Trataremos aqui dos componentes da tela Movimentação Financeira; seus campos com seus respectivos preenchimentos, seus botões e as situações que estes podem e/ou devem ser acionados.
Filtros Iniciais | Aba Lançamento | |
Aba Cobrança | Aba Geral | |
Aba GNRE | Botões da tela | |
Parâmetros da Movimentação Financeira |
Subdividimos a documentação da tela Movimentação Financeira em outros três tópicos, de modo a facilitar a busca direcionada e localização mais precisa das informações. São eles:
Movimentação Financeira - Conceitos
Movimentação Financeira - Baixa
Movimentação Financeira - Botão Outras Opções
Filtros Iniciais
No alto do lado esquerdo da tela, temos inicialmente 6 (seis) marcações:
- Receitas;
- Despesas;
- Real;
- Provisão;
- Pendentes;
- Baixados.
Estas marcações trabalham em pares, ou seja, sempre será necessário assinalar Receitas e/ou Despesas, Real e/ou Provisão, Pendentes e/ou Baixados.
Realizadas as marcações desejadas, você poderá detalhar ainda mais a busca pelos títulos, filtrando pela Data de Vencimento, Data da Negociação, Data da Baixa, Data da Entrada e Saída, Número da Nota, Número Único (da nota), Número Único do Pedido*, Parceiro com o qual a operação foi realizada ou pelo Histórico.
Você ainda poderá filtrar pelas "Empresas", "Naturezas", "Centro de Resultado", "Contas Bancárias", "Bancos" e/ou "Projetos", informando um ou 'N' registros da entidade que está utilizando.
Nota: Na busca dos títulos utilizando a Data de Vencimento, é possível configurar no parâmetro "Qtd máxima dias na Movimentação financeira - MAXDIASMOVFIN" o número máximo de dias que a pesquisa irá retornar.
*O parâmetro "Utiliza número do pedido no financeiro? - UTILIZAPEDFIN" quando ativo, habilita na barra de filtros fixos o campo "Nro Único do Pedido", o qual tem como funcionalidade filtrar todos os títulos financeiros relacionados ao número único do pedido informado. Além disso, disponibiliza no botão "Outras Opções" a opção de "Agrupar por parceiro/vencimento", que terá a função de agrupar os títulos financeiros filtrados pelo parceiro e por sua data de vencimento, para que seja possível gerar a renegociação dos títulos por número único do pedido. Por exemplo, tendo-se 6 títulos com 3 vencimentos distintos serão geradas 3 renegociações, onde cada renegociação terá 2 títulos como base.
Para utilização das funcionalidades fornecidas pelo parâmetro Utiliza número do pedido no financeiro? - UTILIZAPEDFIN, o Tipo de Operação - TOP utilizado no lançamento do pedido de venda deverá estar com o campo "Uso da Separação" definido com a opção Serviço e no campo "Tipo Operação Separação" deve-se ter uma TOP de Serviço informada (ambos os campos localizados na aba Geral). O pedido lançado deverá conter um produto e um serviço; após o faturamento deste pedido, ocorrerá a separação dos financeiros gerando assim duas notas de venda para um único parceiro com o mesmo vencimento, ou seja, um financeiro para o produto e outro para o serviço; essas notas deverão ser confirmadas possibilitando assim seu agrupamento através da opção Agrupar por parceiro/vencimento.
Observação: Caso você esteja utilizando a tela com o seu Usuário e não configure nenhum filtro no Painel de Filtros, o sistema buscará as configurações de filtro do usuário SUP. No entanto, quando você limpar ou modificar o registro de um filtro, o sistema deixará de buscar as configurações do usuário SUP.
Informados os campos de acordo com a sua necessidade, clica-se no botão "Aplicar Filtro" para que o resultado das configurações seja exibido na tela. Dependendo do caso, utilizar a tela em modo grade pode facilitar a localização dos registros.
Além da utilização dos filtros fixos na tela descritos acima, pode-se através do botão realizar a formulação de filtros específicos para exibição mais ágil dos títulos desejados.
Quando o parâmetro "Ordenar filtros por ordem alfabética? - ORDENAFILTROS" estiver ativado, os filtros personalizados que forem criados, terão seus nomes apresentados para escolha, em ordem alfabética.
Observação: O parâmetro "Modo grade configurável na pesquisa? - CONFMODGRDPESQ", que por padrão é apresentado desativado, quando ligado, será possível realizar a configuração de ordenação das colunas nos pop-up's de pesquisa disponíveis no sistema, ou seja, pode-se ordenar as colunas da forma desejada, porém a primeira coluna, será a coluna referente ao campo utilizado como pesquisa.
Importante: O botão "Duplicar" na Movimentação Financeira ignora o controle de acessos; o que irá determinar se você poderá ou não duplicar um título é o parâmetro "Permite Duplicar Financeiro? - PERDUPLFIN"; se o mesmo estiver ligado, ele poderá duplicar, se desligado, não será permitido.
No Painel Principal da tela, ao lado do campo "Nro Nota", é possível visualizar o botão "Ir para a Central de Notas"; ao acioná-lo, você será redirecionado para o registro da referida nota, caso esta possua origem financeira.
Aba Lançamento
Esta aba é composta pelos campos de preenchimento obrigatório na realização do lançamento de um título na Movimentação Financeira; todos os campos assinalados com um asterisco (*) são de indispensável preenchimento.
As informações de preenchimento obrigatório são:
No campo "Receita/Despesa" determina se o título em questão corresponde a uma receita (atualiza contas a receber) ou uma despesa (atualiza contas a pagar).
Na "Dt. Negociação" registra-se a data em que a despesa/receita foi negociada.
O campo "Dt. Vencimento" deve receber a data de vencimento do título em questão.
Já o campo "PIX Copia e Cola" será preenchido automaticamente quando o PIX fornecido pelo banco do cliente estiver presente no arquivo de retorno.
Nota: A informação do campo acima é preenchida a partir do Processamento do Arquivo de Retorno, quando a marcação "Gravar QR Code Pix" do pop-up Configurações de Ocorrência de Retorno, estiver selecionada.
Informe no campo "Parceiro", o Fornecedor ou Cliente do título, de despesa ou receita, respectivamente. Seu cadastro é previamente realizado na tela Cadastros de Parceiros.
Tem-se no campo "Empresa", a empresa responsável pela negociação com o parceiro, seja este fornecedor ou cliente. As empresas são previamente incluídas no sistema por meio da tela Cadastros de Empresas e ativadas para uso através das Preferências da Empresa.
Em "Nro da Nota" informe a numeração da nota fiscal ou número do documento. Nos lançamentos com origem nas Centrais fica registrado aqui o número da nota fiscal e este não poderá ser alterado.
O "Vlr do Desdobramento" é o valor do título, sendo que cada desdobramento corresponde a um título.
Observação: Não é permitida a alteração do Vlr. do Desdobramento quando o boleto for emitido por uma conta bancária configurada com API do Banco (campo "Selecione o serviço", localizado na aba Boleto(s)/Duplicatas da tela Contas). Caso necessário renegocie o título. {disponível na versão ≥ 4.12}
Os campos "Vlr Juros" e "Vlr Multa" serão alimentados automaticamente com os valores correspondentes aos juros e multas oriundos da Receita Federal, ao gerar uma guia de GNRE a partir de um dia após a emissão da nota fiscal e Consultar Status GNRE por meio da tela Geração de Lote GNRE. {disponível na versão ≥ 4.13}
Indique o "Banco" no qual serão efetuadas as operações de pagamento ou recebimento. Esta informação também é utilizada para agrupar títulos para emissão de cheques.
Tem-se aqui, o "Tipo de Título" utilizado para o pagamento das receitas/despesas. Exemplo: Cheque, Boleto, etc. Deverá ser pré-incluída no sistema através do Cadastro de Tipos de Título.
Nota: O parâmetro "Altera tipo de título em Títulos baixados? - ALTERATIPTIT" quando ativado, possibilita a alteração do Tipo de Título em títulos já baixados. Caso esteja desativado, ao tentar-se modificar o Tipo de Título em um título já baixado, será apresentada a seguinte mensagem e tal procedimento não será concluído:
"O campo "CODTIPTIT" não pode ser alterado em títulos baixados!"
O campo "Natureza" é uma forma de classificação das Receitas e Despesas para posterior análise de desempenho destes grupos. Costuma-se chamá-la de Plano de Contas Gerencial, pois, normalmente essas naturezas têm uma ligação direta com as Contas Contábeis. As naturezas são pré-cadastradas na tela Cadastros de Natureza de Receitas e Despesas.
Os demais campos não são de preenchimento obrigatório e alguns deles são alimentados automaticamente pelo sistema. Consideramos abaixo a respeito de alguns deles:
O "Número Único" é o código único do título, gerado internamente pelo sistema que servirá como controle interno. É um campo muito usado para localizar lançamentos.
A informação do "Centro de Resultado" também auxilia na classificação de receitas e despesas para obtenção dos resultados financeiros da empresa dentro dos diversos departamentos, ou seja, quem está gastando o quê. Você deverá cadastrá-los previamente na tela Cadastro de Centro de Resultado.
O espaço do campo "Histórico" é reservado à inclusão de qualquer observação complementar a respeito do lançamento. O campo Histórico pode ser preenchido com informações que não ultrapassem o máximo de 45 caracteres. Porém, pode-se alterar manualmente nas tabelas TGFMBC e TGFMBC_EXC a estrutura deste campo, utilizando uma ferramenta de gerenciamento de banco de dados. Ou seja, pode-se ampliar o limite de caracteres do referido campo de acordo com o desejado.
Observação: Não será possível desabilitar manualmente a marcação "Provisão" em um título financeiro que esteja ligado à um orçamento e que haja provisão. Caso isto ocorra, será exibida a seguinte mensagem:
"Não é permitido alteração do campo provisão em financeiros com previsão de Meta/Orçamento. Meta/orçamento: X, Financeiro: X".
Aba Cobrança
No campo "PIX Copia e Cola" dessa aba, você irá inserir os dados de cobrança PIX cujo o título seja uma receita, real e pendente, em que, a cobrança será realizada na conta bancária apta para acontecer via CNAB ou API, dessa forma, a impressão ocorrerá normalmente. Caso contrário, o sistema exibirá uma mensagem o informando que a conta não está preparada para a criação da cobrança PIX via API e a impressão será cancelada.
Além disso, se houver uma alteração de conta bancaria da cobrança PIX gerada, o sistema não permitirá que essa mudança ocorra ao exibir a seguinte mensagem:
"Há uma cobrança PIX vinculada ao título [xxxx] e, por isso, a conta não pode ser alterada. Cas haja necessidade, esse título deve ser renegociado."
Aba Geral
Nesta aba são apresentados os campos globais da Movimentação Financeira; os dados aqui presentes não são de preenchimento obrigatório e são automaticamente gerados quando a inclusão do título é concluída.
Além disso, por meio do botão "Configuração da Tela" você pode posicionar os campos desejados nesta e/ou nas demais abas presentes na tela.
Origem: Este campo indica se o título foi originado nas Centrais (a partir de pedidos/notas de venda, compra etc.), ou no Financeiro, se for um título incluído diretamente na Movimentação Financeira; com isso, poderá ser preenchido com as opções Estoque ou Financeiro, respectivamente.
Série da nota: Tem-se neste campo, a informação oriunda da Central correspondente à série da Nota Fiscal; algumas notas fiscais podem ter além do número, uma série específica, por exemplo, série D, série única, etc.
Desdobramento: O desdobramento de um título, refere-se ao número ou letra correspondente a parcela do título, ou seja, o desdobramento 1 equivale a 1ª parcela, o desdobramento 2 equivale à parcela 2, e assim sucessivamente. A geração dos desdobramentos de um título, é derivada da configuração realizada no Tipo de Negociação (aba Parcelas) utilizado no título.
Tipo Operação: Será possível escolher neste campo Tipos de Operação cujo Tipo de Movimento é Financeiro. É um campo necessário para integração com Contabilidade, Livros Fiscais ou Controle Orçamentário.
Número da Duplicata: Campo utilizado para registrar o número da duplicata. É uma forma de agrupar títulos. Este campo pode ser gerado automaticamente ao formar uma duplicata, na tela de Formação de Duplicatas, onde todos os títulos que farão parte da duplicata formada irão possuir a mesma numeração.
Desdobramento Duplicata: Este campo diferencia as parcelas da duplicata, assim como o desdobramento diferencia as parcelas da nota.
Nosso Número: Tem-se neste campo a identificação do número do boleto que poderá ser gerado na tela Impressão de boleto. Apresenta também o número do cheque que foi emitido durante a baixa de um título.
Vendedor: Este campo é alimentado com o código do vendedor responsável pela venda nas negociações geradoras de Receita. Esta informação também é empregada na validação de restrição de TOP na baixa e para impressão na autenticação de documentos.
Despesas com Cartório: Caso existam, informe neste campo o valor das Despesas com Cartório.
Valor do IRF: Tem-se neste campo o valor do IRRF calculado na nota; pode-se também incluir esta informação manualmente no próprio campo.
Valor da Multa: Se o parâmetro "Percentual da Multa - PERCMULTA" estiver igual a zero, o valor informado neste campo será apresentado, automaticamente, no campo Multa na tela de baixa, e o sistema o levará em consideração para cálculo do título vencido. Se este parâmetro estiver diferente de zero, a Multa será modificada, no momento da baixa do título vencido, de acordo com o valor informado no parâmetro, independente do valor informado neste campo.
Valor do Cheque: Esta informação corresponde ao valor total pago ou recebido. É utilizado para cálculo do troco, quando o cliente paga um valor maior que o valor do desdobramento. Por exemplo, ao pagar uma conta de valor igual a R$66,00, o cliente utiliza uma nota de R$100,00; deste modo, no campo Valor do Cheque fica registrada a quantia de R$100,00.
Taxa Administradora: Neste campo será apresentada a tarifa calculada de acordo com o percentual informado no campo % Taxa Administradora presente no Cadastro de Tipos de Título (aba Geral), que se refere a taxa cobrada pela administradora de cartões de crédito nas operações relacionadas ao TEF (Transferência Eletrônica de Fundos).
Observação: Não será permitida a alteração do valor da Taxa Administradora, caso o parâmetro "Reiniciar Tx Admin. na alteração do título? - RECTXADMFIN" estiver ligado.
Valor do Vendor: Temos neste campo, o valor do vendor calculado (acrescido) na nota. Trata-se de uma alternativa de financiamento de vendas que permite à uma empresa vender o seu produto a prazo e recebê-lo à vista. O banco, mediante uma taxa de intermediação, compra o crédito do fornecedor pagando-o à vista e financia a empresa compradora com garantia do fornecedor. Resumindo, é uma forma de financiamento de vendas para empresas, em que quem contrata o crédito é o fornecedor do bem, mas quem o paga é o comprador.
Vlr Desconto: Esta informação pode ser inserida manualmente ou pode advir do desconto concedido na Central de Vendas, ou seja, origem Estoque e levar o valor do desconto para o financeiro.
Nro Remessa: Tem-se aqui o número de controle para geração dos arquivos de cobrança ou pagamento em Intercâmbios Eletrônicos de Dados (EDI). Esta configuração é realizada no Cadastro de Contas Bancárias (aba Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI), campo Sequência remessa) e incrementado automaticamente na geração de arquivo para banco.
Autorizado: Esta marcação é utilizada apenas para filtros e controles manuais, não é validado na baixa do título;
Quando um título é aprovado na tela "Autorização de Pagamentos", a marcação acima é realizada. Porém, caso o parâmetro "Exige Autoriz.Pagto p/remessa de Despesa? - EXIGAUTREMDESP" esteja ligado, a marcação ficará bloqueada para edição.
Observação: Se forem alterados campos de valores (Vlr. Desconto, Vlr. Juros e outros), que impactam no valor apresentado no campo "Valor Líquido" de um título e/ou alteram a "Data de vencimento", a marcação de Aprovado do título será automaticamente retirada, mudando seu status para não autorizada. O mesmo com o parcelamento de um título, tornando-se não autorizada em todas as parcelas.
Vlr INSS / Base ICMS / %ICMS: Estes campos podem ser preenchidos manualmente ou podem derivar dos cálculos de INSS/ICMS da Central de Vendas, ou seja, origem Estoque e levar o valor dos impostos para o financeiro.
Tipo de Juro: Os juros podem ser inclusos ou extra-nota. Se incluso, ele já consta no valor do desdobramento; se extra-nota, o valor total será o valor do desdobramento somado aos juros na hora da baixa.
Conta Baixa: Tem-se neste campo, a Conta Bancária em que foi realizado o débito ou crédito do valor durante a baixa do título.
Tipo Marcação Cheque: Este campo indica se será ou não emitido cheque para o título em questão. No caso de emitir, indica-se como será a emissão. Por exemplo, se será Nominal ao Fornecedor, Nominal ao Banco, Não Nominal e outros. E ainda se serão emitidos vários títulos em um único cheque. Esta marcação de cheques também pode ser realizada na Impressão de Cheques, antes de imprimi-lo.
Código de Barras: Neste campo, é registrado o código de barras presente em alguns documentos de despesa. É utilizado também para registrar o código de um cheque na tela de baixa.
Variação Cambial: Esta informação é a diferença no valor do título na data da negociação e o valor corrigido pela variação da moeda registrada no título. Variações cambiais (monetárias) são as atualizações dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte, sempre que referidas atualizações não forem pré-fixadas, mas sim determinadas posteriormente em função da taxa de câmbio, de índices ou de coeficientes aplicáveis por disposição legal ou contratual. São exemplos de variações cambiais (monetárias):
- Ativas - Ganhos de câmbio, correção monetária pós-fixada e outras formas de atualizações não pré-fixadas, mediante contratos, (Conforme RIR/99, art. 375);
- Passivas - Perdas de câmbio, correção monetária e outras atualizações não pré-fixadas, mediante contratos, (Conforme RIR/99, art. 377).
O tratamento contábil para as variações cambiais (monetárias) se dará da seguinte forma:
As variações dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte, em função da taxa de câmbio, índices ou coeficientes aplicáveis por disposição legal ou contratual, serão consideradas para efeitos de legislação do imposto de renda da contribuição social sobre o lucro líquido, como receitas ou despesas financeiras, conforme o caso. (Lei nº 9.718, de 1998, art. 9º).
Nota: O campo Variação Cambial só trará valor negativo se o valor da cotação atual for menor que a cotação anterior, e positivo se a cotação atual for maior que a cotação anterior; para isso, tem que haver mais de uma cotação para moeda selecionada.
Observação: Se o parâmetro "Utiliza Sankhya Civil? - USASNKCIVIL" estiver habilitado, ao tentar baixar um título, com ou sem moeda definida, a Variação Cambial não será recalculada. Se o parâmetro "Considera Variação Cambial p/ Juros e Multas? - VARCAMBJURMULT" também estiver ligado, os juros e multas serão calculados usando como base o valor cheio (Vlr. Desdobramento + Variação Cambial); caso esteja desligado, será utilizado o valor vazio (sem Variação Cambial inclusa), mesmo que o parâmetro Utiliza Sankhya Civil? - USASNKCIVIL esteja ligado, ou seja, o parâmetro Considera Variação Cambial p/ Juros e Multas? - VARCAMBJURMULT apenas possuirá valor se o Utiliza Sankhya Civil? - USASNKCIVIL estiver ligado, caso contrário, não irá exercer influência nos processos.
Ao estornar um título, a Variação Cambial não será zerada, ela virá com o valor original que estava no título antes da baixa. Ao realizar uma baixa parcial ou rateio de títulos, a Variação Cambial será proporcional ao Vlr. Desdobramento. Ao estornar um título que foi rateado, a Variação Cambial é somada a Variação Cambial original.
Por exemplo: Supondo um Vlr. Desdobramento = $500,00 e Variação Cambial = $100,00, o total da baixa será = $600,00 (16,67% de Variação Cambial); caso o título seja baixado com $300,00, então o restante será Vlr. Desdobramento = $250,00 e Variação Cambial = $50,00, deixando um título pendente no valor de $300,00.
Nota: Caso a variação cambial seja negativa na baixa parcial, deve-se ativar o parâmetro "Permite variação cambial negativa? - VARCAMBIALNEG" para que seja feita a sua proporcionalização.
TXID PIX: Esse campo será automaticamente preenchido com o ID da transação PIX. Sendo que, esse ID é gerado quando houver uma cobrança PIX, seja esta um recebimento imediato, cobrança CNAB ou uma cobrança API.
Contato: Por meio deste campo, tem-se o nome do Contato do Parceiro na Movimentação Financeira. Sendo assim nas Centrais, quando é inserido o Contato, este será registrado também no Financeiro. Este campo pode ser utilizado também como uma opção a mais na geração de relatórios.
Veículo: Tem-se neste campo a especificação do veículo empregado os gastos, podendo ser utilizado para apurações posteriores.
Nro. Único Devolução: Este campo é utilizado para armazenar o número de devolução gerado através da rotina de Devolução de Cheques.
Vlr Moeda: Este campo é alimentado com o valor da cotação da moeda na Data da Negociação do título.
Importante: Na tela de Movimentação Financeira, ao gerar um novo título que tenha moeda informada, será exibido um pop-up contendo as informações de moeda correspondente àquele título. Este pop-up também é aberto no momento da inclusão da moeda ou através de Outras Opções... > Cotação de Moedas. Para maiores detalhes sobre os valores em moeda, clique em Apresentação de Valores de Moeda.
Monitora Ocorrência de Remessa: Esta opção está disponível somente para visualização e faz parte do processo de Cobrança Registrada. Para mais informações acesse o link Controle/monitoramento de Cobranças Registradas.
Chave CT-e e Chave CT-e de referência: Chave de Acesso do Conhecimento de Transporte e Chave de Acesso do Conhecimento de Transporte Referenciado, respectivamente. Caso a Movimentação Financeira lançada esteja vinculada a uma TOP cujo Modelo do Documento seja 57 – Conhecimento de Transporte Rodoviário e atualiza Livro Fiscal (aba Livro Fiscal), o sistema solicitará o preenchimento destas informações.
Ao efetuar o lançamento de uma nota de compra que possui o frete Extra-Nota, será aberta a opção de Financeiro de Fretes e nesta serão apresentados os campos Chave CT-e e Chave CT-e referência. E da mesma forma que ocorre na Movimentação Financeira, se informada neste lançamento uma TOP que também esteja com o Modelo do Documento igual a 57, o sistema solicitará a obrigatoriedade deste campo. Este comportamento se repete no momento do rateio de frete para várias notas de compra efetuado no Portal de Compras, Botão Outras Opções... > Frete de Múltiplas Notas.
Nota: Os campos Chave CT-e e Chave CT-e de referência serão utilizados para a geração do Livro Fiscal e também pelo SPED. Além disso, a quantidade de caracteres informados nestes dois campos, é devidamente validada no sistema, ou seja, ambos não podem ser preenchidos com uma quantidade inferior a 44 (quarenta e quatro) caracteres.
Importante: Estes campos são campos digitáveis e por isso é de sua responsabilidade informá-los. O sistema não faz validação da chave informada.
Dt. Prevista p/ Baixa: Este campo é utilizado para informar a data prevista para Baixa e esta é considerada na Tela de Gerência de Cobrança caso a opção "Somente com previsão vencida?" nesta mesma tela esteja marcada.
PDD: É possível alterar a marcação PDD (Provisão de Devedores Duvidosos) se o título não estiver contabilizado, caso esteja, a seguinte mensagem é apresentada:
"PDD não pode ser alterado. Este título já foi contabilizado."
Se o título for Adiantamento/Empréstimo a marcação PDD não pode ser modificada, se for a seguinte mensagem é apresentada:
"Não pode alterar PDD de Adiantamento/Empréstimo."
Veja mais detalhes sobre Contabilização de títulos de devedores duvidosos em Contabilização de Devedores Duvidosos.
Os campos "Nf. Entrada Fixação/Sequência", "Nf. Complemento Fixação", "Nro Nota Complemento Fixação", "Série Complemento Fixação", "Nro Nota Entrada Fixação", "Série Entrada Fixação" e "CNPJ/CPF", serão alimentados quando existir integração com o módulo MGE Armazém.
Observação padrão: Este campo deverá ser preenchido para que os lançamentos originados do Financeiro alimentem o Registro 0450 do SPED Fiscal.
Aba GNRE
Nesta aba são apresentados os dados correspondentes a "GNRE - Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais". Esta guia é trabalhada na tela Geração de Lote GNRE.
Informa-se nesta aba o "Número Lote GNRE", o "Motivo Rejeição GNRE" caso exista, e o "Status GNRE".
No campo "Chave de acesso NFe" você informará a chave de acesso da Nota Fiscal Eletrônica para movimento financeiro, de forma a possibilitar uma maior rastreabilidade para o documento. Este campo será preenchido logo após gerar o lote de uma Nota de Venda.
Botões da tela
Preferências
Através do botão "Preferências", você pode configurar a cor de apresentação dos títulos de Receita, Despesa e Renegociados no modo grade e ainda configurar o campo de filtro Data de Vencimento, para que este venha preenchido automaticamente, de acordo com a marcação efetuada. Ao acionar o referido botão, será aberto o seguinte pop-up com a mesma nomenclatura:
Você pode configurar o "Intervalo de Vencimento" de acordo com as seguintes opções:
- Última data utilizada: A data de vencimento será preenchida, automaticamente, pela última data utilizada no filtro dos títulos vencidos.
- Hoje: A data de vencimento será preenchida, automaticamente, pela data do dia e trará apenas os títulos que estão vencendo naquele dia.
- Semana Corrente: A data de vencimento será preenchida, automaticamente, com data inicial referente ao primeiro dia da semana e data final referente ao último dia da semana, e trará apenas os títulos com vencimento naquela semana.
- Mês Corrente: A data de vencimento será preenchida, automaticamente, com data inicial referente ao primeiro dia do mês e data final referente ao último dia do mês, e trará apenas os títulos com vencimento naquele mês.
- Limpar data: O intervalo da data de vencimento virá sempre em branco, e ao aplicar o filtro o sistema trará todos os títulos lançados no sistema, de acordo com os demais campos de filtro, independente da data de vencimento dos títulos.
Por meio da opção "Personalizado" habilita-se os campos "Últimos Dias" e "Próximos dias", para que você componha um filtro por vencimento que apresente os títulos dentro destes parâmetros, como por exemplo:
Considerando que no campo "Último(s)" foi informado um valor de 3 dias e no campo "Próximo(s)" um valor de 2 dias. Então, o sistema trará todos os títulos que vencerão no intervalo de 3 dias antes da data atual e 2 dias depois da data atual. Se a data atual é, por exemplo, 10/03/2018, logo serão apresentados os títulos com vencimento a partir do dia 07/03/2018 até o dia 12/03/2018.
Nota: Independente destas configurações, o sistema permitirá a digitação do intervalo de vencimento, diretamente no campo "Data de Vencimento".
Através da marcação "Mostrar renegociados" determina-se se os títulos renegociados serão ou não apresentados na Movimentação Financeira; optando por não visualizá-los, esta opção deverá ser desmarcada. Para que a referida marcação esteja disponível juntamente com as opções de coloração, o parâmetro "Visualizar títulos renegociados? - VERTITRENEG" deve estar habilitado.
O parâmetro "Tipo de cálc. juros/multa na baixa agrupada - TIPCALCJURBXAG" permite configurar o cálculo do juros e multa em uma baixa agrupada, das seguintes formas:
- Menor vencimento: Tem-se o agrupamento dos títulos e o cálculo do juros/multa pelo menor vencimento dos títulos sobre o montante final.
- Título à título: Irá ocorrer o cálculo do juros/multa de cada título e logo após estes títulos serão agrupados. O montante final será a soma dos valores separados.
Observação: Para que o campo Cálc. juros/multa baixa agrupada seja apresentado, o parâmetro "Baixa de múltiplos títulos - OFEROPCBAIXTIT" deve estar configurado com a opção "Baixa com renegociação".
Ao habilitar a marcação "Totalizar pelo valor líquido", o valor líquido será somado à totalização de receitas e despesas. Se desmarcada, estes serão acrescidos no valor do desdobramento.
Limpar filtros
O botão Limpar filtros é responsável por apagar os filtros criados, sejam estes inseridos nos campos fixos ou construídos por meio do Assistente de filtros (filtro personalizado), fazendo com que os dados sejam apresentados em sua totalidade, ou que novos filtros possam ser criados.
Baixar
O processo de Baixa de Títulos é de suma importância no controle de contas pagas e a pagar, recebidas e a receber em uma empresa. No nosso sistema, esse processo possui algumas ramificações; por esse motivo, separamos sua documentação em um tópico específico para melhor detalhá-la. Clique no link Movimentação Financeira - Baixa de Títulos para acessar as particularidades deste processo.
Estornar
Como o Estorno é o processo inverso da Baixa, para realizá-lo, é necessário que o título em questão esteja baixado. Uma vez definido o título e clicando-se no botão Estornar, será aberto o pop-up "Estorno de títulos":
Este pop-up é apenas para confirmação do procedimento de Estorno; nele poderão ser visualizadas a Data em que a baixa foi realizada, o Valor baixado, a Conta bancária na qual a baixa foi realizada e caso exista, o Histórico inserido para o título.
Quando você selecionar múltiplos registros baixados e clicar no botão "Estornar", será aberta a janela "Estorno de múltiplos títulos". Para confirmação, são exibidas algumas informações dos títulos selecionados: "Estorno de múltiplos títulos" com as informações de "Receita/Despesa", "Nro Único", "Nro Nota", "Vlr Baixa", "Data Baixa", "Origem", "Conciliado" e "Dh. Conciliação":
Importante: Quando houver dentre os títulos apresentados, registros já conciliados na movimentação bancária, títulos que podem ser usados para recomposição e/ou títulos provenientes de antecipação de baixa, será apresentada a mensagem: "Um ou mais títulos, dentre os selecionados, requerem sua atenção. Como deseja proceder?" com as marcações abaixo:
- Conciliados: Se estiver habilitada, irá estornar todos os títulos, inclusive os conciliados. Se estiver desmarcada, estornará apenas os não conciliados.
- Recomposição: Caso essa marcação esteja ligada, o estorno tentará recompor o título original que foi dividido em duas ou mais parcelas no momento da baixa.
- Antecipação: Se marcada, serão estornados os títulos provenientes de antecipação de baixa. Se desmarcada, esses títulos serão ignorados no estorno.
Quando você confirmar o estorno dos títulos apresentados na janela acima, será apresentada uma etapa de resumo com as abas "Não Estornados" e "Estornados com sucesso", considerando que, na aba Não Estornados serão listados os títulos que não puderam ser estornados e sua justificativa e, na aba Estornados com sucesso, teremos os títulos que foram estornados:
Observação: A aba Estornados com sucesso apenas será exibida caso não hajam títulos com impedimentos ao estorno e, consequentemente, a aba Não Estornados será ocultada e vice-versa.
Para que o Gerente de caixa e Gerente financeiro consigam realizar o estorno de títulos de outros usuários, efetue as seguintes configurações:
- Na tela de cadastro de Usuários, aba Segurança, habilite as marcações "Gerente de caixa" e "Gerente do financeiro" para os respectivos usuários, gerente de caixa e gerente financeiro.
- Na tela Acessos, certifique se os usuários acima possuem permissão para realizar o "Estorno de Receitas" e/ou "Estorno de Despesas".
- Independente, do gerente possuir um caixa aberto ou não o estorno deverá ser realizado na conta original do caixa.
Com as configurações acima efetuadas, quando o usuário caixa lançar uma movimentação financeira e recebê-la, o usuário Gerente Financeiro e Gerente de Caixa poderão estornar a movimentação financeira lançada.
Ratear
O Rateio é uma divisão proporcional de recursos de acordo com critérios pré-estabelecidos. Existem duas maneiras de se efetuar o rateio: manualmente ou utilizando um critério pré-definido na tela Critérios de Rateio.
Uma vez lançado o título na Movimentação Financeira com todos os dados necessários, sendo acionado o botão "Ratear", será aberto o seguinte pop-up:
Caso você opte por utilizar um critério pré-definido, selecione o preceito desejado no campo "Critério de rateio" localizado no alto do pop-up e clique em "Aplicar" para que os respectivos dados de rateio sejam apresentados.
Caso a inclusão do rateio seja realizada de forma manual, utilize a aba Manutenção para fazê-lo (aba exibida na imagem acima).
Na aba Resultado, você poderá visualizar o critério aplicado de forma gráfica:
Para que o rateio seja registrado, clique no botão "Confirmar" localizado na parte inferior do pop-up.
Nota: O Sankhya-Om não possibilita o rateio de Movimentações Financeiras que foram geradas e rateadas pelas Centrais. Neste caso, é apresentada a mensagem "Financeiro já rateado pela nota". Essa mensagem ocorre na tela Movimentações Financeiras quando solicitada a opção Ratear, sendo que, o título seja proveniente de uma nota/pedido de compra/venda, o qual já tenha sido rateado nas Centrais.
A situação inversa também ocorre, ou seja, no caso de um financeiro originado de nota/pedido de compra/venda, ser rateado na Movimentação Financeira, ao tentar realizar novamente a operação de rateio, pelas Centrais será exibida a mensagem "Nota já rateada pelo financeiro".
Observação: A soma dos percentuais na finalização do rateio deverá ser igual a 100; caso contrário, ao confirmar o rateio o sistema apresentará a seguinte mensagem: "O título deve ser 100% rateado!".
Nota: O parâmetro "Abrir rateio p/ títulos duplicados no financeiro - ABRERATDUPFIN" quando ativado, na duplicação de um título que possua rateio o sistema abrirá uma caixa de diálogo questionando se você deseja ou não, copiar o rateio do título original. Se o referido parâmetro estiver desligado, o rateio do título original será sempre copiado.
Depois de realizado o rateio, o botão Rateio assume a nomenclatura "Rateado"; ao clicar neste, os rateios efetuados na nota de origem do registro financeiro são apresentados em um pop-up para consulta, somente para leitura.
Parcelar
Ao decidir pelo parcelamento de um título, deve-se primeiramente selecioná-lo na grade principal da tela; em seguida, clica-se no botão "Parcelar"; será apresentado o pop-up "Parcelamento":
Número de parcelas: Informe, inicialmente, a quantidade de parcelas a serem geradas para o título em questão.
Desdobramento inicial: Por meio deste campo, determine qual será o número do desdobramento inicial quando as parcelas forem geradas.
Taxa de juros: Determine neste campo a taxa de juros a ser utilizada no parcelamento.
Taxa de multa s/ parcelamento: Define neste campo, a taxa de multa aplicada sobre o valor total do parcelamento, independente do vencimento dos títulos parcelados.
Frequência: Temos as seguintes opções para definição da periodicidade do parcelamento:
- 30, 60, 90, 120...;
- Anual;
- Bimestral;
- Dezena;
- Diária;
- Mensal;
- Quadrimestral;
- Quinzenal;
- Semanal;
- Semestral;
- Trimestral;
- Personalizada*.
*Optando-se pela opção Personalizada, será aberto o campo para definição do "Intervalo de dias" para a frequência de parcelamento.
Com entrada?: Esta marcação quando assinalada, será habilitado o campo para que seja informado o valor corresponde a entrada do parcelamento.
Acrescentar número da parcela no histórico?: Realizando esta marcação, a numeração da parcela será incluída no campo Histórico do título. Por exemplo: 1/10; 2/10; etc.
Copiar rateio para as parcelas?: Com esta marcação realizada, caso o título que está sendo parcelado tenha sido rateado, este rateio será considerado também nas parcelas.
Parcelar considerando juros, multas e descontos?: Para que esta marcação seja habilitada para uso, é necessário que no quadrante Tipo de parcelamento você tenha habilitado a marcação "Parcelamento com juro composto (fixas)". Quando assinalada, o parcelamento do título será realizado levando-se em conta os juros, multas e descontos nele presentes.
O pop-up Parcelamento possui também outros quatro quadrantes, a considerar:
- Tipo de parcelamento
Parcelamento com Juro Simples: Serão calculados juros simples para as parcelas.
Parcelamento com Juro Composto: Serão calculados juros compostos para as parcelas.
Parcelamento com Juro Composto (fixas): Serão calculados juros compostos, porém as parcelas serão divididas de modo que fiquem iguais (fixas).
Duplicação sem juros e sem multas (fixas): Não serão calculados nem juros e nem multas fixas para o título duplicado. Ressaltamos que, para títulos com origem no estoque, não é permitido utilizar esta opção.
- Juros e multas
Neste quadrante, determine como será a gravação dos juros e multas calculados no parcelamento do título. Para os dois cálculos temos as seguintes opções:
Somado ao valor: Esta opção soma os juros e/ou multas ao valor de cada parcela.
Separado do valor: Neste caso, os juros e/ou multas calculados serão gravados separadamente do valor de cada parcela.
Separado do valor (negociado): Por esta opção, os juros e/ou multas serão gravados nos campos "Vlr Juros Negociados" e "Vlr Multa Negociada", respectivamente.
- Data base de vencimento
Vencimento Original: Serão calculadas as parcelas com base na data do primeiro vencimento do título original.
Negociação: Será utilizada a data de negociação do título original, para cálculo da data base de vencimento das parcelas.
Hoje: A data base será a própria data em que o parcelamento está sendo realizado.
Informar data: Por esta opção, informa-se manualmente a data a ser utilizada como base para o cálculo do vencimento das parcelas.
Nota: Ao informar a data neste campo o sistema efetuará o cálculo dos juros até a presente data, ou seja, a Data Atual, utilizando a data informada neste campo mais a frequência informada.
- Data de Negociação
A Data de Negociação dos novos títulos gerados a partir de um parcelamento será definida de acordo com as opções deste quadrante.
Negociação original: Caso você selecione esta marcação, todos os títulos parcelados apresentarão data de negociação igual à data de negociação do título original.
Igual ao novo vencimento: Por meio desta opção, todos os títulos parcelados apresentarão data de negociação de acordo com a Frequência. Consideremos um exemplo:
Suponhamos um título original parcelado em 3 vezes com a data de negociação em 09/04/2018, frequência definida como Mensal, opção Igual ao novo vencimento marcada; com isso, teremos:
1ª parcela data de negociação = 08/05/2018
2ª parcela data de negociação = 08/06/2018
3ª parcela data de negociação = 08/07/2018
Hoje: Por meio desta opção, todos os títulos parcelados apresentarão data de negociação igual a data da realização do parcelamento.
Receber
A utilização deste botão está vinculada do processo descrito no tópico Integração com TEF AUTTAR; para que seja apresentado, é necessário que o parâmetro "Usa recebimento com cartão (CTFClient)? - USARECEBCARTCTF" esteja habilitado. Ele é responsável por realizar os recebimentos de vendas efetivadas via TEF AUTTAR.
Nota: Ao pesquisar determinado "Tipo de título" no pop-up "Recebimento com cartão", somente os títulos financeiros semelhante a ele serão apresentados se o parâmetro "Filtrar Tipos de título similares no Rec. Cartão? - FTIPTITRECCAR" for ligado.
Observação: Caso você queira utilizar o parceiro administradora no financeiro, quando o recebimento for por meio de cartão (TEF ou POS), é necessário ativar o parâmetro "Utilizar o parc. administradora no financeiro TEF?- USARPARCADMFIN" e informar o campo "Parc. administradora" localizado na aba Geral da tela Tipos de Título.
Ver renegociação
A Renegociação de títulos consiste na geração de um novo título de receita ou despesa com base no título original (ou títulos originais) mudando os vencimentos e valores conforme a renegociação, por exemplo, pode-se renegociar o vencimento do título, parcela-lo e agrupar 2 ou mais títulos em um único título, de acordo com a necessidade do cliente.
O procedimento de Renegociação de Títulos é realizado na tela com esta mesma nomenclatura. Porém, na Movimentação Financeira acionando-se o botão "Ver renegociação" será exibido o pop-up "Consulta de renegociação", onde você poderá consultar os títulos que foram renegociados. O Filtro pode ser configurado com base no número da renegociação presente nos filtros personalizados, levando-se em consideração os demais campos de filtro como vencimento, receitas, despesas e etc.
Na grade superior são apresentados os Títulos originais e na inferior os Títulos renegociados, sendo que ambas possuem o botão "Configuração da Grade" possibilitando assim a organização das colunas da forma desejada.
Nota: Para os títulos renegociados só está disponível a ação de visualização através do botão "Ver renegociação".
Sankhya Place
Ao clicar neste botão, o sistema o redirecionará para a tela "Sankhya Place", em que exibirá conteúdos e soluções referentes ao conteúdo em que a tela estará inserido.
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Parâmetros da Movimentação Financeira
Decimais p/ valores de Moeda - DECVLRMOEDA: Caso seja necessário determinar a quantidade de casas decimais a serem consideradas para o arredondamento do campo Vlr Moeda, configure este parâmetro com a quantidade desejada; por padrão, este parâmetro é definido com a quantidade 5 (cinco). Além disso, a configuração realizada no parâmetro em questão, irá compor os valores dos campos Vlr Moeda (Cabeçalho de Notas), Cotação do cadastro de Valores de Moedas, além do próprio campo Vlr Moeda da Movimentação Financeira, como já mencionado.
Substitui Histórico do Fin.com o Hist.da Baixa? - SUBSTHISTFIN: Se este parâmetro estiver Ligado, o sistema insere no histórico do Financeiro o mesmo histórico da Baixa. No caso da Baixa Automática, tem-se a opção de sobreposição, substituindo o histórico do financeiro pelo da baixa ou concatenar, acrescentando o histórico da baixa no histórico do financeiro.
Imprimir modelo da conta na Hora da Baixa? - IMPMODCTABAIX: Se este parâmetro estiver Ligado e na Conta Bancária relacionada ao título a marcação "Emite" presente na aba Boleto(s)/Duplicatas esteja realizada, logo após a baixa, qualquer modelo que esteja informado também na aba Boletos(s)/Duplicatas do Cadastro de Contas Bancárias, no campo "Modelo", será utilizado para impressão automática, independente do tipo.
Proibir alterar Data de Movto? - TRAVAALTDHMOV: Se este parâmetro estiver desativado, será permitida a alteração da Data de Movimento na Movimentação Financeira; caso esteja acionado, não será possível modificar a Data de Movimento.
Abrir rateio p/ títulos duplicados no financeiro? - ABRERATDUPFIN: Este parâmetro quando ligado, na duplicação de um título que possua rateio, o sistema apresentará um pop-up questionando se você deseja ou não copiar o rateio do título original. Se desligado, o rateio do título original será sempre copiado.
Renumera nosso número sempre? - RENNOSSONUM: Se este parâmetro estiver ativado, o sistema irá sobrepor ou gerar nosso número, código de barras e linha digitável para título. Nesta situação, para gerar o nosso número, o banco da conta será analisado e se não estiver dentre os bancos já implementados no sistema, será apresentada a mensagem:
"Banco xxx não implementado no Sankhya-W para geração de boleto."
Para que mantenha o parâmetro ligado e não apresente a mensagem temos duas opções:
- Se a Conta Bancária estiver cadastrada com o Tipo de conta definido como Caixa-Tesouraria ou Caixa (PDV), o banco não será analisado;
- Se o convênio for de código 1, o parâmetro não será analisado, nem o banco.
Se o parâmetro citado estiver desligado, o sistema não irá sobrepor o nosso número. Não existindo nosso número, este será gerado, a menos que o Tipo da Conta seja Caixa-Tesouraria ou Caixa (PDV).
Importante:
- Caso indique no caminho da impressora um arquivo TXT, o sistema gerará o arquivo no lugar indicado e apresentará um pop-up solicitando abertura ou não do arquivo gerado.
- Caso indique no caminho da impressora a palavra "PADRÃO", a impressora padrão do sistema será buscada para impressão, mas se tiver com um modelo de arquivo txt e a impressora padrão for PDF, a impressão não será feita, porque arquivo txt não é impresso em PDF.
- O parâmetro "Utilizar Pré-Data para Data Lançamento - USAPRDTDTLANC" deve estar desligado para que seja possível visualizar um título financeiro com cheque pré-datado tendo realizado a baixa. Caso o parâmetro esteja ligado, só será possível a visualização da baixa do título se for realizada a filtragem pela Data de Vencimento.
Notas:
- As informações para impressão serão buscadas da conta bancária do título e não da conta de baixa;
- A conta do título deve está marcada com a opção "Emite" presente na aba Boleto(s)/Duplicatas do Cadastro de Contas Bancárias, caso contrário, a impressão não será realizada.
Permite troco p/ cartão (Créd/Déb/Voucher)? - PERMTROCOCARTAO: Quando este parâmetro estiver desabilitado, não será permitido o troco em títulos de cartão: débito, crédito ou voucher. Caso esteja habilitado, será autorizado o troco em títulos de cartão.
Observação: Utilizando o pagamento com vários títulos, o sistema buscará um título que permite o troco antes de lançar uma exceção.
Quando o parâmetro "Usar Desconto Financeiro por Parceiro? - USADESCFIN" estiver ligado, será habilitada a aba Descontos Financeiros por Parceiro/Período na tela Cadastro de Parceiros. Diante disto, você pode realizar Descontos por Parceiro utilizando as informações inseridas nesta aba e/ou na tela Descontos Financeiros por Parceiro.
Nota: Para que o sistema considere na tela Movimentação Financeira o desconto informado na aba ou tela acima mencionadas, faz-se necessário que o consultor ou implantador crie suas próprias regras para aplicação desta função por meio do "Botão de Ação" .
Utiliza orçamento por data de entrada e saída - UTIORCDTENTSAI: Quando este parâmetro encontrar-se habilitado, os lançamentos que você realizar nesta tela e nas Centrais de Nota terão como obrigatório o preenchimento do campo "Dt. Entrada/Saída".
Observação: Ao tentar confirmar um registro onde a Data de Entrada/Saída seja menor do que a Data de Negociação, o sistema emitirá a seguinte mensagem:
"Data de Entrada/Saída deve ser maior ou igual a data de Negociação".
Estorno com Recomposição Opcional? - ESTRECOMPOPC: Este parâmetro quando estiver habilitado e o título for correspondente à recomposição, no momento de finalizar o estorno o sistema apresentará um pop-up questionando se você deseja recompor o título original. Por outro lado, quando encontrar-se desabilitado, será apresentada uma mensagem informando que ao concluir, será recomposto o título original, ou seja, você não poderá realizar o estorno.
Aumentar limite de caracteres do Histórico - TAMVARSHISTCTBZ: Através deste parâmetro, você poderá aumentar ou diminuir o limite de caracteres permitidos para o Histórico de Lançamentos Contábeis com origem do financeiro.
Usa faturamento provisão (Meta/Orçamento) - USAFATPROVORC: Habilitando este parâmetro, serão apresentadas as opções "Faturar provisão Meta/Orçamento" e "Estornar provisão Meta/Orçamento" no botão "Outras Opções..." da Movimentação Financeira.
Observação: Selecionando a opção Faturar provisão Meta/Orçamento, será aberto um pop-up e, neste momento, você poderá alterar o vencimento e valor de provisão, escolher opções para utilizar o valor e vencimento original ou então, definir se o rateio será ou não copiado para o novo título.
Permite a troca da TOP para mov. financeiro baixado? - TROCATOPFIN: Este parâmetro, quando ativado, permitirá a troca da TOP de títulos já baixados; do contrário, estando desabilitado, o sistema proibirá a troca da TOP dos títulos que já foram baixados, emitindo a seguinte mensagem:
"Não é permitido alterar a TOP de um título já baixado. Em caso de dúvidas, contate o administrador do sistema!".
Permite troco p/ cheque? - PERMTROCOCHEQUE: Quando este parâmetro estiver desligado, não será possível que você efetue uma baixa com troco, quando o recebimento for feito com o Tipo de Título "Cheque"; caso você realize o recebimento de um título utilizando pagamento com vários títulos e o parâmetro estiver ligado, o sistema tentará encontrar um título que permita troco antes de lançar uma exceção.
Valida tipo de natureza (Receita / Despesa) na movimentação financeira - VALIDATIPONAT: Quando este parâmetro estiver ligado, na movimentação financeira só será permitido lançar naturezas do Tipo = Receita para os títulos que são de Receitas e naturezas do Tipo = Despesa, somente em financeiros de Despesas.
Agrup. títulos monitorados na ger. remessa de EDI? - AGRTITMONREMEDI: Ao ligar esse parâmetro, você poderá monitorar os títulos agrupados em boletos na remessa de EDI. Assim, ao realizar alterações nos títulos como descontos, cancelamentos, ou baixa agrupados, essas alterações incidirão no envio de EDI.
Baixa de múltiplos títulos - OFEROPCBAIXTIT: Ao habilitar este, e selecionar a opção "Baixa automática" do campo "Valor", quando mais de um título for selecionado para realizar a baixa agrupada, o sistema irá automaticamente transferi-lo para a tela Baixa Automática e os títulos selecionados serão exibidos.
Zerar campos ao duplicar registro na Mov. Fin. - DEFCAMGRD: Nesse parâmetro, você poderá informar os campos cujo serão zerados quando um registro for duplicado na Movimentação Financeira.
Utilizar o parc. administradora no financeiro TEF?- USARPARCADMFIN: Caso você queira utilizar o parceiro administradora no financeiro, quando o recebimento for por meio de cartão (TEF ou POS), é necessário ativar este parâmetro e informar o campo "Parc. administradora" localizado na aba Geral da tela Tipos de Título.
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