Módulo: Contabilidade > Conexão > ECD
Por meio dessa tela realiza-se a geração do arquivo da ECD composto por seus respectivos blocos e registros. Inicialmente, define-se obrigatoriamente a "Empresa" e o "Período" de geração do arquivo.
Observação: ao gerar os registros I350 e I355 será necessário que a data informada no campo Período esteja de acordo com a configuração realizada na respectiva aba, caso não esteja, os registros não serão populados.
Aba Parâmetros Botões do topo da tela
No campo "Forma de Escrituração" determine a que se refere a escrituração em questão. Temos duas opções:
- G = Livro Diário (Completo, sem escrituração auxiliar);
- R = Livro Diário com Escrituração Resumida (com escrituração auxiliar).
No campo "Natureza do Livro" informe o nome da Natureza do livro associado; sua finalidade e a que se destina o instrumento.
O campo "Versão do Layout" trata o formato do arquivo, respeitando sempre as atualizações encaminhadas pela Receita Federal. Sendo que, este é preenchido automaticamente de acordo com a informação do Período. Nele tem-se as seguintes versões:
- 0004 - Ano-Calendário 2015;
- 0005 - Ano-Calendário 2016;
- 0006 - Ano-Calendário 2017;
- 0007 - Ano-Calendário 2018;
- 0008 - Ano-Calendário 2019;
- 0009 - A partir Ano-Calendário 2020.
O campo "Ult. Instrumento Escrituração" é somente de visualização, e apresentará o código do N.º Ordem Instrumento Escrituração (G) OU (R) acrescido de 1 (Preferências da Empresa da Contabilidade, aba Exercício). Assim, teremos o exemplo:
Se nas Preferências da Empresa da Contabilidade, aba Exercício, o campo N.º Ordem Instrumento Escrituração (G) estiver informado 7, na tela Geração de Arquivo - ECD, no campo Ult. Instrumento Escrituração será apresentado 8.
O botão "Atualizar N.º Ordem" localizado à frente do campo Ult. Instrumento Escrituração, quando acionado, o número de instrumento da escrituração que estiver sendo apresentado, será gravado no campo N.º Ordem Instrumento Escrituração (G) OU (R), conforme a forma de escrituração, localizado nas Preferências da Empresa da Contabilidade, aba Exercício.
Determine no campo "Indicador de sit. Início do período" a situação da empresa referente à geração do arquivo em relação ao início do período informado. Temos, portanto, as seguintes opções:
- 0 - Normal (Início no primeiro dia do ano);
- 1 - Abertura;
- 2 - Resultante de cisão/fusão ou remanescente de cisão, ou realizou incorporação;
- 3 - Início de obrigatoriedade da entrega da ECD no curso do ano 'calendário'.
No campo "Indicador de existência NIRE" selecione a situação da empresa em relação à NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas - registro de legalidade da empresa na Junta Comercial do Estado). Temos as alternativas a seguir:
- 0 - Empresa não possui NIRE;
- 1 - Empresa possui NIRE.
Defina no campo "Ind. finalidade da escrituração" a identificação do propósito da escrituração. Pode-se fazê-lo dentre as seguintes opções:
- 0 - Original;
- 1 - Substituta com NIRE;
- 2 - Substituta sem NIRE;
- 3 - Substituta com troca de NIRE.
Informe o "Hash da escrituração subst." apenas se o campo Ind. Finalidade da Escrituração for definido com uma opção diferente de 0 - Original.
Determine o "NIRE da escrituração subst." somente se o campo Indicador de existência NIRE for definido com uma opção diferente de 0 - Empresa não possui NIRE e o campo Ind. Finalidade da Escrituração for igual a 3 - Substituta com troca de NIRE.
Defina no campo "Ind. de entidade sujeita a auditoria independente" como é o comportamento em relação a auditoria independente. Temos as seguintes opções:
- 0 - Não sujeita a auditoria independente;
- 1 - Sujeita a auditoria independente.
A realização da marcação "Escriturações Contábeis Consolidadas" irá determinar a geração do Registro 0000, mais detalhadamente, o campo IND_ESC_CONS.
Caso você efetue a marcação "Gerar J100, J150 e J210 somente para contas contábeis com saldo?", teremos a geração dos registros J100, J150 e J210, mesmo que as contas possuam saldo inicial ou final diferente de 0 (zero). Ao marcá-la, serão gerados os registros mencionados apenas se as contas possuírem saldo inicial ou final diferente de 0.
A respeito da geração do registro J150, para os campos 06 - IND_VL - Indicador da situação do valor informado no campo anterior e 08 - IND_VL_ULT_DRE - Indicador da situação do valor informado no campo anterior, teremos a seguinte definição automática para ambos:
- P - Subtotal ou total positivo;
- N - Subtotal ou total negativo.
Observação: Temos o parâmetro "Calc. indicador grupo registro sintético J150 DRE - CALINGRUDREJ150" que, quando habilitado, faz com que o sistema efetue o cálculo do campo 12 - Indicador de Grupo do Registro J50 para linhas configuradas com a marcação "Analítico" desmarcado, na tela Demonstrativos ECD.
Se o campo 11 for igual a "Credor", o campo 12 então será preenchido com "R"; caso contrário, será preenchido com "D".
Nota: Quando o parâmetro estiver desabilitado, o campo 12 sempre será preenchido considerando o cadastro da tela Demonstrativos ECD, aba DRE/DRA.
Observação: Para que a geração dos campos 9 e 11 do Registro J150 da linha "Sintético" seja preenchida considerando o cálculo das contas filhas, sendo assim, caso o cálculo do campo 8 das linhas filhas seja maior que zero, será considerado "D" (devedor); caso contrário considera-se "C" (credor). Se o cálculo do campo 10 das linhas filhas for maior do que zero, considera-se "D"; caso contrário, "C".
Com base no saldo da conta para os aglutinadores que possuem a configuração igual a Subtotal ou Total, teremos a seguinte regra:
- Caso o saldo acumulado da conta (VL_CTA) seja positivo, o campo IND_VL será gerado igual a P - Subtotal ou total positivo; caso seja negativo será gerado igual a N - Subtotal ou total negativo.
- Caso o saldo acumulado da conta (VL_CTA_ULT_DRE) seja positivo, o campo IND_VL_ULT_DRE será gerado igual a P - Subtotal ou total positivo; caso seja negativo, será igual a N - Subtotal ou total negativo.
Quando você efetuar a marcação "Gerar registro I200 considerando o número de documento/lançamento?" e gerar o arquivo ECD, será gerado o "Número do Lançamento" no campo "02 (NUM_LCTO)" do registro I200, com agrupamento mais analítico. Por outro lado, caso você não efetue a marcação, a geração do registro I200 não terá o Número do Lançamento ligado aos outros campos que compõem o campo 02 (NUM_LCTO), tornando o agrupamento mais sintético.
Quando a marcação "Gerar I100 apenas de centros de resultado com movimento ou saldo" estiver habilitada, o sistema validará e guardará apenas os Centros de Resultados que tenham movimentações ou saldo inicial/final dentro do período gerado, para assim descarregá-los no registro l100. Ou seja, somente os centros de resultados utilizados na elaboração do arquivo devem ser gerados no registro.
Só será possível habilitar esta marcação, se a empresa da geração do arquivo utilizar centro de resultado em sua contabilidade, ou seja, é necessário que a marcação “Utiliza Centro de resultado” da tela Empresa, aba Lançamentos, esteja ativada.
Quando a marcação "Gerar I050 somente para contas com movimento ou com saldo?" estiver selecionada, fará com que, somente as contas com movimento no período de geração ou com saldo diferente de zero sejam geradas.
"Gerar Arquivo" - Este botão é responsável pelo agrupamento das informações, e consequente junção destas em arquivo. Ao clicar nesse botão será aberto um pop-up denominado "Processos" que demonstrará o andamento do processo de geração. Nesse pop-up também será possível baixar o arquivo gerado e ver o histórico de geração.
"Rel. c/ Plano de Cta Ref." - Ao clicar nesse botão, o sistema irá apresentar um relatório informando as contas contábeis sem relacionamento com Plano de Contas Referencial ou que foram cadastradas incorretamente.
Além disso, o sistema valida a existência de alguma diferença entre os valores totais dos lançamentos a débito e crédito. Caso você solicite a geração do arquivo em que exista alguma divergência, será exibida a seguinte mensagem:
"Existem erros no fechamento de D/C por dia de movimento. A ECF gerada não será validada. Deseja visualizar o relatório, gerar o arquivo mesmo assim ou cancelar a operação?"
Ao gerar a ECF/ECD, se existir alguma Conta Contábil que possua o grupo de contas igual a 01-Contas de ativo, 02-Contas de passivo, 03-Patrimônio líquido e 04-Contas de resultado e que teve movimento ou saldo no período, sem sua respectiva conta contábil referencial vinculada, ao clicar em "Gerar Arquivo", será apresentada a seguinte mensagem:
"Existem contas contábeis sem vínculo de contas contábeis referencias. O ECD/ECF gerado não será validado. Deseja visualizar o relatório, gerar o arquivo mesmo assim ou cancelar a operação?"
Na geração do arquivo da ECF/ECD, caso o sistema encontre alguma inconsistência, será feita a gravação do problema no registro de log de erro que é gerado.
- Caso o arquivo gerado contenha Contas Contábeis configuradas com um dos grupos de conta definidos como 05-Contas de Compensação ou 09-Outras, existindo alguma Conta Contábil Referencial vinculada, o sistema grava a seguinte mensagem no arquivo de log:
"Lista de Contas Contábeis que são contas de 'Compensação' e/ou 'Outras' e possuem conta contábil referencial vinculada: 'Código da conta contábil' + 'Descrição da conta' + 'Código da Conta Contábil Referencial' de cada conta que foi encontrada para essa situação."
- Caso o arquivo gerado possua Contas Contábeis configuradas com um dos grupos de conta definidos como 05-Contas de Compensação ou 09-Outras ou que a Conta Contábil de Encerramento de Resultado da empresa que está realizando a geração, possua valor de saldo final maior que 0 (zero), o sistema irá gravar a seguinte mensagem no arquivo de log:
"Lista de Contas Contábeis que são contas de 'Compensação', 'Outras' e 'Conta de Encerramento de Resultado' possuem valor de saldo final. Apresentar o 'Código da conta contábil' + 'Descrição da conta' + 'Data de Referência' em que a conta possui o saldo para cada conta."
"Histórico de gerações" - O acionamento deste botão apresentará o pop-up "Processos", contendo o histórico de geração do arquivo, onde será possível baixar o arquivo selecionado por meio deste pop-up; ao selecionar uma linha, o botão "Baixar Arquivo" ficará habilitado para utilização.
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