É possível, através dos Portais de Compras, Vendas e Mov. Internas, enviar um e-mail. Para isto, acesse o botão "Outras Opções" da rotina e clique na opção "Enviar / Reenviar e-mail".
Esta opção será utilizada para enviar e-mails a partir de um Pedido/Nota selecionado, podendo este ser enviado para um Funcionário, Parceiro, Usuário, entre outras, conforme esteja configurado na aba E-mails da TOP do Cadastro de Tipos de Operação - TOP.
No campo "Texto p/ e-mail" da aba mencionada acima, você registrará o texto que será enviado ao destinatário, por exemplo:
"Favor retirar o material que foi solicitado através da Nota 1181, até dia 31/06/2010."
Esta opção, possibilita também, que você envie um e-mail com a Nota .txt em anexo. Para isso, além das configurações na aba E-mails da TOP, você deverá realizar as configurações necessárias para "Imprimir Nota".
Após selecionar o pedido/nota desejado e clicar em "Enviar / Reenviar e-mail", este será encaminhado para o envio. Isto não significa que tenha sido enviado ao destinatário, ou seja, existe no sistema um disparador de e-mails que trabalha em intervalos de tempo, verificando se há ou não e-mails de pedidos/notas pra serem enviados. Uma vez que haja e-mail, ele fará o disparo deste.
Informações adicionais:
- O Sankhya Om utiliza a configuração de SMTP para enviar e-mail. Esta configuração é realizada na tela Servidor SMTP.
- Nesta tela, existe também, uma opção de Teste para envio de e-mail, sendo que, se o e-mail de teste chegar ao destino desejado então, todo o resto funcionará.
Como já foi dito anteriormente, no caso de envio de Notas/Pedidos, o sistema enviará o e-mail conforme configuração da TOP. Neste ponto, o Sankhya Om possui algumas diferenças em relação ao MGE/Mitra:
- O remetente do e-mail será sempre o que estiver configurado na tela Servidor SMTP;
- Quando o tipo do e-mail for "Parceiro" ou qualquer outro "Parceiro da Nota" (Parceiro Matriz, Parceiro Consignado, entre outras), o sistema enviará para todos os contatos ativos do parceiro que, na aba Contatos do Cadastro de Parceiros, estiverem marcados como "Recebe Nota por email" e que possuírem e-mail válido informado. Se nenhum dos contatos atenderem a esta condição, o e-mail será enviado para o e-mail do Parceiro.
Nota: esta marcação nos Contatos, será apresentada apenas a partir da versão 2.5.0b172.
Abaixo, informaremos os problemas de configuração mais comuns:
- Não configurar o SMTP ou depois de feita a configuração, alguém da área de TI mudar a senha de SMTP ou endereço de servidor e não alterar a configuração no Sankhya Om;
- Tentar enviar e-mail para parceiros ou contatos que não possuem e-mail cadastrado ou não válidos;
- Não conferir se o e-mail do parceiro ou do contato estão corretos, ou seja, se foram atualizados, se estão registrados corretamente sem erros de digitação e etc.
- Alguns provedores de e-mail usam regras de segurança rígidas, de tal forma que, e-mails enviados pelo sistema, podem ser jogados em áreas de lixo eletrônico ou classificados como spam. Além disso, alguns provedores só permitem a recepção de mensagens de remetentes para os quais já se tenha enviado alguma mensagem; nestes casos, o parceiro ou contato deverão enviar uma mensagem para o e-mail do sistema, só para que, quando o sistema enviar uma mensagem para ele, o provedor deste o aceite.
Parâmetro que influencia nessa rotina
Proíbe enviar e-mail para pedidos não confirmados? - PROIBEMAILPED: quando ativado, o sistema não permitirá o envio de e-mails para pedidos que não foram confirmados.
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