Esse documento tem por objetivo detalhar a causa/tratativa de Nota Fiscal Eletrônica com o Status NF-e=DENEGADA (STATUSNFE = D).
- Ocorre quando o emissor, e em alguns casos o destinatário também, apresentam pendências fiscais. Neste caso o faturamento estará impedido até que a regularização dessa situação fiscal ocorra.
Ao receber o resultado do processamento de uma NF-e, a nota pode ter sido DENEGADA. Neste caso, o status NF-e da nota é atualizado para DENEGADA.
- A NF-e já encontra-se com o Status NF-e DENEGADA?
No cenário acima não existem ajustes a serem realizados com essa NF-e no sistema, entenda os detalhes:
- NF-e com status 'DENEGADA' não pode ser excluída e/ou cancelada, seu registro deve ser mantido dessa forma em seu sistema.
- Caso a regularização fiscal aconteça, uma nova NF-e deve ser emitida.
- Os itens da nota passam a não atualizar estoque e os financeiros relacionados à nota são removidos.
Para situações onde a respectiva nota fiscal eletrônica encontra-se 'Denegada' na SEFAZ e esse status NÃO foi atualizado no sistema:
- Caso a respectiva NF-e esteja DENEGADA nos ambientes Nacional/Estadual da Sefaz, selecione a nota no respectivo portal, no botão NF-e selecione a opção "Consulta situação atual da nota";
- Será exibida uma caixa de diálogo, informando que a situação da nota no sistema está diferente da situação atual da SEFAZ, clique em sim e confira a mudança do Status NF-e atual para DENEGADA.
Caso sejam retornados erros nessa atualização de status, busque pela mensagem em nossa Central de Ajuda e não localizando acione nosso Service Desk Especializado.
PARÂMETROS:
- Através do parâmetro "DENEGDEIXAPEND - Nota Denegada deixa pedido pendente?" poderá definir se o pedido que originou a NF-e DENEGADA ficará ou não pendente para um novo faturamento.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.