Esse documento tem por objetivo detalhar a causa/tratativa de nota fiscal eletrônica 'Enviada em EPEC'.
As notas fiscais emitidas em contingência EPEC devem ser transmitidas à SEFAZ de origem imediatamente após a cessação dos problemas técnicos que impediam o envio.
Se passado o prazo limite (168 horas ou 7 dias), o emitente será bloqueado para autorização de novos EPEC até a regularização das notas fiscais eletrônicas pendentes.
Para uma análise detalhada desse Status NF-e, siga as orientações abaixo:
Através da chave NF-e gerada para a respectiva nota, acesse o site da Sefaz Nacional e realize a consulta dessa: Consulta chave NF-e.
Repita a consulta através da opção “Portais Estaduais da NF-e”, selecionando o Estado da empresa emissora e buscando a opção de 'Consulta NF-e por chave de acesso'.
De acordo com o resultado obtido na consulta acima, realize os procedimentos recomendados:
- Nota "Enviada em EPEC" na SEFAZ Estadual e Nacional ou apenas na SEFAZ Estadual: Através do botão NF-e no 'Portal de Vendas/Compras', gere o lote desta nota. Como consequência o STATUSNFE da nota será atualizado para APROVADA.
- Caso o status seja atualizado para 'Aguardando Correção' e/ou mantenha-se como 'Enviada em EPEC', acesse o botão 'Outras Opções » Ver acompanhamento' e verifique se existe alguma rejeição impedindo sua aprovação. Em caso positivo realize as tratativas para solução do respectivo erro de validação, realizando uma nova geração de lote após ajustes.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- Se a nota enviada em EPEC possuir data de emissão muito antiga , o CNPJ da empresa emitente estará bloqueado para emitir novas notas em contingências. Neste caso, a empresa deverá entrar em contato com sua contabilidade para orientá-lo sobre como regularizar esta nota pendente em EPEC.
- Pode ser que a nota seja aprovada apenas na SEFAZ estadual. Se este for o caso será necessário aguardar a sincronização com a SEFAZ Nacional.
- As notas enviadas em EPEC levam poucas informações para a SEFAZ, por isso, não se deve fazer nenhuma alteração nos detalhes desta nota antes da sua aprovação, pois isto impedirá sua posterior aprovação por inconsistência entre as informações da nota em EPEC e as informações no sistema.
CAUSA:
Os motivos mais comuns são a falta de conexão com internet ou Indisponibilidade da SEFAZ.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.