MENSAGEM:
"General SQL error.
ORA-03114: Não conectado ao ORACLE
Alias: DBNSiade."
SITUAÇÃO:
Ao tentar acessar o sistema MGE, ocorre a mensagem.
CAUSA:
Ocorre quando as configurações de instalação do client do Oracle estão inadequadas, conforme discorremos acima ou quando a senha do banco de dados esta incorreta. A senha padrão é 'tecsis', se o cliente altera essa senha, se faz necessário ter o arquivo 'license.dat' na pasta onde esta os executáveis do MGE.
SOLUÇÃO:
Para correção seguir os passos abaixo:
Configuração incorreta do Client do Oracle:
Para se certificar de que as configurações estejam corretas, acesse o "Net Manager" (na pasta do Client do menu Iniciar, em "Ferramentas de Configuração e Migração"), e localize o nome de serviço de rede configurado: "Configuração do Oracle Net > Local > Nomeação de Serviço.
No nome de serviço, clique na opção "Testar Serviço",
Preencha os dados de usuário e senha para testar novamente. Caso o teste seja bem sucedido, observe as próximas possibilidades.
Configuração incorreta do nome de serviço no BDE:
No BDE, o campo SERVER NAME que fica em Databases, e que está utilizando para acessar o sistema, deverá estar configurado o nome de rede local que é apresentado em "Nomeação de Serviço", indicado no "Net Manager" que vimos no item anterior.
Duas ou mais configurações de client na path do Windows - Variavéis de Ambiente
Deverá existir apenas uma configuração de client do Oracle na path do Windows. Ela deve indicar a pasta bin, do client do Oracle que está sendo indicado na barra de título do "Net Manager".
Falta de permissão na pasta do client do Oracle:
O usuário do sistema operacional que acessa o MGE Mitra deve ter permissões de gravação na pasta de instalação do client do Oracle.
Também é premissa para acesso ao sistema que o UAC do Windows (User Account Control) esteja desabilitado.
Solicite que a área de TI ou Administrador de Banco de Dados, revise a senha do banco, seguindo as seguintes considerações para a senha:
- Máximo de 10 caracteres;
- Uso apenas de caracteres minúsculos;
- Não pode ser utilizado o número 0;
- São aceitos apenas alguns caracteres especiais: !, *, $, | e &
Depois de usar uma senha dentro do padrão, sera preciso gerar novo arquivo 'license.dat', e inserir este arquivo dentro da pasta do executável do MGE
Caso utilize o Sankhya W. Se refazer a conexão com o banco de dados pelo gerenciador de pacotes
E atualizar a senha no arquivo de configuração do SAS também. (SAS.CFG)
Abaixo o Link para baixar o Aplicativo:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.