Módulo: Configurações > Cadastros
Nesta rotina é possível cadastrar os dados fundamentais de cada uma de suas empresas. Elas serão unidades que centralizarão a análise dos resultados, sejam de compras e vendas, receitas e despesas, entre outras. A maior parte dos campos no cadastro de empresas são informativos e visam apoiar a confecção de relatórios personalizados. Alguns deles são parâmetros utilizados na impressão dos livros fiscais e em relatórios contábeis.
Para conhecer as funcionalidades desta tela, acesse os links abaixo:
Funcionalidades da tela |
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Aba Geral | Aba Endereço |
Aba Naturezas | Aba Validações |
Aba Local Retirada | Botão Impostos |
Botão Edição Múltipla |
No Painel Principal, informe o "Cód. Empresa", ou seja, esta numeração será responsável por identificá-la em todas as rotinas em que ela estiver envolvida.
No campo "Nome Fantasia" descreva o nome comercial (marca) da empresa.
Aba Geral
Esta aba é responsável por agrupar os dados que identificam cada empresa, reunindo assim as especificidades cadastrais de cada uma.
Efetue a marcação "Cooperativa" para definir que a empresa que está sendo cadastrada, faz parte de uma cooperativa.
No campo "Razão Social" aponte o nome registrado junto à Receita Federal e Estadual, informação que consta no contrato social da empresa.
O campo "Razão Abreviada" será preenchido com a abreviatura da razão social da empresa, informação que será utilizada em várias rotinas e funcionalidades do sistema.
Quando a referida empresa se tratar de uma filial, o código da empresa matriz deverá ser informado no campo "Empresa Matriz".
Por meio do campo "Razão Social Completa" informe de forma integral a razão social da Empresa.
Caso a empresa seja limitada, ou seja, tenha sócios, informe a quantidade de sócios através do campo "Número de Proprietários".
Através do campo "Usar como Razão Social o campo" indique qual razão social será utilizada em Processos Fiscais (NF-e, EFD ICMS/IPI, EFD - Contribuições) e Processos Contábeis (ECD, ECF).
O nome do principal responsável, ou seja, que tem a maior parte de cotas de participação na empresa deve ser indicado no campo "Principal Titular".
O campo "CNPJ/CPF" será modificado de acordo com o tipo da Empresa; se Pessoa Física será CPF (11 dígitos); se Pessoa Jurídica será CNPJ (14 dígitos).
Nota: no momento de inserção do número do CNPJ/CPF no campo, este se apresenta sem a máscara até que seja informada a quantidade exata de dígitos de CPF ou CNPJ. Em caso de edição, a máscara é retirada e somente apresentada outra vez quando o foco do campo for retirado e existir uma quantidade de dígitos válida para CPF ou CNPJ.
Indique por meio do campo "Inscrição Estadual" o número da inscrição na junta estadual pertinente a empresa.
Observação: se esse campo não estiver preenchido e o CPF/CNPJ estiver cadastrado em mais de uma empresa, ao realizar a importação de um XML por meio Portal, o sistema emitirá uma mensagem o informando que há mais de uma empresa cadastrada com estas informações e que não foi possível realizar a definição da empresa.
As empresas prestadoras de serviço têm um cadastro municipal para efeito de recolhimento de ISS, deve-se indicar o número do referido cadastro no campo "Inscrição Municipal".
O campo "Código Nacional Localidade" será preenchido com o código de identificação da localidade. Para se efetuar a busca acesse o link Consulta do Código Nacional de Localidade.
Utilize o campo "Cód. Parceiro" para indicar o código do parceiro para vinculá-lo à empresa.
Nota: para utilização de NFS-e se faz necessária a seguinte configuração:
Preencha o campo "CPF do Responsável" com o CPF da pessoa responsável pelo envio da NFS-e da empresa. O preenchimento deste campo varia de acordo com a legislação de cada cidade, como por exemplo a Prefeitura da Cidade de Aparecida, que exige o e-CPF (CPF digital). Já a Prefeitura da Cidade de Belo Horizonte exige o e-CNPJ (CNPJ digital) como as SEFAZ Estaduais.
A marcação "Gera duplicata do Livro para a Empresa do Parceiro" estará disponível quando o parâmetro "Duplicando Livros Fiscais - DUPLICALIVRO" estiver habilitado. Uma vez acessível, permitirá que os registros fiscais desta empresa sejam duplicados para Empresa do Parceiro.
No campo "Quantidade de usuários logados simultaneamente", realize a limitação do número de conexões "por empresa" no Sankhya Om. Depois de configurado este campo, sendo feita a tentativa de acesso ao sistema com um número de usuários superior ao aqui estipulado, será apresentada a seguinte mensagem:
"Número máximo de acessos simultâneos atingido (Somente "x" são permitidos)".
Além disso, neste campo não deve-se informar valores negativos. Caso ocorra, será apresentada a seguinte mensagem:
"Valor da Quantidade de usuários logados simultaneamente não pode ser negativo".
Com a marcação "Produtor Rural" realizada, será possível buscar no Cadastro de Empresas os dados que estejam sujeitos à entrega do LCDPR, ao utilizar a tela Geração do Arquivo LCDPR.
Aba Endereço
Nesta aba são cadastradas as informações referentes à localização da Empresa.
Informe no campo "Endereço" o endereço ao qual localiza-se a Empresa.
Nota: caso não exista o endereço previamente cadastrado no sistema, pode-se incluí-lo ao clicar na lupa de pesquisa, onde tem-se o botão "Ir para cadastro". Clicando neste botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro do Endereço.
O campo "Número" é destinado à numeração do endereço da Empresa.
Caso exista, pode-se adicionar um "Complemento" do endereço (apartamento, bloco, entre outros).
Informe o "Bairro" da Empresa. Caso não exista o bairro previamente cadastrado no sistema, pode-se incluí-lo da mesma forma que o Endereço.
De forma similar à informação anterior, no campo "Cód. Cidade" indique a cidade da Empresa. Caso não exista a cidade previamente cadastrada no sistema, pode-se incluí-la ao clicar na lupa de Pesquisa, onde tem-se o botão "Ir para cadastro". Clicando-se neste botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro da Cidade.
O "CEP" (Código de Endereçamento Postal) é o local destinado ao registro do CEP da Empresa. Neste campo, pode-se acionar o ícone representado pela lupa onde será aberto o pop-up "Consulta de CEP" sendo possível além de consultar, cadastrar um novo CEP.
Selecione o CEP escolhido, clique no botão "Usar CEP selecionado", com isso, os campos Endereço, Cidade e Bairro serão preenchidos automaticamente com os registros referentes ao CEP informado.
O ícone dos Correios localizado à frente do campo CEP funciona da seguinte forma:
- Se o CEP estiver vazio, será executada uma pesquisa no site dos Correios com base nos dados de endereço/cidade presentes na tela;
- Se o CEP estiver preenchido, será executada uma pesquisa do CEP no site do Correios;
- Se o CEP estiver vazio e os dados de endereço e/ou cidade também estiverem vazios, será aberta a tela de consultas no site dos Correios.
Importante: o parâmetro "Tipo de consulta automática do CEP - TIPOCONSULTACEP" permite configurar qual será o tipo de consulta realizada quando o usuário preencher o campo CEP. Tem-se as seguintes opções:
- Não Usa: optando por esta opção, as funcionalidades abaixo não serão aplicadas.
- Usa banco de dados local: através desta opção, primeiramente será verificado se o CEP informado está configurado no sistema. Se estiver cadastrado, as informações pertinentes ao mesmo serão carregadas; caso não esteja tem-se a busca das informações no site dos correios. Sendo que, se as informações contidas no sistema estiverem desatualizadas ao utilizar esta opção, as mesmas não serão atualizadas.
- Usa informações dos correios: ao selecionar esta opção, ocorrerá sempre a busca das informações no site dos correios para o CEP indicado. Além disso, se o CEP informado não possuir informações no sistema os dados retornados pelos correios serão inseridos automaticamente no seu registro; possuindo informações ocorrerá a verificação e atualização dos dados antigos.
Ainda sobre o parâmetro TIPOCONSULTACEP, a busca das informações se iniciará nos Correios, se o mesmo estiver fora do ar tem-se a busca na República Virtual, estando ela indisponível ocorrerá a busca na ViaCep.
Informeo "Telefone", o "Fax", o "Telex" e o "Email" destinados para contactar o Parceiro mais facilmente.
Nota: se a empresa utilizar "Impressora Fiscal", os campos CEP, Telefone e Fax nesta aba devem estar obrigatoriamente preenchidos.
Pode-se inserir as informações no campo "Latitude" e "Longitude" ao cadastrar uma chave da api do Google Maps no parâmetro "Chave para mapas do sistema - CHAVEGOOGLEMAP".
No campo "Home Page" aponte o site que a empresa possui; acionando a seta localizada ao final do campo, tem-se o direcionamento imediato ao endereço aqui informado.
Aba Naturezas
Por meio do campo "Cód. Município" informe o código do município que é fornecido pelo IBGE. Para efetuar a consulta clique no link Consulta por Município
No campo "Natureza Estabelecimento" aponte o código da natureza concedido pela Prefeitura, para geração do Rais-Caged-Sefip.
Deve-se indicar no campo "Natureza Jurídica" o código pertinente à natureza jurídica da empresa, disponibilizado pela Receita Federal do Brasil. Para mais informações acesse o link Tabela de Natureza Jurídica e Qualificação do Representante da Entidade.
Utilize o campo "Ramo de Atividade" para definir o tipo de atividade da empresa (comercial, industrial, entre outros).
Indica-se no campo "Atividade Econômica" o código conforme tabela distribuída para fins de IRRF.
O número do registro da empresa na Junta Comercial será descrito por meio do campo "Reg. Junta Comercial (NIRE)".
A data em que foi registrada a empresa na Junta Comercial será indicada no campo "Data Registro na Junta (NIRE)".
Observação: estes dois últimos campos poderão ser utilizados na capa para a geração de Relatórios Contábeis. Para maiores informações acesse a documentação Demonstrativos Contábeis.
Informe através do campo "Data Conversão (Sociedade Simples p/ Empresária)" a data de conversão de Sociedade Simples para Sociedade Empresária. Esta configuração é necessária para geração do arquivo ECD - SPED Contábil.
A marcação "Optante pelo SIMPLES" tem a funcionalidade de informar se a empresa é ou não optante pela forma simplificada de apuração do imposto. A sua marcação não influenciará no cálculo de ICMS e IPI.
Quando a marcação "Tem convênio Simples Nacional no Estado" for habilitada, indicará ao sistema que a Empresa possui Simples Nacional no estado. Além disso, ao ligar essa marcação, o cson também será gerado.
O campo "Cód. Regime Tribut." tem a funcionalidade de informar o código do regime tributário, são apresentadas três opções:
- Simples Nacional;
- Simples Nacional - Sublimite;
- Regime Normal.
Se empresa é optante pelo SIMPLES deverá utilizar uma das duas primeiras opções, caso contrário deverá utilizar a terceira.
A 2ª opção é utilizada em casos em que o contribuinte optante pelo Simples Nacional tenha ultrapassado o sub-limite de receita bruta fixado pelo estado/DF e estiver impedido de recolher o ICMS/ISS por esse regime, (conforme arts. 19 e 20 da LC 123/2006).
O Tipo de Partilha/Anexo do Simples Nacional da Empresa será indicada por meio do campo "Tipo de Partilha/Anexo SN",serão exibidas as opções listadas abaixo:
- Anexo I – Comércio;
- Anexo II – Indústria;
- Anexo III – Rec. de Locação de bens/móveis e prest. de serv. não relac. no § 5°-C do art. 18 da Lei;
- Anexo IV – Rec. decorrentes da prest. de serv. relacionados no § 5°-C do art. 18 da Lei;
- Anexo V - Rec. decorrentes da prest. de serv. relacionados no § 5°-I do art. 18 da Lei.
Nota: na rotina de Partilha/Anexo do Simples Nacional é que são cadastrados os tipos de partilha.
O Parâmetro "Descrição do INFDESBH para DESBH - INFDESBH" quando ativado, habilita os campos "Série NF DES-BH" e "Modelo Nota Fiscal". Observe abaixo sobre seu preenchimento:
- Série NF DES-BH: A série de uma nota fiscal visa facilitar o controle das operações fiscais de entrada ou saída realizadas pela empresa; a série correspondente à DES-BH deve ser informada neste campo.
- Modelo Nota Fiscal: Informa-se neste campo o modelo da nota fiscal correspondente à DES-BH (Declaração Eletrônica de Serviços - Belo Horizonte). Vale informar que é através deste documento que o declarante irá escriturar e transmitir à Prefeitura todas as informações previstas na legislação.
Observação: empresas situadas na cidade de Belo Horizonte que possuem a obrigação de envio do arquivo DES-BH, devem realizar o preenchimento dos campos Série NF DES-BH e Modelo Nota Fiscal; este documento tem por objetivo listar e repassar as informações pertinentes ao ISS para a prefeitura. A tabela que servirá de base para o preenchimento destes campos, pode ser obtida através do link SPED Tabelas, bem como o "Manual de Integração" fornecido pela Prefeitura de Belo Horizonte, disponível no link DES-BH - Documentação.
Os campos correspondentes à estas informações (DES-BH), são disponibilizados no Cabeçalho das Notas nas Centrais de Compras e Vendas, sendo que, no lançamento de Pedidos, Notas, Devoluções de Compra ou Movimentação Financeira (despesas), o sistema se utiliza dos dados incluídos no Cadastro de Parceiros, aba Fiscal, seção DES-BH. Já na inclusão de Pedidos, Notas, Devoluções de Venda ou Movimentação Financeira (receitas), tem-se como base as informações inseridas nesta seção (Cadastro de Empresas, aba Naturezas).
Informa-se no campo "RNTRC" a inscrição do transportador no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga. O preenchimento do referido campo poderá ser igual a "00000000" devido ao emitente do MDF-e não ser obrigado a possuir um RNTRC junto à ANTT.
No campo "COTM - CERTIFICADO DO OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL", informe o registro do OTM- Operador de Transporte Multimodal, que se refere a pessoa jurídica responsável pela realização dos serviços de transporte, durante o trajeto da mercadoria.
Os campos "Número do Registro Estadual" e "Termo de Autorização de Fretamento - TAF" deverão ser preenchidos na ocasião de emissão de um CT-e com o modal rodoviário para o transporte de pessoas. Assim, quando ambos forem configurados, o sistema irá validar se a operação é interna ou interestadual, de forma que:
- Se a UF de início for a mesma da UF de fim, o sistema irá gerar apenas a tag <NroRegEstadual>;
- Mas caso a UF de início diferir da UF de fim, apenas a tag <TAF> será gerada.
Aba Validações
Possuindo o opcional "Central de Certificação", esta aba será habilitada. Se associam aqui as regras que já foram criadas na referida central, na medida em que forem validadas. Para mais informações acesse o link Central de Certificações.
Aba Local Retirada
Por meio dessa aba, realize a inserção dos Parceiros que serão utilizados para a informação do local de retirada no campo "Cód. Parceiro Retirada".
Após informar os Parceiros para retirada é possível deixá-los ativos ou inativos através da marcação "Ativo", visto que, é importante que aqueles que serão utilizados na Central de Vendas estejam com essa marcação habilitada.
Dessa forma, ao informar um mais ou parceiros nessa aba, será possível selecionar um deles para inserir no campo "Cód. Parceiro Retirada" no cabeçalho da nota de venda para que assim, a tag <retirada> do xml seja preenchida com o endereço do parceiro informado.
Botão Impostos
Localizado no topo da tela, o botão "Impostos" permite a escolha de impostos não convencionais e que devem ser calculados para a Empresa, sendo que os mesmos deverão encontrar-se pré-cadastrados na rotina de Cadastros de Impostos.
Botão Edição Múltipla
O botão "Edição Múltipla" permite a edição simultânea de vários registros a partir do modo grade. Ou seja, ao selecionar um conjunto de registros e clicar no botão, será possível editar os campos correspondentes de todos os registros de uma só vez.
Por exemplo, com as empresas em modo grade na tela Cadastro de Empresas selecione-as e em seguida clique no botão Edição Múltipla, assim os campos poderão ser editados simultaneamente para todas as selecionadas.
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