Módulo: Contratos e Serviços > Rotinas
Essa tela tem por objetivo automatizar o cálculo de produtividade dos colaboradores da empresa, aumentando assim, a segurança e a eficiência deste processo.
Configurações necessárias para o Cálculo de Produtividade por OS
No Cadastro de Parceiros, aba Identificação, o Parceiro deverá ser do "Tipo" igual a "Cliente", "Fornecedor", "Usuário" e "Vendedor".
Na tela Vendedores/Compradores, aba "Geral", define-se em "Pagamento de Comissão por data de" se a produtividade será paga em regime de caixa ("Negociação") ou competência ("Baixa").
Ainda na tela acima, o campo "Usar valor p/ comissão de OS" definirá se o valor base da hora que entrará na regra de produtividade irá variar por "Vendedor" (Valor hora p/ comissão de OS) ou por "Negociação" (Valor Unitário do Serviço no Pedido).
Os campos "Parceiro" e "Funcionário" da tela acima deverão ser informados para geração da produtividade para a Folha de pagamento ou Financeiro. O campo Parceiro liga o Usuário com o Vendedor e Funcionário.
Nota: a marcação "Recebe Hora Dobrada", localizada também na aba Geral do Cadastro de Vendedores/Compradores, define se o Vendedor receberá comissão sobre a hora extra com valor dobrado, porém, existem casos em que a comissão sobre hora extra é paga como horas normais; para isto, é necessário desabilitar a marcação e, uma vez desmarcado, quando o sistema for realizar o cálculo do valor da hora, o "Vlr. Hora Extra Comissão" será igual ao "Vlr.Hora Comissão".
Observação: ao desmarcar a opção acima não influencia nos valores das horas para o faturamento.
No Cadastro de Serviço, aba Venda, deve-se realizar as seguintes configurações:
- Deve-se efetuar a marcação "Calcular comissão" para definir quais os serviços que calcularão a Produtividade de OS.
- Ao efetuar a marcação "Hora dobrada" tem-se que esta será utilizada tanto para o faturamento quanto para o cálculo de produtividade pois, poderão existir serviços desenvolvidos internamente na Empresa, por exemplo, uma customização, que são realizados fora do horário e não são faturados para o cliente como adicional de hora extra; sendo assim, a produtividade adicional também não é paga.
No Cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba "O.S" define-se se a TOP calculará ou não a produtividade e a comissão sobre execução de OS efetuando-se a marcação "Calcular comissão para OS.".
Ainda referente à tela acima, no campo "Faturamento relacionado a Ordem de Serviço" defina a forma de calcular a comissão; tem-se as seguintes opções:
- Pelo Mód. Serviço para O.S. Fechadas: Ao selecionar esta opção, a produtividade será calculada em regime de caixa, ou seja, quando o valor for recebido (baixado), o sistema pagará todas as OS's ligadas ao pedido.
- Pelo Mód. Serviço por Horas de O.S. Executadas: Por meio desta, a produtividade também será paga pela baixa; no faturamento, as OS's são ligadas à Nota Fiscal, desta forma, sempre que um título for baixado, as OS's serão pagas.
- Pelo Mód. Serviço pelas Parcelas do Financeiro: Com esta opção, a produtividade será paga em regime de competência, pois um pedido poderá dar origem à várias notas e este Tipo de Negociação é do tipo pacote fechado.
- Pelo Mód. Serviço todas as Parcelas do Financeiro: Caso escolha esta, a produtividade será paga pela Baixa ou pela Competência, caso o Financeiro esteja baixado no sistema.
- Pela Central de Atendimento ao Cliente: Escolhendo-se esta opção, o faturamento não ocorrerá pelo Módulo de Serviços e sim, pela Central de Atendimento ao Cliente.
- Pelo Mód. Serviço ou pela Central (todas Parcelas) e Pelo Mód. Serviço todas as Parcelas do Financeiro: Estas opções permitem o faturamento tanto pelo Módulo Comercial quanto pelo Módulo de Serviços.
- Não faturar: Através desta opção, o sistema não fatura mas poderá calcular produtividade para tratamento de OS's bonificadas para os clientes e para as quais o colaborador terá direito à produtividade.
Na rotina Índice de Produtividade por Executante serão registrados os índices para o cálculo do percentual (%) de Produtividade. Este percentual poderá ser composto por até 3 índices, que são definidos de acordo com as Regras de Negócios de cada Empresa, através de uma "Trigger" específica.
A fórmula utilizada para o Cálculo de Comissão por O.S. é: Horas Produzidas (OS) * Valor da Hora * IE. Onde: IE=Indice1 * Indice2 * Indice3.
- Índice 1(*): Refere-se ao "IF (Índice Fixo)". Este é o único índice de preenchimento obrigatório. O Percentual de Produtividade poderá ser calculado apenas por este índice, se assim ficar definido na Regra de Negócios da Empresa.
- Índice 2: Este índice refere-se ao "INT (Índice de Nível Técnico)" e varia de acordo com a posição do colaborador na Grelha.
- Índice 3: Refere-se ao "IE (Índice de Efetividade)" sendo que este índice é variável e podem existir regras para aplicá-lo, como: atingir meta, pontualidade etc.
Vejamos um exemplo:
Supondo que será calculado o Percentual de Produtividade para Monitor Pleno:
Índice 1(*): Refere-se ao IF (Índice Fixo). Para este exemplo definimos aqui o valor 3.
Índice 2: Este índice refere-se ao INT (Índice de Nível Técnico). Neste exemplo vale 1,7.
Índice 3: Refere-se ao IE (Índice de Efetividade). No nosso exemplo este terá valor 2.
Logo, no nosso exemplo, o cálculo de Percentual de Produtividade para o Monitor Pleno será: 3*1,7*2= 10,2%.
Nota: estes índices são históricos, ou seja, deverão ser inseridos todos os meses para realização do cálculo.
Após o lançamento dos índices, deve-se utilizar esta rotina de Cálculo de Comissão por OS e calcular a produtividade das OS's no período desejado.
Rotina para cálculo de Comissão por OS
Essa tela é utilizada para o Cálculo de Comissões relacionadas à execução de itens de Ordens de Serviço para um determinado Vendedor.
O Vendedor está relacionado ao executante da OS, pois cada Executante está ligado a um Parceiro que, por sua vez, está ligado a um Vendedor.
No painel lateral da tela estão presentes os filtros e, também, um painel de apresentação do "Resumo".
Pode-se utilizar um filtro personalizado configurado através do "Assistente de filtro" ou utilizar os campos de filtros estáticos presentes na tela.
Observação: o campo "Centro de Resultado", refere-se ao Centro de Resultado ligado à nota da OS. O campo "Centro de Resultado do Executante" filtra por Centro de Resultado do Executante, ou seja, do usuário que executou. A "Empresa do Executante" filtra de acordo com a empresa do executante.
O painel Resumo exibirá a soma do "Vlr. Total Comissão" dos itens da grade, assim como a somatória das Horas Trabalhadas.
A grade desta tela poderá ter a exibição das colunas configurada e também, será possível imprimir seus dados. Sobre a grade estão presentes os botões "Remover Selecionados" e "Remover NÃO Selecionados", para facilitar a manipulação dos dados.
Quando aplicamos o filtro, será exibido o resultado na grade com o Cálculo da Comissão efetuado.
Para confirmar os valores do Cálculo da Comissão, deve-se utilizar o botão "Gravar Comissão". Este botão salvará os dados da grade na tabela de comissões de acordo com o "Núm. OS", "Sub-OS" e "Cód. Vendedor".
O botão "Recalcular Vlr. Hora" poderá ser visualizado pelo usuário SUP ou usuários que possuam o acesso especial "Recalcular Valor-Hora" concedido através da tela Acessos. A ação deste botão dependerá da base de dados do cliente.
Importante: para utilizar o recurso acima deve-se entrar em contato com a Sankhya, pois, esta rotina possui uma Trigger específica que deverá passar pela análise dos nossos DBAs para cada Regra de Negócio.
Acesse também:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.