Contabilidade > Rotinas
Esta rotina permite aos optantes pelo regime de Lucro Real, a capacidade de controle e apuração do IRPJ e da CSLL de maneira efetiva e segura. Ela parte dos saldos das contas contábeis da entidade, deste modo, toda a memória de cálculo ficará registrada e evidenciada por meio das telas e dos relatórios nativos.
Para utilização desta rotina, você deverá inicialmente configurar na tela Plano de Contas as seções "Classificação IRPJ" e "Classificação CSLL" que definirão a natureza de cada conta contábil dentro da rotina de apuração do IRPJ e da CSLL, conforme abaixo:
- (+) Adições: Essa opção classifica as contas Não dedutíveis;
- (-) Exclusões: Contas que serão deduzidas do lucro, reduzindo a base de cálculo;
- PAT 4%: Contas do PAT que irão deduzir da base de cálculo do lucro como benefício fiscal;
- Conta de Resultado: São as contas que irão determinar o resultado do período apurado;
- Zeramento de Contas de Resultado: Conta responsável pela rotina de Zeramento e que será desconsiderada da rotina de Apuração.
Logo após, informe a "Empresa" e a "Referência" que deseja apurar, e ao final acione a opção "Cálculo Imposto" localizada no botão "Outras Opções...". Sendo assim, teremos:
Detalhamento das abas de apuração Aba Notas Fiscais com retenção
Aba DARF's recolhidos Aba Recolhimento de meses anteriores
Detalhamento das abas de apuração
A rotina de apuração trata em abas distintas o IRPJ e a CSLL a serem apurados. As informações de cada imposto estarão disponíveis nas abas "Apuração IRPJ" e "Apuração CSLL", conforme exemplo abaixo:
O sistema irá considerar os saldos das contas configuradas como Adições e Exclusões, que respectivamente trarão os saldos das contas configuradas no plano de contas da empresa e podendo ser incluídas, excluídas e editadas nas abas "(+) Adições" e "(-) Exclusões".
Aba Notas Fiscais com Retenções
O objetivo dessa aba é deixar registrado no período de apuração notas fiscais que possuem IRPJ ou CSLL retidos e que poderão influenciar na rotina de Apuração, ou seja, por meio de uma consulta rápida, você poderá selecionar o número único de um documento e apontar manualmente os valores. Essas informações ficarão registradas e disponíveis sempre que necessário, contribuindo no histórico dos valores apurados.
Ao acionar a marcação "Compensar retenção no IRPJ e CSLL?" os valores preenchidos nos campos "Vlr. IRPJ" e "Vlr. CSLL" desta mesma aba, serão inseridos nos campos "Valores IRPJ retido a compensar" e "Valor CSLL retido a compensar" localizados nas abas Apuração IRPJ e Apuração CSLL, respectivamente.
Nessa aba é possível registrar informações sobre os DARF´s gerados, melhorando assim a rastreabilidade da origem dos documentos a serem pagos e da apuração que deu origem aos mesmos.
Aba Recolhimento de meses anteriores
Essa aba oferece uma visão do valores apurados nos meses anteriores, propiciando assim um overview geral do valores apurados durante os meses do exercício contábil.
O botão "Outras Opções..." possuem opções que influenciam diretamente no funcionamento da tela. Vejamos sobre elas:
- Cálculo Imposto: Essa opção dará início aos cálculos;
- Relatório IRPJ: Com está opção você ira gerar o relatório de resumo da apuração do IRPJ;
- Relatório CSLL: Ao acionar esta opção, gera-se o relatório de resumo da apuração da CSLL.
Comentários
1 comentário
Excelente implementação, deixaremos de adotar inúmeras planilhas e controles frágeis para deixar tudo dentro do sistema!
Por favor, entre para comentar.