Campo "servico -> descricao" é obrigatório
SITUAÇÃO
Ao tentar emitir uma "Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)", o sistema apresenta a mensagem de erro informando que o campo "servico -> descricao" é obrigatório. A nota fica com status "Aguardando Correção" e, ao consultar o JSON da nota, identifica-se que o campo "servico -> descricao" está vazio ou não está sendo enviado corretamente, mesmo que haja informações de descrição do serviço.
CAUSA
O erro ocorre quando o campo "Conteúdo a ser enviado na descrição da NFS-e" não está configurado nas preferências da empresa, ou está configurado de forma inadequada. Adicionalmente, pode ser causado por:
Incompatibilidade na estrutura do "JSON" enviado à prefeitura quando o "Código CNAE" está preenchido no cadastro do produto/serviço e a nota contém múltiplos itens com valor.
Ausência de informações configuradas nos campos de "Tipo de Serviço".
Outras causas: incompatibilidade entre o código de serviço municipal e as regras da prefeitura, uso de CEP inválido ou genérico.
SOLUÇÃO
Para corrigir este erro, siga os passos abaixo:
Acesse a tela "Serviço" (Configurações >> Cadastros >> Produtos >> Serviço), localize o serviço utilizado na nota e acesse a aba "Impostos". Se necessário, remova o "Código CNAE" ou ajuste o campo "Tipo de Serviço".
Acesse a tela "Empresa" (Comercial>> Preferenciais) e localize a empresa emissora da nota.
Clique na aba "Documentos Eletrônicos".
Acesse a aba"NFS-e" e localize o campo "Conteúdo a ser enviado na descrição da NFS-e".
Configure este campo com uma das opções disponíveis, como "Descrição do Produto/Serviço" ou "Observações".
Salve as alterações realizadas.
Retorne à nota que apresentou o erro, duplique-a e exclua a nota anterior com erro (ou redigite os itens, conforme necessário).
Confirme a nova nota e verifique se o erro foi corrigido.
Dicas Adicionais:
CEP: Certifique-se de que o CEP informado é válido e reconhecido na base oficial dos Correios.
Configurações de Cidade: Verifique as configurações específicas da cidade na tela "Cidades" (Configurações >> Cadastros >> Endereços >> Cidades), na aba "NFS-e", especialmente os campos relacionados ao envio de quantidade, valor unitário e itens separados no JSON.
Comentários
0 comentário
Escreva seu comentário aqui
Por favor, entre para comentar.