Módulo: Livros Fiscais > Relatórios
O livro contendo os "Registros de Entrada", é obrigatório para todas as empresas comerciais, estabelecido pelo Regulamento do ICMS de cada estado, com o objetivo de registrar as notas fiscais de entrada, destacando os ICMS incidentes pelas compras.
É destinado à escrituração dos documentos fiscais relativos às entradas de mercadorias ou bens e às aquisições de serviços de transporte e de comunicação efetuadas a qualquer título pelo estabelecimento, quando contribuinte de ICMS.
Caso o contribuinte também seja uma indústria, é utilizado um mesmo livro de registro de entradas, de modelo próprio, com destaques de IPI e ICMS pelas compras de mercadorias.
Inicialmente, para geração do relatório de Registro de Entrada, defina a "Empresa" em que serão geradas as informações.
Na sequência, temos o campo "Período", onde é estabelecido o intervalo que o relatório será gerado. Este intervalo, geralmente abrange um mês completo, mas pode-se trabalhar com períodos menores ou maiores. Visto que, os campos Empresa e Período são obrigatórios para a geração do relatório.
No campo "Página Inicial" é inserida a informação referente a primeira página do relatório que será gerado.
O campo "Página Final" é gerado automaticamente de acordo com a quantidade de páginas totais do relatório. Ao final da geração do relatório, a informação aqui apresentada, é gravada na tela Preferências da Empresa, aba Livros Fiscais, campo "Última página do registro de entradas". Além disso, ao clicar no botão "Gravar" o valor do campo Página inicial é atualizado com o valor do campo Página final para que na próxima geração do relatório a numeração fique em sequência.
No campo "Data Emissão" é feito o registro da data de emissão do relatório de entrada.
No campo "Modelo", é realizada a definição do modelo de relatório a ser utilizado. São disponibilizadas duas opções para escolha:
- P1: Este modelo é utilizado quando a empresa é contribuinte de IPI (Indústrias);
- P1A: Esta marcação será selecionada quando a empresa não for contribuinte de IPI;
- 80 Colunas: Com essa marcação selecionada, os dados do relatório serão apresentados de forma reduzida.
A seguir, trataremos das marcações que podem ser realizadas, de modo que o relatório será gerado com base no que for definido aqui. São elas:
Imprimir observação?: Essa marcação quando efetuada, apresenta a observação das notas no relatório, se as notas estiverem com observações informadas.
Imprimir em linha separada: Quando essa marcação for selecionada, a impressão dos dados da observação será realizada em linhas abaixo da linha da nota, ao invés de exibir na coluna observação. Essa marcação só está disponível para o modelo P1A.
Alterar observação para razão social do parceiro: Ao acionar esta marcação, tem-se a troca da observação da nota pela razão social do parceiro. Sendo que, esta marcação só estará disponível para configuração quando a marcação Imprimir observação estiver habilitada. É importante que na tela Cadastro de Parceiros, aba Identificação, o campo referente à "Razão Social" esteja preenchido.
Imprimir Livro de Entrada: Quando essa marcação for realizada, o relatório será emitido com o detalhamento das notas que representam as entradas. Serão exibidas as notas de Compra, Devolução de venda, Transferências de entrada, Retorno de remessas, Outras entradas, e Notas Canceladas de Entrada.
Imprimir resumo por estado?: Se você efetuar a marcação desse campo, será exibido o resumo do relatório do Livro de Entrada, apresentando os totais dos valores creditados, base de cálculo, o que foi isento ou não tributado, agrupando os totais por Estado.
Saltar Página: Esta marcação será habilitada, caso o campo anteriormente mencionado esteja marcado. Caso ela esteja realizada, o resumo será exibido na página seguinte.
Imprimir resumo por CFO?: Ao efetuar essa marcação, será exibido o resumo do relatório do Livro de Entrada mostrando os totais dos valores creditados, base de cálculo, o que foi isento ou não tributado agrupando por CFOP.
Saltar Página: Essa marcação será habilitada, caso o campo anteriormente mencionado esteja marcado. Caso ela esteja realizada, o resumo será exibido na página seguinte.
Imprimir data/hora da emissão?: Quando marcado, este campo irá determinar a apresentação da data e da hora da emissão do relatório em seu cabeçalho.
Imprime modelo no título?: Esta marcação quando efetuada, irá apresentar no cabeçalho do relatório, o modelo utilizado (P1 ou P1A).
Imprimir CNPJ/CPF coluna Emitente?: Esta opção quando selecionada, na coluna "Código Emitente" no relatório, será apresentado o CNPJ ou o CPF do parceiro.
Imprimir base para isentas/outras?: Esta campo se marcado, irá trazer impresso no relatório o valor da base na coluna isentas. Quando desmarcado, sendo o valor de isentas igual a zero, o valor será apresentado em branco. Este campo estará habilitado, caso o modele utilizado, seja o modelo P1.
Imprimir dados da NF em todas as linhas?: Quando essa opção está marcada, em conjunto com as opções "Gerar linhas da Nota separadamente no Livro Fiscal" (aba Livros Fiscais, tela Preferências da Empresa) e "Imprimir Livro de Entrada". Quando uma NF for apesentada mais de uma vez, não serão exibidos a partir da segunda aparição da nota, os campos "Espécie", "Série/Sub-Série", "Número", "dia" e "UF"; estes ficaram omitidos.
Imprimir apenas imobilizado: Este campo quando marcado, serão apresentadas as notas que possuem os seguintes CFOP's 1551, 2551, 3551, 1552, 2552, 3552, 1553, 2553 e 3553.
Totaliza Resumo por ESTADO e CFOP?: A marcação deste campo, trabalha em conjunto com a definição realizada no campo "Imprimir resumo por estado". No final do resumo de estado, serão apresentados o total do valor contábil, base de cálculo, valor creditado, isenta e outras. Este mesmo campo, quando marcado em conjunto com o Resumo por CFOP, irá realizar a totalização por grupo de CFOP.
O campo "Formato da Impressão" disponibiliza duas formas de exportação dos dados na geração do relatório, auxiliando na conferência e verificação de possíveis erros. O campo pode ser definido entre os formatos PDF e Excel; caso o campo fique em branco, o padrão será o formato PDF. As referidas opções apresentam os seguintes comportamentos:
- PDF: Quando for selecionado o formato de impressão PDF, na visualização do relatório, o mesmo será aberto neste formato.
- Excel: Sendo selecionado o formato de impressão Excel, ao clicar para visualizar o relatório, o mesmo será baixado conforme as configurações do navegador que está sendo utilizado, ou seja, o arquivo poderá ser baixado automaticamente ou poderá ser aberta uma tela questionando onde você deseja salvar o arquivo. Deste modo acesse o local onde o arquivo foi baixado e realize a abertura do mesmo.
O botão "Gerar Relatório" é responsável pelo agrupamento das informações, e consequente apresentação destas, na tela em forma de relatório.
Parâmetros que influenciam a rotina
Quando o parâmetro "Forçar o download de relatórios internos? - FORCEDOWNLOAD" for habilitado, fará com que a visualização do relatório seja aberta pelo visualizador nativo do sistema operacional.
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