SITUAÇÃO:
Para que se possa trabalhar no sistema com envio de NF-e em modo Contingência são necessárias algumas configurações na tela de preferências da 'Empresa' (Comercial » Preferências » Empresa).
SOLUÇÃO:
Seguem abaixo alguns campos que deverão ser selecionados com orientação do setor de Contabilidade de sua empresa.
Acesse: Comercial » Preferências » Empresa, aba: "NF-/NFC", campo: "Tipo de Envio NF-e"
Este campo serve para que o usuário possa controlar a forma de contingência que irá trabalhar caso a internet ou a SEFAZ não estejam funcionando. Por exemplo, o serviço na SEFAZ encontra-se ativo, mas o serviço de recepção não. Para isso é necessário trabalhar com a contingência adequada para comunicação eficaz das notas. Este campo possui as seguintes opções de escolha:
- SEFAZ/Contingência: o sistema primeiramente tentará comunicar com a Sefaz Estadual e caso falhe a comunicação, envia a nota para a contingência.
- Preferir contingência: tenta enviar primeiro para a contingência. Caso o envio para a contingência falhe, tenta enviar para a SEFAZ Estadual.
- Sempre contingência: tenta enviar para a contingência. Caso não tenha sucesso não tenta enviar para a SEFAZ Estadual.
O campo abaixo determina qual será o ambiente de Contingência a ser utilizado.
- Campo: "Envio em Contingência"
Esta opção automatizará os ambientes de contingência para envios de Nota Fiscal Eletrônica. Deve-se escolher uma das seguintes opções:
- Não usar contingência: escolhendo esta opção, o sistema não enviará nenhuma Nota Fiscal Eletrônica.
- Perguntar ao usuário: escolhendo esta opção, o sistema apresentará uma tela para selecionar a opção desejada na hora do envio da nota.
- EPEC: escolhendo esta opção, o programa marcará as notas como EPEC (Evento Prévio de Emissão em Contingência), numerará as notas com a série da SEFAZ e enviará como EPEC. O tempo máximo para transmissão das notas enviadas nesse método é de até 7 dias ou 168 horas.
- SVC: ao consultar o "Status do serviço" no webservice estadual (normal) e obter a resposta "107 - Serviço SVC em Operação", as notas deverão ser enviadas em contingência SVC.
- SVC/EPEC: escolhendo esta opção, se o SVC não estiver ativo, o sistema irá marcar as notas como EPEC, numerar as notas e enviar EPEC, mas se o SVC estiver ativo, ele irá numerar as notas e enviar ao SVC.
IMPORTANTE:
Se configurada a empresa como tipo de envio NF-e igual a 'Sempre Contingência' e marcar o campo 'Envio em contingência' igual a 'Não usar contingência' o sistema ao gerar a nota pela Central de Vendas emitirá a mensagem: 'Não é possível determinar o tipo de emissão das notas da empresa XXX para o estado de YY.'
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.