MENSAGEM
1082 Rejeição: Total Devolvido do IBS Municipal difere da soma dos itens
SITUAÇÃO
Foi identificada inconsistência entre o valor total devolvido de IBS Municipal informado na NF-e e a soma dos valores devolvidos de IBS Municipal nos respectivos itens do documento.
SOLUÇÃO
Para resolver esta rejeição, siga os passos abaixo:
Acesse a tela ''Tipos de Operação - TOP'' (Comercial » Arquivo » Cadastros » Tipos de Operação - TOP).
Verifique a configuração do TOP utilizado na operação de devolução, garantindo que esteja corretamente configurado para operações de devolução
Acesse a tela de ''Alíquotas de IBS'' (Livros Fiscais » Cadastros » Aliquotas de IBS) e/ou ''Alíquotas de CBS'' (Livros Fiscais » Cadastros » Aliquotas de CBS).
Verifique se as alíquotas do IBS Municipal estão corretamente configuradas para os produtos envolvidos na operação de devolução.
Confira se o Código de Situação Tributária (CST) utilizado para o IBS e a CBS é compatível com operações de devolução.
Certifique-se de que o CST selecionado permite a devolução dos valores do IBS Municipal, conforme a natureza da operação.
Verifique os valores do IBS Municipal informados em cada item da nota fiscal de devolução, garantindo que:
A base de cálculo esteja corretamente definida;
A alíquota aplicada corresponda à utilizada na operação original;
O valor do IBS Municipal esteja corretamente calculado para cada item.
Recalcule manualmente o valor total do IBS Municipal devolvido, realizando a soma dos valores apurados em cada item da nota fiscal, e compare o resultado com o valor total do imposto informado no documento.
Após concluir as verificações e realizar as correções necessárias, gere novamente o documento fiscal para que o sistema recalcule automaticamente os valores do IBS Municipal, considerando as configurações atualizadas.
CAUSA
A rejeição ocorre devido a uma inconsistência no cálculo do valor total devolvido do IBS Municipal. Esta inconsistência pode ser causada por:
Erro no cálculo automático do sistema ao somar os valores de IBS Municipal de cada item;
Alteração manual dos valores de IBS Municipal em um ou mais itens sem atualização do valor total;
Arredondamentos incorretos nos cálculos dos valores individuais ou do total;
Configuração inadequada das alíquotas do IBS Municipal para operações de devolução;
Utilização de CST incompatível com operações de devolução de valores do IBS Municipal;
Divergência entre a base de cálculo utilizada na operação original e na devolução.
Comentários
0 comentário
Escreva seu comentário aqui
Por favor, entre para comentar.