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O Gerente On-line é uma ferramenta de análise gerencial que apresenta informações em tempo real sobre a evolução das negociações. A análise gerencial é de extrema importância para a tomada de decisões em qualquer organização. Esta ferramenta proporciona ao gestor um retrato instantâneo e completo sobre os principais dados de performance da empresa, atualizados constantemente à medida que cada operação de venda, compra, recebimento ou pagamento é efetuada.
Por meio dos dados contidos nesta tela, você poderá proceder com mudanças estratégicas de venda com base na análise do Ponto de Equilíbrio, valorização de vendedores que gerem maior Margem de Contribuição e Rentabilidade para a empresa, apoio às decisões acerca de grandes negociações baseando-se também na Margem de Contribuição e Rentabilidade da Venda Atual e nos dados históricos de cada parceiro, entre outras possibilidades. Vejamos o detalhamento das análises que podem ser realizadas com esta ferramenta:
Os link's abaixo, descrevem outras funcionalidades pertinentes ao Gerente On-line:
Botões no topo da tela - Gerente On-line | Parâmetros - Gerente On-line |
Preferências do Gerente On-line | Visualização/Impressão... |
Acesso à tela Gerente On-line e suas análises
Antes do acesso à tela Gerente On-line propriamente dita, é necessário que você configure para cada usuário, as análises que cada um deles poderá visualizar/utilizar.
Na tela Acessos, selecione o menu "Comercial > Gerente > Gerente On-line"; a partir disso, depois de definir o usuário, serão apresentadas as linhas pertinentes à cada análise, de modo que seja determinado qual ou quais análises cada usuário poderá visualizar; esta mesma configuração vale para as Preferências do Gerente On-line.
Vale mencionar que, caso nenhuma análise seja liberada para algum usuário, este não terá acesso à tela Gerente On-line, ou seja, o usuário conseguirá visualizar a tela se possuir acesso a pelo menos uma análise ou às Preferências.
Nota: As regras configuradas no Cadastro do Usuário (aba Validações) que estiverem ativas, irão influenciar na visualização das análises.
Acesso inicial ao Gerente On-line
Ao acessar o Gerente On-line, inicialmente, teremos a seguinte tela:
O botão "Análises" localizado no canto superior esquerdo da tela apresenta todas as análises que podem ser realizadas.
Nota: O filtro desta tela realiza a busca somente de notas, portanto, não irá filtrar rateios.
Importante: Para extrair uma quantidade maior de informações do banco de dados é necessário utilizar os dados consolidados.
Ao acionar o botão Análises, caso o sistema encontre notas com produtos sem custo ou com custo zerado, será apresentado um pop-up avisando que existem produtos com estas condições. Para ignorá-lo e realizar a análise desejada, habilite o parâmetro "Ignorar popup aviso produtos s/ custo do GOL? - IGPOPPRODSCGOL".
Ciclo Operacional Financeiro
O gráfico "Ciclo Operacional Financeiro" apresenta a principal forma de financiamento dos investimentos da empresa, com dados sobre prazo médio de recebimento de vendas, prazo médio pagamento de compras, prazo médio de estocagem, ciclo operacional e ciclo financeiro.
Para utilização desta análise, inicialmente, informa-se através do botão "Filtros" o campo obrigatório "Dt. Referência", que representa o período em que serão analisados os giros de estoque e serão baseados os cálculos de médias de estoque, vendas, compras e devoluções no período informado. Depois de informar a data de referência desejada, clica-se em "Aplicar" para que gráfico seja formulado. O gráfico é apresentado em barras com a Unidade em "Dias".
- Barra CO com valor em dias do Ciclo Operacional.
- Barra de PME + PMRV igual à CO, mas com marcações de "Venda" entre o PME e o PMRV com "Recebimento" ao final do PMRV.
- Barra PMPC com a marcação de "Compra" no início e de "Pagamento" ao seu final.
- Barra Ciclo Financeiro CF localizada entre o "Pagamento" e o "Recebimento" é calculada da seguinte maneira: CF = PME + PMRV – PMPC.
Nota: o cálculo do PMPR (Prazo Médio de Pagamentos e Recebimento) é realizado por meio do cálculo da média entre a data de negociação e vencimento das movimentações de compra e venda.
É possível alterar os valores do PME, PMRV e PMPC arrastando-se diretamente no gráfico as marcações de Venda, Recebimento e Pagamento.
O Sankhya-Om considerará o giro de estoque no período do "Ciclo Operacional Financeiro" que o usuário desejar analisar e os cálculos serão baseados em médias de estoque, vendas, compras e devoluções dentro deste período informado.
O título do gráfico será modificado de acordo com os valores do "Ciclo Operacional", ou seja, se o CO "Ciclo Operacional" for menor que o PMPC "Prazo Médio de Pagamentos" o gráfico será apresentado como "Financiado Parcialmente pelos Fornecedores". Se o CO for maior ou igual ao PMPC será exibido como "Financiado por Capital de Giro".
Teremos ainda, o botão "Simulação" que mostrará no rodapé da análise os campos descritos abaixo, a fim de se simular o ciclo operacional financeiro:
Ciclo Operacional (CO) = PME + PMRV (Esse campo é calculado pela soma do PME + PMRV);
Prazo Médio de Estoques (PME);
Prazo Médio de Recebimentos (PMRV);
Prazo Médio de Pagamentos (PMPC);
Vendas por dia R$ (Este valor é encontrado através da média dentro do mês até o dia selecionado; por exemplo, tendo um valor de vendas acumulado até o dia 11/10 de R$9.324,20, divide-se esse valor por 10, obter o valor de vendas por dia de R$932,42).
Observação: Quando houverem vendas na data selecionada, será exibido o resultado apenas daquele dia não considerando as devoluções. Entretanto, nos casos em que não houverem vendas na data informada, o sistema irá calcular a soma das vendas do início do mês até a data selecionada dividida pela quantidade de dias úteis no mês. Posto isto, considere os seguintes parâmetros:
- Folga no Domingo ? - FOLGADOM;
- Folga na Segunda ? - FOLGASEG;
- Folga na Terça ? - FOLGATER;
- Folga na Quarta ? - FOLGAQUA;
- Folga na Quinta ? - FOLGAQUI;
- Folga na Sexta ? - FOLGASEX;
- Folga no Sábado ? - FOLGASAB.
Nota: Caso os parâmetros acima estejam habilitados, estes não serão considerados como dias úteis para o cálculo. Porém, estando desabilitados, serão contabilizados como dias úteis.
Logo acima do botão Simulação encontra-se o NCG (Necessidade de Capital de Giro (NCG) SIMULADO/REAL) que é calculado pela quantidade de dias do "Ciclo Financeiro" vezes o valor das "Vendas por dia", ou seja, NCG = CF * Vendas por dia R$.
Cálculo do Prazo Médio de Estoques - PME:
O cálculo é realizado levando em consideração o mês da referência e os 6 meses anteriores a ele; para chegar em uma média mais apurada. Tendo como objetivo a inclusão das oscilações deste período que eventualmente seriam ignoradas, caso fosse considerado apenas o saldo inicial e final de resultados contábeis. Vejamos abaixo os detalhes sobre o cálculo:
PME = (Estoque médio / Preço de Venda) x 30
Sendo que:
- Preço de venda: É obtido do valor das vendas realizadas no mês anterior ao mês de referência;
- Estoque Médio: (Estoque Inicial + Estoque Final) / 2;
- Estoque Inicial: Estoque Final - Entradas + Saídas;
- Estoque: É conseguido pela quantidade em estoque na data de referência.
Tanto o Estoque Final quanto o Estoque Inicial são multiplicados pelo custo atual de cada produto na referência.
Observação: O sistema considerará para realização do Cálculo do Prazo Médio de Estoque apenas os códigos das empresas inseridas nas configurações do parâmetro "EMPINVGOL - EMPINVGOL".
Cálculo do Prazo Médio de Pagamento de Compras - PMPC:
Este índice será obtido a partir do somatório de todos os Títulos Financeiros gerados pelas compras do mês da data de referência, multiplicando-as pelos seus respectivos prazos; em seguida divide-se este saldo pelo somatório do valor de compra destas mesmas Notas, ou seja:
PMPC = Somatória (Prazo * Valor Título Compra) / Somatória de Valor Compra
Cálculo do Prazo Médio de Recebimento de Vendas - PMRV:
Obtêm-se este índice a partir do somatório de todos os Títulos Financeiros gerados pelas notas de vendas do mês da data de referência, multiplicando-as pelos seus respectivos prazos; em seguida divide-se este saldo pelo somatório do valor de venda destas mesmas notas, ou seja:
PMRV = Somatória (Prazo * Valor Título Venda) / Somatória de Valor Venda
Exemplo do Cálculo do Prazo Médio:
R$ 100,00 com 10 dias = 1000
R$ 200,00 com 20 dias = 4000
Prazo Médio = (1000 + 4000) / 300
Prazo Médio = 16,67 dias
Nas Preferências do Gerente On-line, aba "Margem de Contribuição", a marcação "Considerar impostos retidos no valor da nota?" disponibilizará nesta análise o faturamento com recomposição dos impostos retidos. Ao efetuar as configurações necessárias do sistema, este irá compor o valor do faturamento na rentabilidade com o valor total da nota, somados aos impostos retidos, como IRF, ISS (se retido), PIS, COFINS, CSLL (se outros impostos) e INSS.
Observação: lembre-se que, o valor do IPI do Frete não será considerado no faturamento do Gerente On-Line.
Compras e Vendas
Teremos nesta análise três gráficos que exibem os dados referentes às notas de compra e venda já confirmadas. A informação obrigatória nos filtros para geração deste gráfico é o "Período". Nas Preferências do Gerente On-line, aba Geral, seção "Data a ser considerada" determina-se a data utilizada pelo sistema para geração dos dados.
Também nos filtros, tem-se a opção de determinar o "Agrupamento" das informações no gráfico superior (Compras e Vendas Acumuladas), ou seja, pode-se variar os intervalos de junção dos dados; tem-se as seguintes opções:
- Meses;
- Quinzena;
- Semanas;
- Dias.
Outra opção presente no painel de filtros é a marcação "Deduzir devoluções", que ao ser efetuada, os valores referentes às notas de devolução serão deduzidos do valor final.
Ao clicar nas colunas do gráfico superior será feito o direcionamento a outro gráfico, correspondente ao período/coluna selecionado. O sistema abrirá o gráfico intitulado "Maiores Clientes/Fornecedores em XX/XX" onde "XX/XX" se equivale ao mês e ano selecionado. Tem-se neste mesmo gráfico, o link "Clique aqui para ver todos os Clientes/Fornecedores em XX/XX", que ao ser acionado, o sistema exibe uma grade contendo todas as notas do período em questão; através de um duplo clique em alguma nota da grade, o sistema irá abrir a Central de Vendas apresentando a nota correspondente.
Os gráficos na parte inferior no formato "donut" exibem as compras e vendas por "Tipo de negociação". Ao clicar em uma fatia do gráfico também será apresentada uma grade contendo as notas daquele período. Nesta mesma grade, quando acionada a marcação abaixo descrita será exibida a coluna "Valor Retido" que demonstrará os impostos que foram retidos, ao dar duplo clique em uma linha da grade, será aberta a Central correspondente à nota escolhida.
Nas Preferências do Gerente On-line, aba "Margem de Contribuição", a marcação "Considerar impostos retidos no valor da nota?" disponibilizará nesta análise o faturamento com recomposição dos impostos retidos. Ao efetuar as configurações necessárias do sistema, este irá compor o valor do faturamento na rentabilidade com o valor total da nota, somados aos impostos retidos, como IRF, ISS (se retido), PIS, COFINS, CSLL (se outros impostos) e INSS.
Observação: lembre-se que, o valor do IPI do Frete não será considerado no faturamento do Gerente On-Line.
Nessa análise, a apresentação da nomenclatura dos Parceiros pode ser definida pelo parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC", que permite escolher pela exibição de seu Nome ou Razão Social, seja no filtro ou no resultado da análise propriamente dita.
Compras/Vendas e suas Devoluções
Esta análise é composta por 2 (dois) gráficos que exibem as "Compras/Devoluções acumuladas no Período" e "Vendas/Devoluções acumuladas no Período", respectivamente. Assim como na análise de "Compras e Vendas", nesta a informação obrigatória nos filtros para geração dos dados é o "Período".
Para esta análise, tem-se também nos filtros, a opção de determinar o "Agrupamento" das informações em ambos os gráficos; você pode defini-lo por meio das seguintes opções:
- Meses;
- Quinzena;
- Semanas;
- Dias.
Clicando na coluna de um dos gráficos é apresentada uma grade contendo as notas daquele agrupamento. Nesta mesma grade, quando acionada a marcação abaixo descrita será exibida a coluna "Valor Retido" que demonstrará os impostos que foram retidos; por meio de um duplo clique em um item da grade, será aberta a nota correspondente na Central de Vendas.
Nas Preferências do Gerente On-line, aba "Margem de Contribuição", a marcação "Considerar impostos retidos no valor da nota?" disponibilizará nesta análise o faturamento com recomposição dos impostos retidos. Ao efetuar as configurações necessárias do sistema, este irá compor o valor do faturamento na rentabilidade com o valor total da nota somados aos impostos retidos, como IRF, ISS (se retido), PIS, COFINS, CSLL (se outros impostos) e INSS.
Observação: lembre-se que, o valor do IPI do Frete não será considerado no faturamento do Gerente On-Line.
Nessa análise, a apresentação da nomenclatura dos Parceiros pode ser definida pelo parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC", que permite escolher pela exibição de seu Nome ou Razão Social, seja no filtro ou no resultado da análise propriamente dita.
Desempenho de Produtos
Nesta análise, por meio da aba "Ranking" identifica-se quais dos elementos representados pelos painéis "Produtos", "Marcas", "Grupos", "Vendedores", "Perfil de cliente" ou "Fornecedores", estão atingindo um melhor desempenho e uma maior relevância para a empresa.
O limite de informações a serem apresentadas em cada painel seguirá as configurações efetuadas nas Preferências do Gerente On-line, aba Geral seção "Vendas/Compras".
Através do botão "Configuração", pode-se configurar o painel para que os seus valores sejam apresentados por "Percentual". Além disso, alguns painéis dão a possibilidade de ordenar as informações do gráfico por Faturamento, Lucro ou Compra. Ressaltando que esta ordenação contém o padrão do maior para o menor. O referido botão é fixo e será exibido em todos os painéis da análise.
Ao posicionar o mouse sobre um dos painéis ou efetuar um duplo clique, será apresentado o botão "Visualizar tela cheia", ao acioná-lo tem-se a exibição do painel em questão no modo maximizado, ou seja, o painel será exibido unitariamente para uma melhor visualização dos dados.
A aba "Giro de Produtos" destina-se a apresentação dos dados referentes à circulação dos produtos, divididos em três quadrantes; o primeiro deles, exibirá os valores, quantidades e percentuais de compras e vendas dos itens; nesta grade, você poderá agrupar as informações por Produto, Grupo, Marca ou Fornecedor.
O segundo quadrante localizado na parte inferior esquerda exibe os dados agrupando-os de acordo com o Tipo de Movimento. Localizado a direita, no terceiro quadrante tem-se a geração de um gráfico cruzando o Período definido inicialmente e o Faturamento gerado neste intervalo.
A aba "Vendas" exibe os dados referentes aos produtos com base nas vendas realizadas para os mesmos. É uma aba composta por duas grades que irão agrupar os resultados obtidos das negociações se pautando em alguns critérios. A grade superior pode exibir as informações com base nos seguintes aspectos:
- Produto;
- Vendedor;
- Grupo;
- Marca;
- Fornecedor Preferencial Item.
Observação: Para definir o número de casas decimais das porcentagens apresentadas nas colunas dessa aba, basta informar a quantidade no parâmetro "GOL-QUANTIDADE DE CASAS DECIMAIS VENDAS - QTDDECPORVENGOL".
Já a segunda grade, pode agrupar os dados por meio dos seguintes fundamentos:
- Parceiro;
- Parceiro Matriz;
- Grupo Econômico;
- Tipo de Operação;
- Subtipo de Negociação;
- Estado;
- Cidade;
- Empresa.
Além disso, teremos os gráficos de Margem de Contribuição e de Colunas que são gerados seguindo as informações das grades superior e inferior, respectivamente. Uma vez posicionado no gráfico de colunas, e clicando na coluna desejada, serão abertas duas novas grades contendo as notas responsáveis pela geração da coluna (grade superior) juntamente com seus respectivos itens (grade inferior).
De forma análoga à aba anterior, a aba "Compras" exibe as informações referentes aos produtos, porém com base nas compras realizadas para os mesmos. É uma aba composta por duas grades, que irão agrupar os resultados obtidos das negociações se pautando em alguns critérios. A grade superior pode exibir as informações com base nos seguintes aspectos:
- Produto;
- Vendedor;
- Grupo;
- Marca;
- Fornecedor Preferencial Item.
Já a segunda grade, pode agrupar os dados por meio dos seguintes dados:
- Parceiro;
- Parceiro Matriz;
- Grupo Econômico;
- Tipo de Operação;
- Subtipo de Negociação;
- Estado;
- Cidade;
- Empresa.
Além disso, teremos o gráfico de Colunas que é gerado seguindo as informações da grade inferior. Uma vez posicionado no gráfico de colunas, e clicando-se na coluna desejada, serão abertas duas novas grades contendo as notas responsáveis pela geração da coluna (grade superior) juntamente com seus respectivos itens (grade inferior).
Impostos
Esta análise exibe um quadro completo e atualizado da apuração de ICMS, IPI, PIS e COFINS, com os respectivos totais de Crédito, Débito e Saldo de impostos.
A aba "Livros Fiscais" é alimentada pela tabela de Livros Fiscais (TGFLIV) do módulo Livros Fiscais. Por esta aba, os gastos com ICMS e IPI serão analisados.
As informações dos campos "Reg. Ap. IPI Outros créditos" e "Reg. Ap. IPI Estorno de débitos" apresentados nessa aba, serão trazidas a partir dos campos "Outros Débitos", "Estorno de débitos", "Outros Créditos" e "Estorno de Créditos" da tela Registro de Apuração do IPI. Porém, serão exibidos no Gerente On-Line somente se a marcação "Usar informações da apuração de ICMS/IPI" das Preferências do Gerente On-Line for habilitada.
Observação: Para que os campos Reg. Ap. ICMS Outros créditos e Reg. Ap. ICMS Estorno de débitos sejam exibidos depois de habilitar a marcação acima, você deve fechar e abrir novamente a tela Gerente On-line. Da mesma forma, quando você desabilitar a marcação e aplicar o filtro novamente, esses campos deixarão de ser apresentados.
Já na aba "PIS/COFINS", tem-se os valores destes impostos calculados em cada nota, seja esta de Compra ou Venda, de acordo com a alíquota configurada nas Preferências do Gerente On-line, aba Margem de Contribuição, seção "% de custo variável a ser calculado sobre o faturamento" e gravada na tabela de Impostos da Nota (TGFDIN).
Ainda sobre a aba PIS/COFINS, seus dados são gerados da seguinte maneira:
- Crédito
Compras/Ped.Compras: PIS/COFINS originados de Notas de Compra/Pedidos de Compras;
Devolução Vendas: PIS/COFINS originados de Notas para devoluções de venda;
Despesas: PIS/COFINS originados do financeiro (RECDESP = - 1).
Observação: Após realizar uma renegociação de CT-e na Movimentação Financeira, os valores de crédito de PIS/COFINS serão atualizados.
- Débito
Vendas/Ped.Vendas: PIS/COFINS originados de Notas de Vendas/Pedidos de Vendas;
Devolução Compras: PIS/COFINS originados de devoluções de compra;
Receitas: PIS/COFINS originados do financeiro (RECDESP = 1).
Importante: Para que o cálculo aconteça da forma apresentada é necessário que o parâmetro "Considerar débito de PIS/COFINS/CSSL na M.C.?" - GOL-PISCOFINS" esteja ligado. Caso contrário, os valores dessa análise serão calculados considerando apenas os percentuais informados na seção "Configurações por Empresa" da aba Margem de Contribuição das Preferências do Gerente On-Line.
Margem de Contribuição
Tem-se nesta análise, os dados básicos de uma demonstração de resultados através de um gráfico que exibe a evolução da margem de contribuição frente ao custo fixo da empresa, propiciando também o acompanhamento do ponto de equilíbrio do negócio.
Esta análise possui filtros que permitem a busca de informações para formação dos gastos fixos; estes filtros são acessados e configurados através das Preferências do Gerente On-line, aba Filtros, seção "Margem de Contribuição". É aconselhável que estes filtros estejam configurados, para evitar que o sistema busque todos os lançamentos na formação do gasto fixo.
Os filtros "Gastos Fixos p/ Serviços", "Gastos Fixos p/ Prod. Fabr. Própria" e "Gastos fixos p/ Produtos de Outros" permitem a separação de quanto cada parte representa na formação do gasto fixo.
Da mesma forma, os filtros para depreciação e para provisão (comuns para serviços, produtos de fabricação própria e produtos de outros) buscam as informações nas tabelas do módulo de Contabilidade. A depreciação será verificada pelo sistema considerando o mês que estiver sendo analisado.
Clicando na barra referente a "Participação no Gasto Fixo" será apresentado o gráfico "Distribuição do Gasto Fixo" com o gasto fixo separado de acordo com os filtros. Posicionando-se o mouse sobre cada coloração do gráfico de setores serão exibidos os detalhes de cada aspecto.
Ao clicar no cabeçalho da coluna "Período" será exibido um gráfico de linhas com diversas séries na linha do tempo, tendo-se uma série para cada grandeza do gráfico de Margem de Contribuição (Faturamento, Gasto Variável, Lucro, etc.).
Localizado no lado superior direito da análise teremos o campo que permite a visualização do custo definido como "Gasto Variável". As informações a serem exibidas pelo referido campo são alimentadas pela configuração efetuada nas Preferências do Gerente On-line, aba Margem de Contribuição, campo "Custo a ser considerado". Sendo que, a cada modificação efetuada na referida configuração, deve-se reaplicar os filtros informados para que o campo tenha suas informações atualizadas.
Observação: Em relação aos lançamentos de prestação de serviço na Margem de Contribuição, caso não tenha-se um custo mensurado para estes serviços, deve-se inserir uma linha com uma data retroativa e valor iguais a 0, para compor a Margem de Contribuição.
Parâmetros que Influenciam na Margem de Contribuição:
- % da Base de ICMS do item p/Gast.Var.de Fab.Próp. - GOL-PERCFABPROP: Este parâmetro possui o valor padrão 0; sua função é fornecer o percentual para cálculo do ICMS no gráfico Margem de Contribuição do Gerente On-Line.
- Empresa p/ Fabricação Própria - GOL-EMPFABPROP: Neste parâmetro, informa-se o código da empresa que fabrica o próprio produto para comercializar. Quando GOL-PERCFABPROP possui valor diferente de 0 (que é o valor padrão), o seu percentual será levado em conta para o cálculo do ICMS da empresa definido pelo parâmetro GOL-EMPFABPROP, que estando zerado, a expressão do ICMS permanecerá como era anteriormente.
- Configura descrição do campo CMV na grade - CONFIGTEXTOCMV: Configura-se neste parâmetro a descrição em todas as grades que utilizam do campo CUSGER da tabela TGFCUS. O valor informado neste parâmetro será visualizado na grade. Se não estiver informado, será exibido o texto "Custo Gerencial".
- Considerar débito de PIS/COFINS/CSLL na M.C.? - GOL-PISCOFINS: Este parâmetro quando ativado, faz com que o sistema deixe de buscar os % de PIS, COFINS e CSLL das configurações do Gerente On-Line que são aplicados no gasto variável, e passa a buscar os valores dos impostos da nota (tabela TGFDIN) e soma estes valores ao gasto variável. Além dos três impostos mencionados, são somados também ISS, INSS e IRF.
Aba Ponto de Equilíbrio:
O Ponto de Equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo. Esse gráfico exibe exatamente isso, através das linhas "Margem de Contribuição" e da linha "Gastos Fixos"; é possível analisar quando a empresa atingiu o ponto de equilíbrio e qual seu valor, ou o quanto a empresa está à frente ou atrás dele.
Exemplo de cálculo - Margem de Contribuição:
Supondo a análise da Margem de Contribuição de um produto que custe: R$2,50.
Preço de Venda = Gastos fixos + CMV + Custo Variável + Impostos + Lucro
PV = 1,00 + 3%(PV) + 25%(PV) + 20,65%(PV) + 11,35%(PV)
PV = 1 + PV (0,037 + 0,25 + 0,2065 + 0,1135)
PV = 1 + PV (0,6)
PV – 0,6 PV = 1
0,4 PV = 1
PV = 1/0,4
PV = 2,5
Valor da Venda (Faturamento) | R$ 2,50 | 100% |
Gastos Variáveis (Comissão) | R$ 0,075 | 3% |
Gastos Variáveis (Impostos) | R$ 0,516 | 20,65% |
Gastos Fixos | R$ 0,625 | 25% |
Valor De Venda Líquido | R$ 1,28375 | |
CMV | R$ 1,00 | |
Lucro Bruto | R$ 0,28375 |
- Margem de Contribuição
Gasto Fixo + Lucro = R$ 0,625 + R$ 0,28375 = R$ 0,90875
Conclusão: Se a venda deste produto seguir este padrão, cada unidade vendida contribuirá com o lucro e custo fixo da empresa em R$ 0,91.
O sistema fará um tratamento diferenciado com relação à composição do "Gasto Variável" de uma nota para os valores de PIS e COFINS, da seguinte forma:
- Se o produto da nota estiver vinculado a algum grupo de PIS/COFINS, o sistema utilizará a soma destes percentuais para composição do "Gasto Variável" da nota.
- Se o produto não estiver vinculado a nenhum grupo de PIS/COFINS, o sistema considerará os percentuais de PIS/COFINS informados nas "Preferências da Empresa" da empresa da nota.
Atenção Consultor Sankhya: Para que no cálculo do ICMS e consequente geração do Gasto Variável, sendo a empresa optante pelo Simples Nacional (Cadastro de Empresas, aba Naturezas, marcação Optante pelo SIMPLES) sejam considerados os valores da tabela TGFDIN é necessário que o parâmetro "GOL-PISCOFINS - Considerar débito de PIS/COFINS/CSSL na M.C.?" esteja ativado. Neste caso, o sistema irá considerar a informação inserida na coluna "Tem % Partilha Simples" localizado na seção % de custo variável a ser calculado sobre o faturamento, aba Margem de Contribuição das Preferências do Gerente On-line.
A coluna Tem % Partilha Simples será apresentada para preenchimento, apenas se a empresa selecionada for Optante pelo Simples Nacional.
Nessa aba também teremos a linha "Tendência" que ficará visível quando o início do período escolhido for o mês atual e o final do período for anterior ao último dia do mês atual. Diante disto, o sistema calculará a tendência, sendo esta a previsão do restante do mês baseando-se nos valores do período selecionado.
Prazos de Compras e Vendas
A análise de Prazos Compras e Vendas possui filtros que permitem a busca de informações por Período, Empresa, Parceiro, Centro de Resultado, Vendedor, Gerente, TOP, Natureza, Uf, Cidade, Região de venda e Projeto. No entanto, por ser uma análise baseada nas informações contidas no cabeçalho da nota, os filtros referentes ao Produto (Marca, Grupo de produtos, Produto) não estarão habilitados.
A tela é composta por 3 (três) gráficos; o primeiro "Prazo de Compras e Vendas" localizado na parte superior, apresenta as compras e as vendas médias por período. Ao clicar nas colunas do gráfico superior, será feito o direcionamento a uma grade contendo as notas relacionada àquela operação. Através de um duplo clique em alguma nota da grade, o sistema irá abrir a Central de Vendas apresentando a nota correspondente.
Os gráficos na parte inferior, em formato "donut", "Prazos Obtidos nas Compras" e "Prazos Concedidos nas Vendas" exibem as compras e vendas de acordo com os prazos obtidos e concedidos, respectivamente. Ao clicar em uma fatia do gráfico também será apresentada uma grade contendo as notas daquele período; ao dar duplo clique em uma linha da grade, será aberta a Central correspondente à nota escolhida.
Nessa análise, a apresentação da nomenclatura dos Parceiros pode ser definida pelo parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC", que permite escolher pela exibição de seu Nome ou Razão Social, seja no filtro ou no resultado da análise propriamente dita.
Receitas e Despesas
Esta análise é composta de 2 (dois) gráficos, sendo o primeiro denominado "Receitas e Despesas no Período" que traz as receitas e despesas por período; este gráfico é construído somente com títulos cuja data da baixa esteja no período definido no filtro.
O segundo gráfico intitulado "Receitas e Despesas Abertas" apresenta os títulos que não foram baixados, ou seja, as receitas que estão para serem recebidas e as consideradas inadimplentes, pois ultrapassam o número de dias definido nas Preferências do Gerente On-line, aba "Geral", campo "Dias para considerar um título perdido", e as despesas que ainda serão pagas e as consideradas inadimplentes, pois também ultrapassaram o número de dias definido no campo mencionado.
Observação: O gráfico Receitas e Despesas Abertas considera como base a Data Inicial informada no filtro. Neste contexto, a partir daí ele buscará as informações anterior à este período inserido.
Ao clicar na coluna dos gráficos superior ou inferior é aberta uma grade contendo os títulos daquele agrupamento, e através de um duplo clique em algum título da grade, o sistema irá abrir a tela Movimentação Financeira apresentando o título correspondente.
Influenciando em ambos os gráficos, no alto da tela junto aos filtros tem-se a possibilidade de redefinir o "Agrupamento" das informações, podendo estas serem por Dias, Semanas, Quinzena ou Meses.
Nessa análise, a apresentação da nomenclatura dos Parceiros pode ser definida pelo parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC", que permite escolher pela exibição de seu Nome ou Razão Social, seja no filtro ou no resultado da análise propriamente dita.
A marcação "Considerar Provisões" presente nos Filtros determina se as provisões lançadas no período definido inicialmente, farão ou não parte dos resultados desta análise; se marcada, tem-se as provisões dentre os dados apresentados nos gráficos/grades; a situação inversa ocorre, caso a referida opção esteja desmarcada.
Receitas/Despesas Vencidas e a Vencer
Tem-se nesta análise, 2 (dois) gráficos, onde o primeiro de nome "Títulos em aberto" exibe os títulos de receita e despesa em aberto; para esta análise pode-se definir os dias de vencimento que serão considerados para montagem do gráfico nas Preferências do Gerente On-line, aba "Geral", campo "Período em dias de títulos em aberto".
O segundo gráfico, de nome "Pontualidade nos Recebimentos e Pagamentos" apresenta a pontualidade no pagamento e recebimento dos títulos.
Influenciando em ambos os gráficos, no alto da tela junto aos filtros teremos a possibilidade de redefinir o "Agrupamento" das informações, podendo estas serem por Vencimento ou pelo Tipo de título (receita ou despesa).
Localizado na parte inferior do segundo gráfico, tem-se um link que possibilita a navegação entre o gráfico do mês atual e o gráfico do mês anterior ao atual (Ver mês anterior ou Ver mês atual). Este link se comporta como as setas que se localizam no topo do painel, sendo que estas só aparecem após o primeiro clique no referido link.
Ao clicar na coluna dos gráficos superior ou inferior é aberta uma grade contendo os títulos daquele período, e através de um duplo clique em algum título da grade, o sistema irá abrir a tela Movimentação Financeira apresentando o título correspondente.
Nesta análise serão considerados os títulos do financeiro seguindo a seguinte regra:
1) Se não for provisão será considerado;
2) Se for provisão e ainda não foi baixado, considera-se;
3) Caso seja provisão, foi baixado e a origem é diferente de 'E' será levado em consideração.
Além disso, a apresentação da nomenclatura dos Parceiros pode ser definida pelo parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC", que permite escolher pela exibição de seu Nome ou Razão Social, seja no filtro ou no resultado da análise propriamente dita.
A marcação "Considerar Provisões" presente nos Filtros determina se as provisões lançadas no período definido inicialmente, farão ou não parte dos resultados desta análise; se marcada, tem-se as provisões dentre os dados apresentados nos gráficos/grades; a situação inversa ocorre, caso a referida opção esteja desmarcada.
Resultados Gerais
Podemos afirmar que esta é a análise do Gerente On-line que traz os dados mais abrangentes. Ela apresenta os montantes totais de Vendas, Compras, Recebimentos e Pagamentos do dia, atualizados em tempo real. Lembrando que, este gráfico trabalhará com o financeiro das notas.
O controle ao acesso desta análise dependerá da marcação das opções "Inibe acesso às Vendas", "Inibe acesso às Compras", "Inibe acesso às Receitas" e "Inibe acesso às Despesas", presentes na aba "Segurança", seção "Controles" da tela Usuários.
Na tela Tipos de Título, o campo "Subtipo" presente na aba "Fast Service" atuará juntamente com a marcação "Tipo de Título" do campo "Vendas por Subtipo do", localizado na aba "Geral" nas Preferências do Gerente On-Line, apresentando os valores correspondentes à cada subtipo do tipo de título configurado, ou seja: À vista, A prazo, Parcelada, Cheque pré-datado, Crediário, Financeira e Cartão de crédito.
Nas Preferências do Gerente On-line, aba "Margem de Contribuição", a marcação "Considerar impostos retidos no valor da nota?" disponibilizará nesta análise o faturamento com recomposição dos impostos retidos. Ao efetuar as configurações necessárias do sistema, este irá compor o valor do faturamento na rentabilidade com o valor total da nota, somados aos impostos retidos, como IRF, ISS (se retido), PIS, COFINS, CSLL (se outros impostos) e INSS.
Observação: lembre-se que, o valor do IPI do Frete não será considerado no faturamento do Gerente On-Line.
Seção Vendas
Neste quadrante, tem-se o faturamento e as devoluções de venda na empresa. Nos primeiros campos cuja coloração é verde, o sistema apresenta as informações respectivas ao Tipo de Negociação utilizado nas notas fiscais do dia selecionado; logo abaixo, na parte azul clara você terá o Total de Vendas, Devoluções e Acumulados (com suas respectivas deduções) do mês em questão até o dia selecionado.
Nas Preferências do Gerente On-line, na aba "Filtros" são disponibilizados "Filtros para Vendas" e "Filtro para Devolução de Vendas" que podem ser utilizados para restringir-se as consultas e análises.
Seção Compras
Este quadrante apresenta o resultado das operações de compra e devoluções de compra. Nos campos iniciais de coloração verde, tem-se os dados respectivos ao Tipo de Negociação utilizado nas notas fiscais do dia selecionado; em azul claro, é apresentado o Total de Compras, Devoluções e Acumulados (com suas respectivas deduções) do mês em questão até o dia selecionado.
De forma análoga à seção anterior, nas Preferências do Gerente On-line, na aba "Filtros", são disponibilizados "Filtros para Compras" e "Filtro para Devolução de Compras" que podem ser utilizados para restringir-se as consultas e análises.
Seção Receitas
Neste quadrante, o sistema exibe o resultado dos recebimentos da empresa. Nos campos iniciais de coloração verde, tem-se as receitas baixadas no dia selecionado, os recebimentos no mês até o dia, os valores referentes ao que tem-se à receber já vencido e a receber no mês até o dia; em azul claro, nota-se os Totais a receber até o dia, de títulos perdidos, a diferença destes dois valores, o total geral a receber e a diferença deste com o total de títulos considerados perdidos.
Nas Preferências do Gerente On-line, na aba "Filtros" são disponibilizados "Filtros para Receitas" que podem ser utilizados para restrição de consultas e análises.
Seção Despesas
No último quadrante, o sistema exibe o resultado dos pagamentos da empresa. Nos campos iniciais de coloração verde, tem-se as despesas baixadas no dia selecionado, os pagamentos no mês até o dia, os valores referentes ao que tem-se à pagar já vencido e a pagar no mês até o dia; em azul claro, nota-se os Totais a pagar até o dia, de títulos inadimplentes, a diferença destes dois valores, o total geral a pagar e a diferença deste com o total de títulos inadimplentes.
Nas Preferências do Gerente On-line, na aba "Filtros" são disponibilizados "Filtros para Despesas" que podem ser utilizados para restrição de consultas e análises.
Observação: O valor de Faturamento no gráfico Resultados Gerais não será o mesmo do gráfico Vendas por Parceiros visto que, o sistema possui duas fórmulas que resultam em retenções nos valores dos impostos e, desta forma, ocasiona a diferença dos resultados nos gráficos. As duas formas de retenção são as seguintes:
1.Nota e financeiro com seus valores brutos, ocorrendo a retenção dos impostos na baixa deste financeiro, fazendo com que o valor da nota e o financeiro fiquem iguais e o valor da baixa com o valor do desdobramento do financeiro encontrem-se diferentes.
2.A outra forma é quando o imposto ficar retido na nota, fazendo com que os valores já sejam gerados de forma líquida e iguais.
Vendas por Grupo
Esta análise apresenta as informações de vendas do período escolhido agrupados por "Grupo de produtos" com dados sobre a participação de cada grupo no total de vendas da empresa. Estas vendas são subdivididas em "Faturamento", "Margem de Contribuição", "Lucro" e visão "Geral", podendo-se acioná-las através de seu respectivo link no alto da tela.
Nas Preferências do Gerente On-line, aba "Margem de Contribuição", a marcação "Considerar impostos retidos no valor da nota?" disponibilizará nesta análise o faturamento com recomposição dos impostos retidos. Ao efetuar as configurações necessárias do sistema, este irá compor o valor do faturamento na rentabilidade com o valor total da nota, somados aos impostos retidos, como IRF, ISS (se retido), PIS, COFINS, CSLL (se outros impostos) e INSS.
Observação: lembre-se que, o valor do IPI do Frete não será considerado no faturamento do Gerente On-Line.
Quando posicionado na aba "Faturamento", com um clique em uma das colunas do gráfico na parte inferior da análise, tem-se a exibição em segundo nível de uma grade contendo as notas que construíram a respectiva coluna. Nesta mesma grade, quando acionada a marcação acima descrita, será exibida a coluna "Valor Retido" que demonstrará os impostos que foram retidos. Além disso, com um duplo clique nesta grade de notas, será aberta a Central de Vendas apresentando a nota correspondente.
Ressaltando que o total apresentado no gráfico nem sempre será o mesmo total demonstrado na grade em segundo nível. Vejamos um exemplo para compreensão das informações, realizando a análise utilizando um filtro com o grupo X o primeiro nível exibirá o total das notas que possuem somente vendas com produtos que pertencem ao referido grupo. Já no segundo nível, será demonstrada a soma de todas as notas que dispõem de vendas com pelo menos um produto do grupo X.
No lado superior direito desta análise, teremos a opção "Agrupar por nível". Esta opção consiste em unir os resultados desta análise com base nos níveis hierárquicos dos grupos de produtos. Por exemplo, caso o grupo de produtos tenha sido definido com a máscara "99.999.99", será possível visualizar os resultados se apoiando em três níveis, "99.999.99", "99.999" ou "99". Vale mencionar que a forma de agrupamento definida nesta opção irá impactar em todas as abas da análise "Vendas por Grupo". Mais detalhes acerca das formas de visualização e impressão, podem ser acessados por meio do link "Visualização/Impressão - Gerente On-line".
Posicionado no lado superior direito da análise, tem-se o botão "Fixar/Desfixar Registro", respectivamente, que permite a fixação do registro selecionado, de modo que será dado o foco neste registro ao navegar-se nas demais abas. Por exemplo, selecionando-se o registro X, e acionando o referido botão, ao clicar na aba Faturamento, automaticamente o sistema posiciona o foco para o registro X; da mesma forma irá ocorrer quando posicionar-se na aba Margem de Contribuição e nas demais abas. Para que um outro registro seja fixado, basta clicar sobre ele; automaticamente o sistema transfere o foco nas abas para o novo registro escolhido.
Nota: o cálculo da Participação no Gasto Fixo é influenciado pela configuração da seção "% de custo fixo" (Preferências do Gerente On-line, aba Margem de Contribuição), no qual o gasto fixo será a percentagem informada multiplicada pelo faturamento. Visto que nas visualizações agrupadas por Parceiro, por Grupo, entre outros, não é possível ter o gasto fixo, pois o mesmo é um gasto mensal da empresa.
Nessa análise, a apresentação da nomenclatura dos Parceiros pode ser definida pelo parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC", que permite escolher pela exibição de seu Nome ou Razão Social, seja como filtro, no resultado da análise propriamente dita, ou ainda no segundo nível da análise.
Nota: Nas hipóteses em que ocorrerem diferenças entre os resultados apresentados nas abas Faturamento e Geral, será necessário atualizar o custo dos itens acionando o botão "Atualizar Tabela de Custos para Produtos sem Custos" (Preferências do Gerente Online, aba Margem de Contribuição, seção "Configurações por Empresa").
É relevante mencionar que por meio da aba Faturamento tem-se o custo global; enquanto que na aba Geral o sistema não considera os produtos sem custos que não estão localizados na tabela de custos (TGFCUS).
Vendas por Marca
Teremos nesta análise, as informações de vendas do período escolhido agrupados de acordo com as "Marcas" dos produtos; são exibidos dados sobre a participação de cada marca no total de vendas da empresa. Estas vendas são subdivididas em "Faturamento", "Margem de Contribuição", "Lucro" e visão "Geral", podendo-se acioná-las através de seu respectivo link no alto da tela.
Nas Preferências do Gerente On-line, aba "Margem de Contribuição", a marcação "Considerar impostos retidos no valor da nota?" disponibilizará nesta análise o faturamento com recomposição dos impostos retidos. Ao efetuar as configurações necessárias do sistema, este irá compor o valor do faturamento na rentabilidade com o valor total da nota, somados aos impostos retidos, como IRF, ISS (se retido), PIS, COFINS, CSLL (se outros impostos) e INSS.
Observação: lembre-se que, o valor do IPI do Frete não será considerado no faturamento do Gerente On-Line.
Uma vez posicionado na aba "Faturamento", com um clique em uma das colunas do gráfico na parte inferior da análise, tem-se a exibição em segundo nível de uma grade contendo as notas que construíram a respectiva coluna. Nesta mesma grade, quando acionada a marcação acima descrita, será exibida a coluna "Valor Retido" que demonstrará os impostos que foram retidos. Além disso, com um duplo clique nesta grade de notas, será aberta a Central de Vendas apresentando a nota correspondente.
Ressaltando que o total apresentado no gráfico nem sempre será o mesmo total demonstrado na grade em segundo nível. Vejamos um exemplo para compreensão das informações, realizando a análise utilizando um filtro com a marca X o primeiro nível exibirá o total das notas que possuem somente vendas da referida marca. Já no segundo nível, será demonstrada a soma de todas as notas que dispõem de vendas com pelo menos um produto da marca X.
Nas Preferências do Gerente On-line, na aba "Geral", seção "Vendas" tem-se por meio do campo "Qtd. Máx. Marcas" a possibilidade de limitar a quantidade de marcas que serão exibidas nesta análise. Serão exibidos na grade e em seu correspondente gráfico em ordem decrescente, mas marcas melhores "ranqueadas" (referente ao Total de vendas no período); as demais marcas serão acumuladas na coluna "Outros".
Posicionado no lado superior direito da análise, tem-se o botão "Fixar/Desfixar Registro", respectivamente, que permite a fixação do registro selecionado, de modo que será dado o foco neste registro ao navegar-se nas demais abas. Por exemplo, selecionando-se o registro X, e acionando o referido botão, ao clicar-se na aba Faturamento, automaticamente o sistema posiciona o foco para o registro X; da mesma forma irá ocorrer quando posicionar-se na aba Margem de Contribuição e nas demais abas. Para que um outro registro seja fixado, basta clicar sobre ele; automaticamente o sistema transfere o foco nas abas para o novo registro escolhido.
Nota: O cálculo da Participação no Gasto Fixo é influenciado pela configuração da seção "% de custo fixo" (Preferências do Gerente On-line, aba Margem de Contribuição), no qual o gasto fíxo será a percentagem informada multiplicada pelo faturamento. Visto que nas visualizações agrupadas por Parceiro, por Grupo, entre outros, não é possível ter o gasto fíxo, pois o mesmo é um gasto mensal da empresa.
Nessa análise, a apresentação da nomenclatura dos Parceiros pode ser definida pelo parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC", que permite escolher pela exibição de seu Nome ou Razão Social, seja como filtro, no resultado da análise propriamente dita, ou ainda no segundo nível da análise.
Vendas por Parceiros
Esta análise apresenta os dados de vendas do período escolhido agrupados por "Parceiros", com informações sobre a participação de cada um no total de vendas da empresa. Estas vendas são subdivididas em "Faturamento", "Margem de Contribuição", "Lucro" e visão "Geral", podendo-se acioná-las através de seu respectivo link no alto da tela. Além disso, o gráfico é analítico e possui o valor dos faturamentos, ao clicar neste, o sistema mostrará todas as informações por nota que estão contidas na análise e os itens que a nota possui.
Nota: este gráfico trabalhará com valores totais das notas.
Nas Preferências do Gerente On-line, aba "Margem de Contribuição", a marcação "Considerar impostos retidos no valor da nota?" disponibilizará nesta análise o faturamento com recomposição dos impostos retidos. Ao efetuar as configurações necessárias do sistema, este irá compor o valor do faturamento na rentabilidade com o valor total da nota, somados aos impostos retidos, como IRF, ISS (se retido), PIS, COFINS, CSLL (se outros impostos) e INSS.
Observação: lembre-se que, o valor do IPI do Frete não será considerado no faturamento do Gerente On-Line.
Quando posicionado na aba "Faturamento", com um clique em uma das colunas do gráfico na parte inferior da análise, tem-se a exibição em segundo nível de uma grade contendo as notas que construíram a respectiva coluna. Nesta mesma grade, quando acionada a marcação acima descrita, será exibida a coluna "Valor Retido" que demonstrará os impostos que foram retidos. Além disso, com um duplo clique nesta grade de notas, será aberta a Central de Vendas apresentando a nota correspondente.
Ao clicar no gráfico azul do painel "Todos os Parceiros", será exibido o detalhamento da nota, no qual será apresentado somente o valor da nota, independente da configuração realizada no campo "Faturamento Personalizado", da aba Margem de Contribuição, botão Configurações.
Pode-se ainda dispor os dados pelas opções "Agrupar por Parceiro" ou "Agrupar por Matriz". Estas opções encontram-se no lado superior direito da análise. A primeira delas, reúne as informações considerando cada Parceiro; já a segunda associa os resultados com base na Matriz. Vale mencionar que a forma de agrupamento definida nesta opção irá impactar em todas as abas da análise "Vendas por Parceiros". Mais detalhes acerca dos botões de visualização e impressão presentes nesta análise, podem ser acessados por meio do link Visualização/Impressão - Gerente On-line.
Nas Preferências do Gerente On-line, na aba "Geral", seção "Vendas" tem-se por meio do campo "Qtd. Máx. Parceiros" a possibilidade de limitar a quantidade de parceiros que serão exibidos nesta análise. Serão exibidos na grade e em seu correspondente gráfico em ordem decrescente, os parceiros melhores "ranqueados" (tratando-se do Total de vendas no período); os demais parceiros serão acumulados na coluna "Outros".
Posicionado no lado superior direito da análise, tem-se o botão "Fixar/Desfixar Registro", respectivamente, que permite a fixação do registro selecionado, de modo que será dado o foco neste registro ao navegar-se nas demais abas. Por exemplo, selecionando-se o registro X, e acionando o referido botão, ao clicar-se na aba Faturamento, automaticamente o sistema posiciona o foco para o registro X; da mesma forma irá ocorrer quando posicionar-se na aba Margem de Contribuição e nas demais abas. Para que um outro registro seja fixado, basta clicar sobre ele; automaticamente o sistema transfere o foco nas abas para o novo registro escolhido.
Observação: O cálculo da Participação no Gasto Fixo é influenciado pela configuração da seção "% de custo fixo" (Preferências do Gerente On-line, aba Margem de Contribuição), no qual o gasto fíxo será a percentagem informada multiplicada pelo faturamento. Visto que nas visualizações agrupadas por Parceiro, por Grupo, entre outros, não é possível ter o gasto fixo, pois o mesmo é um gasto mensal da empresa.
Nessa análise, a apresentação da nomenclatura dos Parceiros pode ser definida pelo parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC", que permite escolher pela exibição de seu Nome ou Razão Social, seja como filtro, no resultado da análise propriamente dita, ou ainda no segundo nível da análise.
Vendas por Produto
A análise "Vendas por Produto" apresenta os dados de vendas do período escolhido agrupados por "Produtos" com dados sobre a participação de cada item no total de vendas da empresa. Estas vendas são subdivididas em "Faturamento", "Margem de Contribuição", "Lucro" e visão "Geral", podendo-se acioná-las através de seu respectivo link no alto da tela.
Nas Preferências do Gerente On-line, aba Margem de Contribuição, a marcação "Considerar impostos retidos no valor da nota?" disponibilizará nesta análise o faturamento com recomposição dos impostos retidos. Ao efetuar as configurações necessárias do sistema, este irá compor o valor do faturamento na rentabilidade com o valor total da nota, somados aos impostos retidos, como IRF, ISS (se retido), PIS, COFINS, CSLL (se outros impostos) e INSS.
Observação: lembre-se que, o valor do IPI do Frete não será considerado no faturamento do Gerente On-Line.
Quando posicionado na aba "Faturamento", com um clique em uma das colunas do gráfico na parte inferior da análise, tem-se a exibição em segundo nível de uma grade contendo as notas que construíram a respectiva coluna. Nesta mesma grade, quando acionada a marcação acima descrita, será exibida a coluna "Valor Retido" que demonstrará os impostos que foram retidos. Além disso, com um duplo clique nesta grade de notas, será aberta a Central de Vendas apresentando a nota correspondente.
Ressaltando que o total apresentado no gráfico nem sempre será o mesmo total demonstrado na grade em segundo nível. Vejamos um exemplo para compreensão das informações, realizando a análise utilizando um filtro com o produto X o primeiro nível exibirá o total das notas que possuem somente vendas com o referido produto. Já no segundo nível, será demonstrada a soma de todas as notas que dispõem de vendas do produto X.
Nas Preferências do Gerente On-line, na aba Geral, seção "Vendas", por meio do campo "Qtd. Máx. Produtos" a possibilidade de limitar a quantidade de produtos que serão exibidos nesta análise. Serão exibidos na grade e em seu correspondente gráfico em ordem decrescente, os produtos melhores "ranqueados" (tratando-se do Total de vendas no período); os demais produtos serão acumulados na coluna "Outros".
Assim, você poderá efetuar uma eficaz distinção na análise de produtos que contenham uma nomenclatura idêntica, utilizando o botão "Mostrar/Ocultar Colunas na Grade". Através deste botão, podem ser exibidas ou ocultadas a Marca e o Complemento do produto. Estas informações são preenchidas no Cadastro de Produtos em sua aba Geral, nos campos "Marca" e "Complemento", respectivamente.
Posicionado no lado superior direito da análise, tem-se o botão "Fixar/Desfixar Registro", respectivamente, que permite a fixação do registro selecionado, de modo que será dado o foco neste registro ao navegar-se nas demais abas. Temos o exemplo:
Ao selecionar o registro X, e acionando o referido botão, ao clicar-se na aba Faturamento, automaticamente o sistema posiciona o foco para o registro X; da mesma forma irá ocorrer quando posicionar-se na aba Margem de Contribuição e nas demais abas. Para que um outro registro seja fixado, basta clicar sobre ele; automaticamente o sistema transfere o foco nas abas para o novo registro escolhido.
O cálculo da Participação no Gasto Fixo é influenciado pela configuração da seção "% de custo fixo" (Preferências do Gerente On-line, aba Margem de Contribuição), no qual o gasto fixo será a percentagem informada multiplicada pelo faturamento. Visto que nas visualizações agrupadas por Parceiro, por Grupo, entre outros, não é possível ter o gasto fixo, pois o mesmo é um gasto mensal da empresa.
Nessa análise, a apresentação da nomenclatura dos Parceiros pode ser definida pelo parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC", que permite escolher pela exibição de seu Nome ou Razão Social, seja como filtro, no resultado da análise propriamente dita, ou ainda no segundo nível da análise.
Vendas por Subtipo
A análise "Vendas por Subtipo" centraliza os dados de vendas efetivadas no período definido, segmentados por "Tipo de Negociação", ou seja, as negociações feitas à vista, a prazo, por meio de cheques pré-datados etc.
Uma vez posicionado na aba "Faturamento", com um clique em uma das colunas do gráfico na parte inferior da análise, teremos a exibição em segundo nível de uma grade contendo as notas que construíram a respectiva coluna. Além disso, também com um duplo clique nesta grade de notas, será aberta a Central de Vendas apresentando a nota correspondente.
Ressaltando que o total apresentado no gráfico nem sempre será o mesmo total demonstrado na grade em segundo nível. Vejamos um exemplo para compreensão das informações, realizando a análise utilizando um filtro com o subtipo á vista o primeiro nível exibirá o total das notas que possuem somente vendas com o referido subtipo. Já no segundo nível, será demonstrada a soma de todas as notas que dispõem de vendas que utilizaram também o subtipo á vista.
Posicionado no lado superior direito da análise, tem-se o botão "Fixar/Desfixar Registro", respectivamente, que permite a fixação do registro selecionado, de modo que será dado o foco neste registro ao navegar nas demais abas. Por exemplo, selecionando-se o registro X, e acionando o referido botão, ao clicar-se na aba Faturamento, automaticamente o sistema posiciona o foco para o registro X; da mesma forma irá ocorrer quando posicionar-se na aba Margem de Contribuição e nas demais abas. Para que um outro registro seja fixado, basta clicar sobre ele; automaticamente o sistema transfere o foco nas abas para o novo registro escolhido.
O cálculo da Participação no Gasto Fixo é influenciado pela configuração da seção "% de custo fixo" (Preferências do Gerente On-line, aba Margem de Contribuição), no qual o gasto fixo será a percentagem informada multiplicada pelo faturamento. Visto que nas visualizações agrupadas por Parceiro, por Grupo, entre outros, não é possível ter o gasto fixo, pois o mesmo é um gasto mensal da empresa.
Nessa análise, a apresentação da nomenclatura dos Parceiros pode ser definida pelo parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC", que permite escolher pela exibição de seu Nome ou Razão Social, seja como filtro, no resultado da análise propriamente dita, ou ainda no segundo nível da análise.
Vendas por Vendedor
Tem-se aqui as informações de vendas dentro do período escolhido agrupadas por "Vendedores" com dados sobre a participação de cada um deles no total de vendas da empresa. Estas vendas são subdivididas em "Faturamento", "Margem de Contribuição", "Lucro", visão "Geral" e Telemarketing, você poderá acioná-las por meio de seu respectivo link no alto da tela.
Por meio desta análise, pode-se identificar se o vendedor que mais vende é de fato o responsável por gerar maior lucro e margem de contribuição para a empresa. A quantidade e quais vendedores serão analisados, determina-se por meio do campo "Vendedor" localizado no painel de filtros.
Observação: Ao utilizar a análise de Vendas por Vendedor e verificar a barra totalizadora daquele vendedor, será apresentada todas as vendas que ele realizou, independentemente se foi ou não utilizado filtro da tela referente a marcas ou produtos.
Os lançamentos na análise de Vendas por Vendedor não serão apresentados quando o campo "Estoque com/de Terceiros" da TOP estiver com a opção "Somar ao estoque próprio em poder de terceiros" selecionada e a TGFITE.TERCEIROS = 'S'.
Outra opção presente no painel de filtros é a marcação "Ver subordinados", que ao ser efetuada juntamente com o campo "Gerente", irá gerar na análise todas as negociações de cada vendedor que for subordinado ao gestor selecionado, como também as transações deste gestor enquanto vendedor. Estas informações serão fornecidas á partir dos dados configurados no Cadastro de Vendedores/Compradores, na aba "Geral", no campo "Gerente".
Nas Preferências do Gerente On-line, aba "Margem de Contribuição", a marcação "Considerar impostos retidos no valor da nota?" disponibilizará nesta análise o faturamento com recomposição dos impostos retidos. Ao efetuar as configurações necessárias do sistema, este irá compor o valor do faturamento na rentabilidade com o valor total da nota, somados aos impostos retidos, como IRF, ISS (se retido), PIS, COFINS, CSLL (se outros impostos) e INSS.
Observação: lembre-se que, o valor do IPI do Frete não será considerado no faturamento do Gerente On-Line.
Quando posicionado na aba "Faturamento", com um clique em uma das colunas do gráfico, será exibida em segundo nível uma grade contendo as notas que compõem a construção da coluna. Nesta mesma grade, quando acionada a marcação acima descrita, será exibida a coluna "Valor Retido" que demonstrará os impostos que foram retidos. Além disso, com um duplo clique nesta grade de notas, será aberta a Central de Vendas apresentando a nota correspondente.
Ressaltando que o total apresentado no gráfico nem sempre será o mesmo total demonstrado na grade em segundo nível. Vejamos um exemplo para compreensão das informações, realizando a análise utilizando um filtro com o vendedor X o primeiro nível exibirá o total das notas que contenham somente vendas do referido vendedor. Já no segundo nível, será demonstrada a soma de todas as notas que dispõem de vendas que também pertençam ao vendedor X.
Pode-se ainda congregar os dados pelas opções "Agrupar por Vendedor" ou "Agrupar por Gerente". Estas opções se encontram no lado superior direito da análise. A primeira delas, reúne as informações considerando cada Vendedor; já a segunda aglomera os resultados com base no Gerente. Vale mencionar que a forma de agrupamento definida nesta opção irá impactar em todas as abas da análise "Vendas por Vendedor". Mais detalhes acerca dos botões de visualização e impressão presentes nesta análise, podem ser acessados por meio do link Visualização/Impressão - Gerente On-line.
Nessa análise, quando o parâmetro "Usar Vendedor dos Itens? - GOL-VENDITEM" estiver habilitado fará o sistema considerar o valor do faturamento para o vendedor informado nos itens da nota. Quando desabilitado, o sistema considerará o vendedor do cabeçalho da nota.
Observação: a validação do parâmetro acima é considerada apenas para o primeiro nível, ou seja, ao filtrar por um vendedor específico será apresentado apenas ele no primeiro nível do Vendas por Vendedor. Caso a nota tenha dois ou mais itens, sendo um para cada vendedor, ao clicar no gráfico de itens de Vendas por Vendedor serão exibidos todos os itens contidos na nota, não sendo considerada a configuração do referido parâmetro para o segundo nível. Desta forma, para ser considerado apenas o item vinculado a um determinado vendedor no gráfico de itens pode ser criado um dashboard.
Posicionado no lado superior direito da análise, terá o botão "Fixar/Desfixar Registro", respectivamente, que permite a fixação do registro selecionado, de modo que será dado o foco neste registro ao navegar nas demais abas. Teremos o exemplo:
Ao selecionar o registro X, e acionando o referido botão, ao clicar na aba Faturamento, automaticamente o sistema posiciona o foco para o registro X; da mesma forma irá ocorrer quando posicionar-se na aba Margem de Contribuição e nas demais abas. Para que um outro registro seja fixado, basta clicar sobre ele; automaticamente o sistema transfere o foco nas abas para o novo registro escolhido.
O cálculo da Participação no Gasto Fixo é influenciado pela configuração da seção "% de custo fixo" (Preferências do Gerente On-line, aba Margem de Contribuição), no qual o gasto fixo será a porcentagem informada multiplicada pelo faturamento. Visto que nas visualizações agrupadas por Parceiro, por Grupo, entre outros, não é possível ter o gasto fixo, pois o mesmo é um gasto mensal da empresa.
Nessa análise, a apresentação da nomenclatura dos Parceiros pode ser definida pelo parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC", que permite escolher pela exibição de seu Nome ou Razão Social, seja como filtro, no resultado da análise propriamente dita, ou ainda no segundo nível da análise.
Sobre a aba Telemarketing
Ao clicar na aba "Telemarketing" será carregado instantaneamente o desempenho dos vendedores nas suas operações de televendas. Será carregada uma grade contendo todas as chamadas Ativas, Receptivas, Total de ligações etc. Ao clicar sobre cada uma destas colunas o sistema apresentará a representação gráfica dos resultados obtidos, por exemplo, quantos Parceiros Ativos teremos por vendedor, Novos Parceiros captados por vendedor, Itens Comprados pelo cliente por vendedor etc.
Importante: Esta aba será exibida somente quando a marcação "Habilitar aba Telemarketing" (Preferências - Gerente On-line, aba Geral) estiver habilitada.
As colunas Ativa e Receptiva desta aba serão alimentados através do Vendedor vinculado ao Parceiro, ou seja, deve-se filtrar o Vendedor que esteja vinculado ao Parceiro; assim o Ativo e Receptivo são equivalentes ao "Tipo de Chamada" no telemarketing da Ficha de Parceiros.
A coluna Total Ligações apresenta o somatório das colunas Receptiva e Ativa.
Já as colunas M.Dia% e M.Mês% são equivalentes ao "% de meta diária" e "% da meta do mês", com relação a venda e a meta informada no parâmetro "Código Meta para Gerente on line - GOL-CODMETA". Além disso, essas colunas buscam as metas de vendas definidas para o vendedor se baseando nos dias úteis do mês que o mesmo vai trabalhar fazendo assim a proporção em % (percentual) do que ele atingiu da meta (% por dia e % no mês). Deste modo M. Dia % = % Meta dia e M. Mês % = % Meta mês, respectivamente.
O cálculo da coluna MC % irá corresponder a seguinte fórmula "Margem de Contribuição / Total * 100".
Ainda sobre a aba Telemarketing, no cadastro de Vendedores e Usuários (aba Geral e aba Identificação, respectivamente) é necessário informar no campo Funcionário o mesmo código, pois este servirá como ligação entre o usuário e o vendedor. Deve-se informar o código da meta do vendedor (a meta escolhida deve ser por vendedor) no parâmetro "Código Meta para Gerente on line - GOL-CODMETA". Para trazer as ligações ativas e receptivas, serão respeitadas todas as opções para estas ligações, ou seja, Ativa/Ativa a cobrar, etc.
Referente à coluna Parc.Ati, esta refere-se aos Parceiros Ativos, ou seja, é a quantidade de Parceiros que tem-se cadastrado por Vendedor dentro do período de Negociação da TGFCAB.
A coluna Parc.Ina relaciona-se aos Parceiros Inativos, ou seja, é a quantidade total de Parceiros para quem não vendeu-se dentro do período de Negociação da TGFCAB. Vejamos um exemplo: se tenho 290 vendedores para um determinado Parceiro e vendo para 1 dentro de um período estipulado, terei 1 Parceiro Ativo e 289 Parceiros Inativos.
Na coluna Parc.Nov tem-se os Parceiros Novos que são as vendas para Parceiros cadastrados durante o período de Venda.
A coluna "Ite.Cpa" corresponde a quantidade de itens únicos utilizados durante o período analisado. Por exemplo:
Um Vendedor vendeu um total de R$ 10.000, distribuídos da seguinte forma:
- Garrafas: R$ 2.000;
- Pratos: R$ 5.000;
- Talheres: R$ 3.000.
Neste caso, o Ite.Cpa será igual a 3, representando os três tipos distintos de itens vendidos: garrafas, pratos e talheres.
Manufatura
Clicando no ícone "Manufatura" você terá disponível duas abas, sendo elas:
Aba Produção
Por meio desta aba você poderá visualizar os indicadores de Produção no GOL:
Através do indicador "Volume Previsto e Volume Realizado", você consegue ver a "Quantidade Prevista", que é a soma de todos os campos "Tamanho de Lote" das OP's, com exceção das OP's com status "Cancelada" e "Cancelando", e a "Quantidade Produzida (Realizada)", que traz a quantidade total de produtos acabados das OPs finalizadas mais a quantidade de produtos acabados apontados parcialmente.
Esse indicador tem o objetivo de exibir como está o atendimento do plano de produção da fábrica, trazendo o que foi planejado (volume de produção previsto) e o que já foi executado (volume de produção realizado) durante o período filtrado. A visualização se dará por "Grupo de Produtos" no eixo X.
Observação: Na Quantidade Produzida (Realizada) serão considerados todos os status de OPs para apontamento parcial (notas de Produção).
O indicador "Volume Realizado e Volume Rejeitado" tem a finalidade de apresentar como está a qualidade da produção, exibindo o que está rejeitado (volume de produção rejeitado) em relação ao que está sendo produzido (volume de produção realizado). A visualização também se dará por Grupo de Produtos e apresentará o seguinte:
- Quantidade Produzida: A quantidade total de produtos acabados das OPs finalizadas mais a quantidade de produtos apontados parcialmente (considerando todos os status de OPs para apontamento parcial).
- Quantidade Rejeitada: Aqui será exibida a quantidade total de produtos acabados apontados como perda nas OPs finalizadas mais a quantidade de produtos acabados apontados como perda parcialmente (considerando todos os status de OPs para apontamento parcial).
O indicador "% de Utilização da Capacidade" traz a análise da ociosidade produtiva da fábrica, onde é exibido o quanto da capacidade instalada está sendo utilizada. Através dele, fica evidenciado se estou subutilizando ou não os Centros de Trabalho. Nele, teremos as informações abaixo:
- Capacidade Instalada: Aqui será apresentada a quantidade de horas disponíveis por cada categoria/centro de trabalho.
Nota: Será considerada a soma da carga horária dos centros de trabalho cadastrados, considerando paradas programadas, cargas horárias/turnos distintos e feriados.
Importante: Para o cálculo das cargas horárias o sistema seguirá a hierarquia abaixo:
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- Centro de Trabalho;
- Categoria do Centro de Trabalho;
- Planta de Manufatura.
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- Capacidade Utilizada: Nesse gráfico será exibida a quantidade de horas de todas as ordens de produção apontadas nos Centros de Trabalho.
Por fim, temos também o indicador "Custo Previsto e Custo Realizado". Nele, é exibido o custo previsto, de acordo com a composição do produto e o custo realizado no momento da fabricação do produto.
Os indicadores desse gráfico variam de acordo com o tipo de custo que você selecionar nas Preferências do Gerente On-line, aba Margem de Contribuição, campo "Custo a ser considerado".
Aba MRP Produção
Na aba MRP Produção, você poderá visualizar os volumes de consumo, compras e projeções. Observe:
Para a construção da previsão de materiais, no primeiro painel apresentado, a aba exibirá os volumes de consumo de matérias primas, assim como as projeções nos paineis "Projeção Trimestral" e "Projeção Semestral".
Além disso, na parte superior do painel, por meio do botão "Considerar 12 meses", você poderá incluir ou excluir um ou mais meses dos últimos 12 para realizar o cálculo da previsão de materiais.
Ao final da tela, no painel "Consumo vs Compras vs Projeção Semestral" contém um gráfico comparativo dos históricos de consumo de compras e a projeção de compras com projeções semestrais e trimestrais, onde, ao efetuar um duplo clique no gráfico ou no botão "Visualizar tela cheia", este será expandido:
No Painel "Status OP's" serão apresentados os Status das OP's conforme aqueles presentes na tela Ordens de Produção no perído definido nos filtros do Gerente On-Line, da mesma forma como o gráfico anterior, ao clicar no botão "Visualizar tela cheia" o gráfico ele será expandido. Se desejar, ao selecionar um dos status, você será redirecionado para a tela de Ordens de Produção.
Além disso, quando você clicar em cada uma das legendas dos status do lado direito da tela, elas serão ocultadas do gráfico. Observe:
Abaixo do gráfico, na opção "Top 10 - MP's Valores", um pop-up com um gráfico será exibido com o somatório de até 10 MP's com seus respectivos valores:
Ruptura de Estoque
A análise "Ruptura de Estoque" dará a visibilidade da ocorrência de rupturas de estoque para adoção de medidas que evitem a reincidência e permita maior eficiência operacional. Para isso, o Mix de produtos deverá ser configurado em seus cadastros para registrar a ruptura, isto é, os itens devem estar com a marcação "Calcula Ruptura de Estoque?" efetuada na sub-aba Estoque da aba Medidas e Estoque do cadastro do Produto ou com a marcação "Calcula Ruptura de Estoque?" habilitada na aba Estoque do cadastro do Grupos de Produtos/Serviços. Sendo que, caso o produto esteja configurado e pertencer a um grupo que não esteja, prevalece a configuração do produto. Do contrário, prevalece a configuração do grupo.
Além disso, o parâmetro "Executar verificação de Rupturas - EXECVERRUPTURA" deve estar ligado.
Essa análise será composta de três indicadores (Gadgets), sendo eles:
Percentual de Rupturas em relação ao Mix:
Este gráfico apresenta a quantidade de produtos com rupturas comparada com o Mix de produtos.
Exemplo:
Caso a soma de todos os produtos configurados para calcular a ruptura seja 100 itens. E, o total de produtos com ruptura no momento da visualização seja 30, o resultado será 70% Produtos com Saldo e 30% de Produtos sem Saldo.
Nota: Ao clicar sobre a fatia do gráfico, a quantidade de itens que correspondem a cada área será exibida.
Ruptura mês a mês (Qtd. de Produtos):
Este gráfico é exibido em formato de barras e demonstra a quantidade de produtos que sofreram rupturas por mês, de maneira que, seja possível um acompanhamento gerencial a fim de verificar se as estratégias para minimizar as rupturas estão sendo bem sucedidas com o passar do tempo. O período de acompanhamento deverá ser selecionado no filtro geral da tela.
Exemplo:
Se foi selecionado o período de 01/01/2022 até 30/06/2022, o gráfico apresentará seis barras representando os meses de Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho. Ou seja, a quantidade de barras dependerá do período selecionado no filtro.
Nota: caso não haja configuração realizada, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
"Não foram encontradas informações suficientes para montagem do gráfico."
Top 10 Produtos com ruptura a mais tempo:
Esta grade apresenta o código, descrição do Produto e a quantidade de dias que este produto está sem saldo até a data atual.
Exemplo:
Caso o produto tenha zerado o estoque no dia 01/01/2023 e o gráfico foi gerado no dia 10/01/2023 e, ainda não houve reposição, neste caso o produto seria exibido na grade com 10 dias de ruptura.
Acesse também:
Botões topo da tela - Gerente On-line
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