Módulo: Comercial > Configuração Versão disponível: 4.12 em diante
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Nesta tela você pode definir o layout da Venda Assistida, por exemplo, os painéis e/ou campos que serão exibidos na tela, e ainda, as diretrizes que eles deverão seguir. Caso não seja configurado nenhum layout personalizado, será utilizado o layout padrão do sistema.
Passos Iniciais
Inicialmente, para configurar o layout da nota, clique no botão "Cadastrar Layout Venda Assistida" e defina se deseja:
Criar um layout usando um modelo
Optando pelo modelo, será utilizado o layout padrão do sistema. Nele, informe a "Descrição" e realize as alterações desejadas do layout.
Escolhendo o layout vazio, você poderá personalizar a tela do início, de acordo com as suas preferências. Para melhor compreensão, vamos considerar, como exemplo, a criação de um layout para o lançamento de um Pedido de Venda.
A fim de dividir a coluna principal, clique sobre ela para selecioná-la. Em seguida, no painel "Ferramentas", aba "Dividir", indique no campo "Qtd. Colunas" a divisão da coluna principal em duas colunas e acione o botão "Dividir verticalmente a coluna selecionada".
Agora, para que a coluna superior seja repartida em duas células, execute novamente o procedimento anterior, acionando dessa vez o botão "Dividir horizontalmente a coluna selecionada".
Com as colunas criadas, realize a inserção das grades e abas desejadas. Para inserir uma grade, basta selecioná-la no painel "Grade Disponíveis", arrastá-la para a célula desejada e informar o "Título do painel".
Para a criação das abas, é necessário inserir primeiramente um "Controle de abas", que se encontra disponível no quadrante "Outros Controles". Feito isso, informe o Título do painel, e em seguida, arraste e acrescente as abas para dentro do controle.
Depois, prossiga arrastando as grades para as abas correspondentes.
Repita este processo na aba "Carrinho", construindo o layout da tela conforme |
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Botão Outras Opções
Com as configurações realizadas, a próxima etapa é ajustar as preferências de exibição dos itens da Venda Assistida. Para isso, clique no botão "Outras Opções...", opção "Configurações", desse modo, será apresentado um pop-up contendo as seguintes abas:
Nesta aba, você pode determinar a apresentação do painel Produtos.
Por padrão, todos os produtos que estiverem em promoção, terão suas linhas destacadas na cor amarela, mas, se você desejar alterá-la, selecione a cor desejada no campo "Cor produtos em promoção". Para tanto, o produto deverá estar cadastrado na tela de Descontos promocionais.
De forma semelhante, os produtos que estiverem em liquidação terão suas linhas destacadas na cor vermelha, mas, se você desejar modificá-la, selecione a cor desejada no campo "Cor produtos em liquidação". Para isso, o produto deverá estar informado em um Desconto promocional e, nessa configuração do desconto, a marcação "Liquidação" deverá estar ligada.
Você também pode definir a quantidade de registros que serão exibidos no painel Produtos, por meio do campo "Qtd. máx. de registros no painel de produtos".
Determine no campo "Cor para produtos com estoque negativo ou sem estoque na grade principal", a cor da linha para destacar os produtos sem estoque ou com estoque negativo. Se a cor branca for selecionada, a coluna não terá configuração de cor.
É importante ressaltar que, sempre que a coluna Estoque (configurada por meio do botão "Configurar Grade" localizado na Venda Assistida) estiver visível, as linhas exibidas com estoque negativo ou zerado serão coloridas conforme configurado. Caso essa coluna não esteja visível, somente as linhas da aba Detalhes de Estoque serão coloridas.
Considere ainda que, se já houver cores definidas para produtos em promoção ou liquidação e esses mesmos produtos não possuírem estoque, automaticamente a cor de destaque será alterada para a cor determinada no campo Cor para produtos com estoque negativo ou sem estoque na grade principal.
Configure nesta aba a forma de apresentação do painel Detalhes de estoque.
Ao ativar a marcação "Apresentar estoque por empresa" você poderá visualizar o estoque agrupado por empresa. Além disso, será habilitada a marcação "Apresentar estoque por empresa soma", que ao ser acionada, você poderá verificar a soma do estoque de todas as empresas do grupo.
Se a marcação "Apresentar estoque por local" estiver acionada, você poderá visualizar o estoque agrupado por cada local.
Quando a marcação "Apresentar estoque por controle" estiver ligada, você conseguirá verificar o estoque agrupado por cada controle.
A marcação "Apresentar estoque por parceiro" quando habilitada, possibilitará que você visualize o estoque agrupado por cada parceiro.
Se você habilitar a marcação "Usar casas decimais do cadastro de produtos", poderá analisar o estoque e o preço com as casas decimais definidas no Cadastro do produto.
Caso a marcação "Levar estoque p/quantidade" esteja habilitada, quando você clicar em "Adicionar ao carrinho" um produto pela aba Detalhes de estoque ou pelo painel de Produtos, da tela principal da Venda Assistida, será apresentado um pop-up para adição dos produtos ao carrinho, sendo que o campo "Quantidade" estará preenchido, conforme o estoque disponível do produto selecionado.
Quando a marcação "Apresentar somente estoque agrupado maior que zero" estiver acionada, o sistema só trará no conteúdo da grade de detalhes do estoque as linhas cujo estoque agrupado (o cálculo não inclui as reservas e quantidade bloqueada por WMS) seja maior que zero.
Ao habilitar a marcação "Apresentar somente estoque disponível agrupado maior que zero", o sistema apenas trará no conteúdo da grade de detalhes do estoque as linhas cujo estoque menos a reserva menos a quantidade bloqueada pelo WMS é maior que zero.
O parâmetro "Desconsidera estoque em doca do WMS? - SUBESTDOCAWMS" quando ligado, subtrai do estoque a quantidade que está na doca, o que se faz necessário nas situações de venda, para que o sistema não considere os produtos que não foram armazenados ainda. Na Venda Assistida é verificada a quantidade que está na doca e ela é subtraída das colunas "Estoque" e "Disponível" presentes na grade "Detalhes de Estoque". Para que o estoque da Doca seja considerado, é necessário que a mesma seja do tipo Entrada/Saída (Cadastro de Docas, campo Tipo doca).
A marcação "Apenas estoque da empresa da nota", quando efetuada, alimentará o campo "Estoque" com o somatório do estoque da empresa da nota em questão. Para melhor compreensão considere o seguinte exemplo:
O produto X tem 100 unidades no estoque da empresa 1 e para empresa 2 tem 200 unidades. A nota de venda que foi aberta na Venda Assistida pertence à empresa 1. Sendo assim, com a marcação realizada, o campo Estoque apresentará 100 unidades.
Nesta aba, determine as validações que deverão ser seguidas ao adicionar um item no carrinho.
Efetuando a marcação "Agrupar itens semelhantes", os itens idênticos (mesmo código, mesmo local, mesma unidade, mesmo controle) serão agrupados em uma só linha no carrinho de compras.
Com a marcação "Alertar sobre item semelhante" realizada, caso o carrinho de compras já possua um item similar ao que está sendo incluído, será exibida a seguinte mensagem:
"O carrinho já possui um item semelhante. Deseja continuar e adicionar o item ?"
A marcação "Verificar o agrupamento mínimo" irá validar o agrupamento mínimo do produto no momento da sua inclusão no carrinho de compras. O valor mínimo de agrupamento é configurado no Cadastro de Produtos, aba Medidas e estoque, sub-aba Estoque no campo "Agrupamento mínimo". Caso seja informado um valor menor que o configurado para o agrupamento mínimo, será exibido o seguinte alerta:
"Produto x - Produto x deve ser negociado em múltiplos de Y."
Onde, Y é o valor mínimo de agrupamento configurado.
Aba Adicionar Itens ao Carrinho
Configure nesta aba, os campos que serão apresentados no pop-up, ao clicar no botão "Adicionar ao Carrinho" na tela Venda Assistida. A esquerda temos os "Campos Disponíveis", e a direita as "Colunas Selecionadas", que constam os campos que serão exibidos no pop-up. Para adicionar os campos no painel Colunas Selecionadas, basta clicar no campo desejado e acionar o botão "Mover campo p/ classificados". Se desejar retirar os campos, clique em "Mover campo p/ a classificar" .
Para consultar os dados da negociação de forma simples e rápida, pode-se configurar nesta aba, as informações que ficarão fixas na parte superior da tela Venda Assistida.
Você pode selecionar até quatro campos para serem apresentados na tela. |
Com os campos definidos, ao acessar a tela Venda Assistida e preencher os Detalhes da Negociação, as informações serão apresentadas na parte superior da tela.
Aba Detalhes Adicionais de Preço
Quando define-se pela utilização da grade "Detalhes de Preço", essa aba permite a adição de informações nessa grade. Tais informações se referem a uma consulta SQL cujo os campos resultantes serão apresentados como colunas na aba Detalhes de preço, localizada na tela Venda Assistida.
Desse modo, nesta aba informe a expressão SQL contendo os campos desejados para adicionar a aba. Os parâmetros a seguir poderão ser utilizados na consulta, bastando acrescentar dois pontos antes de cada um:
- CODPROD: o código do produto;
- CODLOCAL: o código do local;
- CONTROLE: o controle;
- CODVOL: a unidade de volume;
- NUCVR: o número único do carrinho relacionado;
- PRECO_BASE: o preço apresentado na grade de detalhes de estoque.
- CODPARC: parceiro informado no painel Detalhes da Negociação.
- CODVEND: código de vendedor do usuário logado.
Considere o seguinte exemplo:
SELECT MAX(VLRUNIT) AS MAX_VALOR_UNITÁRIO
FROM TGFIVR
WHERE CODPROD = :CODPROD
Ao acessar novamente a tela de Venda Assistida e visualizar a aba Detalhes de Preço, você poderá observar as informações adicionadas.
Defina nessa aba quais características aparecerão no pop-up "Detalhes do produto" dos painéis Produtos, Produtos Alternativos e Produtos Sugeridos.
Os campos selecionados em "Campos Disponíveis" serão apresentados em "Colunas selecionadas" e estes estarão visíveis nos painéis mencionados anteriormente. Dessa forma, ao visualizar as características do produto, serão apresentados na aba Detalhes, conforme imagem abaixo:
No botão "Outras Opções..." temos também as opções "Visualizar layout em XML" e "Carregar layout em XML", para exportar e importar layouts por meio de um XML. Ao clicar no botão Visualizar layout em XML tem-se a exibição de uma tela com o código XML do layout, onde pode-se copiar o referido código para a área de transferência.
Realizadas as configurações, para utilizar o layout ligue a marcação "Ativo". Ressaltamos que, você pode criar vários layouts para a tela Venda Assistida, no entanto, apenas uma poderá ser ativada.
É possível integrar painéis personalizados a tela Venda Assistida. Para isso, clique no botão "Cadastrar Layout Venda Rápida" para criar um layout vazio ou escolha um modelo preexistente. Em seguida, na seção "Grades disponíveis", o sistema apresentará a opção "Painel Personalizado". Crie uma nova aba e adicione esse painel.
Após salvar e ativar esse layout, clique no botão Outras Opções e escolha a opção "Configurações". Depois, acesse a aba "Painel Personalizado" e acione o botão "Adicionar Painel Personalizado". Dessa forma, o pop-up a seguir será exibido:
Nele, informe um "Título" para o painel. Logo após, indique qual será o "Tipo de Entrada" que será aplicada. Temos as seguintes opções:
Rotina de Banco de Dados: indique a expressão SQL relacionada ao painel cujos campos se deseja adicionar aos produtos. A query pode empregar os seguintes parâmetros relativos ao produto selecionado:
- CODPROD: código do produto;
- CODEMP: código da empresa;
- CODPARC: código do parceiro;
Os parâmetros podem ser utilizados na consulta SQL, colocando-se dois pontos antes do nome do parâmetro, por exemplo, ":nome_do_parametro".
Observação: os parâmetros CODEMP e CODPARC devem estar contextualizados para serem utilizados.
Rotina Java: essa rotina utiliza um "Módulo Java" que comporta um arquivo “.JAR” com uma consulta ao banco de dados que retorna as informações. É possível personalizar a consulta deste arquivo ou criar outro(s), desde que atenda às especificações necessárias. Além disso, deverá ser apontada a "Classe Java" para a ação.
Componente BI: ao selecionar esta opção no campo Tipo de Entrada, o campo "Componente de BI" será exibido. Nele, procure pelos componentes existentes e escolha aquele que será utilizado como painel. Ressalta-se que é necessário criar previamente, na tela Construtor de Componentes de BI, os componentes de BI para que eles sejam disponibilizados neste campo.
Importante: é possível criar apenas uma opção de painel personalizado.
Pode-se ainda, "Editar" e/ou "Remover" um painel personalizado já criado.
Todas as ações possíveis de serem realizadas com os painéis do sistema podem ser realizadas nos painéis personalizados, como por exemplo, a ordenação, a exibição como link, entre outros.
Cor de fundo da grade no Painel Personalizado
Caso queira adicionar o recurso de cor de fundo da grade no Painel Personalizado, é necessário que o implantador realize a configuração abaixo:
Adicionar um novo Painel personalizado utilizando a opção Rotina de Banco de Dados no campo Tipo de Entrada.
Em seguida, no campo "Consulta (Expressão SQL)", forneça uma query, conforme o exemplo abaixo:
CASE WHEN A.PERCENTUAL < 0 AND ABS(A.PERCENTUAL) BETWEEN 0 AND 4 THEN '#E9967A'
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Dessa forma, quando o vendedor consultar um produto, a cor da linha deste produto será exibida de acordo com a regra personalizada.
Nesta aba, configure as informações de estoque dos produtos que serão exibidas no Painel de Produtos.
Informe no campo "Descrição" o nome do estoque.
Se a marcação "Subtrair reservas" estiver selecionada, ao exibir o estoque, o sistema irá subtrair a quantidade reservada do total em estoque do produto.
A marcação "Apenas estoque da empresa da nota", quando efetuada, alimentará o campo "Estoque" com o somatório do estoque da empresa da nota em questão.
Nas abas "Nome empresa" e "Local" pode-se adicionar as empresas e locais a serem filtrados.
No grupo "Filtro", poderá ser configurado um filtro personalizado com o auxílio do "Facilitador" que tem o funcionamento análogo ao componente Assistente de filtro.
Se preferir digitar uma expressão de filtro na caixa de texto, localizada no grupo "Filtro", será possível verificar se a expressão é válida através do botão "Validar Filtro".
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