Módulo: Contabilidade> Rotinas
Entende-se por "Consolidar" o ato de "Unificar" duas ou mais organizações. A Consolidação de Empresas consiste na junção dos lançamentos contábeis de duas ou mais instituições denominadas "Empresas de Origem" em uma nova empresa consolidada denominada "Empresa de Destino".
Tem-se abaixo um exemplo conceitual de Consolidação:
A rotina de Consolidação de Empresas tem como objetivo auxiliar no agrupamento dos lançamentos contábeis de empresas denominadas origem em uma empresa destino. A visão consolidada dos lançamentos contábeis, irá contribuir para a geração de relatórios relevantes para o gerenciamento da empresa e suas tomadas de decisão.
Painel Filtro | Painel Preferências |
Grade Empresas disponíveis | Empresa Destino Inexistente |
Parâmetros que atuam nesta rotina |
Painel Filtro
Nota-se ao lado esquerdo da parte superior da tela, o painel "Filtro" que ao ser configurado, irá gerar na grade predominante da tela os dados necessários para realização do processo de consolidação.
No campo "Empresa de destino" informe a empresa que irá receber a consolidação, ou seja, a instituição destinatária.
Importante: Serão apresentadas para escolha neste campo, empresas que na tabela TCBEMP estiverem com o campo "EMPCONSOLIDA" preenchidos como "S".
Nota: Uma prática contábil bem comum ao utilizar a rotina da Consolidação de Empresas com o intuito de facilitar na identificação da empresa consolidadora nos relatórios contábeis, é utilizar o código 999 para a empresa de destino. Por este motivo, quando se utiliza pela primeira vez esta rotina o sistema traz como padrão de sugestão o código 999 no campo Empresa de destino.
Preencha no campo "Período de consolidação" o intervalo de referência ao qual deseja-se realizar a consolidação. Tem-se como opção de preenchimento todos os meses do ano.
Informe no campo "Exercício" o ano ao qual deseja efetuar a consolidação de Empresas. Ao aplicar-se o filtro, serão exibidas na grade as empresas para consolidar que estiverem no mesmo exercício contábil informado neste campo.
Painel Preferências
No painel "Preferências" teremos marcações fundamentais para realização da consolidação.
Ao efetuar a marcação "Preservar o nome da empresa de destino", o nome da empresa de destino da consolidação será mantido quando a consolidação ocorrer em uma empresa preexistente.
Por meio da marcação "Consolidar contas sem movimento e com saldo", as contas contábeis que não possuem movimento e com saldo maior que zero, serão consolidadas.
Observação: a recomposição de saldos também pode ser realizada por meio do botão "Outras Opções..." da tela Empresa. Neste caso, é necessário que a marcação Consolidar contas sem movimento e com saldo esteja desabilitada.
Selecionando-se a marcação "Consolidar empresas consolidadoras?" tem-se que o sistema permitirá que empresas consolidadoras também sejam consolidadas.
O campo "Regra para Consolidação" conta com as seguintes opções e funcionalidades:
- Apenas consolidar: Quando essa opção for selecionada, será executada apenas a consolidação.
- Consolidar e Recompor o Saldo: Ao selecionar essa opção, após a conclusão da rotina de consolidação, será executada a rotina de recomposição de saldo para a empresa destino, com a data de referência igual ao mês anterior à data início da consolidação.
- Desconsiderar todas as referências da empresa destino e consolidar: Antes da rotina de consolidação, será verificado se no exercício da consolidação (ou maior), existe movimentação de contabilização; caso não exista, o sistema pegará a soma de saldo contábil das empresas de origem da consolidação, com a referência igual à um mês menor do que a data da consolidação e inserirá a soma destes saldos na empresa destino da consolidação.
Grade Empresas disponíveis
Nesta grade serão apresentadas as empresas disponíveis para executar a consolidação; serão exibidas somente as empresas que na tabela TCBEMP estiverem com o campo EMPCONSOLIDA preenchidos como "N". Além disso, estas devem estar no mesmo exercício contábil informado no campo "Exercício".
Ao clicar em "Aplicar" serão exibidas todas as empresas que se enquadram nos filtros definidos.
Os botões "Marcar todos os registros da grade" e "Desmarcar todos os registros da grade" selecionam e desmarcam todas as empresas apresentadas na grade de uma só vez, respectivamente.
Quando você selecionar o botão "Consolidar", o sistema efetuará a consolidação das empresas que estiverem selecionadas.
Na consolidação, todos os lançamentos contábeis constantes nas empresas de origem em seus respectivos lotes para a empresa de destino serão copiados, agrupando-os em lotes numerados sequencialmente, partindo do número "1"; o número do lote da empresa destino não irá corresponder ao número do lote das empresas origem.
Os lançamentos consolidados serão provenientes dos lotes das empresas de origem copiados para a empresa destino. Deste modo, a situação dos lotes criados na empresa de destino, será a mesma dos lotes nas empresas de origem, vejamos abaixo um exemplo
Se em uma empresa de origem a situação do lote for "Aberto", na Empresa de Destino o lote correspondente gerado, também terá a situação igual a "Aberto".
Ao realizar a Consolidação de Empresas será gerada uma chave de rastreabilidade na tela Lançamentos Contábeis para que os movimentos de origem da contabilização das empresas anteriores sejam identificados com facilidade.
Esta chave será composta com os seguintes dados:
- CODEMP: 1
- REFERENCIA: 01122022
- NUMLANC: 4
- TIPLANC: R
- ORIGEM: E
- NUNICO: 2371
- NUMLOTE: 16
- VLRLANC: 287,90
- SEQNOTA: 0
- SEQUENCIA: 0
Nota: As informações serão separadas por dois pontos (:), conforme apresentado na imagem acima.
Os lançamentos manuais não têm rastreabilidade, sendo assim, as chaves não serão apresentadas na grade.
Empresa Destino Inexistente
Na realização da Consolidação de Empresas, caso seja informado um código de empresa destino inexistente, o sistema irá criar uma nova empresa nas rotinas abaixo preenchendo apenas os seguintes campos:
Código da Empresa: Será alimentado com o código apontado como inexistente.
Data da Abertura: Neste campo será apontada a menor data de abertura dentre as empresas selecionadas.
Data de Início do Período Contábil: Este campo será preenchido com a data do início do período contábil do Exercício selecionado.
Data do Fim do Período Contábil: Será acrescentado neste campo a data final do período contábil do Exercício selecionado.
Referência: O sistema irá preencher esta informação com a referência do início do exercício selecionado.
Código da Empresa: Será preenchido com o código indicado como inexistente.
Nome Fantasia: O sistema irá preenche-lo com o termo "Consolidação" seguido dos códigos das empresas consolidadas separados por vírgula.
Razão Social: Este campo será alimentado com o termo "Consolidação" continuado dos códigos das instituições consolidadas separados por vírgula.
Razão Abreviada: Será acrescentado neste campo o termo "Consol.".
Parâmetros que atuam nesta rotina
Consolidar empresas por procedure? - CONSOLIDAPORSTP: Quando esse parâmetro for habilitado, a consolidação será realizada através de uma rotina alternativa que roda via procedure no banco, evitando lentidão e atingindo assim uma melhor performance para o procedimento.
Comentários
4 comentários
como devem está a situaçao dos lotes para consolidaçao das empresas?
Olá Shirley,
Ambos deverão estar em concordância, como por exemplo, se a empresa de origem a situação do lote for "Aberto", a empresa destino também deverá estar como "Aberto".
oie boa tarde td bem? tem algum parametro que mexe na geração da consolidação, porque está demorando muito?
Bom dia Danielle, como vai?
Como dito no tópico "Parâmetros que atuam nesta rotina", temos o parâmetro "Consolidar empresas por procedure? - CONSOLIDAPORSTP" que poderá auxiliá-la nesse caso. Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Por favor, entre para comentar.