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Pronta Entrega é uma rotina Sankhya, responsável por verificar as notas e cancelamentos pendentes provenientes dos aplicativos de mobilidade Landix, WMW e Máxima, realizando o seu devido processamento no ERP.
Independentemente do parceiro integrador, o fluxo de processo se mantém o mesmo:
O vendedor ao visitar o cliente, possui um smartphone com a solução da mobilidade instalada, possibilitando o lançamento de uma NF-e diretamente no banco de dados da Sankhya; |
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O Agendador Sankhya (Pronta Entrega), varre o banco de tempos em tempos verificando se há novos registros que necessitam processamento. Caso exista, ele realiza o processamento deste registro e envia a NF-e para a SEFAZ a fim de buscar a sua aprovação; |
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Após o retorno da SEFAZ, o agendador atualiza o status da nota no banco da Sankhya, possibilitando a mobilidade de pesquisar o seu resultado. |
Além desse fluxo padrão, vale destacar que o processo também pode se deparar com o envio normal da NF-e ou com a necessidade de se trabalhar em contingência, ou seja, caso a NF-e tenha sido aprovada, a mobilidade automaticamente realiza a geração do DANFE a partir do XML da nota.
Se a NF-e não tiver sido aprovada, a mobilidade automaticamente gera um novo registro em contingência, que no caso da Pronta Entrega é o FS-DA e o insere no banco da Sankhya. O agendador identifica o registro e busca a sua aprovação junto à SEFAZ.
Portanto, a diferença na Pronta Entrega na emissão da NF-e e da Contingência é que na contingência o vendedor não necessita esperar a SEFAZ aprovar a nota para realizar a impressão do Danfe, diferentemente da NF-e que só pode ser impressa após a sua aprovação. Abaixo um detalhamento especificado de todo o processo:
O PDA (Assistente Pessoal Digital (Palm, Pocket)) descarrega a negociação e junto envia uma solicitação de autorização de NF-e; |
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A descarga é feita através da internet e é recebida pelo LMMS (Landix Mobile Middleware Server); |
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O LMMS aciona o Middleware para processar a negociação e a solicitação de autorização de NF-e; |
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O Middleware grava a negociação com o estado "confirmada" nas tabelas do Sankhya Om e grava um registro na tabela de integração para enfileirar as solicitações de autorização de NF-e; |
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O Sankhya Om indica para o Middleware o NUNOTA referente à negociação gravada; |
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O Middleware devolve ao LMMS o NUNOTA referente à negociação gravada no Sankhya/W; |
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O LMMS envia através da internet o NUNOTA referente à negociação descarregada; |
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O PDA recebe NUNOTA para futuramente verificar se a NF-e foi autorizada e assim concretizar a venda; |
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De tempo em tempo um agendador NFe Pronta Entrega se comunica com o web service da SEFAZ, verifica na tabela de integração se há solicitações de NF-e e monta um pacote com todas as solicitações de NF-e, que ainda não foram enviadas à SEFAZ; |
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O agendador envia através da internet o pacote com as notas que necessitam de autorização da SEFAZ; |
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A SEFAZ recebe as solicitações de autorização de NF-e; |
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A SEFAZ devolve o protocolo de recebimento de solicitação; |
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O agendador recebe o protocolo de recebimento da SEFAZ; |
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O agendador grava no banco de dados do Sankhya Om, o protocolo de recebimento das solicitações que foram recebidas; |
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De tempo em tempo o agendador verifica no banco de dados, e monta um pacote com as solicitações que já foram enviadas para a SEFAZ e estão aguardando a resposta sobre a autorização; |
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O agendador envia o pacote à SEFAZ para verificar se as notas foram autorizadas; |
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A SEFAZ recebe o pacote e verifica se as solicitações de NF-e indicadas no pacote foram autorizadas; |
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A SEFAZ monta um pacote indicando as solicitações de NF-e que foram aprovadas e indicando o código de autorização de cada NF-e; |
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O agendador recebe o pacote com as solicitações autorizadas e os códigos de autorização da NF-e; |
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O agendador grava no banco de dados do Sankhya Om, a marcação das notas que foram autorizadas e os códigos das NF-e autorizadas; |
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O PDA descarrega as notas que estão aguardando autorização da SEFAZ e junto envia a solicitação de verificação de NF-e aprovada; |
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A descarga é feita através da internet e é recebida pelo LMMS (Landix Mobile Middleware Server); |
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O LMMS aciona o Middleware para verificar se as notas descarregadas foram autorizadas; |
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O Middleware conecta ao banco de dados do Sankhya Om e verifica quais notas já foram autorizadas pela SEFAZ |
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O Middleware copiá do banco do Sankhya Om os XML das notas que foram autorizadas; |
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O Middleware monta um envelope onde são armazenados todos os XML copiados do banco do Sankhya Om e disponibiliza o envelope para o LMMS; |
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O LMMS envia através da internet, o envelope com as XML das NF-e; |
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O PDA recebe o envelope, identifica através dos XML as notas que foram autorizadas; |
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O PDA interpreta o XML, monta o arquivo de DANFE simplificado e envia para a impressora; |
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A impressora imprime o DANFE simplificado. |
Requisitos
Para realizar as configurações da rotina Pronta Entrega, para o aplicativo da "Máxima" acesse o artigo Integração Máxima Sankhya.
Caso utilize aplicativos Landix e WMW, siga as instruções abaixo:
- É necessário que o cliente tenha o produto Pronta Entrega em sua licença de uso, para ativá-lo no Sankhya Om;
- Usa Pronta Entrega NFe W? - USAPRONTENTW: deve estar ligado;
- Int. de exec. Job Util. Pronta Entrega (min)-INTUTILPRONTENT: deve possuir um valor preenchido. Recomendamos o padrão 15 minutos;
- Int. de exec. Job de Canc. Pronta Entrega (min)-INTCANCPRONTENT: deve apresentar um valor preenchido. Recomendamos o padrão 30 minutos;
- Qtd. Notas Cancelamento Pronta Entrega NFe W-QNOTACPRONTENTW: deve apresentar um valor preenchido. Recomendamos o padrão 10;
- Qtd. Notas Processamento Pronta Entrega NFe W-QNOTASPRONTENTW: estar com um valor preenchido. Recomendamos o padrão, 50;
- TOP's excluídas do processamento pronta entrega-TOPSEXCPRONTENT: neste parâmetro o implantador deve configurar os códigos das TOP's que não necessitam de processamento pelo Pronta Entrega.
- Gera Log Pronta Entrega NFe W?-LOGPRONTENTW: orientamos que este parâmetro seja mantido ligado.
Após realizar as configurações acima, será disponibilizada a tela "Painel Pronta Entrega", no Sankhya Om.
Processos realizados pela agendador
- Aprovação de Notas Normal;
- Aprovação de Notas Contingência;
- Geração com erro de Correção;
- Cancelamento Nota Aprovada;
- Cancelamento Nota Não Aprovada - Inutiliza;
- Cancelamento Nota Não Aprovada Nota Aguardando Correção - Inutiliza;
- Cancelamento Nota Não Aprovada Nota Aguardando Validação - Inutiliza.
Configurações
Clique nos links a seguir para verificar as configurações necessárias em cada tela:
Tipos de Operação-Top Tipos de Negociação
Tipos de Operação-Top
Sugerimos que o cadastro de Tipos de operação-TOP específicos para as movimentações de Pronta Entrega:
- Remessa para venda fora do estabelecimento;
- Venda fora do estabelecimento;
- Retorno de mercadorias enviadas para venda fora do estabelecimento.
Dentre estas operações, a rotina do Pronta Entrega é responsável pelo envio e confirmação das movimentações de venda fora do estabelecimento, cujos detalhes serão apresentados a seguir:
Aba Geral
Nesta aba, configure o campo "Financeiro" com a opção "Não atualizar". Além disso, mantenha a marcação "Sempre exigir liberação" desligada.
Aba Impressão
Selecione no campo "Imprimir Pix/Boleto/Duplicata" a opção "Na confirmação".
Para as empresas que emitem Nota Fiscal Eletrônica todas as TOP’s envolvidas no processo (Venda, Bonificação, Brinde e Devolução) deverão estar configuradas como:
Aba NF-e/NFC-e/CF-e
Informe no campo "Tipo de Emissão" a opção "Normal". Além disso, no campo "Modelo de documento" selecione a opção "55 - Nota Fiscal Eletrônica".
Aba Impressão
Os campos "Imprimir" e "Imprimir Boleto/Duplicata" devem ser configurados com a opção "Manual".
Tipos de Negociação
Aba Características
Configure o campo "Subtipo" com a opção "A prazo", e selecione no campo "Imprimir Pix/Boleto/Duplicata?" a opção "Na confirmação".
Aba Parcelas
Informe o campo "Tipo de Empresa" com a opção "X - Constante Exclusiva".
Contas
Aba Boletos/Duplicatas
Acione a marcação "Emite". Busque no campo "Modelo" o modelo de boleto cadastrado.
Observação: O arquivo "Modelo de Boleto" deverá possuir uma marcação para realizar a impressão automaticamente. Caso não exista essa marcação, o sistema não realizará a impressão continua.
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Configuração de Envio de DANFE por E-mail
Para configurar o envio do Danfe por e-mail é necessário:
- Habilitar o parâmetro "Usa NF-e do SankhyaW-USANFESANKHYAW";
- Configurar o parâmetro "Remetente para pedidos- EMAILPED" com a opção "Empresa".
- E caso tenha o parâmetro "EMAILSENHA", é necessário configurar a senha do e-mail utilizado.
Feito isso, na tela Parceiros, nas abas "NF-e/NFS-e/CT-e" e "Endereço" cadastre um endereço de e-mail. Depois, na tela Usuários, por meio da aba "SMTP", configure a conexão SMTP.
Em seguida, acesse a tela Empresa, aba Endereço e registre um endereço de "E-mail".
Configuração de Vendedores e Regiões
Recomendamos que seja criada uma empresa para cada vendedor que irá realizar vendas através dos aplicativos de mobilidade, para que o estoque seja controlado por empresa. Essa empresa pode conter os mesmos dados da matriz, porém a sua Descrição e Código poderá ter o Nome e o Código do Vendedor para facilitar a identificação do vendedor no momento da geração das notas.
Além disso, a tela Regiões poderá ser configurada e parametrizada para a formação de sequência de visita e definição de áreas de atuação de cada vendedor.
Operação de Venda Externa x Pronta Entrega
Após realizar as parametrizações acima, o fluxo a ser seguido para as operações de venda externa através de aplicativos de mobilidade, são descritas abaixo:
1- Remessa de estoque para o vendedor:
1.1 - Como o estoque é controlado por empresas, e cada vendedor é uma empresa, então para abastecermos o veículo do vendedor, é necessário realizar uma nota de transferência entre empresas, através do Portal de Movimentações Internas;
1.2 - O vendedor estará abastecido, caso necessário ele pode solicitar uma nova remessa para reposição de itens;
1.3 - A necessidade de reabastecimento de estoque do vendedor poderá ser solicitada através da rotina de Pedidos Web no ERP, onde será gerado um pedido que poderá ser reaproveitado para realizar a nova remessa;
2- Venda realizada através do app de mobilidade:
2.1 - O Estoque será baixado na medida que as vendas ocorrerem durante o dia, com a sincronização de pedidos através do Pronta Entrega;
2.2 - Quando o vendedor realiza a venda, na nota gerada poderá ser informada a qual remessa pertenceu o estoque, para facilitar a identificação de qual remessa pertenceu o estoque da venda realizada (A identificação pode ser feita através de observação ou um campo adicional);
2.3 - Os impostos serão calculados pelo ERP;
2.4 - Boleto e XML serão enviados através do ERP;
2.5 - Financeiro será baixado através da Movimentação Financeira.
3 - Retorno da Remessa:
3.1 - O retorno da remessa, poderá ser feito diariamente de forma simbólica caso o vendedor e a empresa prefira;
3.2 - No retorno é feita a conferência e é gerada uma nova transferência entre empresas no Portal de Movimentações Internas, para a geração de uma nova remessa no outro dia.
Detalhes da Tabela TGFPEL
O campo "STATUSNFE" corresponde à situação da nota para processamento. Ele é preenchido quando o STATUS estiver diferente de 4 apenas quando é uma solicitação de cancelamento (TGFPEL.STATUSNFE = 'C'):
- A: significa que a nota está autorizada.
- C: significa que a nota deverá ser Cancelada.
- D: significa que a nota foi Denegada.
- E: significa que o Prazo regulamentar para o Cancelamento da NF-e está expirado.
- F: significa erro pois a SEFAZ fora do ar.
- N: Significa que a nota não será enviada à SEFAZ.
O campo "STATUS" se refere ao detalhamento do que já foi processado na nota. Nele é aceito os valores:
- -1: trata-se da inserção do registro na tabela TGFPEL. Indica que o registro precisa ser processado;
- 0: corresponde ao início do processamento do processador NFE. À partir deste momento, apenas a Sankhya pode manipular o registro;
- 1: refere-se ao início dos cálculos de PIS/COFINS efetuados pelo agendador;
- 2: corresponde aos cálculos de PIS/COFINS realizados com sucesso, a montagem da CHAVENFE e o envio da nota à SEFAZ;
- 3: trata-se à pesquisa do resultado do envio da nota à SEFAZ, isto é, se a nota foi aprovada, cancelada, rejeitada ou denegada;
- 4: refere-se ao resultado da consulta obtido com sucesso ou o fim do processamento devido à alguma adversidade.
Parâmetros que influenciam nessa rotina
Pront. Ent. WMW recalcula fianceiro e icms? - PRONTENTWMWRFI: quando estiver ligado, irá refazer o ICMS do item e recalculará o financeiro da nota e, quando estiver desligado e o cliente for WMW, não será refeito o ICMS do item e nem recalculado o financeiro da nota.
Aprova antes de cancelar Pronta Entrega NFe W - APRPCANPRENTSKW: quando ligado, caso a nota já esteja numerada, será primeiramente realizada a aprovação desta nota e logo em seguida, o seu cancelamento. Se desligado, a nota que já estiver numerada, mas antes de sua aprovação for solicitado seu cancelamento, o sistema irá fazer uma requisição de inutilização da numeração e só depois excluir a nota.
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