O utilitário "GC" (Garbage Collector) é uma ferramenta nativa da máquina virtual Java, que de tempos em tempos coleta da memória heap os objetos que não estão sendo utilizados.
As estatísticas presentes na tela de "Administração", na aba "Relatório de Diagnóstico", são fornecidas pela própria VM apontando quanto tempo foi gasto do tempo total para eliminar estes objetos. Usamos um máximo de 2% como valor de referência.
Tempos muito altos podem indicar consumo alto de memória heap, o que leva a uma maior quantidade de execuções. Ou também pode estar relacionada a uma anormalidade no ambiente, que causa problemas de performance do servidor.
Após uma inicialização do sistema, este tempo de GC pode ser extrapolado devido a alta carga de objetos deste processo e consequentemente uso maior de hardware. Mas depois de um tempo, em condições normais este valor deve ser normalizado abaixo dos 2%.
Podemos enumerar alguns cuidados que refletem em um melhor uso de CPU e GC, impactando na melhoria do funcionamento do sistema:
- É importante que o hardware e software estejam corretamente dimensionados para a quantidade de usuários que utilizam o sistema;
- No servidor de aplicações só devem ser executadas atividades relacionadas ao sistema;
- Observar e ajustar os Parâmetros de Performance da aba Relatório de Diagnóstico da tela de Administração do Servidor;
- Recomenda-se que rotinas que demandam muito tempo de processamento sejam realizadas de maneira agendada, em momentos de menor uso do sistema;
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.