MENSAGEM:
[CORE_E02462]: Preferências de importação NF-e para CT-e não encontrada. Configure as preferências para que possa realizar importação.
CAUSA:
Ocorre quando as preferências de importação NF-e para CT-e não foram devidamente definidas.
SOLUÇÃO:
Primeiro configure as Preferências para importação de NF-e p/ CT-e.
Uma vez determinadas as preferências para importação, ao acionar a opção "Importação de NF-e p/ CT-e" será aberto o seguinte pop-up:
O processo de importação dos dados da NF-e para lançar um CT-e tem a finalidade de agilizar a operação de lançamento do CT-e da transportadora. Deste modo, é possível que grande parte dos dados do CT-e e das notas transportadas sejam inseridos e em seguida transmitidos à SEFAZ. Através da opção "Importação de NF-e p/ CT-e", tem-se o ponto de partida para este procedimento.
Inicialmente, por meio do campo "Dados da NF-e", determina-se como se dará a importação. Pode-se definir dentre três opções:
- Importar XML da NF-e: esta opção é utilizada para importar os dados da NF-e através de um arquivo XML. Por esta alternativa, será possível importar um arquivo na extensão "XML" ou ainda no formato ".ZIP", sendo este último, contendo vários arquivos. Ao selecionar o(s) arquivo(s) XML é feita uma validação do CNPJ/CPF do emitente, destinatário e transportadora da NF-e. No sistema, o "Emitente" e o "Destinatário" precisam estar cadastrados como Parceiros, enquanto que a "Transportadora" da mercadoria correspondente à nota, precisa estar cadastrada como Empresa.
- Buscar nota do sistema: esta indicará a utilização desta opção, quando a Empresa emitente da NF-e e a Empresa Transportadora emitente do CT-e estão na mesma base de dados. Definindo a forma de importação por esta opção, será aberto o pop-up "Busca Nota Fiscal no Sistema" para que seja feita a pesquisa de qual nota deseja-se importar para lançar o CT-e. A nota desejada pode ser importada clicando-se duas vezes sobre ela; assim que esta for selecionada, as mesmas validações existentes na importação do XML vão acontecer, exceto as ligadas à validações específicas do arquivo XML. Somente notas fiscais de modelo 1, 4 1B ou 55 confirmadas podem ser utilizadas para lançar o CT-e. uma vez selecionando-se a nota desejada, esta será inserida com as devidas informações.
- Consultar nota na SEFAZ: esta opção pode ser empregada em casos que a Empresa transportadora está de posse da chave de acesso da NF-e a ser transportada. Ao utilizar esta opção, será necessário digitar o CAPTCHA (caracteres correspondentes à imagem exibida no lado superior direito do pop-up "Importação de NF-e p/ CT-e") e em seguida bipar, colar ou digitar a chave de acesso da nota. A partir disso, será feita uma consulta da nota no portal da NF-e, assim como é feito através do endereço:
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa&tipoConteudo=XbSeqxE8pl8=
Pré-condição para uso da opção "Importação de NF-e p/ CT-e", tem-se por meio da opção "Preferências para importação de NF-e p/ CT-e" as configurações necessárias para perfeita execução de tal importação. Ao acionar a referida opção, será aberto o seguinte pop-up:
OBSERVAÇÃO:
Para mais informações sobre as abas presentes no pop-up, acesse o manual do portal de vendas.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.