Módulo: Imobiliária > Rotinas > locação Versão disponível: a partir da 3.31
Esta tela tem a finalidade de acumular todas as parcelas vencidas do Contrato de Locação e renegociar, conforme sua necessidade.
Acesse os links abaixo para facilitar sua navegação nas funcionalidades desta tela:
Aba Parcelas Origem | Aba Novas Parcelas | |
Outras Informações |
Primeiramente, informe um Contrato de Locação que possua parcelas vencidas e, após isto, insira a "Dt. Base" e a "Dt. Venc" destas parcelas.
Aba Parcelas Origem
Esta aba carregará todas as parcelas vencidas do Contrato de Locação, quando você acionar a opção "Vincular Parcelas" do botão "Outras Opções..." no topo da tela.
Aba Novas Parcelas
Após preencher todos os campos conforme a nova negociação e efetivar, estas serão lançadas na aba "Novas Parcelas" e também no Contrato de Locação, aba Negociações, sub-aba Parcelas.
Outras Informações
A tela de Acúmulo de Aluguéis é utilizada para a renegociação de parcelas de um Contrato de Locação, conforme falamos inicialmente, e funciona de acordo com os seguintes passos:
- Primeiramente, o contrato alvo para o acúmulo deve possuir uma negociação com parcelas em aberto geradas;
- Ao informar o número do contrato na tela, aparecerão os acúmulos desse contrato; caso não exista nenhum, basta que você insira um novo registro, informando a data de vencimento e a data base do acúmulo;
- Após a criação do acúmulo, faça a busca das parcelas desejadas através do botão "Outras Opções...", opção "Vincular Parcelas". Após selecionar as parcelas desejadas, elas serão carregadas para a aba Parcelas Origem, apresentando o total devido, multa, juros e etc;
- Depois de inserir as parcelas de origem, gere as novas parcelas. Na aba Novas Parcelas, elas podem ser geradas uma à uma (criando um novo registro e informando a data de vencimento da parcela e o valor) ou todas de uma vez, preenchendo os campos "Qtd" e "Vcto" e clicando no botão "Gerar";
- Quando as novas parcelas estiverem geradas, efetive o acúmulo através do botão Outras Opções..., opção "Efetivar" e, após efetivadas, as parcelas de origem serão excluídas do contrato e as novas serão acrescentadas.
A fórmula de cálculo de juros é a seguinte:
indiceJuros = (atrasoDias / 30 * timpercjurosloc) / 100
valorJuros = valorAluguel * indiceJuros
E a fórmula do cálculo de correção:
valorIndiceAcumulado = timcodmmon acumulado de acordo com atrasoDias.
valorCorrMon = valorAluguel * valorIndiceAcumulado
Observação: Nos cálculos, a data do vencimento é incluída na atualização e a data do novo vencimento não é incluída, visto que faz parte da negociação do acúmulo.
A fórmula do cálculo de multa é a seguinte:
- Se o atrasoDias for maior do que a timmultandias: percentualDeMulta = timmultadialoc * timmultandias
- Se não: percentualDeMulta = timmultadialoc * atrasoDias
valorMulta = valorAluguel / 100 * percentualDeMulta.
Nota: o pró-rata leva em consideração sempre 30 dias do mês, exceto o mês de fevereiro que poderá ser 28 ou 29 dias.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.