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Movimentar é a ação e o efeito de "Ir de um lugar para outro", ou seja, transferir um produto do estoque para outros locais dentro da empresa, bem como encaminhá-lo da matriz para uma filial. O processo de movimentação pode ter início em um Pedido de Requisição, que é em linhas gerais, uma solicitação inicial de um produto.
Este Pedido de Requisição pode gerar uma reserva de estoque, deixando o produto indisponível para outras negociações. Uma vez submetido à análise de estoque, o pedido pode então, ser Faturado, gerando uma nota de Requisição. Os pedidos podem ser faturados parcialmente ou completamente; além de poderem ser agrupados para formar uma única nota.
No momento em que a Requisição é confirmada e impressa, dependendo das configurações do Tipo de Operação - TOP, é dada a baixa definitiva no estoque do produto, eliminando assim, a reserva que havia sido feita no Pedido de Requisição. Somando-se a isso, uma Requisição pode passar pelo processo de Devolução que pode ser parcial ou total.
No Portal de Mov. Internas tem-se a possibilidade ainda de efetuar o lançamento de uma Transferência.
Por fim, aqui você poderá realizar o Cancelamento de Notas Fiscais, bem como a verificação das Notas que foram canceladas no sistema.
Os conceitos e funcionalidades aplicados ao Portal de Mov. Internas, podem ser visualizados por meio dos link's abaixo:
O que é um Pedido de Requisição?
Um Pedido de Requisição consiste no requerimento inicial de um produto, podendo ocorrer entre os departamentos da Empresa. Tem-se como exemplo, quando um setor precisa de algum material de consumo este realiza uma solicitação para o almoxarifado, ou seja, um Pedido de Requisição. Neste caso, os itens solicitados serão reservados no estoque.
Como lançar um Pedido de Requisição?
Passaremos aqui, uma visão geral das configurações a serem feitas para o lançamento de um Pedido de Requisição; estas configurações podem variar de acordo com o processo de cada empresa. Portanto, parametrizações mais detalhadas do sistema bem como o preenchimento dos campos não informados aqui, devem ser verificados junto aos gestores da empresa e/ou consultores Sankhya.
Uma vez posicionado no "Portal de Mov. Internas", através do botão "Novo documento" será dado início ao lançamento de um Pedido de Requisição; seu acionamento abrirá a Central de Mov. Internas. Para realizar este lançamento, alguns cadastros são obrigatórios no sistema; são eles:
Inicialmente o Cadastro de Empresas; em seguida as Preferências da Empresa, onde você definirá as particularidades de cada corporação no sistema, bem como, se a mesma estará ativa para uso nesta e nas demais rotinas;
O Parceiro em um Pedido de Requisição, é o setor para o qual a empresa cadastrada inicialmente, deseja concretizar a movimentação;
O Tipo de Operação - TOP é um cadastro que pode ser compreendido como o "coração da operação", pois aqui define-se o "Tipo de Movimento" (que em um Pedido de Requisição, é J-Pedido de Requisição), a reserva no Estoque, entre outros aspectos.
Os demais campos devem ser informados, de acordo com o processo adotado por cada empresa. Ao concluir e salvar os dados do cabeçalho, será habilitada a grade "Itens" para que sejam inseridos os Produtos que irão compor o Pedido de Requisição.
As abas apresentadas na grade "Rodapé" terão algumas informações alimentadas automaticamente (de acordo com os dados inseridos no cabeçalho e nos itens do Pedido) e outras deverão ser preenchidas de acordo com o processo de cada empresa. Finalizadas as inserções, conclui-se o lançamento por meio do botão "Confirmar" localizado no alto da tela.
Por meio de um filtro rápido ou personalizado, o Pedido de Requisição lançado pode ser visualizado no Portal de Mov. Internas na grade "Resultado da seleção".
Observação: Será possível a Formação de Carga e envio para o WMS com Pedidos de Requisição, desde que:
-
Na TOP de Pedido de Requisição, aba "WMS", a marcação "Separação em Balcão" deverá estar desabilitada;
-
Criar um Pedido de Requisição;
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Criar uma Ordem de Carga;
-
Após isto, na tela Formação de Carga, filtrar o "Tipo de Movimento" por "Pedido de Requisição", vincular à Ordem de Carga a linha contendo o Pedido de Requisição e, em seguida, enviar para expedição.
O que é uma Requisição?
A Requisição caracteriza a consolidação de um Pedido de Requisição feito previamente, bem como uma solicitação de produtos independente. Ou seja, a requisição poderá partir de um pedido de requisição como também ser lançada individualmente. Neste caso, os itens reservados no pedido serão baixados no estoque.
Como lançar uma Requisição?
Abaixo, apresentaremos informações gerais a respeito do lançamento de uma "Requisição". As particularidades a respeito das parametrizações e/ou preenchimento dos campos que não forem mencionados, devem ser verificados junto aos gestores da empresa e/ou consultores Sankhya.
Uma vez posicionado no Portal de Mov. Internas, a Requisição pode ser lançada de duas maneiras:
1)Feito o lançamento de um Pedido de Requisição, onde na configuração do Tipo de Operação - TOP utilizado em seu lançamento (aba Geral, campo "TOP p/Faturamento") configurou-se a TOP de Faturamento que dará sequência ao processo, ou seja, uma TOP de Requisição, cujo Tipo de Movimento é Q-Requisição e realiza as devidas validações de tal operação (Inclusão no Financeiro, Baixa do Estoque, entre outros aspectos);
Para este comportamento, selecione no campo "Tipo de Movimento" a opção Pedido de Requisição e depois de determinar o Pedido de Requisição desejado, acione o botão "Entregar". A nota de Requisição gerada, será alimentada pelos dados inseridos anteriormente ao lançar o Pedido de Requisição (Empresa, Parceiro, Produto etc), exceto a TOP, que a partir desse momento é uma TOP de Requisição.
2)No Portal de Mov. Internas, selecionando no campo "Tipo de Movimento" a opção Requisição e acionando o botão "Novo documento", será aberta a Central de Mov. Internas para lançamento direto da Requisição (entendamos aqui "lançamento direto", como a inclusão da Requisição sem um lançamento prévio de um Pedido de Requisição). Consideremos as configurações básicas a serem realizadas:
Inicialmente é necessário que se tenha, o Cadastro de Empresas; em seguida as Preferências da Empresa, onde define-se as particularidades de cada corporação no sistema, bem como, se a mesma estará ativa para uso nesta e nas demais rotinas, respectivamente;
O Parceiro em uma Requisição, é o setor para o qual a empresa cadastrada inicialmente, deseja concretizar a movimentação;
O Tipo de Operação - TOP assim como em todas as operações, é um cadastro de extrema importância, pois determina o Tipo de Movimento (que em uma Requisição, é Q-Requisição), as atualizações de Financeiro, Estoque, Preços, entre outros aspectos.
Os demais campos devem ser informados, de acordo com o processo adotado por cada empresa. Ao concluir e salvar os dados do cabeçalho, será habilitada a grade "Itens" para que sejam inseridos os Produtos que irão compor a Requisição.
As abas apresentadas na grade "Rodapé" terão algumas informações alimentadas automaticamente (de acordo com os dados inseridos no cabeçalho e nos itens da Nota) e outras deverão ser preenchidas de acordo com o processo de cada empresa. Finalizadas as inserções, conclui-se o lançamento por meio do botão "Confirmar" localizado no alto da tela.
Assim como em um Pedido de Requisição, por meio de um filtro rápido ou personalizado, a Requisição lançada pode ser visualizada no Portal de Mov. Internas na grade "Resultado da seleção".
É possível ainda, que se tenha o lançamento de uma Requisição obrigatoriamente vinculada à um Pedido de Requisição, independente da maneira escolhida para tal lançamento; esta configuração é feita no Tipo de Operação - TOP (correspondente à Requisição), aba Validações, campo "Exigir Pedido"; caso este campo esteja definido com uma opção diferente de "Não Exigir", será obrigatório que se tenha o lançamento de um Pedido de Requisição composto por no mínimo um item, para que o respectivo faturamento deste Pedido gere a Requisição.
O que é uma Devolução de Requisição?
Uma "Devolução de Requisição", caracteriza-se por uma recondução de mercadoria para seu local de origem partindo do setor que a solicitou. As devoluções de requisição em geral se caracterizam por solicitações indevidas, duplicidade etc.
É necessário que exista um documento que registre e comprove o procedimento de devolução de mercadorias; temos aqui, uma Nota de Devolução de Requisição.
Como lançar uma Devolução de Requisição?
Seguindo a ideia descrita sobre os Pedidos e Notas de Requisição, em relação às "Devoluções de Requisição", traremos aqui o caminho geral para seu lançamento. O detalhamento de cada parametrização e/ou preenchimento, deve ser verificado junto aos gestores da empresa e/ou consultores Sankhya.
Uma vez posicionado no Portal de Mov. Internas, a Devolução de Requisição pode ser lançada no sistema de duas maneiras:
1)Selecione no campo "Tipo de Movimento" a opção "Requisição" e depois de definir a nota de Requisição desejada, acione o botão "Devolv./Estor.". A Nota de Devolução de Requisição gerada, será alimentada pelos dados inseridos anteriormente ao lançar a Nota de Requisição (Empresa, Parceiro, produtos etc), exceto a TOP, que a partir desse momento é uma TOP de Devolução de Requisição.
2)No Portal de Mov. Internas, selecionando no campo Tipo de Movimento a opção "Devolução de Requisição", acionando o botão "Novo documento", será aberta a Central de Mov. Internas para lançamento direto da nota fiscal de Devolução de Requisição (entendamos aqui "lançamento direto", como a inclusão da devolução sem um lançamento prévio de uma Nota de Requisição). Consideremos as configurações básicas a serem realizadas:
Inicialmente, é necessário que se tenha o Cadastro de Empresas; em seguida as Preferências da Empresa, onde você definirá as particularidades de cada corporação no sistema, bem como, se a mesma estará ativa para uso nesta e nas demais rotinas, respectivamente.
O Parceiro na Nota de Devolução de Requisição, é o setor da empresa que está realizando a devolução do produto.
O Tipo de Operação - TOP assim como em todas as operações, é um cadastro primordial, pois determina o Tipo de Movimento (que em uma Nota de Devolução de Requisição, é L-Devolução de Requisição), as atualizações de Estoque, Preços, entre outros aspectos.
Os demais campos devem ser informados, de acordo com o processo adotado por cada empresa. Ao concluir e salvar os dados do cabeçalho, será habilitada a grade "Itens" para que sejam inseridos os Produtos que irão compor a Nota de Devolução de Requisição.
As abas apresentadas na grade "Rodapé" terão algumas informações alimentadas automaticamente (de acordo com os dados inseridos no cabeçalho e nos itens da Nota de Devolução) e outras deverão ser preenchidas de acordo com o processo de cada empresa. Finalizadas as inserções, conclui-se o lançamento por meio do botão "Confirmar" localizado no alto da tela.
Assim como em uma Nota de Requisição, por meio de um filtro rápido ou personalizado, a Nota Fiscal de Devolução de Requisição lançada pode ser visualizada no Portal de Mov. Internas na grade "Resultado da seleção".
É possível ainda, que se tenha o lançamento de uma Nota Fiscal de Devolução de Requisição obrigatoriamente vinculado a uma Nota de Requisição, independente da maneira escolhida para tal lançamento; esta configuração é feita no Tipo de Operação - TOP (correspondente à Devolução de Requisição), aba Validações, campo "Exigir Requisição"; caso este campo esteja definido com uma opção diferente de "Não Exigir", será obrigatório que se tenha o lançamento de uma Nota de Requisição composta por no mínimo um item, para que a respectiva devolução desta Nota gere a Nota Fiscal de Devolução de Requisição.
O que é uma Transferência?
Trataremos aqui da "Transferência", que nada mais é que movimentar produtos de um setor para outro dentro da instituição ou entre as diversas empresas (filiais) de um grupo. Neste tipo de movimento a baixa no estoque é realizada de forma imediata, não ocorrendo assim a reserva do produto.
Observação: Nos processos de Transferência, caso a empresa trabalhe com a regras configuradas pela Central de Certificações, e estas foram definidas para permitir que você faça transferências do tipo Empresa/Local, o sistema não permitirá que você também execute transferências entre Empresas, ou seja, o mesmo usuário não poderá fazer essas duas ações. Para que este procedimento seja possível, configure na Central de Certificações uma regra para aceitar somente lançamentos das empresas e locais que poderão ser utilizados na transferência. Teríamos portanto, o seguinte exemplo:
- Regra 10 - Empresa 1 - Permitido Local 50
- Regra 10 - Empresa 1 - Permitido Local 100
- Regra 10 - Empresa 2 - Permitido Local 50
- Regra 10 - Empresa 2 - Permitido Local 100
Neste caso, vincule a Regra 10 ao usuário (Cadastro de Usuários, aba Validações), de modo que este poderá lançar a nota de transferência entre empresas, pois todos os locais e empresas envolvidos no lançamento constam liberados para o usuário.
Caso a criação de uma regra neste formato não seja possível, você poderá lançar uma nota de compra, por exemplo, com o local e empresa permitidos; em seguida, outro usuário que possui permissões para o outro local e empresa lança uma nota de venda, efetuando assim a transferência dos produtos.
Como lançar uma Transferência?
Neste tópico apresentaremos o procedimento geral relacionado ao lançamento de uma "Requisição". O detalhamento de cada parametrização e/ou preenchimento, deve ser verificado junto aos gestores da empresa e/ou consultores Sankhya.
1)No Portal de Mov. Internas, selecionando no campo "Tipo de Movimento" a opção "Transferência", acionando o botão "Novo documento", será aberta a Central de Mov. Internas para lançamento da nota fiscal de Transferência. Consideremos as configurações básicas a serem realizadas:
Inicialmente, é necessário que se tenha o Cadastro de Empresas; em seguida as Preferências da Empresa, onde define-se as particularidades de cada corporação no sistema, bem como, se a mesma estará ativa para uso nesta e nas demais rotinas, respectivamente.
O Parceiro na Nota de Transferência, pode ser o setor da empresa que está recebendo a mercadoria bem como a filial de destino.
O Tipo de Operação - TOP assim como em todas as operações, é um cadastro primordial, pois determina o Tipo de Movimento (que em uma Nota de Transferência, é T-Transferência), as atualizações de Estoque, entre outros aspectos.
Os demais campos devem ser informados, de acordo com o processo adotado por cada empresa. Ao concluir e salvar os dados do cabeçalho, será habilitada a grade "Itens" para que sejam inseridos os Produtos que irão compor a Nota de Transferência.
As abas apresentadas na grade "Rodapé" terão algumas informações alimentadas automaticamente (de acordo com os dados inseridos no cabeçalho e nos itens da Nota de Transferência) e outras deverão ser preenchidas de acordo com o processo de cada empresa. Finalizadas as inserções, conclui-se o lançamento por meio do botão "Confirmar" localizado no alto da tela.
Assim como em uma Nota de Requisição, por meio de um filtro rápido ou personalizado, a Nota Fiscal de Transferência lançada pode ser visualizada no Portal de Mov. Internas na grade "Resultado da seleção".
O que é Cancelar uma Nota Fiscal?
Cancelar uma Nota Fiscal significa invalidar a operação de entrega realizada perante o Parceiro e aos devidos órgãos fiscais reguladores. O cancelamento da Nota Fiscal pode ocorrer por erro de digitação, solicitações indevidas, duplicidade, entre outros motivos.
Tratando em específico de "Notas Fiscais Eletrônicas", este procedimento pode ser efetuado no prazo máximo estipulado pela SEFAZ de cada estado, desde o momento de autorização da nota e caso a mercadoria ainda não tenha sido transportada.
Como realizar o Cancelamento de uma Nota Fiscal?
Uma vez posicionado no Portal de Mov. Internas, o cancelamento de uma Nota Fiscal ocorre através do acionamento do botão "Cancelar Nota" localizado no alto da tela. Acionando-se este botão, será apresentada a mensagem de confirmação do procedimento de cancelamento, e dando seguimento, será aberto o pop-up para preenchimento da "Justificativa" de cancelamento; poderão ser informados no máximo 80 (oitenta) caracteres.
Em relação às Notas Fiscais Eletrônicas, caso o prazo para cancelamento tenha sido esgotado, com a orientação/acompanhamento do Contador da empresa, ainda assim é possível realizar seu cancelamento; nesta situação, logo após o preenchimento da Justificativa de cancelamento, será apresentado o pop-up "Protocolo de cancelamento NF-e emitida acima do prazo", onde deverão ser inseridos o "Número do Protocolo de Cancelamento" e a "Data e Hora do Protocolo de Cancelamento"; estas informações deverão ser obtidas pelo profissional de Contabilidade da empresa junto ao órgão competente.
Impressão no Portal de Mov. Internas
A impressão no Portal de Mov. Internas é realizada com o acionamento do botão "Imprimir", localizado no alto e no centro da tela; este botão apresenta as seguintes possibilidades:
Imprimir Expedição Imprimir Nota Adicional
Desvincular Impressoras Substitutas Visualizar Boleto
Através desta opção poderemos imprimir as notas que tem por base o formato TXT. Para imprimir uma ou mais notas em modelo TXT, para isto, selecione as notas desejadas mantendo pressionado o botão "Ctrl" do teclado, e clique na referida opção. Vale citar que cada modelo pode ter sua particularidade.
Para uso desta funcionalidade, atente-se para os seguintes aspectos:
- Na configuração do Tipo de Operação - TOP utilizado na nota, aba "Impressão", no campo "Modelo de impressão de nota fiscal" informe um modelo TXT previamente cadastrado; este cadastro é realizado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boleto(s).
- O modelo informado na TOP, deve ser inserido manualmente na pasta do servidor de aplicação do Sankhya-Om. Na tela Preferências pode-se verificar o caminho referente à esta pasta, através do parâmetro "Pasta de modelos para impressão - SERVDIRMOD"; o caminho está indicado no campo "Texto". Deve-se salvar os modelos de TXT na pasta informada no parâmetro mencionado. Um exemplo de caminho para a configuração deste parâmetro é /home/mgeweb/modelos/, onde os modelos estão salvos na pasta modelos.
É possível também realizar impressões de notas obedecendo à ordem da tela de seleção; para isso, ligue o parâmetro "Respeitar a ordem da grade em selec.várias Notas? - MULTSELORD" que, uma vez habilitado, fará com que as notas sejam impressas de acordo com sua ordenação/apresentação na grade. Vejamos um exemplo:
As notas de número 5487, 6587, 5481 e 44 não estavam ordenadas por número nota na grade e estavam sendo apresentadas conforme esta sequência informada. Ao solicitar a impressão das mesmas, com o parâmetro ativado, o sistema obedecerá a sequência que está na grade e a impressão ocorrerá na mesma ordem (5487, 6587, 5481 e 44).
Caso o parâmetro MULTSELORD esteja desligado, as notas serão impressas sempre obedecendo a sequência do número nota e não a sua apresentação na grade, ou seja, ainda no exemplo citado, ao solicitar a impressão das notas 5487, 6587, 5481 e 44, as mesmas serão impressas obedecendo à numeração crescente das notas, ou seja, primeiro será impresso a nota de número 44, em seguida a 5481, a 5487 e por último a 6587, mesmo que as mesmas não estejam ordenadas pelo número da nota de forma crescente na seleção de notas na grade.
Observação: Para que as notas sejam impressas conforme ordenação da grade, o parâmetro "IMPDANFEBOL - Imprimir DANFE e depois boletos?" deve estar desligado, pois este quando ligado tem prioridade sobre o parâmetro MULTSELORD.
Na geração do XML de uma NF-e e na impressão de seu respectivo DANFE, os itens da nota serão ordenados mediante a configuração realizada no parâmetro "Ordem dos itens para impressão nas notas - ORDITENS"; pode-se ordenar os itens de acordo com sua "Sequência", "Código", "Descrição", "CFOP", entre outras alternativas. Quando definida a ordenação pela opção "Referência do Produto", esta irá ocorrer desde que no Cadastro de Produtos, aba Geral, o campo "Referência" esteja devidamente preenchido.
Importante: vale salientar que, o parâmetro "Ordena Itens nas Centrais? - ORDITENSCENTR" não influência na ordenação dos itens ao realizar o faturamento. No entanto, se um dos parâmetros "Agrupar prod. repetido em qualquer faturamento? - AGRUPFATSEMP" e "Agrupa produtos em comum para um item - AGRUPAPROD" estiver habilitado, o sistema irá ordenar os itens de acordo com o seu código. Deste modo, o sistema somente manterá a ordenação dos itens escolhida, se os dois parâmetros mencionados estiverem desligados.
Além disso, o parâmetro AGRUPFATSEMP funcionará como um 'espelho' da nota de origem nas devoluções.
Exemplo:
Se na data do lançamento da nota de origem, o parâmetro estiver ligado, os itens serão agrupados e, na devolução também ficará agrupado. Todavia, se estiver desligado no lançamento da nota de origem, os itens não ficarão agrupados na devolução, mesmo se nesse momento ele estiver ligado.
Nota: para uma maior qualidade de impressão, utilize o botão "Pré-visualizar" para realizar uma pré-visualização da impressão da nota.
Um boleto é um documento largamente utilizado no Brasil como instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado. Através do boleto, seu emissor pode receber do pagador o valor referente àquele pagamento. Tal documento pode ou não ser emitido pelo sistema no faturamento de uma Nota como forma de pagamento ou recebimento. Deve-se estar atento ao fato de não ser possível emitir boletos com data de vencimento anterior a sua emissão ou com Tipo de Negociação "à vista".
Dentre as medidas normais para impressão de boletos, está a existência de impressoras dedicadas a esta funcionalidade. O sistema irá imprimir o "Boleto" para a "Conta" cadastrada no financeiro da nota ou do lançamento financeiro, baseando-se no modelo informado no Cadastro da Conta, aba "Boleto(s)/Duplicatas", campo "Modelo".
Para maiores informações sobre as configurações para impressão de boletos, acesse Impressão de Boletos nos Portais e Central - Compras | Vendas | Mov. Internas.
A impressão de boletos poderá ser realizada também através do menu Impressão de Boleto(s).
Relacionada a impressão de notas e boletos, temos o parâmetro "Imprimir DANFE e boleto agrupados? - AGRUPADANFEBOL" que, quando habilitado, faz com que o sistema agrupe o DANFE e o Boleto, se existirem, no momento da impressão de acordo com cada nota. Com o parâmetro desabilitado, o sistema irá imprimir todos os boletos e em seguida todos os DANFE's. Esse parâmetro possui tal funcionalidade quando é utilizado o Faturamento direto do sistema.
Nota: Esta opção é aplicável somente para o tipo de movimento Requisição.
Observação: A medida que as impressões de boletos e notas vão sendo realizadas, arquivos de anexos de mensagens vão sendo gerados e armazenados internamente no sistema; estes arquivos são desnecessários a partir de um certo momento para o sistema e consomem espaço significativo em disco. No parâmetro "Dias p/ vencimento de arquivos temporários - DIASVENCTFILE" informe o tempo que o arquivo ficará armazenado internamente. Após este período, ele será excluído para não ocupar espaço desnecessariamente.
As notas de expedição são utilizadas para controle interno de estoque e separação do material solicitado; normalmente é um espelho da Nota Fiscal. A configuração da impressão da expedição é feita da seguinte maneira:
Na tela Preferências da Empresa > Aba Estoque/Preço informe no campo "Impressora" o caminho da impressora onde será impressa a expedição; no campo "Modelo" informe o modelo previamente configurado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boleto(s) (para impressão de expedições, o modelo configurado pode ser na extensão TXT ou Relatório Formatado); por fim, determine o "Tipo de Impressora" que será utilizado para efetuar a impressão.
Dois parâmetros influenciam na impressão da expedição, são eles:
- Pede senha p/imprimir Expedição p/Pedidos - EXPEDSENHA: Se este parâmetro estiver habilitado, o sistema solicitará a digitação de usuário e senha para efetuar a impressão da expedição no tipo de movimento em que esta for solicitada.
- Imprimir expedição sem confirmar a nota? - IMPEXPSEMCONF: Caso este parâmetro esteja ativado, o sistema permitirá a impressão de expedição para pedidos/notas/devoluções sem que estas estejam confirmadas. Caso esteja desligado, e seja feita a tentativa de impressão da expedição, o sistema irá emitir a seguinte mensagem:
"Documento XXX: Para imprimir expedição, confirme a notas antes de imprimir."
A Nota Adicional é uma possibilidade de impressão de informações complementares a respeito de uma determinada nota, caso a empresa opte por utilizar controles adicionais. Pode ser uma nota adicional referente ao cupom fiscal, ou mesmo a uma nota fiscal, nota de transporte de mercadorias, ordem de separação ou um espelho da nota para o cliente.
Para realização da impressão da Nota Adicional, tem-se três configurações principais, a saber:
- Caso o parâmetro "Nota Adicional por Empresa? - NOTAADICEMP" esteja habilitado, na tela Preferências da Empresa será apresentada a aba "Estoque/Nota Adicional", contendo os campos para configure o modelo e impressora para notas adicionais. Com esta configuração realizada, o sistema passará a considerar essa opção quando a opção "Imprimir nota adicional" for acionada. Caso o parâmetro não esteja habilitado, o sistema irá considerar a empresa "1", buscando as informações contidas na tela Modelo e Impressora Nota Adicional que será citada a seguir.
- Na tela Modelo e Impressora Nota Adicional devem ser informados os campos "Impressora", em que informa-se o caminho da impressora onde será impressa a Nota Adicional; o "Modelo" a ser utilizado para impressão de Notas Adicionais, que deve ser previamente configurado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boleto(s) (o modelo configurado pode ser na extensão TXT ou Relatório Formatado); determine o "Tipo de Impressora" que será utilizado para efetuar a impressão; por fim, definindo-se pela "Numeração Automática", caso no "Tipo de Operação - TOP" tenha sido feita a marcação para impressão da nota adicional (configuração citada a seguir), ao efetuar a confirmação da nota, a nota adicional correspondente será impressa automaticamente.
- No cadastro de Tipo de Operação - TOP, na aba "Impressão", teremos as marcações "Imprimir Nota Adicional" e "Imprimir nota adicional antes de confirmada"; com a primeira marcação, sempre que a respectiva TOP for utilizada, será acionada a rotina de impressão de Nota Adicional; caso a segunda marcação citada esteja realizada, será impressa a Nota Adicional correspondente à Nota Fiscal que não estiver confirmada.
Nota: É possível imprimir Notas Adicionais para mais de uma nota ao mesmo tempo; para isso, selecionaremos mais de uma nota na grade "Resultado da Seleção" mantendo pressionado o botão "Ctrl" do teclado, e em seguida iremos clicar na opção "Imprimir Nota Adicional".
Desvincular Impressoras Substitutas
A opção "Desvincular Impressoras Substitutas" desfaz o vínculo existente entre as impressoras substitutas e a impressora cadastrada nos Modelos de Impressão.
Se ao enviar uma nova impressão, seja esta de notas ou boletos, e o pop-up para selecionar a impressora não for aberto, significa que certamente a última impressão foi feita ao marcar a opção "Salvar Seleção?", o que impede a escolha de uma nova impressora. Neste caso, acesse esta opção de Desvincular Impressoras Substitutas, para que a impressora possa ser novamente escolhida.
A funcionalidade pertinente a esta opção está disponível somente para o Portal de Vendas.
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