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Os Dashboards são painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas. Deste modo, o Dashboard em nosso sistema é uma ferramenta gerencial configurável de acordo com as necessidades do usuário.
Inicialmente, para realizar a criação de um dashboard, é necessário efetuar a construção dos Gadgets que irão compô-lo. Esta criação é efetuada através da tela Construtor de Componentes de BI.
Assim que os gadgets estiverem prontos, o próximo passo será utilizar esta rotina para agrupá-los no dashboard.
Filtros Incluindo um Novo Dashboard
Lançando um Dashboard Botão Outras Opções...
Filtros
No quadrante "Filtros", temos os campos que irão auxiliar na localização dos Dashboards, de maneira direcionada, rápida e singular.
Inicialmente, é possível determinar a busca dos dashboards considerando o seu código de identificação.
Além disso, você pode localizar do dashboard informando seu título ou sua descrição.
Por fim, o quadrante "Filtros" conta com a seção "Grupos" que leva em consideração o grupo que o dashboard foi inserido no momento da sua criação.
Incluindo um Novo Dashboard
Ao incluir um novo dashboard nesta tela, este poderá ser inserido no conceito do Sankhya Place. Para isso, é necessário habilitar a marcação "Permitir instalar Sankhya Place?" da tela Usuários, aba Segurança, e, em seguida, ao clicar no botão para a inclusão de um dahsboard, será apresentado o pop-up "Buscar soluções no Sankhya Store" com as soluções disponíveis no Sankhya Place.
Desse modo, defina o pacote que deseja efetuar o download e verifique se a solução é gratuita ou paga. A saber:
Soluções gratuitas
Caso você queira instalar uma solução gratuita, basta clicar em "Instalar" e aceitar os termos de uso da loja de soluções.
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Soluções pagas
Nota: o sistema irá apresentar soluções pagas apenas se o parâmetro "Habilitar Sankhya ID?-HABILITAACCOUNT" estiver ligado.
Antes de iniciarmos a instalação do pacote pago, é importante ressaltarmos que o usuário responsável pela aquisição do respectivo pacote deverá realizar o login com o Sankhya ID. Através desse usuário o sistema identificará quem é o parceiro/CNPJ responsável por essa aquisição.
Desse modo, é de extrema importância atentar-se aos usuários que terão permissão para executar o download de pacotes no Place. Para tal, acesse a tela Usuários, aba Segurança e verifique a configuração da marcação "Permite instalar pacote Sankhya Place?".
Agora, para realizar o download da solução, clique em "Instalar", assim, será apresentado um pop-up com as informações do pedido. Para concluir a compra é necessário aceitar as seguintes condições:
“Estou ciente que ao confirmar, o pacote será imediatamente instalado no sistema e será gerado uma fatura no valor de R$ XX,XX para minha empresa.”
“Estou ciente e de acordo com os termos de uso da loja de soluções.”
Clicando em "Sim, confirmar", a aquisição/download é realizada e será disparado um BI para o mesmo e-mail cadastrado para recebimento de boletos de cobrança mensal de uso do sistema Sankhya. Nesse e-mail serão enviados o boleto e NFS-e referentes ao valor do pacote adquirido. O boleto, em sua maioria, é gerado com o vencimento até 7 dias após a data do download do pacote.
Caso você queira realizar a inserção de um novo registro fora deste contexto, clique no botão "Cadastrar Dashboard" do pop-up.
A configuração de um dashboard é muito similar à configuração do layout de uma Nota Fiscal. Inicialmente, informe o título e à qual grupo o dashboard irá pertencer, bem como, uma descrição a respeito do mesmo. Através do painel "Ferramentas", você pode criar e configurar a área de trabalho.
No alto do painel Ferramentas, temos as seguintes opções:
Desfazer a última ação: Esta opção quando acionada, desfaz a última atividade realizada na construção do layout.
Excluir a coluna selecionada: Por esta opção, é feita a exclusão da coluna que estiver selecionada.
Limpar a coluna selecionada: Diferentemente da opção anterior, esta realiza apenas a limpeza da coluna selecionada; não é feita sua exclusão.
Mesclar a coluna selecionada: Este recurso pode ser utilizado nos casos em que incluiu-se alguns componentes no painel principal, e optou-se por manter apenas um componente; ao acionar este botão, os componentes presentes na tela são mesclados ao painel principal, obtendo-se assim somente uma camada de componentes a serem configurados.
Layout: Este botão apresenta as opções "Top-Down" e "Personalizado"; a primeira permite a configuração da direção dos componentes, apenas na vertical; a segunda opção, possibilita que os componentes sejam divididos/posicionados vertical e horizontalmente. Por padrão, a opção Personalizado é apresentada assinalada.
Uma vez definida a estrutura principal do dashboard, basta arrastar os gadgets localizados no painel "Galeria" para as colunas desejadas.
É possível inserir novas colunas mesmo depois que o dashboard foi estruturado. Acessando a aba "Inserir" do painel "Ferramentas", você indicar a quantidade de colunas a serem inseridas e a direção das mesmas.
Assim que estiver estruturado, o dashboard poderá ser alterado quantas vezes forem necessárias. Para que as novas alterações sejam carregadas na tela, é necessário que a mesma seja fechada e aberta novamente.
Observação: o sistema está apto a trabalhar com formatações de data, onde deseja-se realizar análises com base em horas/minutos/segundos. Ao construir uma query onde tem-se campos do tipo "date" ou "dateline", é possível formatar estes campos para que sejam exibidos apenas hora e minutos. Para isso, utilize uma função que formata data e hora (TO_CHAR). Essa funcionalidade está contemplada apenas para bancos de dados Oracle. Abaixo tem-se um exemplo de consulta, onde utiliza-se esta função:
SELECT TO_CHAR(DTFATUR, 'dd/mm/yyyy HH24:MI:SS'), dtfatur FROM TGFCAB WHERE nunota =
<número único da nota>
Nota: na construção de um Dashboard, onde serão utilizados os componentes (gadgets) "Tabela" ou "Tabela Dinâmica", temos a possibilidade de filtragem e ordenação das informações através de cada coluna da tabela. Maiores detalhes sobre este comportamento, poderão ser visualizados na tela Construtor de Componentes de BI.
Lançando um Dashboard
O lançamento do dashboard é efetuado através da tela Menu do Sistema.
Selecione o módulo no qual deseja vincular o dashboard e clique no botão "Criar Novo Item" localizado no canto superior esquerdo da tela. Deste modo, teremos a exibição do pop-up de criação do novo item.
É necessário informar a "Descrição" do dashboard, indicar que o mesmo pertence ao tipo "Lançador" e que o tipo de lançador será um "Dashboard".
O próximo passo será selecionar o dashboard, previamente configurado, e que se encontre ativo.
Assim, ao concluir estes passos, o lançamento será efetuado e o dashboard será apresentado na raiz.
Observação: a configuração de acesso aos dashboards é efetuada na rotina de controle de Acessos.
Nas tabelas dos Componentes de Dashboards que forem criados, é disponibilizado um botão para apresentação dos dados estatísticos referentes aos campos numéricos exibidos na grade. Para maiores detalhes sobre esta funcionalidade, acesse Estatísticas.
Nota: ao importar um dashboard pelo formato XLS, caso o número de registros deste ultrapassem o valor 65535 de linhas e 255 colunas, a importação será realizada como XSLS de maneira automática.
Botão Outras Opções...
O botão "Outras Opções..." é representado pelo ícone e está localizado na parte superior direita da tela, através do seu acionamento tem-se as seguintes opções disponibilizadas para uso:
Adicionar lançador
Ao acionar esta opção, teremos a exibição do pop-up "Criar lançador para" onde você informa a descrição e a pasta de destino do lançador. A pasta de destino refere-se ao diretório do menu, ao qual abrigará o lançador de um determinado item.
Localizar lançador
A opção "Localizar lançador", apresenta a listagem de todos os lançadores que apontam para o item que corresponde ao item atual de navegação. Por exemplo, se determinada pessoa estiver navegando entre relatórios personalizados, ao acionar esta opção, será aberta uma lista de todos os lançadores que correspondem ao item "Relatório" atual de navegação. Nesta tela, além de visualizar os lançadores para um item, você pode excluir um lançador do item e/ou alterar sua descrição.
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