Módulo: Contabilização > Arquivos
Em diversas atividades empresariais, é comum a empresa ter títulos de clientes que já estão vencidos a algum tempo. Estes títulos podem constituir "Perdas no Recebimento de Créditos", esta é a caracterização da "Provisão de Devedores Duvidosos" (PDD).
No fim de cada exercício social, é facultado às empresas considerar, em seus demonstrativos contábeis, uma parcela de seus recebíveis como perda do período.
Nesta tela, são listados apenas títulos não contabilizados e que possuam a marcação "PDD" realizada.
Os títulos poderão ser marcados como PDD através das telas Movimentação Financeira, Gerência de Cobrança e Cálculo de Juros e Multas.
Nesta tela, a "Empresa do Lote" trará as empresas ativas pelo módulo MGE Contabilidade (ainda não implementado no Sankhya Om).
Informe em "Data Movimento", a data em que o sistema deverá verificar para trazer os títulos.
O "Número Lote" corresponde ao número do lote a ser contabilizado. Se para a empresa e período informados já tiver lote com o número informado e movimentos já contabilizados, o sistema emitirá uma mensagem informando que o número do lote já foi utilizado.
No campo "Debitar" será informado a conta contábil de Débito.
Em "Creditar", informe a conta contábil de Crédito.
Ao habilitar a marcação "Usar Centro de Resultado?", o sistema buscará o Centro de Resultado informado no campo "Centro de Resultado" da aba Lançamento da Movimentação Financeira. Porém, se esse campo não estiver preenchido, o sistema irá considerar o valor "0" para a contabilização.
Além disso, se a marcação "Centro de Resultado obrigatório" do Plano de Contas utilizado estiver selecionada, a marcação Usar Centro de Resultado, também deve ser habilitada.
Observação: a marcação Usar Centro de Resultado? será apresentada na tela Contabilização de Devedores Duvidosos, quando a marcação "Utiliza centro de resultado" da aba Lançamentos da tela Empresa (Contabilidade > Preferências) estiver ligada.
No campo "Dias Atraso" virá informado o número de Dias incluído no parâmetro "Dias considerar atraso de devedores duvidosos - DIASDEVDUVIDOSO". Este campo influenciará no filtro, ao trazer os títulos para serem contabilizados. Sendo assim, considere o exemplo:
Parâmetro DIASDEVDUVIDOSO: 180
Data do movimento: 01/08/2012
Dias atraso: 180
Último dia do mês da data de movimento: 31/08/2012 menos 180 dias.
Os títulos com data de vencimento menor ou igual a 31/08/2012 menos 180 dias.
Fórmula: Data de Vencimento menor ou igual Último Dia do mês da Data de Movimento – Dias de Atraso.
Informe o "Histórico" para contabilização. Estes são cadastrados previamente no MGE Contabilidade > Arquivos > Históricos Padrões.
Caso seja necessário informar um complemento do histórico, insira-o no campo "Complemento". Ele pode ser preenchido com as seguintes variáveis:
- Dados do Financeiro: HH, NF, DN, DV, DM, DB, NS, NC, CE, DD
- Dados do Parceiro: NP, RP, NO, RS
- Dados Conta Bancária: CC, CD
- Dados Contato: CT
- Dados Tipo de Título: ED
Seção Lançamentos
Se a marcação "Agrupar" for selecionada, todos os títulos selecionados na grade serão agrupados em um lançamento (crédito e débito) na Contabilidade.
Importante: O MGE e o Sankhya Om possuem o mesmo comportamento na visualização e geração dos lotes na contabilidade mas, internamente, na tabela TCBINT as informações serão gravadas de forma diferente: No MGE, nesta tabela, grava-se uma linha para o Débito e outra para o Crédito e, no Sankhya Om, mesmo configurada para agrupar, será gravado uma linha para cada.
Se você efetuar a marcação "Não Agrupar", o sistema gerará na Contabilidade um lançamento (crédito e débito) para cada título.
Observação: A quantidade de títulos na grade é informada na parte superior da tela, no lado direito, através do balão.
No campo "Valor Total de Títulos" será exibido o valor total dos títulos que estiverem selecionados na grade.
No alto da tela, temos o botão "Exportar grade para PDF" , onde você define como será realizada a visualização dos resultados da tela, podendo utilizar as seguintes opções:
- Exportar como PDF: Por esta opção, teremos as informações no formato PDF.
- Exportar como planilha: Através desta opção, os dados serão baixados automaticamente no formato XLS.
- Visualizar em cubo...: Por esta alternativa, será aberta uma tela referente ao visualizador de arquivos contendo as informações em cubo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.