MENSAGEM:
Vendedor não existe ou não pode ser usado aqui: PK[]
SOLUÇÃO:
De acordo com as possíveis causas da mensagem, seguem os procedimentos para correções:
Código informado incorretamente:
- Certifique-se que o código do vendedor informado no campo "Vendedor" está correto.
Vendedor INATIVO:
- Acesse a tela "Vendedores/Compradores" (Caminho de acesso: Configurações » Cadastros) e confirme se o campo "Ativo" encontra-se marcado para o vendedor que está sendo utilizado.
- Em caso negativo, sintonize internamente se essa inativação procede ou se poderá ser ajustada.
TOP com restrição:
Se a situação ocorre em lançamentos através do Portal (Vendas/Compras/Mov.Interna), anote o 'Tipo de Operação (TOP)' que está sendo utilizado e siga com as orientações abaixo:
- Acesse o cadastro de TOP’s (Caminho de acesso: Comercial » Arquivo » Cadastros).
- Acione o botão 'Outras Opções' » 'Restrições/Exceções'.
- Verifique se existem regras vinculadas para Vendedor/Comprador.
Restrições: Se o vendedor não estiver incluído nessa lista, a mensagem será apresentada.
Exceções: Se o vendedor estiver incluído nessa lista, a mensagem será apresentada.
Central de Certificações:
- Caso a empresa utilize o módulo de 'Central de Certificação', observe se na tela de "Central de Certificações" (Caminho de acesso: Comercial > Avançado > Certificações > Central de Certificações) existe alguma regra definida para a empresa utilizada e se o usuário da operação está com alguma restrição vinculada (Tela "Usuários"/ Aba "Validações").
- Em caso positivo, sintonize internamente para compreender a necessidade dessa regra no processo da empresa e, assim, altere os dados do seu lançamento ou desative a regra.
CAUSA:
Mensagem apresentada ao tentar executar alguma rotina do sistema com determinado código vendedor, que possui restrições de usabilidade e/ou encontra-se inativo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.