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Venda é a ação e o efeito de vender, ou seja, transferir a propriedade de algo para outra pessoa (física ou jurídica) mediante o pagamento de um preço estipulado. Para que uma empresa tenha sucesso em suas vendas, ela deve conhecer bem seu mercado de atuação. Quanto mais informações um administrador possuir em mãos, maior será sua capacidade de decisão sobre onde e como atuar.
O processo de vendas pode ter início em um Orçamento que é, em linhas gerais, um levantamento de preços. Se você optar por um orçamento, o passo seguinte, em grande parte dos casos, é o lançamento de um Pedido de Venda.
Este Pedido de Venda pode gerar uma provisão de contas a receber e, se for o caso, uma reserva de estoque, deixando o produto indisponível para outras negociações. Uma vez submetido à análise de crédito e a outros tipos de avaliações, o Pedido de venda pode então, ser Faturado, gerando uma Nota Fiscal. Os pedidos podem ser faturados parcialmente ou completamente, além de poderem ser agrupados para formar uma única nota.
No momento em que a Nota Fiscal de venda é confirmada e impressa, dependendo das configurações do Tipo de Operação - TOP, é dada a baixa definitiva no estoque do produto, eliminando assim, a reserva que havia sido feita no Pedido de Venda. Somando-se a isso, uma Nota de Venda pode passar pelo processo de Devolução que pode ser parcial ou total.
No Portal de Vendas temos a possibilidade ainda de efetuar o lançamento de Conhecimentos de Transporte Eletrônicos - CT-e.
Por fim, você poderá por meio do Portal de Vendas, realizar o Cancelamento de Notas Fiscais, bem como a verificação das Notas que foram canceladas no sistema.
Os conceitos e funcionalidades aplicados ao Portal de Vendas, podem ser acessados por meio dos link's abaixo:
Como lançar um Orçamento de Venda?
Como lançar um Pedido de Venda?
O que é uma Nota Fiscal de Venda?
Como lançar uma Nota Fiscal de Venda?
O que é uma Devolução de Venda?
Como lançar uma Devolução de Venda?
O que é um Conhecimento de Transporte?
Como lançar um Conhecimento de Transporte?
O que é Cancelar uma Nota Fiscal?
Como realizar o Cancelamento de uma Nota Fiscal?
Compensação de Devolução - O que é e como fazer?
Portal de Vendas - Atributos da Tela
Portal de Vendas - Botão Outras Opções
Rotinas personalizadas no faturamento - Pontos de Chamada
O que é um Orçamento?
Orçamento é o nome dado para a avaliação ou cálculo especulativo do custo de um produto, uma obra ou serviço a ser prestado.
A definição de um orçamento, normalmente, leva em consideração duas principais características: a receita, ou seja, o valor arrecadado ou disponível, e a despesa, que seria o valor a ser gasto para a conclusão ou manutenção de algo.
Os orçamentos estão presentes em vários aspectos da vida cotidiana, desde o planejamento para uma reforma na casa, até os valores que serão destinados para a manutenção de serviços públicos do governo, que afetam direta ou indiretamente a vida dos cidadãos, e ainda, clientes que efetuam avaliações de preços de produtos entre determinadas empresas, de modo a se chegar aos valores mais apropriados para uma futura compra. Levaremos em consideração aqui esta última abordagem citada.
Como lançar um Orçamento de Venda?
Passaremos aqui, uma visão geral das configurações a serem feitas para o lançamento de um Orçamento de Venda; estas configurações podem variar de acordo com o processo de cada empresa. Portanto, parametrizações mais detalhadas do sistema bem como o preenchimento dos campos não informados aqui, devem ser verificados junto aos gestores de sua empresa e/ou consultores Sankhya.
Uma vez posicionado no "Portal de Vendas", através do botão "Novo documento", será dado início ao lançamento de um Orçamento de Venda; seu acionamento, abrirá a Central de Vendas. Para realizar este lançamento, alguns cadastros são obrigatórios no sistema; são eles:
Inicialmente o Cadastro de Empresas; em seguida, as Preferências da Empresa, onde você define as particularidades de cada corporação no sistema, bem como, se a mesma estará ativa para uso nesta e nas demais rotinas;
O Parceiro em um Orçamento, é o Cliente para o qual a empresa cadastrada inicialmente, deseja concretizar sua venda;
O Tipo de Operação - TOP é um cadastro que pode ser compreendido como o "coração da operação", pois aqui, definimos o "Tipo de Movimento" (que em um orçamento, é P-Pedido de Venda), as atualizações de Financeiro, Estoque, Matérias-Primas, Preços, entre outros aspectos.
Ainda no Cabeçalho do Orçamento, é essencial o Tipo de Negociação, ou seja, a forma de pagamento acordada entre a empresa e o cliente.
Os demais campos devem ser informados de acordo com o processo adotado por sua empresa. Ao concluir e salvar os dados do cabeçalho, será habilitada a grade "Itens" para que sejam inseridos os Produtos que irão compor o Orçamento.
As abas apresentadas na grade "Rodapé" terão algumas informações alimentadas automaticamente (de acordo com os dados inseridos no cabeçalho e nos itens do Orçamento), e outras deverão ser preenchidas de acordo com o processo de cada empresa. Finalizadas as inserções, conclua o lançamento por meio do botão "Confirmar" localizado no alto da tela.
Por meio de um filtro rápido ou personalizado, o Orçamento lançado pode ser verificado no Portal de Vendas na grade "Resultado da seleção".
O que é um Pedido de Venda?
Um Pedido de Venda consiste no documento que formaliza o compromisso de venda, nos valores e condições negociadas entre Empresa e Parceiro. É um componente essencial para o processo de faturamento de uma organização, pois juntamente com o Orçamento, ou não, é o documento de abertura da venda; ele expressa as necessidades dos clientes em produtos e serviços.
Como lançar um Pedido de Venda?
Seguindo a ideia passada sobre os Orçamentos, em relação aos "Pedidos de Venda", traremos aqui o caminho geral para seu lançamento. O detalhamento de cada parametrização e/ou preenchimento, deve ser verificado junto aos gestores de sua empresa e/ou consultores Sankhya.
Uma vez posicionado no Portal de Vendas, o Pedido de Venda pode ser lançado no sistema de duas maneiras:
1)Depois do lançamento de um Orçamento de Venda, onde na configuração do Tipo de Operação - TOP utilizado em seu lançamento (aba Restrições e Exceções) configurou-se a TOP de Destino que dará sequência ao processo, ou seja, uma TOP de Pedido de Venda, cujo Tipo de Movimento é "P-Pedido de Venda" e realiza as devidas validações de tal operação (Provisão do Financeiro, Reserva do Estoque, o documento gerado fica como pendência, entre outros aspectos);
Para este comportamento, selecione no campo "Tipo de Movimento" a opção Pedido de venda e depois de definir o Orçamento desejado, acione o botão "Faturar". O Pedido de Venda gerado será alimentado pelos dados inseridos anteriormente ao lançar o Orçamento (Empresa, Tipo de Negociação, Parceiro etc), exceto a TOP, que a partir desse momento é uma TOP de Pedido de Venda.
Vale ressaltar que, no pedido de venda com conferência por série e faturamento, é necessário que na tela Tipos de Operação - TOP, o tipo de movimento de Faturamento seja configurado na aba Estoque, no campo "Atualização do Estoque", com a opção "Baixar", para que ocorra a baixa do estoque, desse modo o sistema ajustará o "ATUALESTOQUE" da TGFSER, após a confirmação do pedido, da nota faturada e conferência por série.
2)No Portal de Vendas, selecionando no campo Tipo de Movimento a opção Pedido de Venda e acionando o botão "Novo documento", será aberta a Central de Vendas para lançamento direto do pedido (entendamos aqui "lançamento direto", como a inclusão do pedido sem um lançamento prévio de um Orçamento de Venda). Consideremos as configurações básicas a serem realizadas:
Assim como no Orçamento, inicialmente o Cadastro de Empresas; em seguida as Preferências da Empresa, onde define-se as particularidades de cada corporação no sistema, bem como, se a mesma estará ativa para uso nesta e nas demais rotinas;
O Parceiro no Pedido de Venda, é o cliente para o qual a empresa cadastrada inicialmente deseja concretizar sua venda;
O Tipo de Operação - TOP assim como em todas as operações, é um cadastro de suma importância, pois determina o Tipo de Movimento (que em um Pedido de Venda, é P-Pedido de Venda), as atualizações de Financeiro, Estoque, Matérias-Primas, Preços, entre outros aspectos.
Importante: No lançamento de Pedidos de Venda, onde foi utilizado um Tipo de Operação - TOP configurado para reservar estoque (aba Geral, campo Atualização do Estoque, opção "Reservar"), com a ativação do parâmetro "Nro de Série obrigatório no pedido que reserva? - NROSEROBRPEDRES", ao incluir um item na Central de Vendas que seja controlado por Série, a inserção desta série será obrigatória; será aberto o pop-up "Número de Série" para que se possa fazê-lo. Caso o referido parâmetro esteja desativado, a inclusão das séries dos produtos que assim forem controlados, não será validada, ou seja, sua inserção não será exigida.
Ainda no cabeçalho do Pedido de Venda, é essencial o Tipo de Negociação, ou seja, a forma de pagamento acordada entre a empresa e o cliente.
Os demais campos devem ser informados, de acordo com o processo adotado por cada empresa. Ao concluir e salvar os dados do cabeçalho, será habilitada a grade "Itens" para que sejam inseridos os Produtos que irão compor o Pedido de Venda.
As abas apresentadas na grade "Rodapé" terão algumas informações alimentadas automaticamente (de acordo com os dados inseridos no cabeçalho e nos itens do Pedido) e outras deverão ser preenchidas de acordo com o processo de cada empresa. Finalizadas as inserções, conclua o lançamento por meio do botão "Confirmar" localizado no alto da tela.
De maneira equivalente a um Orçamento, por meio de um filtro rápido ou personalizado, o Pedido de Venda lançado pode ser acessado no Portal de Vendas na grade "Resultado da seleção".
O que é uma Nota Fiscal de Venda?
A nota fiscal de venda é um documento fiscal que tem a finalidade de registrar uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa à uma pessoa física ou pessoa jurídica. Nas situações em que a nota fiscal registra transferência de valor monetário entre as partes, este documento também destina-se ao recolhimento de impostos, onde a sua não utilização caracteriza sonegação fiscal.
Porém, as notas fiscais de venda podem também ser utilizadas em contextos mais amplos, como na regularização de doações, transporte de bens, empréstimos de bens, ou prestação de serviços sem benefício financeiro à empresa emissora. Uma nota fiscal também pode cancelar a validade de outra nota fiscal, como por exemplo na devolução de produtos industrializados, outros cancelamentos ou cancelamento de contratos de serviços e produtos.
Como lançar uma Nota Fiscal de Venda?
Abaixo, serão apresentadas informações gerais a respeito do lançamento de uma "Nota Fiscal de Venda". As particularidades a respeito das parametrizações e/ou preenchimento dos campos que não forem mencionados, devem ser verificados junto aos gestores de sua empresa e/ou consultores Sankhya.
Uma vez posicionado no Portal de Vendas, a Nota Fiscal de Venda pode ser lançada de duas maneiras:
1)Feito o lançamento de um Pedido de Venda, onde na configuração do Tipo de Operação - TOP utilizado em seu lançamento (aba Geral, campo "TOP p/Faturamento") configure a TOP de Faturamento que dará sequência ao processo, ou seja, uma TOP de Nota de Venda, cujo Tipo de Movimento é "V-Venda" e realiza as devidas validações de tal operação (Inclusão no Financeiro, Baixa do Estoque, cálculo de comissões, entre outros aspectos);
Para este comportamento, selecione no campo "Tipo de Movimento" a opção Pedido de venda e depois de determinar o Pedido de Venda desejado, acione o botão "Faturar". A Nota de Venda gerada, será alimentada pelos dados inseridos anteriormente ao lançar o Pedido de Venda (Empresa, Tipo de Negociação, Parceiro etc), exceto a TOP, que a partir desse momento é uma TOP de Venda.
2)No Portal de Vendas, selecionando no campo Tipo de Movimento a opção "Nota de Venda" e acionando o botão "Novo documento", será aberta a Central de Vendas para lançamento direto da nota fiscal (entendamos aqui "lançamento direto", como a inclusão da nota sem um lançamento prévio de um Pedido de Venda). Consideremos as configurações básicas a serem realizadas:
Inicialmente, é necessário que se tenha o Cadastro de Empresas; em seguida as Preferências da Empresa, onde define-se as particularidades de cada corporação no sistema, bem como, se a mesma estará ativa para uso nesta e nas demais rotinas, respectivamente;
O Parceiro na Nota de Venda, é o cliente para o qual a empresa cadastrada inicialmente está concretizando a venda;
O Tipo de Operação - TOP assim como em todas as operações, é um cadastro de extrema importância, pois determina o Tipo de Movimento (que em uma Nota de Venda, é V-Venda), as atualizações de Financeiro, Estoque, Matérias-Primas, Preços, entre outros aspectos.
Ainda no cabeçalho da Nota de Venda, é essencial o Tipo de Negociação, ou seja, a forma de pagamento acordada entre a empresa e o cliente.
Os demais campos devem ser informados de acordo com o processo adotado por cada empresa. Ao concluir e salvar os dados do cabeçalho, será habilitada a grade "Itens" para que sejam inseridos os Produtos que irão compor a Nota Fiscal de Venda.
As abas apresentadas na grade "Rodapé" terão algumas informações alimentadas automaticamente (de acordo com os dados inseridos no cabeçalho e nos itens da Nota) e outras deverão ser preenchidas de acordo com o processo de cada empresa. Finalizadas as inserções, conclua o lançamento por meio do botão "Confirmar" localizado no alto da tela.
Assim como em um Pedido de Venda, por meio de um filtro rápido ou personalizado, a Nota Fiscal de Venda lançada pode ser visualizada no Portal de Vendas na grade "Resultado da seleção".
É possível ainda, que se tenha o lançamento de uma Nota Fiscal de Venda obrigatoriamente vinculado à um Pedido de Venda, independente da maneira escolhida para tal lançamento; esta configuração é feita no Tipo de Operação - TOP (correspondente à Nota de Venda), aba Validações, campo "Exigir Pedido"; caso este campo esteja definido com uma opção diferente de "Não Exigir", será obrigatório que se tenha o lançamento de um Pedido de Venda composto por no mínimo um item, para que o respectivo faturamento deste Pedido gere a Nota Fiscal de Venda.
O Portal de Vendas, também pode ser alimentado de acordo com a execução do Processo de Inventário, ou seja, conferidas as divergências de estoque, ao efetuar um Ajuste de Estoque, caso este ajuste seja de saída (quantidade no estoque físico menor que a quantidade apresentada no sistema), será gerada uma nota de ajuste de saída de estoque (desde que esteja configurado na tela Preferências da Empresa, aba "Estoque/Preço", o campo "Modelo Ajuste de Saída de Estoque"), que será apresentada nesta tela e deverá ser confirmada na Central de Vendas.
Observação: Quando você realizar a emissão de uma nota para um parceiro de outra unidade federativa que possui a classificação fiscal como Consumidor Final ou Não Contribuinte, e não for informado o grupo de ICMS para a UF de destino, o sistema apresentará a mensagem com a Rejeição 694 notificando que as configurações relacionadas ao DIFAL não estão corretas para o(s) Produto(s). Para conhecer mais detalhes sobre como solucionar esta ocorrência, acesse o artigo 694 - Rejeição: Não informado o grupo de ICMS para a UF de destino (NT2015/003). Como resolver?.
Importante: Para emitir uma nota fiscal de venda contendo CST Isento (itens bonificados) e CST Normal, lembre-se de verificar no XML se as taxas de exceção para alíquotas de PIS e COFINS foram previamente cadastradas.
O que é uma Devolução de Venda?
Uma "Devolução de Venda", caracteriza-se por uma recondução de mercadoria por parte do Parceiro para a Empresa. As Empresas recebem mercadorias em devolução vendidas anteriormente, em geral por problemas de qualidade, desistência da compra, especificações técnicas, demora na entrega etc.
É necessário que exista um documento que registre e comprove o procedimento de devolução de mercadorias; temos aqui, uma "Nota de Devolução de Venda".
Como lançar uma Devolução de Venda?
Seguindo a ideia descrita sobre os Pedidos e Notas de Venda, em relação às "Devoluções de Venda", traremos aqui o caminho geral para seu lançamento. O detalhamento de cada parametrização e/ou preenchimento, deve ser verificado junto aos gestores de sua empresa e/ou consultores Sankhya.
Uma vez posicionado no Portal de Vendas, a Devolução de Venda pode ser lançada no sistema de duas maneiras:
1)Feito o lançamento de uma Nota de Venda, onde na configuração do Tipo de Operação - TOP utilizado em seu lançamento (aba Geral, campo "TOP p/Devolução") configure a TOP de Devolução que dará sequência ao processo, ou seja, uma TOP de Devolução de Venda, cujo Tipo de Movimento é "D-Devolução de Venda" e realize as devidas validações de tal operação (Inclusão de Despesa no Financeiro, Entrada no Estoque, entre outros aspectos);
Para este comportamento, selecione no campo "Tipo de Movimento" a opção "Nota de venda" e depois de definir a Nota Fiscal desejada, acione o botão "Devolv./Estor.". A Nota de Devolução de Venda gerada, será alimentada pelos dados inseridos anteriormente ao lançar a Nota de Venda (Empresa, Tipo de Negociação, Parceiro, produtos etc), exceto a TOP, que a partir desse momento é uma TOP de Devolução de Venda.
Observação: Na nota de devolução, as informações do cabeçalho serão copiadas da nota de venda de forma automática, portanto, caso seja necessário alterar alguma informação na referida nota, esta deverá ser feita manualmente.
2)No Portal de Vendas, selecionando no campo Tipo de Movimento a opção "Devolução de Venda", acionando o botão "Novo documento", será aberta a Central de Vendas para lançamento direto da nota fiscal de devolução de venda (entendamos aqui "lançamento direto", como a inclusão da devolução sem um lançamento prévio de uma Nota de Venda). Consideremos as configurações básicas a serem realizadas:
Inicialmente, é necessário que se tenha o Cadastro de Empresas; em seguida as Preferências da Empresa, onde define-se as particularidades de cada corporação no sistema, bem como, se a mesma estará ativa para uso nesta e nas demais rotinas, respectivamente.
O Parceiro na Nota de Devolução de Venda, é o cliente do qual a empresa cadastrada está recebendo a devolução da venda.
O Tipo de Operação - TOP assim como em todas as operações, é um cadastro primordial, pois determina o Tipo de Movimento (que em uma Nota de Devolução de Venda, é D-Devolução de Venda), as atualizações de Financeiro, Estoque, Matérias-Primas, Preços, entre outros aspectos.
Ainda no cabeçalho da Nota de Devolução de Venda, é essencial o Tipo de Negociação, ou seja, a forma de pagamento definida entre o cliente e a empresa.
Os demais campos devem ser informados de acordo com o processo adotado por cada empresa. Ao concluir e salvar os dados do cabeçalho, será habilitada a grade "Itens" para que sejam inseridos os Produtos que irão compor a Nota Fiscal de Devolução de Venda.
As abas apresentadas na grade "Rodapé" terão algumas informações alimentadas automaticamente (de acordo com os dados inseridos no cabeçalho e nos itens da Nota de Devolução), e outras deverão ser preenchidas de acordo com o processo de cada empresa. Finalizadas as inserções, conclua o lançamento por meio do botão "Confirmar" localizado no alto da tela.
Assim como em uma Nota de Venda, por meio de um filtro rápido ou personalizado, a Nota Fiscal de Devolução de Venda lançada pode ser visualizada no Portal de Vendas na grade "Resultado da seleção".
É possível ainda que se tenha o lançamento de uma Nota Fiscal de Devolução de Venda obrigatoriamente vinculada à uma Nota de Venda, independente da maneira escolhida para tal lançamento; esta configuração é feita no Tipo de Operação - TOP (correspondente à Devolução de Venda), aba Validações, campo "Exigir Nota de Venda"; caso este campo esteja definido com uma opção diferente de "Não Exigir", será obrigatório que se tenha o lançamento de uma Nota de Venda composta por no mínimo um item, para que a respectiva devolução desta Nota gere a Nota Fiscal de Devolução de Venda.
Observação: Ao realizar uma devolução de vendas, o sistema considerará a regra de um para um, ou seja, apenas uma nota de origem para uma nota de devolução. Assim, o campo "Chave NF-e" (Central de Vendas, Grade Rodapé, aba NF-e/NFS-e) será preenchido com a chave da nota de origem.
Importante: Quando o parâmetro "Calcula Deson PIS/COFINS para nota de Devolução - CALCPISCOFINSDE" estiver ligado, o sistema realizará o cálculo de desoneração de PIS/COFINS para nota de devolução de compra e venda.
Ao considerar várias notas para uma devolução, é relevante mencionar que o sistema levará em consideração as chaves referenciadas para a geração do XML da NF-e de Devolução.
Nota: Em relação ao SPED Fiscal, seus respectivos arquivos serão gerados independente do preenchimento do campo Chave NF-e.
Observação: Para as Devoluções de Vendas de Emissão Própria, caso o Parceiro encontre-se configurado para não ter IPI, será gerado o valor de IPI na tag <vIPIDevol> do arquivo XML.
Nota: Configurando a TOP de Devolução de Venda como "Não calcula e digita", o Parceiro para ter IPI e o "Código Sit. Trib. IPI Entrada" igual à "(-1)-Não sujeita ao IPI", será possível emitir NF-e de Devolução de Venda com a informação de IPI no Grupo de Tributos Devolvidos, gerando o valor de IPI na tag <vIPIDevol> do arquivo XML.
Ao realizar uma devolução de venda parcial onde houve desconto aplicado na nota de venda, o campo "Total produtos" do painel Itens da Central de Vendas, não será considerado no cálculo do índice de juros, uma vez que este é calculado da seguinte maneira:
Somatório da qtd. Produtos*(Qtd. neg. * Vlr. Unitário) |
O que é um Conhecimento de Transporte?
Trataremos aqui do "Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)", que é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, que tem a intenção de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas, realizada por qualquer modal. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e pela recepção e autorização de uso vinda do Fisco.
Todos os detalhes pertinentes ao comportamento deste documento no sistema, podem ser acessados no link Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e.
Como lançar um Conhecimento de Transporte?
O procedimento relacionado ao lançamento de um Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), pode ser em sua totalidade acessado através do link Lançamento do CT-e.
O que é Cancelar uma Nota Fiscal?
Cancelar uma Nota Fiscal, significa invalidar a operação de venda realizada perante o Parceiro e aos devidos órgãos fiscais reguladores. O cancelamento da Nota Fiscal pode ocorrer por erro de digitação, erro de cálculos fiscais, desistência por parte do cliente, entre outros motivos.
Tratando em específico de "Notas Fiscais Eletrônicas", este procedimento pode ser efetuado no prazo máximo estipulado pela SEFAZ de cada estado, desde o momento de autorização da nota e caso a mercadoria ainda não tenha sido transportada.
Como realizar o Cancelamento de uma Nota Fiscal?
Uma vez posicionado no Portal de Vendas, o cancelamento de uma Nota Fiscal ocorre através do acionamento do botão "Cancelar Nota" localizado no alto da tela. Acionando este botão, será apresentada a mensagem de confirmação do procedimento de cancelamento, e dando seguimento, será aberto o pop-up para preenchimento da "Justificativa" de cancelamento; poderão ser informados no máximo 80 (oitenta) caracteres. Quando se tratar de uma NFS-e, o pop-up exibirá para seleção os motivos de cancelamento configurados no Cadastro de Cidades, aba NFS-e, seção "Cancelamento".
Em relação às "Notas Fiscais Eletrônicas", caso o prazo para cancelamento tenha sido esgotado, com a orientação/acompanhamento do Contador da empresa, ainda assim é possível realizar seu cancelamento; nesta situação, logo após o preenchimento da Justificativa de cancelamento, será apresentado o pop-up "Protocolo de cancelamento NF-e emitida acima do prazo", onde deverão ser inseridos o "Número do Protocolo de Cancelamento" e a "Data e Hora do Protocolo de Cancelamento"; estas informações deverão ser obtidas pelo profissional de Contabilidade da empresa junto ao órgão competente.
Faturamento - Como fazer?
Faturar significa realizar a fatura das mercadorias vendidas, incluir na fatura uma mercadoria, ou seja, o financeiro que estava provisionado, será incluído gerando "contas a receber" e o estoque que estava reservado, será baixado, gerando movimentação efetiva deste estoque.
O conceito prático de faturamento, consiste em transformar um Pedido de Venda em uma Nota Fiscal de Venda; porém, na passagem de um Orçamento para um Pedido de Venda, pode-se entender que também houve um faturamento, mas não com as mesmas validações mencionadas acima.
Vale ressaltar que, os comportamentos citados, poderão variar de acordo com o processo de cada empresa.
Quando posicionado no Portal de Vendas, selecionado um documento já confirmado (Orçamento ou Pedido de Venda), você pode proceder com o Faturamento de duas maneiras:
- Acionando o botão "Faturar" localizado no alto da tela; o comportamento deste botão, é o mesmo apresentado pela opção "Faturar" apresentada no link Portal de Vendas - Botão Outras Opções - Faturar;
- Através do botão "Outras Opções...", onde existe a opção "Faturamento"; as quatro alternativas de faturamento apresentadas aqui podem ser acessadas através do link Portal de Vendas - Botão Outras Opções - Faturamento.
- A regra de desconto promocional não é aplicada ao faturar múltiplos documentos em uma única nota. Isso ocorre porque, nesse caso, o valor unitário do item informado não reflete o desconto promocional, uma vez que o cálculo é feito com base no valor total dividido pela quantidade.
O parâmetro "Dec. p/valor ao desmembrar lotes no faturamento? - DECVLRDSMBRLOTE" definirá se será recalculado o valor unitário para redefinir as casas decimais no faturamento de um documento. Sendo assim, se o parâmetro tiver ligado, o recálculo será feito e, estando desligado, não será executado.
Observação: O parâmetro acima corrige a divergência no valor da nota e no valor total de produtos entre o documento original e o gerado no faturamento do documento, que é causado pela quantidade de casas decimais de alguns itens.
Com o parâmetro "Priorizar conta informada no faturamento? - PRIORIZACTAFAT" ligado, o sistema irá primeiro validar a conta bancária informada no lançamento e, em seguida, realizará a validação na Central de Certificação, se aplicável.
Ainda, o parâmetro "Reproc. financ. se existir conf. parc independ.-PERREPFINPARIN" realizará o reprocessamento do financeiro para que ao faturar um pedido de venda que contenha o valor do DIFAL, o sistema gere a parcela do DIFAL na nota.
Observação: Para que esta parcela seja gerada, a tela Fórmula p/ Parcelas Independentes deve conter configurações que atendam aos requisitos da operação.
Ao realizar um faturamento no qual o tipo de negociação possui configuração na aba Bases para vencimento (tela Tipos de Negociação), para que o sistema recalcule o financeiro e faça o cálculo do vencimento corretamente é necessário habilitar o parâmetro "Utilzia Base Vencimento no Faturamento? - USABASEVENCFAT".
Corte de Pedidos
O Corte de Pedidos é um procedimento que visa retirar itens ou determinada quantidade de itens de notas no faturamento; esta medida se faz necessária, quando é feito um pedido com a quantidade superior ao que realmente será entregue ou vendida.
Trouxemos um exemplo: suponhamos que foi lançado um Pedido no Portal de Vendas com 50 unidades do produto X. O faturamento será de apenas 20 unidades. Assim, você "corta" 30 unidades no produto em questão no pedido, para que, ao faturar, o sistema traga apenas a quantidade restante, ou seja, 20 unidades.
Na grade "Itens", temos o botão "Corte..."; este botão trabalha com o corte de itens em um pedido selecionado; este será apresentado para uso quando selecionados os Tipos de Movimento "Pedido de Venda", "Nota de Venda" ou "Conhecimento de Transporte"; ele é composto pelas seguintes opções:
-
Cortar tudo - Ao cortar tudo, o pedido continua pendente e somente ficará não pendente ao ser faturado.
Observações:
- Quando o faturamento é agrupado por CNAE ou a TOP estiver configurada para separação, sua quantidade será cortada e o sistema apresentará a mensagem "Não existem produtos/quantidades disponíveis para essa operação.".
- Caso não seja agrupado nem configurado para separação, o pop-up de faturamento não será exibido ao ser confirmado, não sendo apresentada nenhuma mensagem de erro.
- Ao finalizar o faturamento, para visualizar na tela que o pedido foi cortado, é necessário atualizar a tela através do botão aplicar filtro. - Cortar selecionados - Corta-se a quantidade total dos itens selecionados;
- Cortar não selecionados - Elimina-se a quantidade total dos itens que não estão selecionados;
- Limpar corte - Esta opção desfaz o corte realizado.
Nota: A seleção de itens ao utilizar as opções "Cortar selecionados" e "Cortar não selecionados" é feita mantendo-se pressionado a tecla "Ctrl" no teclado e clicando sobre os itens desejados.
Nesta grade, temos a coluna "Qtd. corte", onde você informa a quantidade a ser cortada do item selecionado, caso não queira-se cortar o total de todos os itens de acordo com as opções do referido botão.
Nos casos de Corte de todo o Pedido para Formação de Carga, temos disponível a rotina acessada através da tela Corte de Pedidos.
Compensação de Devolução - O que é e como fazer?
Podemos entender a "Compensação de uma Devolução", como um aproveitamento do valor da Devolução feita pelo Parceiro, de modo que este valor será debitado das compras anteriormente efetuadas por ele. Temos abaixo um exemplo:
O Parceiro efetuou três compras parceladas em datas distintas por meio das notas 10, 22 e 35; posteriormente, ele decide realizar uma devolução, porém a Empresa não realiza a devolução monetária ao cliente (não devolve o dinheiro); neste caso, é indicada a compensação da devolução, pois é pego o valor da devolução da venda, e efetua-se o abatimento deste valor nas parcelas que o Parceiro possui ainda em aberto junto a Empresa (notas 10, 22 e 35).
Para realização da Compensação, é necessário que se tenha o lançamento de uma nota de Devolução já confirmada no sistema. Este é um procedimento realizado na Central de Vendas, onde você deve acionar o botão "Outras Opções...", opção "Compensar devolução".
Ao acessar esta opção, teremos três etapas:
1) Primeiramente, serão apresentados os títulos referentes às notas de devolução que poderão ser utilizados para compensação. O sistema permitirá a seleção de um único título a ser compensado. Para prosseguir, você poderá selecionar o título e clicar no botão "Próximo", ou ainda, dar um duplo clique na linha selecionada:
2) Em seguida, selecione as pendências que serão compensadas pelo título de devolução inicialmente definido:
Ainda nesta etapa, você pode fazer o uso de filtros personalizados para localização dos títulos que irão compor a compensação. Pode-se também selecionar quais notas pendentes serão apresentadas para escolha dentre as seguintes opções:
- Notas de Origem: Caso a nota de devolução seja uma nota renegociada, serão exibidos os títulos correspondentes às suas notas de origem;
- Todas as Notas: Serão exibidos todos os títulos que o Parceiro possui em aberto junto à Empresa;
- Matriz e Filial: Por esta opção, serão apresentados os títulos do Parceiro lançados junto à Empresa e sua correspondente Matriz.
Além disso, é necessário definir como será realizado o cálculo de compensação, ou seja, "Proporcional" ou "Manual". Sendo de maneira Proporcional, o título da devolução será compensado proporcionalmente entre as pendências selecionadas. Já de forma Manual, cada título pendente é compensado pelo seu valor total, até que todo o valor da devolução seja compensado. Os títulos são compensados na ordem que você definir.
3) A etapa final consiste em acionar o botão "Compensar"; com isso, a compensação será processada e serão exibidas outras três opções:
- Compensar próximo título: Esta opção será apresentada caso existam outros títulos a serem compensados; por esta opção, o sistema retorna o foco na primeira etapa citada;
- Ver títulos baixados: Através desta opção serão apresentados os "Títulos baixados" e os "Títulos em aberto";
- Encerrar a compensação: Esta opção irá finalizar a "Compensação da Devolução".
Ao efetuar a compensação, alguns títulos poderão ser baixados parcialmente. Neste caso, o título original será baixado e a pendência será lançada em um novo título, que será a cópia do título original.
Nos parâmetros "TOP baixa da despesa na compensação de devolução - TOPBAIDESPDEV" e "TOP baixa da receita na compensação de devolução - TOPBAIRECDEV" deverão ser inseridos o código dos Tipo de Operação - TOP utilizados nas baixas da compensação, quando se tratar de um título de receita e quando este for de despesa, respectivamente.
Compensação de Crédito
Esta funcionalidade é utilizada quando o Parceiro realiza uma Devolução de Venda; efetua-se uma venda para o Parceiro e, caso este faça uma devolução desta venda, gera-se um crédito para ele, de modo que pode-se optar para este crédito ser utilizado em uma próxima compra que ele venha realizar.
Em linhas gerais, a "Devolução de Venda" gera um registro de despesa no financeiro, deixando o Parceiro com crédito junto à Empresa. A compensação que tratamos aqui, permite que no momento da próxima venda para tal Parceiro, seu crédito possa ser aproveitado.
Este comportamento, poderá ser utilizado também para compensar financeiros provenientes de outras operações; é válido também para as operações de Compra. Para que a compensação de Crédito ocorra para as operações de Venda, é necessário que você realize a configuração dos seguintes parâmetros:
- Avisar que o cliente possui Crédito? - AVISARCREDCLI;
- Tipo de título para compensação de Crédito - TIPTITCREDCLI.
Importante: Empresas que trabalham com ECF e que possuem em seu cadastro o "CLIENTE DIVERSOS" ou "CLIENTE PADRÃO", o parâmetro Avisar que o cliente possui Crédito? - AVISARCREDCLI somente poderá ser ativado mediante análise dos consultores Sankhya, pois este parâmetro trabalha em conjunto com o parâmetro Tipo de título para compensação de Crédito - TIPTITCREDCLI.
Se o parâmetro Avisar que o cliente possui Crédito? - AVISARCREDCLI estiver ligado e o parâmetro Tipo de título para compensação de Crédito - TIPTITCREDCLI estiver com valor "0" (zero), ao efetuar uma venda para o cliente padrão (CUPOM FISCAL/PEDIDO), o sistema irá buscar no banco de dados todos os títulos que estiverem pendentes para o referido cliente, ocasionando queda de performance. Isto ocorre devido às vendas em cartão de crédito serem feitas para o cliente padrão, e as mesmas terem baixas programadas, por isso são encontrados títulos em aberto.
Quando o parâmetro Avisar que o cliente possui Crédito? - AVISARCREDCLI estiver habilitado, o campo "Valor do Crédito" pode ser adicionado na Central de Vendas para Pedidos ou Notas de Venda através da configuração do layout da nota (tela Configurador de Layout da Nota).
Feita a configuração destes parâmetros, o sistema passa a avisar o Valor do Crédito que o cliente possui, em qualquer despesa lançada no financeiro para o Parceiro, normalmente originada de uma devolução.
Na confirmação da Nota Fiscal, o sistema informa que o cliente possui crédito e questiona ao usuário se ele deseja registrar este crédito para compensação. Optando-se por "Sim", o sistema lança um registro no financeiro da nota com o valor possível de ser compensado e reduz este valor proporcionalmente nas demais parcelas. O título lançado para compensação é gravado com o Tipo de Título configurado no parâmetro Tipo de título para compensação de Crédito - TIPTITCREDCLI.
O parâmetro "Compensar crédito do cliente automaticamente - COMPENSACREDCLI" está relacionado à esta rotina; caso ele esteja habilitado, será substituída a funcionalidade do parâmetro Avisar que o cliente possui Crédito? - AVISARCREDCLI e, caso exista crédito, além de exibir os avisos de crédito do cliente, ele também fará com que o sistema execute a compensação do crédito de maneira automática, ou seja, sem questionar se você deseja compensar o crédito. Esse parâmetro também habilita o campo Valor do Crédito mencionado acima.
Importante: O processo de compensação automática não é compatível com a rotina de Liberação de Limites pois, se durante a compensação for solicitada alguma liberação de limites para execução da baixa dos títulos, a compensação automática não será realizada. Neste caso, configure o sistema para que os títulos envolvidos na compensação não demandem liberações de limites para serem baixados, ou ainda, realizar a finalização da compensação de forma manual, efetuando assim as liberações e baixas necessárias.
Em relação à rotina de compensação automática de crédito, quando uma das opções do parâmetro "Usar como data de vencto na compensação financeira - USADTVINCOMPFIN" estiver selecionada, a Data de Vencimento a ser lançada na nota será de acordo com a opção definida por você. Sendo assim, o referido parâmetro contém as opções a seguir:
- Título de crédito a compensar: Ao selecionar esta opção, a Data de Vencimento a ser utilizada no título compensado, será a mesma do título de crédito.
- Vencimento da operação atual: Caso o usuário selecione esta opção, a Data de Vencimento será a mesma data em que a nota for lançada.
- Data da Baixa: Selecionando esta, a Data de Vencimento será no mesmo dia em que a compensação da nota for efetuada.
Impressão no Portal de Vendas
A impressão no Portal de Vendas é realizada com o acionamento do botão "Imprimir", localizado no alto e no centro da tela; este botão apresenta as seguintes possibilidades:
Imprimir Nota | Imprimir Pix/Boleto | |
Imprimir Expedição | Imprimir Nota Adicional | |
Imprimir Danfe Simplificado | Desvincular Impressoras Substitutas | |
Visualizar Boleto | Relatórios Formatados | |
Salvar em PDF |
Através desta opção, será possível imprimir as notas que tem por base o formato TXT. Para imprimir uma ou mais notas em modelo TXT, selecione as notas desejadas mantendo pressionado o botão "Ctrl" do teclado, e clique na referida opção. Vale citar que cada modelo pode ter sua particularidade.
Para uso desta funcionalidade, atente-se para os seguintes aspectos:
- Na configuração do Tipo de Operação - TOP utilizado na nota, aba "Impressão", no campo "Modelo de impressão de nota fiscal" informe um modelo TXT previamente cadastrado; este cadastro é realizado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boleto(s).
- O modelo informado na TOP deve ser inserido manualmente na pasta do servidor de aplicação do Sankhya Om. Na tela Preferências, você pode verificar o caminho referente à esta pasta, através do parâmetro "Pasta de modelos para impressão - SERVDIRMOD"; o caminho está indicado no campo "Texto". Salve os modelos de TXT na pasta informada no parâmetro mencionado. Um exemplo de caminho para a configuração deste parâmetro é /home/mgeweb/modelos/, onde os modelos estão salvos na pasta modelos.
É possível também realizar impressões de notas obedecendo à ordem da tela de seleção; para isso, ativa-se o parâmetro "Respeitar a ordem da grade em selec.várias Notas? - MULTSELORD" que, uma vez habilitado, fará com que as notas sejam impressas de acordo com sua ordenação/apresentação na grade. Abaixo temos um exemplo:
As notas de número 5487, 6587, 5481 e 44 não estavam ordenadas por número nota na grade e estavam sendo apresentadas conforme esta sequência informada. Ao solicitar a impressão das mesmas, com o parâmetro ativado, o sistema obedecerá a sequência que está na grade e a impressão ocorrerá na mesma ordem (5487, 6587, 5481 e 44).
Caso o parâmetro Respeitar a ordem da grade em selec.várias Notas? - MULTSELORD esteja desligado, as notas serão impressas sempre obedecendo a sequência do número nota e não a sua apresentação na grade, ou seja, ainda no exemplo citado, ao solicitar a impressão das notas 5487, 6587, 5481 e 44, as mesmas serão impressas obedecendo à numeração crescente das notas, ou seja, primeiro será impresso a nota de número 44, em seguida a 5481, a 5487 e por último a 6587, mesmo que as mesmas não estejam ordenadas pelo número da nota de forma crescente na seleção de notas na grade.
Observação: Para que as notas sejam impressas conforme ordenação da grade, o parâmetro "Imprimir DANFE e depois boletos? - IMPDANFEBOL" deve estar desligado, pois este quando ligado tem prioridade sobre o parâmetro Respeitar a ordem da grade em selec.várias Notas? - MULTSELORD.
Na geração do XML de uma NF-e e na impressão de seu respectivo DANFE, os itens da nota serão ordenados mediante a configuração realizada no parâmetro "Ordem dos itens para impressão nas notas - ORDITENS"; pode-se ordenar os itens de acordo com sua "Sequência", "Código", "Descrição", "CFOP", entre outras alternativas. Quando definida a ordenação pela opção "Referência do Produto", esta irá ocorrer desde que no Cadastro de Produtos, aba "Geral", o campo "Referência" esteja devidamente preenchido.
Importante: Vale salientar que, o parâmetro "Ordena Itens nas Centrais? - ORDITENSCENTR" não influência na ordenação dos itens ao realizar o faturamento. No entanto, se um dos parâmetros "Agrupar prod. repetido em qualquer faturamento? - AGRUPFATSEMP" e "Agrupa produtos em comum para um item - AGRUPAPROD" estiver habilitado, o sistema irá ordenar os itens de acordo com o seu código. Deste modo, o sistema somente manterá a ordenação dos itens escolhida, se os dois parâmetros mencionados estiverem desligados.
Além disso, o parâmetro AGRUPFATSEMP funcionará como um 'espelho' da nota de origem nas devoluções.
Exemplo:
Se na data do lançamento da nota de origem, o parâmetro estiver ligado, os itens serão agrupados e, na devolução também ficará agrupado. Todavia, se estiver desligado no lançamento da nota de origem, os itens não ficarão agrupados na devolução, mesmo se nesse momento ele estiver ligado.
Nota: para uma maior qualidade de impressão, utilize o botão "Pré-visualizar" para realizar uma pré-visualização da impressão da nota.
Um boleto é um documento utilizado no Brasil como instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado. Através do boleto, seu emissor pode receber do pagador o valor referente àquele pagamento. Tal documento pode ou não ser emitido pelo sistema no faturamento de uma Nota como forma de pagamento ou recebimento. Atente-se ao fato de não ser possível emitir boletos com data de vencimento anterior a sua emissão ou com Tipo de Negociação "à vista".
Dentre as medidas normais para impressão de boletos, está a existência de impressoras dedicadas a esta funcionalidade. O sistema irá imprimir o "Boleto" para a "Conta" cadastrada no financeiro da nota ou do lançamento financeiro, baseando-se no modelo informado no Cadastro da Conta, aba "Boleto(s)/Duplicatas", campo "Modelo".
Maiores informações sobre as configurações para impressão de boletos, podem ser visualizados através do link Impressão de Boletos nos Portais e Central - Compras | Vendas | Mov. Internas.
A impressão de boletos poderá ser realizada também através do menu Impressão de Boleto(s).
Relacionada à impressão de notas e boletos, temos o parâmetro "Imprimir DANFE e boleto agrupados? - AGRUPADANFEBOL" que, quando habilitado, faz com que o sistema agrupe o DANFE e o Boleto, se existirem, no momento da impressão de acordo com cada nota. Com o parâmetro desabilitado, o sistema irá imprimir todos os boletos e em seguida todos os DANFE's. Esse parâmetro possui tal funcionalidade quando é utilizado o Faturamento direto do sistema.
Observação: A medida em que as impressões de boletos e notas vão sendo realizadas, arquivos de anexos de mensagens vão sendo gerados e armazenados internamente no sistema; estes arquivos são desnecessários a partir de um certo momento para o sistema e consomem espaço significativo em disco. No parâmetro "Dias p/ vencimento de arquivos temporários - DIASVENCTFILE", informe o tempo que o arquivo ficará armazenado internamente. Após este período, ele será excluído para não ocupar espaço desnecessariamente.
As notas de expedição são utilizadas para controle interno de estoque e separação do material vendido; normalmente é um espelho da Nota Fiscal. A configuração da impressão da expedição é feita da seguinte maneira:
Na tela Preferências da Empresa, aba Estoque/Preço informe no campo "Impressora" o caminho da impressora onde será impressa a expedição; no campo "Modelo" informe o modelo previamente configurado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boleto(s) (para impressão de expedições, o modelo configurado pode ser na extensão TXT ou Relatório Formatado); por fim, determine o "Tipo de Impressora" que será utilizado para efetuar a impressão.
Dois parâmetros influenciam na impressão da expedição, são eles:
- Pede senha p/imprimir Expedição p/Pedidos - EXPEDSENHA: Se este parâmetro estiver habilitado, o sistema solicitará a digitação de usuário e senha para efetuar a impressão da expedição no tipo de movimento em que esta for solicitada.
- Imprimir expedição sem confirmar a nota? - IMPEXPSEMCONF: Caso este parâmetro esteja ativado, o sistema permitirá a impressão de expedição para pedidos/notas/devoluções sem que estas estejam confirmadas. Caso esteja desligado, e seja feita a tentativa de impressão da expedição, o sistema irá emitir a seguinte mensagem:
"Documento XXX: Para imprimir expedição, confirme a notas antes de imprimir."
A Nota Adicional é uma possibilidade de impressão de informações complementares a respeito de uma determinada nota, caso a empresa opte por utilizar controles adicionais. Pode ser uma nota adicional referente ao cupom fiscal, ou mesmo a uma nota fiscal, nota de transporte de mercadorias, ordem de separação ou um espelho da nota para o cliente.
Para realização da impressão da Nota Adicional, temos três configurações principais:
- Caso o parâmetro "Nota Adicional por Empresa? - NOTAADICEMP" esteja habilitado, na tela Preferências da Empresa será apresentada a aba "Estoque/Nota Adicional", contendo os campos para configurar o modelo e impressora para notas adicionais. Com esta configuração realizada, o sistema passará a considerar essa opção quando a opção "Imprimir nota adicional" for acionada. Caso o parâmetro não esteja habilitado, o sistema irá considerar a empresa "1", buscando as informações contidas na tela Modelo e Impressora Nota Adicional que será citada a seguir.
- Na tela Modelo e Impressora Nota Adicional devem ser informados os campos "Impressora", onde informa-se o caminho da impressora onde será impressa a Nota Adicional; o "Modelo" a ser utilizado para impressão de Notas Adicionais, que deve ser previamente configurado na tela Modelos de Nota Fiscal/Duplicatas/Boleto(s) (o modelo configurado pode ser na extensão TXT ou Relatório Formatado); determina-se o "Tipo de Impressora" que será utilizado para efetuar a impressão; por fim, definindo-se pela "Numeração Automática", caso no Tipo de Operação - TOP tenha sido feita a marcação para impressão da nota adicional (configuração citada a seguir), ao efetuar a confirmação da nota, a nota adicional correspondente será impressa automaticamente.
- No cadastro de Tipo de Operação - TOP, na aba "Impressão", temos as marcações "Imprimir Nota Adicional" e "Imprimir nota adicional antes de confirmada"; com a primeira marcação, sempre que a respectiva TOP for utilizada, será acionada a rotina de impressão de Nota Adicional; caso a segunda marcação citada esteja realizada, será impressa a Nota Adicional correspondente à Nota Fiscal que não estiver confirmada.
Nota: É possível imprimir Notas Adicionais para mais de uma nota ao mesmo tempo; para isso, selecione mais de uma nota na grade "Resultado da Seleção" mantendo pressionado o botão "Ctrl" do teclado e, em seguida, clique na opção "Imprimir Nota Adicional".
Quando você utilizar essa opção, o sistema irá gerar a nota fiscal conforme o modelo configurado na tela Modelo de Impressão (Nota/Pedido).
Desvincular Impressoras Substitutas
A opção "Desvincular Impressoras Substitutas" desfaz o vínculo existente entre as impressoras substitutas e a impressora cadastrada nos Modelos de Impressão.
Se ao enviar uma nova impressão, seja esta de notas ou boletos, e o pop-up para selecionar a impressora não for aberto, significa que certamente a última impressão foi feita marcando-se a opção "Salvar Seleção?", o que impede a escolha de uma nova impressora. Neste caso, acesse a opção Desvincular Impressoras Substitutas para que a impressora possa ser novamente escolhida.
Esta opção será apresentada para uso caso o parâmetro "Visualizar PDF de boletos nos portais - VERPDFBOLPORTAL" esteja ativado. Através dela, o sistema irá buscar o boleto que já foram gerado (boleto este, ligado à nota selecionada), permitindo sua visualização; por esta opção, não gera-se os boletos, apenas os visualiza.
Além disso, com o parâmetro citado habilitado, será possível realizar a reimpressão dos boletos, caso necessário.
Observação: Para realizar a pré-visualização de um boleto, é necessário que este já tenha sido emitido.
No Portal de Vendas e na Central de Vendas, no botão de impressão, a opção "Relatórios Formatados" irá apresentar os Relatórios Formatados vinculados a instância "CabeçalhoNota". Desse modo, todos os usuários com acesso liberado aos Portais terão acesso a estes relatórios formatados.
Os Relatórios Formatados apenas serão exibidos caso a expressão definida no vínculo seja satisfeita. Através do link Relatórios Formatados, você pode verificar como definir tal vínculo.
Observação: Selecionando diversos itens na grade, ao extrair o relatório formatado, o sistema irá considerar todos os registros selecionados e gerar um único arquivo para impressão.
Esse botão estará disponível a partir da versão 4.18 do sistema.
Esse botão permitirá que você realize o download direto do pedido em PDF para agilizar o processo de vendas e orçamentos. Para isso, o campo "Modelo de Impressão de nota fiscal" da aba NF-e/NFC-e/CF-e da TOP utilizada na venda/pedido deve ser cadastrado com um modelo de impressão criado na tela Modelo de Impressão (Nota/Pedido).
Além disso, esse download só poderá ser realizado se a nota estiver confirmada, caso contrário, ao clicar no botão Salvar em PDF o sistema exibirá uma mensagem informando que é preciso confirmar a nota antes de imprimir. Então, o documento será salvo com o nome "número único do pedido + nome do parceiro", por exemplo, "5689-Cliente XYZ ", mas você poderá mudá-lo.
Você também tem a opção de fazer o download de mais de um pedido simultaneamente, desde que eles já estejam confirmados. Assim, quando pedidos/notas forem selecionados, o sistema irá salvá-los em um arquivo .zip.
Nota: A funcionalidade do botão Salvar em PDF estará disponível para o Portal de Vendas e Central de Vendas.
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Rotinas personalizadas no faturamento - Pontos de Chamada
Esta funcionalidade deverá ser utilizada para criar, por meio de Pontos de Chamada, rotinas personalizadas no faturamento pelas Centrais nos momentos de:
- Pré-faturamento;
- Pré-denegação;
- Pré-cancelamento;
- Pré-devolução.
Observação: Os Pontos de Chamada suportam tanto procedures quanto Rotinas Java.
Desta forma, para que o sistema reconheça a classe e/ou a procedure no Ponto de Chamada, deverão ser obedecidas as seguintes estruturas na configuração do parâmetro "Eventos de preparação de contexto. - PRECALLSERV".
1 - Rotina Java:
PONTO_DE_CHAMADA?JAVA=MODULE_ID@NOME_CLASSE_COMPLETO
- PONTO_DE_CHAMADA trata-se do momento onde deseja-se executar a rotina personalizada: no pré-faturamento, pré-devolução, pré-cancelamento ou pré-denegação.
- MODULE_ID representa o Módulo Java que contém a classe para a execução da rotina personalizada.
- NOME_CLASSE_COMPLETO trata-se do nome completo da classe que contém a rotina personalizada.
Conforme explicado acima, temos o seguinte exemplo: PRE_FATURAMENTO?JAVA=1@br.com.sankhya.modelcore.call.service.ClasseExemploPtoChamada;
Nota: Para que o ponto de chamada de uma classe java seja executado, tal classe deverá implementar a interface "CallService":
package br.com.sankhya.modelcore.call.service;
import java.math.BigDecimal;
import java.util.Map;
import br.com.sankhya.jape.EntityFacade;
import br.com.sankhya.jape.dao.JdbcWrapper;
import br.com.sankhya.jape.sql.NativeSql;
import br.com.sankhya.modelcore.call.service.CallServiceExecutor.CallService;
import br.com.sankhya.modelcore.call.service.CallServiceExecutor.CallServiceEvent;
import br.com.sankhya.modelcore.util.EntityFacadeFactory;
public class classeExemploPtoChamada implements CallService {
@Override
public void execute(CallServiceEvent evt) throws Exception {
JdbcWrapper jdbc = null;
NativeSql sql = null;
try {
EntityFacade dwfEntityFacade = EntityFacadeFactory.getDWFFacade();
jdbc = dwfEntityFacade.getJdbcWrapper();
jdbc.openSession();
sql = new NativeSql(jdbc);
if (CallService.PRE_FATURAMENTO.equals(evt.getCallType())) {
} else if (CallService.PRE_CANCELAMENTO.equals(evt.getCallType())) {
} else if (CallService.PRE_DEVOLUCAO.equals(evt.getCallType())) {
} else if (CallService.PRE_DENEGACAO.equals(evt.getCallType())) {
}
sql.appendSql(" INSERT INTO PONTOCHAMADA_TESTE(NUNOTA, TIPO) VALUES(?,?)");
for (Map<String, Object> notaVO : evt.getData()) {
BigDecimal nuNota = (BigDecimal) notaVO.get("NUNOTA");
sql.cleanParameters();
sql.addParameter(nuNota);
sql.addParameter(evt.getCallType());
sql.executeUpdate();
}
} finally {
NativeSql.releaseResources(sql);
JdbcWrapper.closeSession(jdbc);
}
}
}
2 - Rotina de Banco de Dados:
PONTO_DE_CHAMADA?DB=NOME_PROCEDURE
- NOME_PROCEDURE é o nome da procedure personalizada.
Assim, temos o exemplo: PRE_DENEGACAO?DB=UPD_NUNOTA_TESTE
Observação: A procedure deverá receber o Session ID e realizar o select pelo EXECPARAMS respeitando o padrão abaixo:
CREATE PROCEDURE [sankhya].[UPD_NUNOTA_TESTE](@p_IdSessao VARCHAR(4000))
AS
BEGIN
DECLARE
@NUNOTA FLOAT,
@TIPO VARCHAR(4000),
@SEQUENCIA SMALLINT,
@ID INT
BEGIN
DECLARE CUR_SEQ CURSOR FOR
SELECT COUNT(IDSESSAO) AS IDSESSAO, SEQUENCIA FROM EXECPARAMS WHERE IDSESSAO =
@p_IdSessao GROUP BY SEQUENCIA
OPEN CUR_SEQ
FETCH CUR_SEQ INTO @ID, @SEQUENCIA
WHILE (@@FETCH_STATUS = 0)
BEGIN
SELECT
@NUNOTA = ISNULL(sankhya.ACT_INT_FIELD(@p_IdSessao, @SEQUENCIA, 'NUNOTA'),0)
, @TIPO = ISNULL(sankhya.ACT_TXT_FIELD(@p_IdSessao, @SEQUENCIA, 'CALLTYPE'),0)
FROM DUAL
-- Sua ação aqui ....
IF(@NUNOTA IS NOT NULL)
INSERT INTO PONTOCHAMADA_TESTE (NUNOTA, TIPO, SEQUENCIA) VALUES
(@NUNOTA, @TIPO, @SEQUENCIA)
FETCH CUR_SEQ INTO @ID, @SEQUENCIA
END
CLOSE CUR_SEQ
DEALLOCATE CUR_SEQ
END
END
-- proc em ORACLE
CREATE OR REPLACE PROCEDURE UPD_NUNOTA_TESTE (p_IdSessao VARCHAR)
AS
BEGIN
DECLARE
P_NUNOTA FLOAT;
P_TIPO VARCHAR2(4000);
P_SEQUENCIA NUMBER(05);
P_ID NUMBER(10);
CURSOR CUR_SEQ IS SELECT COUNT(IDSESSAO) AS IDSESSAO, SEQUENCIA
FROM EXECPARAMS
WHERE IDSESSAO = p_IdSessao
GROUP BY SEQUENCIA;
BEGIN
OPEN CUR_SEQ;
LOOP
FETCH CUR_SEQ INTO P_ID, P_SEQUENCIA;
EXIT WHEN CUR_SEQ%NOTFOUND;
SELECT NVL(ACT_INT_FIELD(p_IdSessao, P_SEQUENCIA, 'NUNOTA'),0),
NVL(ACT_TXT_FIELD(p_IdSessao, P_SEQUENCIA, 'CALLTYPE'),0)
INTO P_NUNOTA,
P_TIPO
FROM DUAL;
-- Sua ação aqui ....
IF(P_NUNOTA IS NOT NULL) THEN
INSERT INTO PONTOCHAMADA_TESTE (NUNOTA, TIPO, SEQUENCIA) VALUES
(P_NUNOTA, P_TIPO, P_SEQUENCIA);
END IF;
END LOOP;
CLOSE CUR_SEQ;
END;
END;
/
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