O aplicativo Sankhya OK permite que documentos feitos pelo nosso ERP sejam liberados ou negados, ou seja, determinados usuários possuem atribuições para que algumas rotinas no sistema prossigam ou sejam barradas, por exemplo:
Caso seja lançada uma Nota de Venda através do Sankhya Om e queira conceder ao cliente um percentual de desconto, cujo valor ultrapasse o limite previamente estipulado, através do aplicativo Sankhya OK um liberador poderá avaliar se autorizará ou não a concessão do desconto.
Este aplicativo poderá ser instalado em aparelhos com sistema Android ou IOS. Esta aplicação está disponível para download nas lojas online Google Play e Apple Store, conforme o sistema operacional de seu dispositivo.
Requisitos para utilização do aplicativo:
- Deve-se possuir o Módulo Financeiro ou Comercial, devidamente configurado para gerar eventos de liberação no Sankhya Om, como, por exemplo, desconto na nota, confirmação de nota, limite de crédito, entre outros;
- Para haver o correto funcionamento das notificações push, o Sankhya Om deve estar na versão 3.30 ou superiores;
- As licenças de uso para o aplicativo Sankhya OK devem ser adquiridas.
Utilizando o Sankhya OK
Ao realizar o download do aplicativo, o ícone abaixo será apresentado em seu dispositivo móvel:
Ao abrir o aplicativo, informe o servidor ao qual se deseja conectar:
Posteriormente, informe o mesmo usuário e senha utilizados no Sankhya Om:
Após isto, o aplicativo irá direcioná-los para as Solicitações de Liberações, sendo que, pode-se selecionar uma ou mais solicitações para "Negar" ou "Aprovar" por meio dos botões em destaque conforme se demonstra abaixo:
Caso seja acionado o botão Negar, será apresentado o seguinte pop-up no aplicativo:
Ao clicar em Aprovar, será exibido o seguinte pop-up:
Em ambos os casos, ao clicar em "OK", o aplicativo te informará que houve sucesso:
Nota: é possível realizar a pesquisa do parceiro que deseja liberar através de sua Razão Social, Código ou o Código do Usuário Solicitante.
Além disso, pode-se visualizar informações da solicitação ao clicar na mesma, como o "Nro Único" da nota, a "Empresa", o valor do Limite "Solicitado", entre outros:
Clicando neste ícone representado por três pontinhos no lado superior do aplicativo, têm-se as seguintes opções:
A opção "Itens da Nota" possibilita a visualização dos itens que compõe a nota selecionada:
Por meio da opção "Detalhes da Nota", pode-se observar outras informações que compõe a nota, como a "Data da Negociação", a "Natureza", o "Centro de Resultado", o "Número da Nota", a "Data Prev. Entrega", entre outros:
Já a opção "Rentabilidade" possibilita a visualização da rentabilidade dos produtos com custo ou sem custo, separados em duas grades de mesmo nome. Além disso, é possível clicar em cada linha referente a cada item da nota, analisando a rentabilidade de cada item de forma separada:
Esta análise permite a concessão ou não de um desconto especial em determinado Pedido, ou Nota, apresentando qual será a sua rentabilidade final, considerando este desconto.
Importante: as 3 opções mencionadas acima (Itens da Nota, Detalhes da Nota e Rentabilidade) serão exibidas para eventos da Nota.
Por fim, através da opção "Ficha do Parceiro", pode-se observar as informações pertinentes ao Parceiro relacionado à linha selecionada, sendo que, esta opção te auxiliará em uma análise rápida da situação do Parceiro junto à Empresa:
Observação: para eventos do Financeiro, apenas a opção Ficha do Parceiro estará disponível.
Através do ícone em destaque na imagem abaixo, pode-se filtrar as Solicitações de Liberações por período, status (pendentes, negadas), valor liberado menor que o solicitado, ou pelo número único da solicitação. Também é possível visualizar apenas suas próprias solicitações. Se desejar, pode-se limpar os filtros selecionados utilizando a opção "Limpar":
Para mais informações de como conceder a um usuário permissões de liberação, para que o mesmo possa liberar ou negar solicitações de liberação através do aplicativo Sankhya OK, acesse a tela Liberação de Limites.
Observação: para ocorrer a liberação em cascata no Sankhya OK, é preciso ligar o parâmetro "Liberação em cascata? - LIBCASC". Caso contrário, ao realizar a liberação, esta será definitiva.
Devido à instalação incompleta da cadeia de certificados, o aplicativo Sankhya Ok que faz uso de HTTPS (em Android) não consegue se comunicar com o servidor. Dessa forma, solicite ao seu departamento de TI a instalação das cadeias do certificado utilizado para o HTTPS, pois, para esse protocolo funcionar de forma satisfatória, é necessário terem essas cadeias intermediárias.
É importante ressaltar que as versões mais atualizadas do app Sankhya Liberações encontram-se disponíveis na Central de Downloads da Sankhya.
Configurações
Através dessa tela, é possível visualizar os dados gerais do aplicativo, como o "Nome do servidor", o "Endereço" e a "Versão do aplicativo". Além disso, ao acionar a marcação "Notificações" é possível ativar o envio de notificações.
Quando a marcação "Tentar confirmar a nota automaticamente" estiver acionada, ao liberar um evento, a nota será confirmada automaticamente se não houver mais solicitações pendentes. Se houver outras liberações pendentes, não será exibida nenhuma mensagem; o usuário será notificado somente quando não houver mais eventos e a nota for confirmada.
Se a marcação "Fazer compensação automática (caso exista)" estiver habilitada e o cliente tiver créditos a serem compensados, a compensação será realizada automaticamente, sem questionar o usuário.
Comentários
2 comentários
Tenho pedidos liberados que não estão saindo da tela de liberações do aplicativo, como resolver este problema?
Bom Dia JOÃO PAULO DE OLIVEIRA SANTOS
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Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
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