Módulo: Financeiro > Rotinas
Versão disponível: A partir 4.3
Por meio dessa tela, você poderá permitir a antecipação de recebíveis, mantendo o título de seu cliente em aberto, ou seja, é um adiantamento de recursos realizado pelo banco, referente aos valores de títulos (duplicatas, cheques, notas promissórias, etc.), de forma a antecipar o fluxo de caixa.
Acesse os links abaixo para facilitar sua navegação nas funcionalidades desta tela:
Botões do topo da tela Considerações importantes
Contextualização
No tipo de operação realizado nessa tela, destacamos que seu cliente receberá o dinheiro antecipado de suas vendas a prazo. Entretanto, ao apresentar um título para antecipação, ele não recebe seu valor total, pois diversos encargos sobre seu valor nominal serão descontados, como juros, IOF e taxas administrativas.
Essa operação dá ao banco o direito de regresso, ou seja, se no vencimento o título não for pago pelo sacado, o cedente assumirá a responsabilidade do pagamento, incluindo multa e/ou juros em decorrência do atraso.
Ao efetivar a antecipação, o valor do título é lançado como receita contra o banco envolvido na operação com as despesas. Quando forem lançados, ocorrerá a compensação entre eles, de modo que, o valor líquido será igual ao pago pelo banco na antecipação, para que ocorra a baixa com a movimentação bancária.
Nota: quando você efetuar a antecipação do título, o sistema não efetuará sua baixa, ele o marcará como antecipado na TGFFIN, campo NUANTBANC.
Quando essa operação for realizada, a empresa deverá pagar as despesas com o banco, de forma que, se o pagamento não for realizado, o banco realizará um débito automático do valor do título na conta-corrente, sendo que este possivelmente terá mais encargos para fins de quitação da pendência. Essa obrigação será lançada como um "Contas a pagar" ao banco, no mesmo valor e vencimento do título antecipado.
Aqui, você também poderá realizar a execução da operação para vários títulos simultaneamente, porém, com as baixas e lançamento separados, prevendo que pode haver a necessidade futura de regresso de algum título não pago.
Observação: para atualizar, ou alterar uma informação manual nos lançamentos de origem da antecipação, ou lançamentos gerados a partir desta, deve-se desfazer a antecipação, corrigir a informação e em seguida, realizar outro lançamento. Desse modo, a integridade registrada no sistema é mantida.
Nota: não é possível realizar a recompra de título no sistema.
Observação: nesta tela, não serão apresentados os títulos cujo "Valor Líquido" seja igual ou inferior a zero.
Filtros
No painel de Filtros, você poderá filtrar por "Tipo de Título", "Vencimento", "Empresa", "Parceiro", "N° Nota", e "N° Único" sendo que, ao filtrar por Tipo de Título, teremos as opções:
- Não antecipados: são títulos elegíveis para antecipação, não vencidos e que não foram antecipados e não pagos;
- Antecipados: títulos que já passaram pelo processo de antecipação, mas que ainda não foram quitados;
- Antecipado e baixado: aqui teremos os títulos antecipados e baixados.
- Antecipado não pago: são títulos que foram antecipados e não foram pagos pelo cliente.
Na aba "Despesas operacionais", serão lançadas todas as despesas incidentes na operação, caso existam.
Em "Data da antecipação", informe a data em que a operação será realizada.
O valor informado no campo "Vlr. de Antecipação por Título", será incluído como despesa em cada título. Já o valor inserido no campo "Vlr. de Antecipação por Operação", será dividido entre os títulos selecionados e adicionado como despesa em cada título.
Em relação ao campo "Vlr. de Antecipação por Operação", ao acionar o botão "Antecipar", será apresentado um pop-up para confirmação da antecipação; nesse pop-up, temos o campo "Distribuir Vlr. de Antecipação por Operação" para você escolher como quer distribuir a despesa operacional entre os títulos, se "Igualmente" ou "Proporcionalmente".
No campo "Vlr. IOF" você poderá lançar a taxa de IOF incidente sobre os títulos que estão sendo antecipados, para que assim, o sistema calcule o imposto separadamente, sendo possível então, realizar sua contabilização.
Observação: sendo assim, quando você informar no campo acima valores com até 2 casas decimais e clicar no botão Calcular Despesas, o sistema irá calcular a proporção do imposto para cada título antecipado. A fórmula para o cálculo do IOF é: (Vlr. do iof / Valor dos títulos)*100.
Nota: no rodapé da tela, você poderá visualizar o valor total calculado referente ao IOF no totalizador "Total Vlr. IOF".
Informe no campo "Taxa de Juros diária", a taxa de juros que é paga pelo desconto de títulos por dia.
Você poderá definir através do campo "Tipo de Juros", se os juros serão calculados de forma "Simples" ou "Compostos".
No campo "Outra taxa de Juros diária" você informa uma taxa adicional paga pelo desconto de título por dia.
Também temos disponível o botão "Calcular Despesas", que é responsável por realizar uma prévia dos valores pagos/descontados. É necessário utilizar esse botão para dar continuidade à antecipação.
Nota: a cada alteração dos campos de despesa operacional, você deve pressionar o botão Calcular Despesas.
Quando o campo "Tipo de Título" estiver com a opção "Não Antecipado" selecionada, ao clicar no botão Calcular Despesas na aba Despesas Operacionais, o botão "Ajustar Juros" será habilitado. Assim, ao clicar nesse botão, será aberto um pop-up para você informar e aplicar o valor dos juros em moeda:
Observações:
- Se o valor nesse pop-up estiver zerado, o botão "Ajustar" ficará inativo.
- Quando você clicar no botão Ajustar Juros, informar o valor e aplicar o ajuste para compor os Juros da Antecipação no rodapé e, em seguida alterar algum dos campos do painel Despesas Operacionais, fará com que o valor informado manualmente seja zerado no rodapé.
Botões do topo da tela
Na Antecipação de Recebíveis, temos alguns botões com funcionalidades específicas, são eles:
"Detalhes": por meio deste, as informações referente aos títulos gerados no lançamento da antecipação serão exibidas:
"Antecipar": ao clicar nesse botão, o pop up "Antecipação" será exibido e, conterá as informações das preferências da antecipação dos lançamentos de receitas e despesas.
Quando você realizar uma antecipação e tiver valor informado de IOF, considerando que a "Natureza" e/ou "Centro de Resultado" do IOF foram configurados no pop-up acima, o sistema irá gerar uma linha de IOF para cada título que foi antecipado, para que seja possível a contabilização desse imposto de forma separada. Porém, se não houver Natureza e/ou Centro de Resultado informados, será somado o valor do IOF às demais despesas operacionais.
Ao realizar a antecipação de um título que contenha incidências de juros, o sistema se comportará da seguinte maneira:
- Quando o parâmetro "Considerar natureza de juros na antecipação - NATJUROANTEC" estiver ligado, e a "Natureza" do "Lançamento juros" for informada, o título de “juros/encargos” conterá apenas os juros (Juros + Outra Taxa Diária) com a natureza de despesa definida no campo “Natureza” do subgrupo “Lançamento Juros” e o título de contrapartida de Receita para juros/encargos, receberá os dados definidos no subgrupo “Lançamento/Baixa das Receita";
- Sendo gerado um título chamado “Demais despesas operacionais” com o restante das despesas financeiras da operação, sendo elas: Vlr. de Antecipação por Título + Vlr. de Antecipação por Operação + IOF (caso este não tenha recebido uma Natureza e/ou Centro de Resultado própria no subgrupo “Lançamento IOF”).
Nota: quando o título possuir um desconto, ainda assim, os cálculos de encargos da antecipação são feitos sobre o valor total do título, sendo que o valor do título em si é considerado líquido. Desse modo, se os encargos forem maiores que o valor líquido não será possível realizar a antecipação.
"Desfazer": se você clicar nesse botão, será desfeito o lançamento do título antecipado e, assim, exibirá o pop up "Desfazer Operação":
Caso o seu cliente não pagar o título, o banco irá debitar da conta de sua empresa, o valor nominal adicionado da devida correção previamente acordada. O valor debitado deverá baixar a obrigação a pagar, lançada contra o banco no momento da operação.
Para isso, a Antecipação de Recebíveis deve retornar o título antecipado para a carteira e cobrança normal, ao baixar automaticamente o título de despesa pendente no código do banco contra o valor debitado em conta e ainda, possibilitando o lançamento dos juros e encargos incorridos sobre o não pagamento.
Ao utilizar o botão Desfazer, você poderá selecionar o motivo pelo qual a ação está sendo desfeita dentre as opções:
- Operação não realizada: selecione essa opção, quando a operação com o banco não se concretizar e todos os movimentos tiverem que ser desfeitos.
- Pagamento não efetuado pelo cliente: essa opção deve ser utilizada quando seu cliente não efetuar o pagamento do título antecipado. Será desfeito apenas o vínculo do título do cliente com o lançamento feito contra o Banco, e a alteração do campo Antecipado para Antecipado e Não Pago.
"Baixar": o botão Baixar realizará a baixa do título antecipado, finalizando assim, o processo. Após a confirmação do pagamento pelo cliente, o título é baixado sem movimentação bancária, pois o saldo bancário já foi movimentado anteriormente, no momento em que o valor do título antecipado foi pago pelo banco.
Isso é feito com a compensação do título antecipado do cliente, com a obrigação a pagar lançada contra o banco no momento da efetivação da operação.
Importante: ao acionar o botão Baixar, se houverem registros sem carimbo no período selecionado será apresentado o aviso:
"Você possui registros de notas ou financeiras que infringem as regras e condições de uso do Sankhya Om e podem comprometer a integridade e segurança do EIP.
Para que as movimentações sejam normalizadas exclua os documentos sem origem reconhecida ou comunique o administrador da aplicação para que o padrão de governança seja seguido"
Para conferir sobre como corrigir os registros, acesse o artigo Registros não identificados.
Observação: os títulos antecipados gerados nessa rotina, só poderão ser baixados por meio dessa tela.
Importante: o parâmetro "Permite parceiro vazio no filtro da compensação financeira - PERMFILPARCVAZ" precisa estar ligado para que a compensação (Cliente x Banco) ocorra.
Considerações importantes
Nas Preferências da Movimentação Financeira, você poderá definir uma cor para apresentação dos títulos de antecipação, na grade de exibição, por meio do campo "Cor para antecipados":
Nos filtros da tela Fluxo de Caixa e Preferências da Agenda Financeira, temos a opção "Desconsiderar Antecipação", para que o sistema desconsidere as antecipações nas buscas.
O parâmetro "Valida tipo de natureza (Receita / Despesa) na movimentação - VALIDATIPONAT" não realiza validação nesta rotina, pois essa verificação ocorre apenas na Movimentação Financeira.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.