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Importante: Esta tela somente estará habilitada, caso o parâmetro "Junção de Pedidos de Venda e Troca - JUNVENDTROCA" esteja ativado.
Este agendador é rotineiramente utilizado por empresas que trabalham com produtos perecíveis, e possuem um compromisso de troca, caso seus produtos pereçam no estoque de clientes.
O sistema buscará os pedidos confirmados e pendentes, com os Tipos de Operação configurados neste agendador, dentro do período especificado; em seguida, irá inserir os itens do Pedido de Troca no Pedido de Venda correspondente, simplificando assim a quantidade de Pedidos a serem utilizados neste processo.
Aba Frequência Agendamento Aba Outras Opções
Painel Principal
O campo "Nro. agendamento" corresponde à identificação do agendamento; pode ser gerado de forma automática ou manual.
Informe no campo "Descrição agendamento" o nome da operação de agendamento a ser executada.
Determine a "Empresa" correspondente ao agendamento.
A marcação "Ativo" determina se o agendamento está ativo ou não, ou seja, se pode ou não ser utilizado.
Aba Horários
Defina no campo "Próxima execução em", a próxima data/hora em que a operação será executada.
Informe a "Data Final de Execução" da operação.
Aba Frequência Agendamento
Na aba Frequência Agendamento deverão ser configurados os Horários e os dias, semanas ou meses de execução.
Na opção "Horários" são definidos em quais horários a tarefa será executada.
Temos também três opções de agendamento, sendo que:
- Diário: Significa que a tarefa será executada todos os dias;
- Semanal: Será possível definir em quais dias na semana a tarefa será executada;
- Mensal: Pode-se determinar em quais dias no mês a tarefa será executada.
Aba Outras Opções
Somente os Pedidos de Venda que possuem o Tipo de Operação informado no campo "TOP de Pedido de Venda" serão processados com os Pedidos de Troca.
Informe no campo "TOP de Pedido de Troca" qual o Tipo de Operação a ser empregado para determinar que um Pedido corresponde à uma Troca.
Informe no campo "Dias p/ buscar Pedidos" a quantidade em dias que o sistema buscará todos Pedidos, entre a data atual subtraída do número de dias informado neste campo.
Informe no campo "% máximo de Troca", o percentual máximo do valor do pedido que poderá ser empregado na troca.
Se ocorrer algum erro durante a execução do Agendador e o campo "E-mail p/informação de erros" estiver preenchido, o sistema enviará um e-mail para o endereço aqui informado, comunicando o ocorrido.
Nota: Este e-mail somente será enviado quando for acionado pelo recurso interno (job). Em execuções manuais, o mesmo não será enviado, posto isto, apenas ações programadas terão o comportamento de envio do e-mail.
O botão "Executar agendador" executa a junção de pedidos de venda e troca imediatamente, ignorando os cálculos de próxima execução do agendador. Esse botão utiliza os dados da tela no momento em que for pressionado.
Tanto pelo botão Executar agendador quanto pela execução normal do agendador no período determinado, o sistema buscará os pedidos confirmados e pendentes com as TOP's configuradas no agendador, dentro do período especificado e irá inserir os itens do Pedido de Troca no Pedido de Venda correspondente.
Importante: A Empresa, o Parceiro e a Data de Negociação devem ser iguais no Pedido de Venda e no Pedido de Troca, para que estes possam ser associados.
Considerações importantes
Um detalhe importante a ser observado é que, se houver mais de um Pedido de Troca, todos os itens de todos estes Pedidos, deverão ser inseridos no Pedido de Venda. Trouxemos um exemplo para você:
- Informando o % máximo de troca de 90%;
- Considerando três pedidos de troca, cada um deles possui valor total de R$ 30,00 totalizando R$ 90,00;
- Estes três pedidos foram relacionados a um pedido de R$ 200,00, pois a porcentagem máxima de troca foi respeitada:
O valor total dos pedidos de troca é de R$ 90,00; dividido pelo valor total do pedido de venda que é R$ 200,00, resultando em 0,45. Ou seja, 45% dos 90% permitido.
Os itens dos Pedidos de Troca serão inseridos no Pedido de Venda com Valor do Desconto igual ao valor total do item, e o campo Uso do Produto igual a Item de Troca.
Esses itens são visíveis na aba Troca, que corresponde à mesma aba Matéria-Prima (Central de Vendas), só que com sua nomenclatura alterada, pela ativação do parâmetro "Calcular Desc. Indenização na hora do faturamento? - DESCINDENIZ", ou seja, o sistema não trabalhará com Matérias-Primas, mas sim com Trocas.
Se o valor do pedido de troca for superior ao percentual do campo "% máximo de desconto de troca", referente ao pedido de venda, então a junção não será feita e um e-mail será enviado para o endereço inserido no campo "E-mail p/informação de erros" com data e hora da execução e a mensagem de erro:
"Pedido de troca [NUNOTA do pedido de troca] não foi descontado no pedido de venda porque o valor ultrapassou o % máximo de desconto de troca".
Ao faturar o Pedido de Venda, a Nota de Venda continuará com o Pedido de Troca (itens apresentados na aba Trocas), apesar dele não influenciar no valor total.
O valor total ficará como sendo o valor dos itens originais com o desconto proveniente dos itens de troca, que no caso do exemplo descrito acima, é R$200,00 (Valor total do pedido) – R$90,00 (Valor total dos pedidos de troca), que é igual a R$170,00.
O parâmetro de chave DESCINDENIZ deve estar ligado para que o desconto dos itens de troca seja aplicado na Nota de Venda durante o faturamento.
Observações complementares:
- Empresa, Parceiro e Data de Negociação devem ser iguais nos Pedidos de Venda e nos Pedidos de Troca, para que estes possam ser associados;
- Caso o sistema encontre mais de um Pedido de Venda para um único Pedido de Troca, este será "ligado" ao Pedido de Venda que possuir maior valor;
- Se o sistema encontrar mais de um Pedido de Troca, todos os itens de todos esses pedidos deverão ser inseridos no Pedido de Venda;
- O sistema não conta com uma regra para proibir a alteração nestes itens; este comportamento deve ser controlado pela marcação "Permite alteração após confirmar" presente na Aba Geral do Cadastro de Tipos de Operação;
- Depois da junção com o Pedido de Venda, o Pedido de Troca será marcado como não pendente;
Ao inserir o produto de troca no pedido comum, o Valor Unitário será o mesmo do Pedido de Troca.
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