 50 unidades neste mês e 50 unidades daqui 90 dias. Dessa forma, cria-se o grupo 1 que terá 50 unidades com previsão de entrega neste mês, e os outros 50 no grupo 2 com previsão de entrega para 90 dias.
Na sub-aba "Produtos", serão incluídos os produtos que farão parte do grupo de entregas que está sendo configurado, sendo que, poderão ser inseridos somente os produtos do tipo Imobilizado, Matéria Prima ou Serviço que estejam ativos.
Note na parte superior esquerda desta sub-aba, o botão "Gerar Ped. Compra", que será responsável por gerar os pedidos de compra dos produtos negociados no contrato. Caso o parâmetro "Exige liberação p/ lançar compras? - EXIGLIBCTCPA" esteja ligado, ao gerar o pedido de compra, será solicitada a liberação do evento 20 - Lançamento de Compras p/ Contrato.
Uma vez que foi feita a liberação do referido evento, não será mais permitido incluir, remover, ou alterar o grupo. Além disso, após a geração de um pedido de compra, não será permitida a exclusão do item gerado. Na tentativa de excluir o pedido, teremos a exibição da seguinte mensagem:
"Já foi gerado pedido de compra, não pode ser excluído."
Nota: ao gerar o pedido de compra, é faz necessário que você o Tipo de Negociação e o Tipo de Operação - TOP configurados nos parâmetros "TOP de pedido compra gerado p/contrato de serviço - TOPCONPEDCOM" e "Tip. Neg gerado por contrato de serviço - TPVCONPEDCOM". Na geração do pedido de venda, utilize o Tipo de Operação - TOP configurado no parâmetro "TOP de pedido venda gerado por contrato - TOPCONPEDVEN".
Observação: ao acionar o botão Gerar Ped. Compra, o sistema irá gerar o Pedido de Compra com a quantidade existente no campo "Quantidade P/ Gerar Ped" e, imediatamente, atualizará o campo "Quantidade Requisitada" com a quantidade gerada.
Nota: não será permitido que sejam gerados pedidos cujo o valor seja superior à "Quantidade Cliente". Caso o valor seja superior, será emitida a seguinte mensagem:
"Para o produto X a quantidade solicitada é maior que a quantidade negociada".
A sub-aba "Parceiro Instalação" comportará as configurações pertinentes ao contrato, bem como, ao parceiro integrante do mesmo.
Temos na sub-aba "Geral" os dados do parceiro e a data de instalação dos produtos negociados no contrato.
A sub-aba "Contratos de Serviços" é utilizada nos relatórios personalizados, não tendo influência na geração dos pedidos de venda ou de compra.
Aba Parcela Adicional
Importante: esta aba será apresentada quando o parâmetro "Trabalha com parcelas adicionais em contratos? - PARCELASADIC" estiver ligado.
Sub-aba Item Parcela Adicional
Inicialmente, informe o Produto, a Quantidade e o Valor correspondente a parcela adicional. A marcação "Valor Igual à Parcela" quando realizada, fará com que o valor do item seja igual ao valor da parcela vigente do contrato.
Selecionando a marcação "1ª Parcela Proporcional", fará com que a primeira parcela seja proporcional, usando a Data do Contrato para a geração do valor das parcelas. Cada contrato poderá ter vários cabeçalhos que correspondem às parcelas adicionais e cada cabeçalho poderá ter vários itens, que são itens da nota.
Na tela do Faturamento de Contratos, existe a tela para faturamento das parcelas adicionais. Esta opção só é exibida, se o parâmetro "Trabalha com parcelas adicionais em contratos? - PARCELASADIC" estiver habilitado. O comportamento da aba é semelhante ao da tela de Faturamento de Contratos. Cada cabeçalho apresentado na aba "Parcelas adicionais", é referente à uma nota que deve ser emitida conforme as configurações do cabeçalho. Fature apenas as parcelas que estejam marcadas como "Ativo" na tela de Parcelas Adicionais do Contrato.
Quando são geradas movimentações a partir dessas parcelas adicionais, essas parcelas não poderão ser excluídas devido à ligação das tabelas.
Aba Produtos/Serviços
Através desta aba, você seleciona o Produto ou o Serviço vinculado ao contrato e informa uma referência para o mesmo. Essa referência corresponde à data de cobrança e ao valor a ser cobrado no contrato.
Abaixo temos a descrição das sub-abas pertinentes à esta aba:
Sub-aba Geral | Sub-aba Software | |
Sub-aba Comissões | Sub-aba Preço | |
Sub-aba Preço por Faixa | ||
Seção Ocorrências |
Através do campo "Situação", você indica se o produto/serviço está ativo, cancelado, bonificado ou suspenso. Este campo será preenchido através da ocorrência cadastrada no contrato.
A quantidade do produto/serviço a ser utilizada no contrato é descrita no campo "Qtd. Prevista".
O campo "Limitante" é informativo. A descrição deste campo pode ser alterada através do parâmetro "Descrição para o campo Limitante do contrato - DESCLIMITANTE".
O campo "Frequência" também é somente informativo e pode ser utilizado para filtros e relatórios.
No campo "Quantidade de usuário / login", vincule o serviço do contrato atendido pelo item.
Informe no campo "Número de Usuários" a quantidade de acessos poderá ter para o produto/serviço cadastrado no contrato. Este campo é utilizado para a geração de licença.
O parâmetro "Usar quantidade do contrato na nota? - USAQTDECONNF", quando habilitado fará com que o sistema leve em consideração a "Quantidade" informada no respectivo campo, no tocante à quantidade negociada e o preço no faturamento.
Observação: se o parâmetro "Contrato para software? - CONTSOFT" estiver desligado, este campo ficará com o nome Quantidade. Se estiver ativado, terá o nome Número de usuários.
Com os parâmetros "Agrupar contratos por valor unitário? - AGRCONTRVLRUNIT" e USAQTDECONNF ligados, os itens serão agrupados de acordo com o valor unitário.
O campo "Imprimir nota" é somente informativo e pode ser utilizado para a criação de relatórios.
O campo"Grupo de Impressão" indica qual o grupo de impressão quando temos vários produtos ou serviços, por exemplo, um contrato de 5 produtos, sendo que 2 produtos pertencem ao grupo 001 e os outros 3 produtos ao grupo 002, o sistema imprimirá apenas duas linhas. A descrição será a que você marcar na nota fiscal.
O campo "Local de instalação" atende a necessidade de empresas prestadoras de serviços, que precisam informar no Contrato, a localização de cada produto no cliente. Exemplo: Impressora – Sankhya Gestão de Negócios – Av. Marcos de Freitas Costa, 369 Daniel Fonseca.
Nota: você poderá localizar este novo campo tanto na grade e botão de filtros da "Consulta de OS", quanto na pesquisa do "Produto" da rotina de "Ordens de Serviço".
Observações:
- Ao cadastrar um contrato onde, no preenchimento dos campos "Qtd. Prevista" e "Quantidade" utilizou-se casas decimais, no seu faturamento estas quantidades irão permanecer em decimais nas Centrais.
- Quando a situação do produto for alterada, recalculará o valor das provisões do início do mês da data de ocorrência para frente. Se for zero, o sistema excluirá as provisões.
O campo "TOP para faturamento em contratos" pode ser utilizado quando há a necessidade de faturar Produtos/Serviços do mesmo contrato com TOP's distintas. Observe um exemplo abaixo:
Contrato: 20
Produto: 1 - Monitoramento TOP 1000 - Nota de Serviço
Produto: 2 - Locação TOP 2000 - Nota de Débito
Ao faturar o contrato, ao invés de considerar a TOP informada na tela Faturamento de Contratos, o sistema considera a TOP informada em cada produto desta aba e gera duas notas, sendo uma para cada produto, com seus respectivos valores e TOP's configuradas.
Além destas opções, também é possível informar a TOP nos seguintes locais, com a mesma finalidade, mas considerando outros casos de uso e seguindo a ordem abaixo:
No cadastro de Produtos na aba Venda ou cadastro de Serviço aba Venda, campo TOP para Faturamento em contratos;
No cadastro do Contratos, na aba Produtos/Serviços, sub-aba Geral, campo TOP para Faturamento em Contratos;
No cadastro do Contratos, na aba Geral, campo TOP para Faturamento em Contratos;
Caso não encontre o campo em nenhum dos lugares acima, utilize a TOP da tela de Faturamento de Contratos.
Informações adicionais acerca do campo TOP para Faturamento em Contratos.
Atualmente, esse comportamento se aplica apenas a contratos marcados como Pro-Rata, desde que o parâmetro "Utiliza grupos de faturamento de contratos? - GRUPFATCONT" esteja ligado.
Observação: a mesma lógica se aplica ao campo "Série para faturamento em contratos".
Esta aba só aparece se o parâmetro "Contrato para software? - CONTSOFT" estiver habilitado.
Os campos "Versão", "Data da Versão" e "Número de Série" são apenas informativos e que poderão ser preenchidos com a versão do sistema, a data da versão e o número de série do software.
As comissões podem ser inseridas no sistema de duas maneiras: de forma manual, diretamente pela tela ou de forma automática pela rotina "Selecionar Produtos/Serviços do Pedido" (botão "Outras Opções..."). Acesse mais detalhes desta opção no tópico Botão Outras Opções deste help.
Nota: a opção Selecionar Produtos/Serviços do pedido só estará visível se no contrato não tiver produto/preço configurado e não possuir um vínculo de alguma nota com o contrato.
No caso de o pedido selecionado possuir comissões, estas serão inseridas seguindo os seguintes critérios:
- No campo Tipo, caso o contrato ainda não possua produtos, será do tipo "Nova Negociação", caso contrário, será tipo "Produto Adicional".
- O valor base para comissão será o valor do produto.
- Se o vendedor em questão for o mesmo vendedor do pedido, o percentual de comissão será obtido pelo parâmetro "Comissão para Gerente de Contas em Contrato de Manutenção - COMCMGC". Caso contrário, para os apresentadores, será usado o parâmetro "Comissão para Apresentação em Contrato de Manutenção - COMCMAPR".
- Se existir mais de um vendedor responsável pela apresentação, eles ratearão o percentual de comissão. Caso não existam apresentadores, o gerente de contas obterá as duas comissões.
- A data inicial será a data de negociação do pedido. A data final será a data inicial somada da quantidade de meses definida no parâmetro "Período (meses) Máximo p/ pgto de Comissão em Contrato de Manutenção - PERMAXCM".
O campo "Nro. Único Pedido" será preenchido pelo pedido selecionado na tela.
O parâmetro "% Máximo de Comissão em CM - COMMAXCM" também exerce influência nesta rotina.
Só é possível incluir "Vendedores" ativos e que estejam com a marcação "Recebe comissão em CM" (onde CM = Contrato de Manutenção) efetuada.
Selecione no campo "Tipo" uma das seguintes opções:
- Nova Negociação: Indica uma nova venda, novo contrato.
- Produto Adicional: Indica a venda de um novo produto.
- Usuário Adicional: Indica que houve venda de usuários para o produto.
- Renegociação: Indica que o vendedor realizou uma renegociação de valor na mensalidade do produto.
O "Valor Base p/ Comissão" não pode ser maior que o valor do contrato.
Percentual de Comissão: O somatório do percentual de todos os vendedores não pode ser maior que o valor definido no parâmetro "% Máximo de Comissão em CM - COMMAXCM".
Essa validação será feita no faturamento do contrato.
Data Inicial e Data Final: Período em que o vendedor receberá comissão.
O campo "Nro. Único Pedido" trará o número único do Pedido vinculado ao contrato.
Informe no campo "Observação" dados relevantes para a comissão do contrato.
Os campos "Dt./Hora" e "Usuário Alteração" são utilizados pelo sistema para registrar as alterações realizadas.
Esta sub-aba serve para informar o preço dos produtos/serviços vinculados ao contrato.
Referência: Informe a data de referência que equivale o preço a ser considerado.
Observação: se o produto/serviço tiver preço futuro cadastrado (Data de Referência maior que a Data do Servidor), ao realizar a cópia de produtos/serviços pelo botão Outras Opções..., serão copiados todos os preços futuros e também, o último preço vigente (Data de Referência menor ou igual à Data do Servidor), gravando N linhas de preço (1 vigente + N futuros). Porém, se o produto/serviço não tiver um preço futuro, será copiada apenas a última linha de preço.
Valor: Informe o preço do produto/serviço para o contrato.
Serviço: Selecione o "Produto" ou o "Serviço" vinculado ao contrato e informe uma referência para ele. O sistema permite que se faça uma amarração entre produto e serviço. Assim, um determinado produto pode oferecer serviço de Service Desk, mas não de Monitoria.
Importante: esta opção serve somente para efetuar o vínculo do serviço com o produto. Este campo é para filtro.
Esta aba serve para cadastrar os preços referentes à determinada faixa de quantidade. Esta quantidade é a base para o cálculo do valor do serviço no seu faturamento.
Parâmetro "Habilitar preço por faixa? - BILFAIXA" se habilitado aparecerá na Aba "Preço por Faixa" os seguintes campos:
Qtd. Inicial: Informe a quantidade inicial da faixa que compõe o preço.
Qtd. Final: Informe a quantidade final da faixa que compõe o preço.
Preço Unitário: Informe o valor unitário do preço do produto/serviço para a quantidade inicial e final informada.
Faturamento Mínimo: Informe o valor mínimo para o Faturamento. Este campo é utilizado para a funcionalidade de Bilhetagem por Faixa, que é específico e que influi no faturamento de contratos.
São feitas pelo sistema as seguintes validações:
- Se a quantidade final é menor que a inicial;
- Se o preço unitário é menor que 0;
- Se o Faturamento mínimo é menor que 0.
Para que esta aba seja exibida, é necessário que o parâmetro "Habilitar múltiplas séries no produto do contrato - HABMULTSERCONT" seja habilitado.
Nesta aba, é possível cadastrar séries para o produto informado no contrato, possibilitando sua ativação ou desativação. Um mesmo produto e série não podem ser lançados mais de uma vez no mesmo contrato e nem estar em contratos diferentes.
Localizada no lado direito da aba "Produtos/Serviços", esta seção registra as ocorrências que estão amarradas ao produto, que podem ser meramente informativas ou de impacto no contrato como, "Ativação", "Bonificação", "Suspensão", "Cancelamento", "Expiração" que são feitos via ocorrência.
A ocorrência é utilizada também para o Reajuste de Contratos, no qual, todas as vezes que é efetuado o reajuste de contrato, é inserida uma ocorrência nos produtos/serviços com os valores dos índices.
Dt. Ocorrência: Informe a data de Ocorrência, por exemplo, informa da Data de Ocorrência para ativação de um produto.
Ocorrência: Informe a ocorrência, como por exemplo, Ativação, Expiração, Cancelamento;
Contato: Insira o contato do Parceiro do Contrato para informar na ocorrência;
Usuário: Informe a pessoa que efetuou o lançamento da ocorrência. Se for referente ao Reajuste de Contrato, o usuário será o que efetuou o processo de Reajuste de Contrato.
Descrição: Preencha esse campo com a justificativa ou algum comentário relevante para a ocorrência.
No botão "Outras Opções..." dessa seção, temos as opções abaixo:
A opção "Refazer Futuras Provisões sem Faturar", quando utilizada, excluirá as provisões futuras e irá gerá-las novamente. Essa opção não considera a data de referência do faturamento, ou seja, se estiver, por exemplo, refazendo os financeiros do mês 12/2010 até 05/2011, o mês 12/2010 não será considerado.
Através da opção "Refazer Futuras Provisões sem Faturar (Considerando Mês de Referência)", serão excluídas e geradas novamente as provisões de todos os meses, inclusive do mês de referência.
Nota: caso o parâmetro "Vincular provisões de contrato às ocorrências - VINPROCONOCO" esteja ligado, a composição dos valores provisionados por referência levará em consideração as ocorrências de cancelamento, bonificação, suspensão e expiração do contrato.
Aba Anexos
Você pode utilizar esta aba para anexar documentos ao contrato.
Observação: ao realizar a importação de um contrato que foi assinado eletronicamente, se você acionar o botão "Visualizar" para verificar o anexo, a assinatura digital não será apresentada.
Parâmetro que influencia este recurso:
O parâmetro "Guardar os anexos no banco de dados - GUARDAANEXOBD" flexibiliza o tipo de armazenamento dos arquivos anexados a partir deste recurso, com as seguintes opções:
- Banco de Dados: o sistema armazena os arquivos no banco de dados (coluna "Conteúdo" da tabela TSIATA);
- Diretório: o sistema armazena os arquivos no diretório "<pasta do usuário>/SankhyaW/Anexos". Se este diretório não existir, ele será criado automaticamente pelo sistema, e subpastas serão geradas para organizar os arquivos por ano, mês e dia. Não é possível alterar o local lógico de salvamento dos arquivos ao utilizar esta opção.
Aba Provisões Financeiras
A aba Provisões Financeiras possibilita o planejamento financeiro através da inserção das provisões e análise dos valores do contrato. Ou seja, através desta aba, você pode baixar a provisão, estorná-la e efetuar o parcelamento mediante necessário.
Esta aba foi construída para atender processos específicos, visando a visualização do Fluxo de Caixa e o Orçamento da Receita recorrente. Hoje, ao receber um contrato firmado de cliente/fornecedor, é inserido nesta aba o primeiro lançamento padrão e, deste lançamento, replica-se as demais parcelas através do botão "Parcelar". Vejamos um exemplo:
- Tratando-se de um contrato de 60 meses no valor de R$ 1.500,00 reais, parcela-se em 60 vencimentos posteriores no valor de R$1.500,00 reais.
Para atender este processo, os parâmetros "Informar Qtd Provisão qdo no último mês? - CONTPROV" e "Qtd de meses p/provisionar faturamento do contrato - QTDMESPROVFATC" devem estar desligados. Além disso, estes dois parâmetros são incompatíveis e devem ser configurados em momentos opostos.
Se o parâmetro QTDMESPROVFATC for maior que zero, serão geradas provisões automáticas, de acordo com a quantidade configurada neste parâmetro ao realizar o faturamento pela tela Faturamento de Contratos. Deste modo, o sistema sempre apagará as provisões existentes e criará novas provisões no momento do faturamento.
Caso o parâmetro CONTPROV esteja ligado, não ocorrerá a criação de novas provisões no faturamento e não serão excluídas as provisões existentes.
Quando houver reajuste de contrato, as parcelas futuras existentes aqui devem ser refeitas, mantendo o valor igual ao contrato atual. Além disso, ao ser efetuado o faturamento as parcelas de provisão são baixadas automaticamente.
Selecione o título que você efetuará a baixa e, ao clicar no botão "Baixar", fará com que seja preenchido o campo "Valor da Baixa" igual ao "Valor do Desdobramento", como também a "Data da Baixa" com a "Data de Vencimento".
Selecione o título baixado e, ao clicar no botão "Estornar", fará com que o título volte a ficar pendente.
O botão "Parcelar" permite que você efetue o parcelamento do(s) título(s) selecionado(s), podendo incluir juros, multa, etc.
Ao selecionar um título e clicar sobre o botão "Ver Financeiro", será aberto o menu de Movimentação Financeira e virá o título em questão para análise.
Importante: ao efetuar o faturamento do contrato no menu Faturamento de Contratos, automaticamente a provisão correspondente a este faturamento será baixada.
No campo "Nro Único" existe a possibilidade da pesquisa, que trará os financeiros gerados através desta aba.
Aba Pedidos/Notas
Esta aba permite que você visualize todas as operações realizadas nos Portais para um determinado "Contrato", ou seja, toda operação que tenha nos dados do seu cabeçalho o número do contrato em questão.
Essa visualização é agrupada pelo Tipo de Operação - TOP e, em seguida, pelo Grupo de Produtos, trazendo assim, o detalhamento de cada produto/serviço utilizado em cada operação como, por exemplo, a quantidade, o valor unitário, entre outras informações.
Observação: tanto para serviços quanto para contratos, é necessário criar um Tipo de Operação - TOP que será utilizado para a emissão da nota fiscal de prestação de serviços. Sendo que, o mesmo deverá ser do Tipo de Movimento "Venda" e deverá realizar todas as atualizações necessárias para a empresa, como Financeiro, Fiscal/Impostos, Comissões e Apoio à Decisão.
Com o objetivo de facilitar o controle de movimentação dos produtos de um contrato, quando o campo "Integração de Série ao Contrato" do cadastro do Tipo de Operação - TOP estiver configurado com as opções de "Entrada" ou "Baixa", o sistema fará o registro da movimentação do produto nesta aba, de forma automática, desde que este produto seja controlado por série.
O sistema não permitirá a inclusão/alteração manual das séries no Contrato. A inclusão/alteração será possível apenas através de lançamentos nos Portais, garantindo a segurança da informação.
Aba Critério de Rateio
Esta aba possibilita efetuar o rateio por contrato, sendo que os rateios efetuados nesta rotina não serão apresentados na tela Critérios de Rateio.
Sub-aba Manutenção
Ao acionar o botão "Excluir", a linha selecionada do Critério de Rateio será excluída a fim de permitir a correção de determinada informação do critério lançado. Caso este critério tenha apenas uma linha, nenhuma ação será executada.
O botão "Confirmar" serve para confirmar os rateios após terem sido efetuadas todas as alterações.
Através do botão "Limpar" você poderá excluir o Critério de Rateio selecionado, desde que este não esteja vinculado à outros Contratos. Vale ressaltar que, esta função exclui/limpa o Critério de Rateio selecionado do Contrato, independente do mesmo ter uma ou mais linhas lançadas.
Ao pressionar o botão "Copiar de..." você pode copiar o rateio criado em outro Contrato.
Informe no campo "% Rateio" o percentual que será alocado para o trio Natureza/Centro de Resultado/Projeto, quando você utilizar o critério em questão.
Os campos "Centro de Resultado" e "Projeto" deverão ser preenchidos com os dados para o qual serão alocadas as receitas/despesas.
No campo "Cód. Natureza" será apontado o código da natureza das receitas e/ou despesas que utilizarão o critério para rateio.
Informe o código do "Projeto" para alocar as receitas/despesas, caso a empresa utilize.
Caso a contabilização seja feita pelo rateio e cada linha do rateio possua contas contábeis diferentes, é necessário que você informe a "Conta Contábil" em cada linha do critério.
Nota: na pesquisa da "Conta Contábil", quando o campo de pesquisa for igual a Conta Contábil, será necessário a digitação do ponto entre os números da conta para efetuar a pesquisa. Exemplo: 2.1.1. Isto porque poderá haver planos de contas de várias empresas e cada um com uma máscara.
A marcação "Digitado" tem como função apenas a leitura. Sendo exibida acionada quando for executada qualquer alteração manual no rateio e não for salva.
Os campos "Cód. Veículo", "Aferição" e "Tipo Aferição", serão apresentados quando o parâmetro "Usar rateio por veículo? - RATEIOPORVEICU" estiver habilitado.
O campo "Tipo de aferição" é alimentado de acordo com a configuração do campo "Tipo aferição" do Cadastro de Veículos aba "Informações Complementares", sendo apresentado nesta tela apenas como leitura.
O campo "Aferição Veic." é preenchido em número decimal, sendo em horas quando o campo "Tipo Aferição" citado acima estiver com a opção "Horímetro" selecionada ou em quilômetros com a opção "Hodômetro" e será de preenchimento obrigatório, se o campo "Aferição" do Cadastro de Veículos aba "Informações Complementares" estiver com a opção "Obrigatória" selecionada. Isto é, quando o campo Aferição estiver marcado como Obrigatória e o campo Tipo Aferição estiver preenchido, o sistema realizará esta validação. Se o campo Aferição Veic. não estiver preenchido e o veículo estiver com a configuração citada, o sistema emitirá a seguinte mensagem de alerta:
"Aferição é obrigatória para o véiculo X."
Indique no campo "Site",os locais de prestação de serviço.
Sub-Aba Resultado
Nesta sub-aba, será possível visualizar o resultado do rateio por "Natureza", "Centro de Resultado" e "Projeto" de forma gráfica.
Aba Grupo Econômico
Através desta aba é possível configurar o rateio do faturamento de um contrato entre diferentes parceiros de um grupo econômico, distribuindo os valores entre múltiplos CNPJ's ou CPF's de forma igual ou proporcional. Por exemplo, caso um contrato onde o faturamento precisa ser distribuído entre dois parceiros, sendo um responsável por 70% do pagamento e outro por 30%, cada referência faturada resultará em duas notas fiscais: uma com 70% do valor total do contrato e outra com os 30% restantes, conforme os percentuais definidos para cada parceiro.
A ativação deste recurso é realizada habilitando o parâmetro "Usa grupo econômico para Contratos e Serviços? - USAGRUPECONCONT".
Notas:
- Caso o contrato participe de um agrupamento, seja ele convencional ou pro-rata, o rateio pelo Grupo Econômico não será aplicado.
- A utilização do Grupo Econômico não deve ser utilizado em conjunto com o parâmetro "Apresentar apenas contratos do Parceiro? - FILTCONTPARCV", pois este parâmetro restringe a utilização do contrato no lançamento das notas apenas ao seu respectivo parceiro.
Aba Empresas Licenciadas
Esta aba é habilitadapelo parâmetro "O sistema gera licenças para o SAS - SERVINTSAS". Vincule aqui as empresas a um determinado contrato, possibilitando assim, gerar a licença com os mesmos produtos para empresas diferentes.
Na Geração de Licença, o sistema traz a lista de empresas licenciadas e estas empresas podem ser incluídas no arquivo de licença junto com os produtos licenciados.
Assim como é feito com os produtos licenciados, o SAS possui um serviço para informar as empresas licenciadas. O SAS Console está preparado para exibir também as empresas licenciadas que estão no arquivo de licença do SAS, sendo aceito o uso de caracteres especiais no nome da empresa.
Validação de empresas licenciadas no Sankhya Om
O sistema valida a licença das empresas utilizadas. Por exemplo, não será permitido lançar uma nota para uma empresa que não estiver licenciada (que conste na licença). A validação é feita pelo CNPJ, o CNPJ da empresa em uso tem que constar na licença (que está no SAS).
Para incluir ou alterar qualquer uma das entidades abaixo, é necessário que a empresa/CNPJ vinculada ao registro conste na licença de uso do sistema (rodando dentro do SAS).
Lista das Entidades:
- Notas e Pedidos (TGFCAB)
- Funcionário (TFPFUN)
- Contrato (TCSCON)
- Financeiro (TGFFIN)
- PedidoProjeto (TCSFPD, Vínculo de Pedido com Projeto)
- MovimentoLivroFiscal (TGFLIV)
Importante: o parâmetro IPSERACESS deve ser inserido no servidor onde será startado o SAS. Lembrando ainda, que é necessária a inserção das empresas e dos produtos no Contrato para geração da licença e configuração do SAS.
Ao realizar inclusão nas entidades acima, o sistema começará a contagem; após 7 dias o sistema não permite nenhuma inclusão nestas entidades.
Ao logar no sistema, será exibida uma mensagem informando as empresas e o dia que estas serão bloqueadas.
Até o dia do bloqueio, o cliente conseguirá realizar inclusões nas referidas entidades; contudo, no dia do bloqueio, o sistema não permitirá mais nenhuma inclusão e exibirá a mensagem:
"A empresa [CODEMP] não está licenciada para o uso no sistema!."
Totalizadores no Rodapé da Tela
Localizado na parte inferior da tela, temos no rodapé um totalizador que apresenta o total provisionado pendente, o total faturado e o total do contrato.
O "Total do contrato" comporta a somatória dos preços dos produtos/serviços ativos, sendo estes informados na aba Produtos/Serviços.
Nota: se os produtos e serviços do contrato não possuírem seus preços definidos na aba Produtos/Serviços ou se estes não estiverem Ativos, o campo Total do contrato se apresentará zerado.
Observações:
- Com relação ao total do contrato, quando o parâmetro "Habilitar preço por quantidade no contrato - HABPRECQTDCONT" estiver ligado, teremos a exibição de dois campos na aba Preço, sendo eles "Quantidade", "% ou valor" e estes serão gravados na TCSPREQTD ao invés da TCSPRE. Isso vale tanto para a grade de preço quanto para o cálculo do total do contrato. Nota: Ao ligar esse parâmetro, não será possível utilizar a rotina padrão de faturamento de contratos do sistema, visto que essa funcionalidade foi desenvolvida no MGE apenas para fins de controle e impressão dos contratos em um caso de uso específico de um cliente.
- Se o parâmetro "Contrato por software - CONTSOFT" estiver desligado e o parâmetro "Faturar Qtd.X Preço p/fat.de contrato - FATQTDXPREC" ligado, no cálculo do total do contrato será feita a multiplicação do último preço pela quantidade.
- Se a quantidade dos produtos/serviços for zero, o sistema não considerará o produto para o total do contrato.
O "Total faturado" é a somatória das baixas de provisões financeiras da aba Provisões Financeiras. Por exemplo, no contrato 1 o total de provisões pendentes são de R$24.000,00 e foram baixadas duas provisões de 1.000,00 cada. Então o campo Total Faturado trará o valor de R$2.000,00.
No totalizador "Total provisão pendente", temos a somatória das provisões financeiras da aba Provisões Financeiras. Vejamos um exemplo: O Contrato 2 contém um total de provisões não baixadas de R$24.000,00 e não foi ainda baixada nenhuma provisão. Então, o campo Total provisão pendente trará o valor de R$24.000,00;
Botão Outras Opções
O botão "Outras Opções..." é acionado por meio do ícone localizado no alto da tela, tendo as seguintes funcionalidades:
Lançar Ocorrências
Esta opção é utilizada para lançar uma Ocorrência para todos os produtos selecionados dos contratos que forem filtrados. Esta opção é semelhante à seção Ocorrências, presente na aba de Produtos/Serviços e ocorrerá da seguinte forma:
- Passo 1: Nesta tela será(ão) solicitado(s) o(s) produto(s) do(s) contrato(s):
Marcar Todos: Se acionado, marcará todos os produtos que aparecerem na grade.
Desmarcar Todos: Se acionado, desmarcará todos os produtos que aparecerem na grade.
Na grade, serão apresentados os dados dos produtos dos contratos selecionados; o botão de "Seleção" poderá ser utilizado para marcar/desmarcar os produtos que serão selecionados para criar a ocorrência.
Cancelar: Se pressionado, fechará a tela e as marcações feitas não serão salvas.
Próximo: Depois de marcar uma ou mais linhas através do botão Seleção, este botão será habilitado e, ao acioná-lo, será aberta a próxima tela para continuidade nas configurações, como data da ocorrência, usuário, contato, etc.
- Passo 2: Configurações da Ocorrência
Dt. Ocorrência: Informe a data de Ocorrência, por exemplo, a Data de Ocorrência para ativação de um produto.
Ocorrência: Informe a ocorrência, como por exemplo, "Ativação", "Expiração", "Cancelamento";
Contato: Informe o contato do Parceiro do Contrato, para acrescentar na ocorrência;
Usuário: Preencha este campo com o nome da pessoa que efetuou o lançamento da ocorrência. Se for referente ao Reajuste de Contrato, o usuário será o que efetuou o processo de Reajuste de Contrato.
Descrição: Informe a justificativa ou algum comentário relevante para a ocorrência.
Substituir a última ocorrência deste tipo (se existir)?: Esta marcação só será habilitada se na situação do produto escolhido for "Expirar" e o tipo de ocorrência informada no campo "Ocorrência" for de expiração. Se marcada, ao incluir a ocorrência, irá substituir a ocorrência anterior com este mesmo tipo de situação do produto. Desmarcada só irá incluir a ocorrência.
Cancelar: Se clicado, fechará a tela e não salvará as marcações feitas.
Anterior: Se clicado, volta para a tela do Passo 1;
Incluir ocorrência: Se clicado, irá inserir nos produtos dos contratos selecionados a ocorrência configurada. Se tiver todos os dados corretos, o sistema emitirá a mensagem: "Inclusão de Ocorrências efetuada com sucesso!".
Selecionar Produtos/Serviços do pedido
As comissões podem ser inseridas no sistema de duas maneiras: de forma manual diretamente pela tela, ou de forma automática, através desta opção.
Esta opção só estará visível se no contrato não existir produto/preço configurado e não possuir o vínculo de alguma nota com o contrato.
No caso de o pedido selecionado possuir comissões, estas serão inseridas na aba "Produtos/Serviços, Sub-aba Comissões", seguindo critérios.
No campo "Natureza", informe a natureza do Pedido do Parceiro para trazer os pedidos e produtos referenciados a esta.
Através do campo "Parceiro" você pode selecionar produtos/serviços e comissões de pedidos de outros parceiros que não sejam aquele informado no contrato.
Seção Pedidos
Nesta seção, serão apresentados todos os pedidos do parceiro informado na tela de contrato, para serem selecionados quais serão os produtos/serviços copiados. Informações como Número da Nota, Valor da Nota, Tipo de Operação, etc.
Seção Produtos/Serviços
Serão apresentados os produtos/serviços do Pedido selecionado.
Valor: Informe o valor que será o preço do produto na aba de Produtos/Serviços.
Botão Distribuir valor: Se acionado, irá distribuir o valor entre os produtos/serviços selecionados.
Marcar Todos: Clicando neste botão, todos os produtos/serviços serão selecionados.
Desmarcar Todos: Ao clicar neste botão, os produtos/serviços selecionados, serão desmarcados.
Valor Total: Será apresentado o somatório dos valores distribuídos de todos os produtos/serviços selecionados.
Copiar Produtos/Serviços
Informe nesta opção, o contrato ao qual serão copiados os produtos/serviços do contrato origem. Para isso, acione esta opção e informe o número do contrato.
Enviar Anexos para o Servidor
Esta opção possibilita o envio de arquivos locais para o servidor, a fim de que estes possam ser acessados em outros locais. Ao acioná-la, é aberta a seguinte tela com duas opções de escolha:
- Importar anexos de todos os contratos;
- Importar os anexos apenas do contrato selecionado.
Esta opção foi criada para que, quando for inserido um anexo através MGE (que salva somente o caminho do arquivo) e quiser visualizar este anexo pelo Sankhya Om (que por ser WEB precisa ter o arquivo no servidor), esta opção pega o arquivo no caminho especificado e o salva no servidor.
Configurar Notificações de Reajuste
Disponível apenas na versão em HTML5.
Essa opção será exibida apenas se o parâmetro "Notificar pendências de reajuste de contratos - NOTPENREACON" estiver ligado. Clicando nela, será aberto o pop-up "Período" para configurar a periodicidade em que as pendências serão notificadas:
Assim, se você tiver acesso à tela Reajuste de Contratos Ativos, receberá uma notificação (no período configurado) de que há contratos com pendência de reajuste.
Alerta de contratos a reajustar
Essa funcionalidade está disponível apenas a partir da versão 4.13
O botão será apresentado somente quando o parâmetro de chave NOTPENREACON estiver habilitado e, será exibido sempre que, ao abrir a tela em HTML5, for identificado que existem contratos ativos pendentes de reajuste.
Clicando nesse botão, será aberto o pop-up "Contratos Pendentes de Reajuste":
Clicando no botão "Ir para Reajuste", você será redirecionado para a tela Reajuste de Contratos Ativos contextualizando apenas os contratos exibidos no pop-up.
Parâmetros que influenciam nesta rotina
Os dois parâmetros transcritos abaixo impedirão a digitação ou o faturamento de Contratos que não satisfaçam suas validações, com o intuito de minimizar erros humanos durante o processo de Faturamento de Contratos.
Contratos Mensais sempre com referência no dia 1° - FATCONTDIA1: Quando ligado, validará se a data indicada para Referência próximo faturamento é diferente do dia 1º (primeiro).
Fat. contratos Mensais com referência sequencial - FATCONSEQ: Valida se os faturamentos mensais estão sendo faturados em sequência. Este parâmetro é utilizado no Faturamento de Contratos para evitar furos entre um Contrato já faturado e o próximo a ser faturado.
Com os parâmetros FATCONTDIA1 e FATCONSEQ ligados, deverão ser feitas as seguintes validações:
- Se o parâmetro FATCONTDIA1 estiver ligado e você acessar a tela de Contratos, selecionar um contrato qualquer, colocá-lo no modo formulário, acessar a aba "Propriedades" e tentar informar uma data diferente do dia 1º (primeiro) no campo "Referência próximo Faturamento", o sistema não aceitará e exibirá a mensagem abaixo:
"Para contratos mensais a Referência próximo faturamento deve ser sempre no dia 1º (primeiro)."
- Ao alterar o campo "Tipo Pagamento" e salvar a modificação, o sistema verificará se o Contrato já foi faturado. Se estiver faturado, a mensagem abaixo será apresentada e não será possível a alteração do mesmo.
"Já existe faturamento para este contrato. Não é permitido modificar o tipo de pagamento."
- Se o parâmetroFATCONTDIA1 estiver ligado, não será possível digitar uma data diferente do dia 1º (primeiro). Caso seja informado, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
"Data para mês de referência deve ser igual ao dia 1º (primeiro)."
- Com os parâmetros FATCONTDIA1 e FATCONSEQ ligados, o campo Mês para Referência igual ao dia 1º (primeiro), o Tipo de Operação preenchido e o mês do campo Referência último faturamento não for nulo e for diferente do mês anterior à data de referência informada no campo Mês para Referência, fará com que a linha seja exibida em vermelho.
Nota: as linhas apresentadas em vermelho significam que a referência do último faturamento não é referente ao mês anterior, isso diz que o faturamento sequencial só será possível, caso o mês anterior ao mês solicitado, seja faturado antes e, posteriormente, será possível faturar o mês desejado. Caso a coluna Referência último faturamento esteja vazia ou com uma data referente ao mês anterior ao solicitado, a linha será apresentada em branco, sendo possível seu faturamento.
Quando houver uma linha em vermelho na grade e o botão "Faturar" for acionado, o faturamento não será executado e a seguinte mensagem será apresentada:
"Para o contrato 1 existe um período anterior não faturado. Para faturar esta referência, fature antes a referência anterior faltante ou remova este contrato da grade."
Ao ser apresentada esta mensagem, o faturamento do contrato será cancelado e ficará aguardando a correção ou uma das ações citadas na mensagem.
Quando se trabalha com as telas "Contratos e Serviços > Configurações > Configuração OS Atendimento" e "Contratos e Serviços > Ordem de Serviço > OS Atendimento", a informação inserida no parâmetro "Contrato padrão do Atendimento - SERVOSATCTR", é o código do contrato cadastrado na tela de Contratos. Caso se utilize as telas mencionadas e este parâmetro não esteja alimentado ou esteja com uma informação errada, o sistema irá exibir uma mensagem de erro alertando sobre o equivoco na configuração. Quando alimentado, o parâmetro impossibilitará a visualização do número da Ordem de Serviço no ato de sua consulta.
Reajustar preços futuros nos prod. dos contratos? - REAJPRECFUT: Ao acessar o preço de um produto (aba Preço) e incluir um preço com data de referência futura, seguido do acesso a tela Reajuste de Contratos Ativos e executar a rotina de reajuste de contratos, você poderá voltar na tela de Contratos e recarregar o contrato utilizado, verificando que o preço futuro foi reajustado e o reajuste futuro foi registrado no campo descrição na ocorrência no lado direito da tela.
Descrição para Informação 2 - DESCRAMBIENTE: Através deste parâmetro, você poderá alterar a descrição do campo "Ambiente", localizado na aba Geral.
Descrição das Informações - DESCREQUIPAMP: Utilize este parâmetro quando desejar alterar a nomenclatura do campo "Equipamento", localizado na aba Geral.
Visualizar contratos armazém no módulo serviços? - VISCONTARMSERV: Quando este parâmetro estiver ligado, torna-se possível visualizar contratos do módulo Armazém.
Acesse também:
Quantidade de Casas Decimais no Valor do Contrato
Cálculo do vencimento das notas geradas a partir do Faturamento de Contratos
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