A B.I.A (Business Intelligence Analyst) é a Assistente Virtual de Gestão Sankhya, ela possibilita a gerência do seu negócio quando o acesso ao computador é restrito.
Em uma ocasião fora da empresa, com um simples comando de voz, é possível acessar as informações mais importantes do seu negócio em tempo real, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Este aplicativo está disponível para instalação em aparelhos com sistema Android ou IOS. Seu download pode ser efetuado nas lojas online Google Play e Apple Store, conforme o sistema operacional de seu dispositivo.
Requisitos mínimos para acessar a B.I.A
Para acessar a B.I.A deve-se possuir o Sankhya Om com o Gerente On-line devidamente parametrizado (Módulo Comercial), além de possuir a licença de uso do app B.I.A. Do contrário, a B.I.A funcionará apenas por um período de teste.
Configurando a B.I.A
Após realizar o download do aplicativo através do Google Play ou Apple Store, o ícone abaixo será apresentado no dispositivo móvel:
Ao abri-lo, informe o endereço externo (link externo) de seu sistema Sankhya:
Posteriormente, informe o mesmo usuário e senha utilizado no Sankhya:
Telas da B.I.A
Agora, serão apresentadas todas as telas da B.I.A para melhor aproveitamento no uso do app.
Preferências
Através do ícone de "Preferências", pode-se "Gerenciar sua conta" e consultar algumas configurações do seu sistema Sankhya:
Home
Nesta tela, encontre informações e novidades importantes como os cards de acesso rápido com perguntas frequentes, perguntas favoritas, índices de mercado, entre outros:
Conversação
A tela de conversação apresenta os resultados das consultas que foram solicitadas. Nela, pode-se dialogar com a B.I.A por voz ou mensagem de texto.
Informações disponíveis na B.I.A
A B.I.A possui dois tipos de informações que poderão ser acessadas, sendo elas:
- Informações Nativas (também chamadas de perguntas treinadas nativas): cuja principal fonte são as análises do Gerente On-line;
- Informações Customizadas (chamadas também de perguntas treinadas pelo usuário): que são aquelas originadas de Dashboards customizados.
Estas informações (nativas e customizadas), poderão ser consultadas via comando de voz ou digitando-as diretamente na B.I.A.
Perguntas Nativas | Perguntas Customizadas (treinadas) |
Central de Perguntas |
Perguntas Nativas
Ao acessar a B.I.A pela primeira vez, pode-se visualizar as informações nativas fazendo qualquer uma das perguntas abaixo:
- Qual o faturamento?
- Qual prazo médio de recebimento de vendas?
- Como foram minhas vendas por marca?
- Como foram minhas vendas por subtipo?
- Como foram minhas vendas por grupo?
- Qual é o lucro?
- Qual o ponto de equilíbrio?
- Qual é o ciclo operacional financeiro?
- Qual é o resultado de compras?
- Qual o valor da devolução de compra?
- Qual o prazo médio de estoque?
- Quais livros fiscais?
- Qual é o valor do ICMS?
- Qual é o PIS?
- Qual é a receita?
- Qual é o resultado de vendas?
- Como foram meus prazos de vendas?
- Como foram minhas vendas por vendedor?
- Como foram minhas vendas por produto?
- Qual é a margem de contribuição?
- Qual é o ciclo financeiro?
- Qual o prazo médio de pagamento de compras?
- Qual é o prazo de compra?
- Quais são as compras por tipos de negociações?
- Quanto paguei de imposto?
- Qual é o valor do IPI?
- Qual é a minha necessidade de capital de giro?
- Qual é o Cofins?
- Qual é a despesa?
Para todas as perguntas acima, pode-se incluir filtros combinados como: "Período", "Empresa", "Parceiro", entre outros.
Abaixo, são apresentados alguns exemplos de perguntas do Gerente On-line que poderão ser feitas na B.I.A utilizando os filtros:
- Qual o faturamento do mês de fevereiro de 2020?
- Como foram minhas vendas por vendedor no segundo semestre de 2019?
- Qual o faturamento do vendedor Cláudio no mês de março?
- Qual o faturamento de janeiro de 2017, vendedor Cláudio, grupo de produtos todos, gerente Roberto?
Observação: lembre-se que estes filtros são os mesmos utilizados no sistema Sankhya, presentes nas análises do Gerente On-line, ou seja, todos os filtros disponíveis nessa tela também poderão ser aplicados na B.I.A, para todas as perguntas citadas na lista acima.
Importante: ao fazer uma pergunta apenas pela análise, sem incluir um filtro, como, por exemplo: "BIA, qual o meu faturamento?", ela trará a informação com os filtros salvos no sistema Sankhya e, caso não haja filtros salvos, serão apresentadas as informações da data atual.
Perguntas Customizadas (treinadas)
A pergunta treinada customizada ou personalizada é aquela na qual a empresa ensina a B.I.A a responder. Estas são informações provenientes dos Dashboards criados pela empresa.
Central de Perguntas
Na tela Central de Perguntas (menu Preferências, aba "Configurações"), acesse todas as perguntas treinadas, sendo elas nativas e/ou customizadas. Nessa tela, também é possível realizar ações, como criar uma nova pergunta treinada ou utilizar uma já existente, conforme imagem abaixo:
Ao escolher uma das perguntas já existentes, será apresentada a seguinte tela:
Caso queira criar uma nova pergunta, basta clicar no ícone citado anteriormente e seguir o passo a passo:
Escolha o dashboard e, em seguida, selecione a área do dashboard.
Depois, defina como a pergunta será feita quando precisar de determinada informação.
Clicando sobre o botão "Executar esta pergunta" será aberta a tela de Conversação com a B.I.A.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Enviar Feedback
Caso queira enviar uma opinião sobre o app, relatar algum erro ou simplesmente dizer se está gostando ou não de usar a B.I.A, envie uma mensagem para a nossa equipe de desenvolvimento, por meio do menu "Preferências", opção "Enviar Feedback":
Notificações
Ainda através do menu Preferências, receba notificações sobre atualizações de novas versões, melhorias no app, correções de erros, avisos do sistema Sankhya, entre outros:
Filtros na B.I.A
Os filtros aplicados nas perguntas realizadas na B.I.A, são os mesmos utilizados no Gerente On-line e/ou nos Dashboards customizados, logo, se a pergunta do usuário for proveniente de uma informação que consta no Gerente On-line, os filtros que podem ser utilizados nesta pergunta são os mesmos disponíveis na tela do Gerente On-line do sistema Sankhya.
Da mesma forma ocorrerá para as informações que estão dentro de um Dashboard customizado; os filtros que podem ser utilizados nesta pergunta para a B.I.A serão os mesmos disponíveis no Dashboard.
Confira os exemplos dos filtros no tópico Perguntas Nativas.
A seguir, verifique as demais funcionalidades dos Filtros da B.I.A:
Filtros Obrigatórios | Filtros salvos no sistema Sankhya |
Filtros Obrigatórios
Um filtro obrigatório é aquele que, caso o usuário tente gerar ou consultar uma informação sem preenchê-lo, o aplicativo avisará que apenas será possível gerar esta informação se o filtro for preenchido, ou seja, se um filtro estiver definido como obrigatório em um Dashboard do sistema Sankhya, sempre que a B.I.A buscar alguma informação deste Dashboard e o filtro não estiver preenchido, ela solicitará o preenchimento deste.
Filtros salvos no sistema Sankhya
Todos os filtros salvos no sistema Sankhya serão utilizados pela B.I.A, caso uma pergunta seja feita sem especificá-los. Considere o seguinte exemplo:
Suponha que o usuário tenha aplicado o filtro "Período = Janeiro de 2020" na última vez que acessou um determinado Dashboard no Sankhya. Se a mesma informação for solicitada a B.I.A sem especificar o filtro de período, ela trará, por padrão, os resultados com o filtro "Período = Janeiro de 2020". Ou seja, caso o filtro de período não seja informado a B.I.A, ela usará automaticamente o último filtro aplicado no sistema Sankhya.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Observações técnicas
O servidor deve ser liberado para acessos externos, visto que, atualmente, para o funcionamento da B.I.A são utilizados servidores externos ao Sankhya Om. O acesso da B.I.A ao servidor externo será por meio do link http://bia-production.sa-east-1.elasticbeanstalk.com, das portas de protocolo TCP e intervalos 80 e 22.
Parâmetros que influenciam nessa rotina
Valida se ser necessário a atualização do cash de - CACHESYNCBIA: este parâmetro é utilizado para controlar a maneira pela qual a B.I.A consulta informações de dashboards e permissões no sistema, a fim de economizar recursos de processamento de serviços e aumentar o desempenho da sincronização de dashboards e permissões do usuário.
É recomendável manter o parâmetro acima ativado conforme o padrão, para que as sincronizações da B.I.A ocorram de maneira mais performática e econômica, poupando assim os recursos do sistema.
Acesse também:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.