Corriqueiramente, ocorrem situações em que uma empresa comercial, adquire produtos de um fornecedor que é uma indústria e portanto trabalha com IPI; ao realizar uma operação de devolução de compra, deve-se também devolver o IPI a este fornecedor.
No Sankhya Om podemos realizar este procedimento de devolução de compra, considerando os seguintes comportamentos:
- Será considerado o IPI na devolução de empresas comerciais, enviando o valor do IPI no XML através da tag <vOutro>, do item e do total;
- As tag's <vIPIDevol> e <pDevol> continuarão sendo enviadas;
- No XML da devolução não será enviado o valor do IPI através da tag <vIPI>;
- Na devolução da nota de compra, o único campo que irá conter valor para o IPI é o "Vlr. IPI"; os campos "Base do IPI" e "Alíq. IPI" estarão zerados.;
- No XML da devolução não irá conter o grupo de IPI.
Teremos as seguintes regras para que seja calculado somente o "Vlr. IPI" na devolução da compra para empresas que não trabalham com IPI:
- Na tela Preferências da Empresa, aba Propriedades, o campo "Trabalha com IPI?" deve estar desmarcado;
- O Tipo de Operação a ser utilizado, deve ser do tipo de movimento "E-Devolução de Compra". Além disso, na TOP, aba Impostos, o campo "Cálculo de ICMS, IPI e ISS" deve ser definido com a opção "Não Calcula e digita".
A devolução parcial deve ser feita apenas pelo Portal de Compras, seguindo os seguintes passos:
Primeiramente, selecione a nota de compra a ser devolvida e acione o botão "Dev./Est.";
Logo, será aberto o pop-up, para "Selecionar Itens" que serão devolvidos;
Em seguida, o pop-up "Seleção de itens para devolução" é exibido. Informe na coluna "Qtd. Faturada", a quantidade a ser devolvida de cada produto. Após clicar no botão "Concluir", a nota de devolução será gerada com a quantidade de itens informados e com o IPI proporcional à quantidade de itens.
Importante: com a TOP de devolução configurada da forma acima citada, se a quantidade de itens da nota de devolução for alterada na Central de Compras, o IPI não será recalculado.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.