O Portal de Cotação Online é uma tela acessada pelo fornecedor, onde este responde as cotações dos produtos enviados pelo comprador. Caracterizada pelo relacionamento B2B, a tela permite que os produtos sejam precificados de maneira online, sem a necessidade de o comprador entrar diretamente em contato com o fornecedor.
Acesso ao Portal de Cotação Online | Cotações Pendentes | |
Opções | Botão Histórico | |
Modo Cabeçalho | Como criar campos adicionais |
Acesso ao Portal de Cotação Online
Este Portal poderá ser acessado pelo fornecedor através do e-mail que o comprador envia a ele conforme citado no decorrer dos tópicos Cotação e Modelo de E-mail p/ Cotação. Existem duas maneiras de o fornecedor acessar o Portal de Cotação Online. A saber:
Via link do e-mail: Neste caso o fornecedor receberá um e-mail contendo o link para acesso direto ao Portal de Cotação:
Via sistema (usuário B2B): Nesta hipótese, o fornecedor deve acessar o endereço externo de acesso ao Sankhya-Om, como pode-se ver detalhadamente no tópico Configurações para Cotação no trecho referente ao Cadastros de Parceiros, aba Contatos, onde através do endereço de e-mail preenche-se o usuário e a senha que deve ser fornecida pelo comprador:
O Portal de Cotação Online poderá ser acessado por meio dos seguintes navegadores:
- Internet Explorer v.9 ou superior;
- Safari v.5 ou superior;
- Mozilla Firefox v.11 ou superior;
- Google Chrome v.18 ou superior.
Os campos das grades "Campos do Formulário" e "Campos da grade" do Botão Outras Opções, opção Preferências da Cotação devem ser devidamente configurados para o correto acesso ao Portal de Cotação Online.
Cotações Pendentes
A primeira tela que o fornecedor irá visualizar será a de cotações pendentes, que contém os produtos que devem ser precificados por ele:
No alto da tela, pode-se observar dois recursos de pesquisa, sendo um por número da cotação e o outro por código ou nome do produto. Para efetuar a pesquisa, basta o fornecedor digitar a informação e pressionar "Enter" ou ainda clicar no botão de pesquisa.
Além disso, a tela conta com possibilidades de ordenação através dos seguintes campos (botão "Ordenar por"):
- Código do produto;
- Data limite;
- Nome do produto;
- Preço unitário;
- Quantidade cotada.
O símbolo da seta para cima indica que a ordenação será crescente; logo a seta para baixo indica que a ordenação será decrescente. A tela possui diversas informações essenciais para preenchimento do fornecedor. Assim, teremos:
Opções: Esta coluna possui um ícone a qual poderemos ver mais detalhes mais adiante nesta documentação.
Cód. Produto/Descrição produto: Estes campos possuem informações de código e descrição do produto, sendo que, o parceiro fornecedor informará qual descrição o produto equivalente terá e o que for informado irá popular no cadastro do referido produto.
Unidade: Tem-se aqui a informação referente a unidade do produto cotado.
Controle: Este campo possui a informação do controle adicional de estoque do produto, caso este o possua; quando o fornecedor selecionar a linha do produto, a descrição do campo pode ser alterada conforme o controle adicional de estoque configurado para o produto.
Quantidade: Tem-se neste campo possui a informação da quantidade do produto que está sendo cotada.
Preço unit.: Este campo se refere ao preço que o fornecedor irá preencher para o produto cotado.
% Desconto: Neste campo consta a informação do percentual de desconto do produto cotado que o fornecedor irá preencher, caso exista.
Vlr. Desconto: Tem-se neste campo a informação relacionada ao valor do desconto calculado com base no percentual de desconto informado pelo fornecedor.
Preço total: Este campo conta com a informação do preço total do produto considerando a seguinte expressão:
Preço total = (preço unitário + IPI unitário + frete unitário - desconto
unitário) * quantidade + valor S.T.
As informações de "IPI, ICMS, S.T. e Frete Unitário" podem ser informadas no popup Informações o qual será citado adiante nesta documentação.
Dt. limite: Este campo possui a informação de qual é a data limite para que o fornecedor responda a cotação para o comprador do produto em questão.
Referência do produto para o fornecedor: Consta neste campo a informação de qual a referência (código) do produto cotado para o fornecedor, facilitando a relação B2B entre comprador e fornecedor.
Nota: Caso o sistema já possua a equivalência do produto configurada para o fornecedor, este campo já será preenchido automaticamente.
Descrição do produto para o fornecedor: Tem-se aqui, a informação de qual a descrição do produto cotado para o fornecedor, facilitando a relação B2B entre comprador e fornecedor.
Nota: Caso o sistema já possua a equivalência do produto configurada para o fornecedor, este campo já será preenchido automaticamente.
Empresa: Este campo possui a informação de qual empresa está realizando a cotação do produto, o mesmo é preenchido de acordo com a empresa da cotação. Caso a empresa da cotação não esteja informada, será considerada a empresa do modelo de nota; se ainda assim o modelo de nota não estiver informado, o campo ficará vazio.
Local: Tem-se neste campo a informação de qual local o produto cotado possui; ele é preenchido de acordo com o local informado no momento da cotação. Vale ressaltar que este campo somente é visível ao fornecedor caso o parâmetro "Exibe local na cotação? - EXIBELOCALCOT" estiver ativado.
Observação: Caso o parâmetro mencionado esteja desligado e os produtos enviados ao fornecedor possuam as mesmas informações, exceto o local, serão agrupados no Portal de Cotação Online para precificação do fornecedor.
Dt. entrega: Este campo possui a informação referente a data que o produto cotado será entregue pelo fornecedor; ele poderá ser preenchido pelo fornecedor na grade de itens do Portal de Cotação Online.
Nro. cotação: Tem-se aqui a informação de qual número da cotação o comprador está solicitando junto ao fornecedor.
Rejeição/Motivo: Este campo indica os motivos do produto cotado ser ou não rejeitado pelo fornecedor:
- Não;
- Sim, Motivo: não trabalho com este produto/marca;
- Sim, Motivo: não tenho este produto em estoque;
- Sim, Motivo: outros (informar no campo observação).
Sobre as opções do campo acima, é importante ressaltar que, caso existam campos configurados para o preenchimento obrigatório e a opção Não estiver selecionada, o sistema exigirá o preenchimento destes campos. Já, para as demais opções, o sistema permitirá finalizar a cotação sem os devidos preenchimentos.
Nota: Esse campo poderá ser editado pelo fornecedor na tela de cotações pendentes no Portal de Cotação Online.
Observação: O fornecedor pode aqui descrever qualquer observação em relação à cotação, para que posteriormente o comprador a visualize.
No alto da tela pode-se observar o botão "Atualizar" para que seja feita a atualização das informações.
No rodapé da tela tem-se um totalizador dos produtos nela presentes. O total apresentado é a soma do campo Preço Total dos produtos apresentados na tela.
No lado inferior direito da tela, nota-se o botão "Responder cotação" que é utilizado para que o fornecedor mande as informações de precificação do produto para o comprador com todos os dados respondidos via Portal de Cotação Online. Quando utilizar este botão, caso existam produtos que possuam o preço unitário maior que zero, automaticamente o produto será respondido para o comprador e o mesmo não será mais apresentado na tela de cotações pendentes.
Caso o fornecedor clique no referido botão e não haja qualquer produto com o preço unitário maior que zero, a seguinte mensagem será exibida:
"Não existe nenhuma cotação de produto respondida para enviar ao comprador!"
Acionando-se o mesmo botão para a tela possuir produtos que tenham o preço unitário maior que zero, a seguinte mensagem será apresentada:
"2 produto(s) enviado(s) para o comprador, para consultar essas cotações, clique no botão "Histórico de cotações"."
Opções
A coluna "Opções" conta com um ícone que quando acionado, apresenta mais informações sobre o produto, onde o fornecedor pode efetuar seu preenchimento, de modo a complementar os dados que não estão disponíveis na grade de itens do Portal de Cotação.
Ao clicar sobre o ícone , será aberto um pop-up contendo todos os campos que o fornecedor poderá preencher além dos campos da grade de itens.
Neste pop-up o fornecedor poderá visualizar a imagem do produto cotado, assim como a referência e descrição que diz respeito ao fornecedor. Além de visualizar as informações, o fornecedor poderá editar a qualquer momento sua referência e descrição.
Observação: o sistema apresenta a descrição dos produtos equivalentes com o intuito de auxiliar o fornecedor a identificar os produtos. Como existem descrições diferentes, não é possível que o sistema distingua para qual produto o cliente deseja efetuar a cotação de preços. Nesse caso, o indicado é configurar um produto equivalente por fornecedor, definindo exatamente para qual produto deve ser a referida cotação. Isto é, se no Cadastro de Produtos, aba Produtos Equivalentes, for cadastrada uma quantidade X de produtos para o mesmo fornecedor, no Portal de Cotação Online serão apresentados os mesmos X produtos.
Observação: Com o parâmetro "Utiliza Cotação no Modo Cabeçalho - USAMODCABCOT" ativo, ao realizar a inclusão de itens, o sistema fará uma busca pelos fornecedores já associados a outros itens da mesma cotação e irá relacionar esses mesmos fornecedores a esse item.
Quando o fornecedor responder a cotação, o sistema automaticamente atualiza a informação de equivalência de produtos, assim como, quando o comprador envia os produtos para cotação via portal, as informações de equivalência também são enviadas.
Observação: Ao ativar o parâmetro "Exibe referências na cotação? - EXIBEREFCOT", os campos "Referência" e "Referência do Fornecedor" serão apresentados juntamente com seus respectivos conteúdos neste pop-up, posicionados pouco abaixo da imagem do item. Através dos parâmetros "Descrição para Referência - DESCRREF" e "Descrição para Referência do Fornecedor - DESCRREFFORN" pode-se ainda definir qual será a descrição destes campos. Vale mencionar que estas informações se referem aos campos Referência e Referência do Fornecedor presentes na aba Geral do Cadastro de Produtos.
Nota: Em relação ao campo Referência do produto, tem-se que, este apenas exibirá a referência informada pelo fornecedor quando a marcação "Considerar apenas a referência do produto para o fornecedor" (localizada na tela Cotação, botão Outras Opções..., opção Preferências) encontrar-se habilitada. Caso a marcação encontre-se desabilitada, o sistema seguirá a regra a seguir:
- Primeiramente, será realizada a busca do código do produto equivalente do produto para o parceiro; caso não encontre, busca-se a referência do fornecedor configurada no Cadastro de Produtos; ainda assim não encontrando, busca-se a referência do produto (código de barras).
Este pop-up é dividido em duas abas, sendo uma referente às informações que o fornecedor poderá preencher e outra para que o fornecedor consulte quais foram os resultados das últimas cotações que ele participou do produto em questão.
Aba Informações
Nesta aba o fornecedor poderá preencher/editar além dos campos já mencionados anteriormente que estão disponíveis na grade de itens, os seguintes campos:
% IPI: Este campo possui a informação referente ao percentual de IPI do produto, caso possua.
IPI unitário: Este campo possui a informação do valor do IPI calculado com base no percentual informado no campo anterior; não pode ser editado pelo fornecedor.
% ICMS: Tem-se aqui a informação do percentual de ICMS do produto, caso possua.
ICMS unitário: Neste campo tem-se a informação do valor do ICMS calculado com base no percentual informado no campo anterior; não pode ser editado pelo fornecedor.
Valor S.T.: Este campo se refere ao valor da substituição tributária do produto, caso possua.
Este campo se refere ao valor da substituição tributária do produto, caso possua.
Frete unitário: Tem-se aqui o dado referente ao frete unitário do produto, caso possua.
Todos os campos que permitem a edição na grade de itens da tela de cotações pendentes do portal de cotação, também podem ser editados no pop-up Informações.
Últimas cotações do produto
Essa aba possui informações das três últimas cotações que fornecedor participou e ganhou ou perdeu. Pode-se consultar as seguintes informações:
Dt. coleta de preço: Este campo possui a informação da quando o preço do produto foi informado.
Qtd. cotada: Tem-se neste campo a quantidade cotada do produto quando foi feita sua coleta de preço.
Preço unit.: Neste campo tem-se o preço praticado para o produto cotado quando realizou-se sua coleta de preço.
Situação: Tem-se aqui o dado referente a se o fornecedor ganhou ou perdeu a cotação realizada para o produto em questão.
Botão Histórico
Ao acionar este botão, você poderá consultar as informações referentes às cotações que fornecedor participou.
Observação: Só serão visualizadas através deste botão as cotações que encontrem-se com a "Situação" (aba Fornecedores e Coleta de Preços, tela Cotação) diferentes de "Faturada".
Nota: Caso a cotação encontre-se com a Situação "Aprovada", automaticamente o sistema entenderá que foi realizada uma análise e a cotação será fechada. Desta forma, será faturada a resposta de forma automática, fazendo com que não conste esta cotação no histórico.
Na aba que será aberta, o fornecedor poderá consultar todas informações da tela de Cotações Pendentes e do pop-up Informações. E além disso, pode-se consultar também:
Status da cotação: Este campo possui a informação referente a situação do fornecedor em relação ao produto cotado. Tem-se as seguintes possibilidades:
- Ganhei: Essa situação prevalecerá quando o fornecedor responder a cotação para o comprador, e o mesmo o aprovou;
- Perdi: Tem-se essa situação quando o fornecedor responder a cotação para o comprador, e o mesmo não o aprovou o fornecedor;
- Respondi: Essa situação se refere ao caso em que o fornecedor responder a cotação para o comprador e o mesmo ainda não tomou a decisão de qual fornecedor será aprovado;
- Não respondi: Tem-se essa situação quando o fornecedor não responder a cotação para o comprador e o mesmo aprovar outro fornecedor que respondeu;
- Recusei: Essa situação se refere ao caso em que o fornecedor rejeitou a cotação do produto por algum motivo;
Dt. coleta do preço: Este campo possui a informação de quando o fornecedor respondeu a cotação para o comprador.
A tela conta com possibilidades de ordenação através dos seguintes campos (botão "Ordenar por"):
- Código do produto;
- Data da coleta;
- Data limite;
- Nome do produto;
- Preço unitário;
- Quantidade cotada.
O símbolo da seta para cima indica que a ordenação será crescente; logo a seta para baixo indica que a ordenação será decrescente.
A tela possui os mesmos filtros da tela de Cotações Pendentes, que visam pesquisar os produtos pelo número da cotação ou pelo código ou nome do produto.
Além disso, você poderá filtrar os produtos através do status da cotação, sendo disponíveis as seguintes opções:
- Ganhei;
- Não respondi;
- Perdi;
- Recusei;
- Respondi;
- Todas.
O botão "Cotações pendentes" retorna para grade de itens da tela de Cotações Pendentes que possui somente produtos que ainda não foram respondidos pelo fornecedor.
Nota-se nesta tela também, um botão que "Atualiza" os dados dos produtos na tela do Portal de Cotação Online.
Além disso, ao selecionar um item da cotação, no botão "Anexo" o fornecedor poderá anexar, baixar ou apagar os anexos inseridos no Portal de Cotação Online. Porém, há situações em que esses anexos poderão apenas serem baixados. Observe:
- Quando a cotação estiver fechada;
- Caso o fornecedor que realizou a inserção do anexo for diferente daquele que está logado;
- Se o anexo for incluído na tela de Cotação (aba "Itens de Cotação", sub-aba "Fornecedores e Coleta de Preços").
Observação: O anexo incluído pelo fornecedor no Portal de Cotação Online estará disponível na sub-aba Fornecedores e Coleta de Preços, no botão Anexo.
Modo Cabeçalho
Ao habilitar o parâmetro Utiliza Cotação no Modo Cabeçalho - USAMODCABCOT, o Portal de Cotação Online passará a utilizar o modo cabeçalho de visão. Deste modo, tem-se a seguinte visualização da tela:
Importante: tanto os campos que são apresentados no modo formulário como aqueles apresentados no modo grade, fazem referência aos campos configurados pelo usuário SUP. Desse modo, caso o usuário deseje alterar as informações apresentadas em qualquer um desses modos do Portal de Cotação Online, as mesmas deverão ser alteradas com o usuário SUP para que sejam prevalecidas.
Na aba "Produtos" tem-se o botão "Relatórios Formatados" que, quando acionado, será possível realizar a impressão do relatório de cotações do Portal de Cotação Online.
Nota: Para que o Relatório seja apresentado, deve-se adicionar o ID de tela do Portal de Cotação, no campo "ID da tela" em Relatórios Formatados.
Aba Dados da Cotação
Nesta aba informe apenas uma única vez a Forma de Pagamento, Validade da Proposta em Dias, Prazo de Entrega e Modalidade de Frete, que o sistema entenderá que são informações usadas para todos os itens da cotação. Sendo que, se um dos itens possuir alguma informação diferente é possível edita-la individualmente no próprio item.
Há circunstâncias em que será necessário que alguns campos desta aba sejam preenchidos, nestes casos, por meio da tela Cotação utilize o botão "Outras Opções...", opção Preferências, teremos a seção "Campos aba Dados Cotação", nesta determine quais os campos serão de preenchimento obrigatório.
Aba Dados do Faturamento
Serão apresentadas aqui informações do fornecedor como seu Nome, Razão Social, CNPJ, Inscrição Estadual, Endereço, Cep e Telefone. Através destes campos pode-se verificar se os dados que serão gerados na nota fiscal (caso seja o vencedor da cotação) estão corretos.
Além disso, tem-se as informações pertinentes ao comprador para assim facilitar o contato com o mesmo em caso de dúvidas ou informações extras.
Observação: os "Dados do Comprador" possuem a seguinte origem:
- Os campos "Nome", "CNPJ" e "Inscrição Estadual" são preenchidos com as informações inseridas no cabeçalho da Cotação;
- Já o campo "Comprador" busca o nome completo do usuário informado no campo "Usuário Responsável" aba Geral da tela Cotação.
Como criar campos adicionais para o Portal de Cotação Online
Primeiramente acesse a tela Dicionário de Dados, depois nas tabelas TGFITC e TGFITC_COT crie os campos desejados. Ressaltamos que os campos adicionais devem ser criados obrigatoriamente nas duas tabelas citadas anteriormente com o mesmo "Nome do campo" e "Tipo de dado".
Feito isso, na tela de Cotação, utilize a opção Preferências localizada no botão "Outras Opções...", para adicionar os campos criados nas seções "Campos do Formulário" e "Campos da grade".
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