SAS (Serviço de acesso ao sistema) é um serviço de gerenciamento de licenças do sistema. Com base nesse serviço é possível acesso a telas/serviços contratados pelo cliente.
Principais análises relacionadas a indisponibilidade SAS em ambiente Windows:
Abra o 'Serviços' do Windows:
- Opção 1: Pesquise na barra de tarefas: services.msc
- Opção 2: Gerenciador de Tarefas >> Arquivo >> Nova Tarefa: services.msc
Com os Serviços do Windows aberto verifique se o serviço SAS está iniciado:
No cenário abaixo, onde a coluna 'Status' encontra-se diferente de 'Em Execução', identifica-se que o SAS está parado:
Para iniciar o serviço clique na opção 'Iniciar o serviço' ou clique com o botão direito do mouse e escolha iniciar:
Aguarde enquanto a inicialização acontece:
Cerifique-se que o 'Status' foi atualizado para 'Em execução':
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Verificando informações no log do SAS:
Localize o local de instalação do SAS:
Será exibido o caminho de instalação do SAS:
Localize o diretório acima, até encontrar a pasta do SAS, dentro da pasta existirá a pasta log:
Acesse a pasta 'log':
Observação: poderão existir vários logs, o log está com essa definição:
- server é o log do servidor SAS por exemplo: server”ano””mês””dia”-”hora””minuto”.log
- Realize a análise do log mais recente, ou seja, o que você acabou de iniciar o serviço;
Analisando o log do SAS abrindo o arquivo com o notepad ou notepad++ “server”ano””mês””dia”-”hora””minuto”.log”, será aberto o arquivo de log por exemplo:
Atente-se a informação:
Significa que a conexão do SAS com o banco de dados está pronta “ready”.Nesse caso está tudo certo, caso não apresente a informação “ready”, verifique se o banco de dados está iniciado.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.