MENSAGEM:
[CORE_E00418] O pedido já está pago e não pode ser alterado.
SITUAÇÃO:
Ao tentar alterar a data de vencimento de um título não baixado a mensagem é apresentada.
CAUSA:
Quando o item que está sendo alterado e/ou excluído já foi faturado, ou seja, já existe uma nota destino para esse item/lançamento.
SOLUÇÃO:
Quando o item que está sendo alterado e/ou excluído já foi faturado, ou seja, já existe uma nota destino para esse item/lançamento.
Um possível processo seria:
Abra a nota/pedido no portal de vendas (Caminho de acesso à tela: Comercial » Consulta » Portal de Vendas)
Clique em 'Outras Opções' > 'Documentos Relacionados' ou Ver acompanhamentos
Na grade inferior, dê um duplo clique no 'Documento de Destino' para visualizar este lançamento.
Detectado esse lançamento, será necessário analisá-lo para entender qual será a tratativa mais viável. Essa tratativa precisa ser bem alinhada internamente, para não impactar negativamente o processo da empresa.
Seguem os procedimentos viáveis:
- Nota destino não confirmada ou NF-e de 'Terceiros': exclua o lançamento e assim poderá ajustar o documento de origem.
- Nota fiscal eletrônica dentro do prazo de cancelamento: proceda o cancelamento dela e o documento origem poderá ser alterado.
Por fim, para desligar a nota do seu pedido de venda, acesse a Central de Vendas (Caminho de acesso à tela: Comercial » Rotinas » Central de Vendas), clique em Outras Opções e depois escolha: 'Desligar a Nota dos Pedidos':
Quando os itens estão relacionados a uma outra transação, esta opção retira essa ligação. Assim, caso seja realizado o faturamento de um Pedido de Venda, a Nota que será gerada possuirá ligação de seus itens com os itens do Pedido; por meio da opção Desligar a Nota dos Pedidos pode-se desvincular a Nota desse Pedido.
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