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Importante: Para o bom funcionamento desta tela será necessário habilitar o parâmetro Utiliza planejamento produção de cestas. - UTILPLANCESTAS, na tela de Preferências.
Esta tela tem como objetivo, permitir que o vendedor e/ou gestor de logística distribua os pedidos em diversas entregas, tais como, por funcionários (modalidade porta-a-porta) ou por endereços de entrega (modalidade multi-entrega e multi-entrega faturar para).
Neste artigo trataremos sobre os seguintes tópicos:
Botão Outras Opções Botão Preferências
Filtros
Além da possibilidade de criação de Filtros Personalizados no alto da tela, você pode realizar a filtragem dos planejamentos, utilizando dos seguintes campos:
Em "Período de Negociação", informe o período de negociação dos pedidos/notas envolvidas no planejamento.
No campo "Nro. Planejamento", efetue a busca do planejamento desejado, através de sua numeração.
Você pode localizar o planejamento de entrega, por meio do "Nro. Único Pedido Origem" envolvido neste planejamento.
Busque o planejamento através da "Nro. Pedido Origem" a ele relacionado.
Filtre o planejamento desejado, informando a "Empresa" pela qual este foi gerado.
No campo "Parceiro", temos a possibilidade de filtrar o planejamento, através do parceiro a ele ligado.
É possível localizar o planejamento de entrega, por meio do "Nro. Único Nota Destino" envolvida neste planejamento.
Você pode também filtrar o planejamento, por meio da "Nro. Nota Destino".
Através da "Modalidade de Entrega", temos as seguintes opções:
- Todas;
- Multi-entrega;
- Multi-entrega Faturar Para;
- Porta-a-Porta.
Temos ainda, a possibilidade de localizar o planejamento desejado, por meio de sua "Situação". Escolha dentre as seguintes alternativas:
- Todas;
- Aprovado;
- Pendente.
Por fim, através da marcação "Planejamentos aprovados com geração de nota/remessa pendente", você pode restringir a busca, trazendo apenas planejamentos que se enquadram nesta situação, ou seja, que foram aprovados, mas se encontram com a geração da nota/remessa pendente.
Painel Principal
O Painel Principal, conta com os campos necessários para a identificação do planejamento de cestas, são eles:
Nro. Planejamento: Esta numeração será gerada automaticamente pelo sistema; se refere à numeração que irá identificar o planejamento no andamento de todo o processo.
Nro. Único Pedido Origem: Por este campo, você identifica o pedido que irá fazer parte do planejamento. Acionando o botão localizado logo à frente do campo, temos o seguinte texto que irá auxiliar no entendimento dos pedidos que podem ser localizados aqui:
Para que o pedido seja apresentado na pesquisa deste campo, as seguintes condições devem ser respeitadas:
- Deve ser um pedido de venda;
- Não pode ter a marcação "Permitir faturamento fora do planejamento de entrega" na TOP;
- Não pode estar faturado;
- Não pode estar vinculado a outro planejamento de entrega;
- Deve possuir as seguintes modalidades de entrega: multi-entrega, multi-entrega faturar para ou porta-a-porta.
Parceiro: Esta informação, se refere ao parceiro do pedido selecionado no campo anterior; portanto, será automaticamente alimentado pelo sistema.
Aba Geral
As informações desta aba, serão alimentadas automaticamente e se referem aos dados do Pedido de Origem selecionado no Painel Principal.
Aba Planejamento
Esta aba é composta/dividida em três grades. Abaixo, trataremos sobre cada uma delas:
Grade Itens Pedido Grade Contatos Grade Itens Distribuídos
Grade Itens Pedido
Nesta grade temos os produtos do pedido vinculado ao planejamento com suas respectivas quantidades negociadas e quantidades pendentes.
Serão apresentados na grade os produtos, observando seu "Código" e sua respectiva "Descrição", além da "Quantidade" e a "Quantidade Pendente".
Grade Contatos
Este espaço está destinado a realização da inserção/distribuição propriamente dita das entregas entre os contatos do parceiro do pedido (para o caso da "Multi-entrega Faturar para", será entre os contatos dos parceiros que contiverem o parceiro do pedido de origem como Parceiro Matriz).
O campo "Parceiro" irá apresentar comportamentos diferentes, de acordo com a modalidade de entrega. Temos as seguintes situações:
Para as modalidades de entrega "Multi-Entrega" e "Porta-a-Porta" este campo será apresentado desabilitado para edição, e será populado de forma automática com o mesmo parceiro do pedido de origem quando um novo registro for inserido na grade.
Para a modalidade de entrega Multi-Entrega Faturar Para, o campo estará habilitado para edição e será possível defini-lo dentre os registros que contiverem o parceiro do pedido como "Parceiro Matriz".
Observação: Neste caso, não será permitida a repetição de parceiros, ou seja, não será possível ter mais de uma entrega por parceiro do faturamento.
O campo "Grupo" quando a modalidade de entrega for Multi-Entrega Faturar Para, será apresentado desabilitado para edição; nos demais casos de modalidade (Multi-Entrega e Porta-a-Porta), informe aqui o Grupo ao qual o registro de entrega faz parte. Este campo será alimentado automaticamente, quando você realizar um agrupamento de registros.
Os demais campos desta grade, serão alimentados automaticamente seguindo as informações relacionadas ao contato vinculado ao registro.
Podemos notar no alto desta grade, o botão "Outras Opções..." que ao ser acionado, exibe as seguintes alternativas:
- Buscar Contatos e Distribuir Itens: Esta opção irá trazer de forma automática todos os contatos do parceiro do pedido de origem (contatos ativos e que "participam do planejamento de cestas"), além de realizar a distribuição dos itens de acordo com o cadastro.
- Buscar Contatos: Por meio desta opção, temos de forma automática todos os contatos do parceiro do pedido de origem (contatos ativos e que participam do planejamento de cestas);
- Limpar Contatos: Esta opção irá limpar toda a distribuição realizada, ou seja, remover todos os registros da grade Contatos.
- Agrupar Contatos: Através desta opção, realize o agrupamento entre os registros selecionados na grade.
- Desagrupar Contatos: Este botão efetua o desagrupamento entre os registros selecionados na grade Contatos.
Ao lado do botão Outras Opções..., tem-se a marcação "Contatos Pendentes de Geração de Nota/Remessa", que quando efetuada, serão filtrados sobre os registros exibidos na grade Contatos, apenas os itens sem nota/remessa vinculada.
Grade Itens Distribuídos
Para cada registro de entrega (contatos adicionados na grade Contatos) será possível especificar os itens que serão entregues, com suas respectivas quantidades.
No campo "Produto" serão apresentados os itens contidos no pedido de origem do planejamento.
No espaço destinado a "Quantidade", especifique a quantidade do produto que aquele contato deve receber.
Importante: Caso seja necessária a geração de uma nota de remessa para cada entrega, não utilize o recurso de agrupamento de entregas presente na tela.
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Botão Outras Opções
Na parte superior central da tela, tem-se o botão Outras Opções... que ao ser acionado, exibe algumas alternativas a serem realizadas no planejamento.
São elas:
Aprovar: Através desta opção, será alterada a situação do planejamento em questão de "Pendente" para "Aprovado". Deste modo, pode-se realizar seu faturamento, em um momento posterior.
Aprovar/Faturar: O acionamento desta opção, irá realizar a aprovação do planejamento em questão.
Faturar Pendentes: Por esta opção, será realizado o faturamento dos itens ainda não faturados, ou seja, aqueles itens que ainda não possuem uma nota de remessa vinculada a ele.
Cancelar: Esta opção, irá desaprovar o planejamento em questão. Apenas os planejamentos que se encontram aprovados, terão esta opção habilitada para uso.
Botão Preferências
O botão Preferências ao ser acionado, será aberto o pop-up "Configurações do Planejamento", que irá possibilitar a configuração de pontos relevantes para a aprovação dos planejamentos.
A tela está dividida em três abas, em que são configuradas as particularidades de cada modalidade de entrega, "Multi-Entrega", "Multi-Entrega Faturar Para" e "Porta-a-Porta". A configuração nas três abas é semelhante, assim temos:
- TOP Faturamento: Especifique aqui, uma TOP para o faturamento.
- Série Faturamento: Determine a série que será utilizada nos faturamentos realizados.
- TOP Remessa: Indique aqui a TOP para remessas.
- Série Remessa: Este campo é destinado ao preenchimento da série a ser utilizada nas remessas.
Observação: Na aba Multi-Entrega Faturar Para não efetue a configuração da TOP Remessa e Série Remessa.
Outras Configurações
Dentro dos processos referentes ao Planejamento de Entrega, tem-se nas TOP's de Tipo de Movimento "Pedido de Venda", a marcação "Permitir faturamento fora do planejamento de entrega" que será apresentada para utilização, apenas se o parâmetro "Utiliza planejamento produção de cestas - UTILPLANCESTAS" estiver habilitado.
Na tentativa de faturamento de um pedido de venda em que esta marcação não esta realizada na TOP, será apresentada a seguinte mensagem:
"Não é possível faturar pedidos que possuem Modalidade de Entrega igual a 'porta-a-porta', 'multientrega' ou 'multientrega faturar para' e não possuam marcação 'Permitir faturamento fora do planejamento de entrega' na top. Os mesmos devem ser planejados antes de faturados através da rotina 'Planejamento de Entrega'."
Na tela Planejamento de Entrega, não será possível realizar a inclusão de um planejamento que contenha um pedido de origem onde foi efetuada a marcação Permitir faturamento fora do planejamento de entrega. Sendo feita a digitação do número do pedido que possua a referida marcação, será exibida a seguinte mensagem:
"Nota/Pedido não existe ou não pode ser usado aqui"
Caso seja feita a tentativa de faturar um planejamento, que contenha um pedido de origem "não confirmado", será apresentada a seguinte mensagem:
"É necessário confirmar o pedido de origem com 'Nro. Único:xxxx' para que seja possível aprovar o planejamento."
Caso o pedido de origem já esteja confirmado, e seja feita alguma alteração na quantidade, e na tela Planejamento de Entrega o campo "Qtd. Pendente" (aba Planejamento) fique com quantidade diferente de zero, será exibida a seguinte mensagem:
"Os itens pendentes da grade não foram distribuídos corretamente. Não é possível aprovar o planejamento."
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