MENSAGEM
1048 Rejeição: nItem do DFeReferenciado não informado [nItem: 999]
SITUAÇÃO
A NF-e ou NFC-e foi emitida com referência a outro documento fiscal eletrônico (DFe), porém o número do item correspondente no documento referenciado não foi informado.
SOLUÇÃO
Para resolver esta rejeição, siga os passos abaixo:
Acesse a tela ''Central de Vendas'' (Comercial » Rotinas » Central de Vendas) e localize a nota fiscal que está sendo rejeitada.
Clique na aba "Documentos Referenciados" (ou Notas Referenciadas) para visualizar os documentos que estão sendo referenciados na nota fiscal atual.
Para cada documento referenciado, verifique se o campo "Número do Item" está preenchido. Este campo deve conter o número do item correspondente no documento fiscal original que está sendo referenciado.
Preencha o "Número do Item" para todos os documentos referenciados que estiverem com este campo em branco.
Caso não saiba qual é o número do item no documento original, consulte o documento referenciado através da tela "Consulta de Documentos Fiscais" (Comercial » Consultas » Documentos Fiscais) para identificar o número correto do item.
Após preencher todos os números de itens referenciados, salve as alterações e tente emitir a nota fiscal novamente.
CAUSA
A rejeição ocorre devido à ausência de informação do número do item no documento fiscal eletrônico que está sendo referenciado. Com a implementação da Reforma Tributária (Lei Complementar nº 214/2025), tornou-se obrigatório informar o número do item do documento referenciado para garantir a rastreabilidade completa das operações fiscais, especialmente para o correto cálculo e transferência de créditos do IBS e da CBS.
Esta validação é particularmente importante em operações que envolvem transferência de créditos tributários, devolução de mercadorias ou complementação de impostos, onde é necessário estabelecer uma relação direta entre os itens dos documentos fiscais para assegurar a correta aplicação das regras tributárias.
Comentários
0 comentário
Escreva seu comentário aqui
Por favor, entre para comentar.