Este é o passo a passo para credenciar uma conta do Itaú no Boleto Rápido.
Caso as credenciais ainda não tenham sido geradas, acesse o link Como obter credenciais - API Itaú para obter as instruções de geração de credenciais de acesso.
Configurações iniciais
Na tela Contas, escolha a conta Itaú que será usada para emissão de boleto via API (Boleto Rápido), em seguida, na aba Boleto(s)/Duplicatas habilite a marcação "Boleto Rápido" e selecione o serviço "API do Banco". Clique no botão "Configurar Credenciais" e será aberto um pop-up com uma jornada de credenciamento.
O cadastro da conta deverá respeitar as regras de inserção de informações:
- Agência: sem dígito;
- Conta: com dígito.
Modalidade do serviço
Para escolher a Modalidade do serviço, selecione o "Boleto simples" ou o "Boleto híbrido", que é o boleto tradicional, acrescido de um QRCode para pagamento por PIX.
Importante: para aderir ao Boleto híbrido é preciso preparar o seu atual modelo de boleto para receber o QR Code.
Em seguida, clique em "Avançar" para aceitar os termos e condições de uso do Boleto Rápido.
É muito importante ler os termos e condições de uso, disponíveis no link do pop-up, para ciência dos custos e obrigações legais ao habilitar a funcionalidade. Após a leitura, é obrigatório confirmar que está de acordo com as informações apresentadas. Esta é a assinatura oficial da contratação do serviço Boleto Rápido.
Configuração de cobrança
Defina as regras de permanência do boleto após o vencimento, negativação ou protesto e insira as configurações de juros e multa.
Configurar ações após o vencimento do título:
- No campo "Instrução de protesto", pode-se indicar se o título deve ou não ser protestado. Caso configure a opção "Protestar", no campo "Dias para protesto", informe a quantidade de dias depois do vencimento do boleto para o protesto automático. No campo "Contabilizar dia útil ou dias corridos", escolha entre a contabilização para dias úteis ou dias corridos.
- No campo "Instrução de negativação", configure se o título deve ou não ser negativado. Se selecionada a opção "Negativar", do campo "Dias para negativação", informe a quantidade de dias corridos depois do vencimento do boleto para a negativação automática.
Nota: o campo Dias para protesto deve receber valores entre 1 e 99 dias. O campo Dias para negativação deve receber valores entre 2 e 99 dias.
Nota: para as contas do Banco Itaú não é possível negativar e protestar o título ao mesmo tempo.
Observação: atualmente não há retorno via API dos boletos que foram negativados ou protestados. Para acompanhar a execução, acesse o Bankline Itaú.
Configurar juros:
- Dispensar: ao selecionar essa opção não será atribuído juros no boleto.
- Definir um percentual diário (em porcentagem): com essa opção configurada, será enviado no registro do boleto um percentual a ser cobrado por dia de atraso para cobrança de juros.
- Definir um percentual mensal (em porcentagem): por meio dessa opção, será enviado no registro do boleto um percentual mensal a ser cobrado por dia de atraso para cobrança de juros.
- Definir um percentual anual (em porcentagem): com essa opção indicada, será enviado no registro do boleto um percentual anual a ser cobrado por dia de atraso para cobrança de juros.
- Definir um valor (R$) fixo por dia de atraso: ao informar essa opção, no registro do boleto será considerado um valor fixo (em reais) diário por dia de atraso para a cobrança de juros.
Com a opção Definir uma taxa mensal (em porcentagem) selecione, o campo "Valor percentual" será habilitado. Nele, informe o valor ou o percentual de juros. Por exemplo, caso seja informado 1%, será cobrado uma taxa de juros de 1% ao mês em relação ao valor do título.
Com a opção Definir um valor (R$) fixo por dia definida, o campo "Valor em reais" será habilitado. Nele, informe o valor em reais que será cobrado por dia. Por exemplo, caso seja informado R$1,00, será cobrado uma taxa de juros de um real por dia, independente do valor do título.
Defina no campo "Data dos Juros" a partir de qual data será cobrado, através das seguintes alternativas:
- Usar data de vencimento: por meio desta, será considerada a data de vencimento para cobrança de multa.
- Configurar quantidade de dias: com essa opção, será possível configurar uma quantidade de dias considerando a data de vencimento como base. Por exemplo, caso seja informado 5 dias no campo, será usada a data de Vencimento + 5, ou seja, os juros serão cobrada 5 dias a partir da data do vencimento.
Configurar multa:
Configure também os "Tipos de Multa", conforme as alternativas a seguir:
- Dispensar a cobrança de multa: ao selecionar essa opção não será atribuído multa no boleto.
- Definir um percentual em relação ao valor do título: nessa opção, ao registrar o boleto será definido uma porcentagem de multa sobre o valor do título.
- Definir um valor (R$) fixo: indicando essa opção, será definido um valor fixo para cobrança de multa.
Com a opção Definir uma taxa mensal (em porcentagem) selecionada, o campo Valor percentual será habilitado. Nele, informe o valor ou o percentual de juros. Por exemplo, caso seja informado 10%, será cobrado um valor relativo a 10% do valor do título como taxa de multa.
Com a opção Definir um valor (R$) fixo por dia definida, o campo Valor em reais será habilitado. Nele, informe o valor em reais que será cobrado por dia. Por exemplo, caso seja informado R$10,00, será cobrado uma taxa de multa de dez reais, independente do valor do título.
Defina no campo "Data da Multa" a partir de qual data será cobrada a multa, dentre as seguintes alternativas:
- Usar data de vencimento: ao selecionar essa opção, será considerada a data de vencimento para cobrança de multa.
- Configurar quantidade de dias: com essa opção, será possível configurar uma quantidade de dias considerando a data de vencimento como base para cobrança de multa. Por exemplo, caso seja informado 5 dias no campo, será usada a data de Vencimento + 5, ou seja, a multa será cobrada 5 dias a partir da data do vencimento.
Se for selecionada a opção Configurar quantidade de dias, o campo "Dias para multa", deverá ser preenchido com um valor maior que zero e que não seja negativo.
Observação: é obrigatório preenchimento de todos os campos que forem habilitados.
Nota: os campos "Dias para juros" e "Dias para multa" devem ser preenchidos com um valor maior que zero e que não seja negativo.
Nota: a instrução de juros e multa deverá resultar numa cobrança de juros e multa maior que R$ 0,01 ao dia. Ou seja, valores onde o cálculo de juros e multa resultam em um valor menor que R$ 0,01 são barrados pela API do Itaú e o boleto não é registrado.
Ao concluir o credenciamento, os tópicos configurados corretamente serão marcados como finalizados, permitindo o avanço para a próxima etapa.
Credenciamento de Conta
Forneça os dados da conta, como convênio, carteira e modalidade, além das credenciais geradas no portal Developers da instituição bancária correspondente.
No campo "Carteira" informe o número da carteira da conta.
No campo "CPF/CNPJ" informe o número do CNPJ matriz da conta.
Após ter feito o processo de obtenção de credenciais pelo Bankline Itaú, clique em "Sincronizar credenciais" para habilitar o serviço. Com as credenciais sincronizadas, clique em "Habilitar" para concluir a configuração e validação dos dados informados. Caso seja concluída com sucesso, o sistema exibirá uma mensagem confirmando a conclusão.
Caso seja encontrado algum dado incorreto, será apresentada a mensagem:
"As credenciais inseridas apresentaram erro no teste de integração. Por favor, tente novamente."
Nesse caso, reveja as informações inseridas e realize uma nova tentativa.
Observação: para ativar o Boleto Rápido Itaú é necessário ter uma chave PIX cadastrada na conta e habilitá-la para o parceiro Sankhya Jiva Gestão de Negócios. O processo é válido tanto para a modalidade Simples, quanto para a Híbrida.
Configurações de ações automáticas
Na aba Boleto(s)/Duplicatas, na seção "Ações automáticas ao receber o retorno", com o serviço API do Banco selecionado, poderão ser realizadas as seguintes configurações abaixo:
Baixa Automática
Defina a "Baixa automática" conforme as alternativas:
- Não realizar;
- Realizar na data de pagamento;
- Realizar na data do crédito em conta.
Caso a opção seja diferente de Não realizar, a baixa automática será feita via API.
Pode-se verificar se o boleto foi baixado e conciliado automaticamente por meio dos campos:
- Histórico: localizado na aba Lançamento da tela Movimentação Financeira para versões menores que 4.23;
- Baixa por API: deverá ser ativado por meio da opção de configurações de formulário para versões 4.24 ou maiores.
Quando um boleto for baixado automaticamente, o campo receberá a seguinte descrição:
"Baixado automaticamente pela API do Banco."
Caso falte alguma configuração que impeça a API de realizar a baixa automática, aparecerá no histórico do título na Movimentação Financeira:
"Não foi possível realizar a baixa automática. Verifique triggers e processos de baixa."
Já o campo "Baixa por API" trará o tipo de erro que impediu a realização da baixa.
Lançamento Baixa Boleto
O campo "Lançamento baixa boleto" refere-se ao tipo de lançamento bancário. Se esse campo estiver vazio na tela Conta, o código de lançamento bancário a ser utilizado será aquele especificado no campo "Lançamento bancário receitas", na aba Propriedades, das Preferências da Empresa.
TOP Baixa Boleto
No campo "TOP Baixa boleto" informe uma TOP de lançamento ao título. Lembre-se que, esse campo deve ser preenchido para que a baixa automática seja efetuada.
Conciliação Automática
O campo "Conciliação automática" pode ser configurado apenas quando o campo Baixa Automática não estiver com a opção "Não realizar" selecionada. Nele, defina a forma da Conciliação Automática, conforme as opções:
- Não realizar;
- Realizar na data de pagamento;
- Realizar na data do crédito em conta.
Nota: a baixa e conciliação automáticas para contas do Banco Itaú só devem seguir a opção Realizar na data do crédito em conta caso o prazo de recebimento seja 0 ou 1 dia, visto que o banco não retorna via API a data de crédito em conta.
Aba Impressão
Por meio do campo "Modelo Cobrança" busque e selecione o modelo de boleto cadastrado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boletos.
Informe a "Impressora" que será utilizada para impressão do boleto.
Determine o "Tipo Impressora" para emissão do documento.
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