DMPL - DEMONSTRAÇÃO DE MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO, faz a indicação do fluxo de uma conta para outra, a origem e o valor de cada acréscimo ou diminuição no Patrimônio Líquido (PL) durante o período. Têm por finalidade apresentar as alterações que ocorreram no PL da empresa em determinado exercício; se trata de uma demonstração mais completa e abrangente, uma vez que evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro. São informações que complementam o "Balanço Patrimonial" e a "Demonstração de Resultados".
DLPA - DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS, destaca as alterações ocorridas no saldo das contas de lucros ou prejuízos acumulados, no "Patrimônio Líquido". Exibe o resultado da empresa e as alterações nos lucros ou prejuízos acumulados para o período de divulgação.
A DLPA discriminará:
Saldo do início do período e ajustes de exercícios anteriores;
Reversões de reservas e lucro líquido do exercício;
Transferências para reservas, dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período;
Montante do dividendo por ação do capital social.
Importante: As informações apresentadas na DLPA fazem parte da DMPL, ou seja, a DLPA é uma das colunas da DMPL.
Parametrizações no sistema:
DMPL:
Acesse a tela 'Demonstrativos ECD' (Contabilidade » Conexão » ECD » Configuração P/ ECD) e selecionar a aba 'DMPL/DLPA':
Crie os aglutinadores dos lançamentos(Colunas da DMPL):
Vincule as contas contábeis analíticas nos aglutinadores criados, conforme exemplo abaixo:
- Capital Social:
Configure os fatos contábeis , ou seja, são vínculos aos lançamentos contábeis , vínculos estes criados através da aba 'Fatos DMPL/DLPA':
- A primeira Linha, Saldo do Exercício Anterior e a Ultima linha, Saldo Final do Exercício devem ter o campo Situação igual a “Subtotal ou Total
- As linhas intermediárias devem ter o campo Situação igual a “Automático“
Para mais detalhes, acesse: Aba 'Fatos DMPL/DLPA'
Uma vez configurado os fatos contábeis, acessar : Contabilidade » Cadastros » Histórico Padrão, nela deverão ser criados históricos de acordo com cada fato contábil:
Uma vez criado estes históricos, os mesmos deverão ser vinculados nos fatos contábeis, conforme exemplo abaixo:
Importante:
Nos itens “Saldo do Exercício Anterior“ e “Saldo Final do Exercício“ não são vinculados históricos, visto que os mesmos são totalizadores.
Para a informação da movimentação do ano alimentar a DMPL/DLPA , basta que nos lançamentos que evidenciam fatos contábeis passiveis destes demonstrativos, seja utilizado um dos históricos criados.
Basta agora, gerar o ECD Contábil, que os valores serão atualizados no arquivo TXT, conforme imagem abaixo, se analisarmos o arquivo, percebemos que somente o item 4 teve movimentação, os demais itens só gerou o saldo inicial e final, visto que o único movimentado neste exemplo foi este item, por se tratar do encerramento do exercício.
DLPA :
A configuração da Dlpa seguirá os mesmos passos anteriores da DMPL, porém mais simplificada, visto que teremos somente a apuração do lucro ou prejuízo, como dito anteriormente, geralmente esta opção nunca será configurada, visto que estas informações já estão contidas dentro da DMPL.
Caso necessário, basta seguir os passos abaixo:
Crie um único aglutinador dos lançamentos (Coluna da DLPA) referente aos Lucros Acumulados.
a. Marque a opção “Agrupamento p/ DLPA“.
b. Vincule as Contas contábeis pertinentes aos Lucros Acumulados
Crie os fatos contábeis , contendo apenas 3 linhas, sendo:
- Saldo do Exercício Anterior
- Lucro Líquido do Exercício
- Saldo no Final do Exercício
Vincule o Histórico somente na linha “Automática“.
Basta gerar o ECD Contábil, que o mesmo atualizará as informações da DLPA.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.